Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica

Autor Mensagem
Manassés Almeida
Veterano
# set/05 · Editado por: Manassés Almeida


Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica
Gente eu queria saber o que vocês acham do autodidatismo e se eles se dão bem com música clássica

Juventino
Veterano
# set/05
· votar


Manassés Almeida

PELO AMOR DE DEUS, NUNCA VI UM DEBATE MAIS TOSCO, POR ISSO QUE NINGUEM RESPONDE!!!!

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


Definitivamente...ñ se dão bem...Ou então, pra ñ ser radical, eu nunca vi um autodidata tocar erudito direito!Pode até tocar as notas da partitura, mas é difícil entender o q está além da partitura sem ter alguém pra te mostrar isso (pelo menos nos primeiros anos de estudo).

hesane
Veterano
# set/05
· votar


PELO AMOR DE DEUS, NUNCA VI UM DEBATE MAIS TOSCO, POR ISSO QUE NINGUEM RESPONDE!!!!

Falando em Deus. Será que ele quer saber sobre um autodidata ou um altodebata

Se for um altodebata eu posso te apresentar um padre ENORME, 1.90m. Serve fofa?

fernando tecladista
Veterano
# set/05
· votar


que será o uilame da música clássica

Ken Himura
Veterano
# set/05
· votar


NÃO TEM A MENOR CHANCE.

Música erudita exige estudo sério e bem-orientado, dedicação, sentimento, boa leitura e percepção musicais...

victorcg
Veterano
# out/09
· votar


nunca diga q nao tem chance cara. na musica nao existe isso.

Ken Himura
Veterano
# out/09
· votar


nunca diga q nao tem chance cara. na musica nao existe isso.

Na música clássica existe, cara. Essa minha resposta tem 4 anos, e eu ainda concordo totalmente com ela.

CheshireCat
Veterano
# out/09
· votar


Ken Himura
Na música clássica existe, cara. Essa minha resposta tem 4 anos, e eu ainda concordo totalmente com ela.
Eu concordo também.

Já vi auto-didatas tocando música erudita. Não fica horrível, mas sempre falta alguma coisa.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Ken Himura
CheshireCat

Concordo que é quase impossível, mas droga, com certeza deve existir um excelente pianista autodidata.

CheshireCat
Já vi auto-didatas tocando música erudita. Não fica horrível, mas sempre falta alguma coisa.

Sempre falta alguma coisa pra todo mundo, autodidata ou não. :-)

CheshireCat
Veterano
# out/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Sempre falta alguma coisa pra todo mundo, autodidata ou não. :-)
Com certeza. =) Mas o que eu quis dizer é que fica faltando alguma coisa em relação a quem aprende com um professor, entende?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


CheshireCat
Com certeza. =) Mas o que eu quis dizer é que fica faltando alguma coisa em relação a quem aprende com um professor, entende?

Entendo, e acho meio vago... :-)

Não sei se eu perceberia alguma diferença entre o George Shearing e um cara que tenha feito anos de conservatório.

Observe: Não acho que seja fácil, mas tem gente que tem o dom, e nesses casos, o professor é mero detalhe.

Firstnumber
Veterano
# out/09
· votar


Observe: Não acho que seja fácil, mas tem gente que tem o dom, e nesses casos, o professor é mero detalhe.

Carlos_Souza_Jr

Concordo com você...eu sou um deles, e muitos preferem o meu som, ao de muitos outros que vem de conservatório musical e fez anos e anos de música profissional. Agora, tenho que dizer que o autodidata fica um pouco limitado, em relação à quem tem a técnica, para determinados tipos de musica, principalmente a erudita. Mas não é impossível.

mazza
Veterano
# out/09
· votar


é impossível. Se não, cite exemplos.

dtplayer
Veterano
# out/09
· votar


Não acho impossível. Concordo que fica mais difícil, mas hoje em dia se pode fazer tudo. Só precisa de dedicação extrema!

fernando tecladista
Veterano
# out/09
· votar


é impossível. Se não, cite exemplos.

é impossivel

pode ter uns que toquem certinhos um preludio n.1, minuetos invenções a duas vozes de bach
ou que toque um primeiro mov de sonata ao luar

mas para nesse nivel, coisa melodicas

não vai encontrar por ai um que toque chopin, Liszt, fugas a 4 vozes de bach, as sonatas mais cabiludas de beethoven, nota por nota correta, só de orelhada, sem que o cara saiba ler direito uma partitura
não vai tocar isso:


sem ter a disciplina de estudar corretamente no minimo 8 horas por dia, nunca, nem no dia do juizo final


--------------------------------------

Não sei se eu perceberia alguma diferença entre o George Shearing e um cara que tenha feito anos de conservatório.

George Shearing não é classico/erudito se ele amanhã quer tocar alguma música de seu repertorio mudando toda harmonia ele pode, o estilo que ele toca pode

se aquele cara do video que postei mudasse uma virgula do que está na partitura teriam queimado o cara em praça publica

riceira
Veterano
# out/09 · Editado por: riceira
· votar


mazza
Ken Himura
fernando tecladista

O grego Vangelis é autodidata e assinou Invisible Connections do selo Deutsche Grammophon...
Eu, como não sou iluminado, estou há 4 anos tentando aprender sozinho e ainda não aprendi a fazer um acorde...

mazza
Veterano
# out/09 · Editado por: mazza
· votar


Tirado da Biografia de Vangelis

(...Evángelos Odysséas Papathanassíu, em grego , é mais conhecido como Vangelis () (Vólos, 29 de Março de 1943) é um músico grego de renome internacional nos estilos neo classico, progressivo, música eletrônica e ambiente....)

Durante sua carreira, ele nunca se deu bem com leitura de partituras, não pode ser descrito como um pianista clássico, longe disso. Que ele é um gênio, isso é, assim como Hermeto Paschoal, que por sua vez também é autodidata e passa longe do conceito de pianista clássico. Então, pra mim não serve como exemplo.
riceira
Eu, como não sou iluminado, estou há 4 anos tentando aprender sozinho e ainda não aprendi a fazer um acorde...
até parece...

riceira
Veterano
# out/09
· votar


mazza

Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica
Gente eu queria saber o que vocês acham do autodidatismo e se eles se dão bem com música clássica


Amigo Mazza só quis mencionar que é possível sim autodidatas (iluminados) se darem "bem com música clássica"... e citei o Vangelis não como exemplo de compositor clássico mas como um autodidata que assinou uma obra (Invisible Connections) de um selo reconhecidamente de música clássica (Deutsche Grammophon).
Enfim, quando se é um gênio da música e compõe obras fantásticas, ninguém vai querer saber se lê partitura ou tomou aulas com os melhores mestres e com certeza o famoso selo alemão assim pensou ao incluir a obra do grego no seu catálogo de música clássica.
Agora quando nos referimos aos não-iluminados como eu aí a banda toca diferente e a necessidade de um professor é essencial para o aprendizado até de música popular, além de tempo para se dedicar... Como não disponho dessa preciosidade que é tempo para tomar aulas com professores, estou há anos tentando sozinho e ainda não aprendi a fazer acordes... e não tenho vergonha de reconhecer isso (quem já se sentou ao meu lado nos teclados sabe disso).

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Muita gente confunde ser autodidata com músico "vagabundo" que começou como autodidata mas achou que seu conhecimento já era suficiente para apenas deixar para "estudar" na hora daquele solo, na hora do show.

Autodidata tem esse nome por que de fato ele estuda, só que sozinho. Depende só dele pra escolher o que vai estudar. Se vai ser popular ou erudito.

E também tem outra coisa. Autodidata não é sinônimo de músico de ouvido. Sem tirar os méritos de um ou de outro, mas definitivamente, não são a mesma coisa.

edit -----------------------------------------------------------------------
Segundo a Wikipedia: Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.

O termo vem do grego autodídaktos. Que ou quem aprendeu ou aprende por si, sem auxílio de professores.

Pessoas autodidatas normalmente enfrentam alguma dificuldade no início de seu processo de aprendizado, por falta de um professor ou mestre. Para se tornar um bem-sucedido autodidata é necessário uma grande carga de leitura e pesquisa sobre o tema estudado, suprindo assim a ausência de um professor ou mestre.

Uma das características principais do autodidata é a curiosidade. Pessoas naturalmente curiosas ou de poucos recursos financeiros, mas que possuem interesse em aprender, acabam se tornando autodidatas. Os grandes "aliados" dos autodidatas são os livros, dicionários, internet, jornais, entre outros meios de pesquisa. Podem ser autodidatas pessoas que por si só estudem, música, teatro, artesanato entre outras ciências ou artes.

Para o autodidata, o processo de pesquisa tem mais valor que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos.

O autodidatismo não é um dom nato, ou seja, necessariamente as pessoas não nascem com esta capacidade; assim como o empreendedorismo qualquer pessoa pode desenvolver esta habilidade, basta conhecer os primeiros passos, a "ponta da linha" do fundamento inicial do conhecimento na área em que deseja.


fernando tecladista
Veterano
# nov/09
· votar


O grego Vangelis é autodidata e assinou Invisible Connections do selo Deutsche Grammophon...
Eu, como não sou iluminado, estou há 4 anos tentando aprender sozinho e ainda não aprendi a fazer um acorde...

Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica
Gente eu queria saber o que vocês acham do autodidatismo e se eles se dão bem com música clássica


bom o que comento é sobre o título do tópico:

autodidatas se dão bem com música clássica
entendendo que "clássica" é o termo errôneo comum pra música erudita, e nessa eu afirmo o que comentei acima

mas por outros estilos estão cheios de gente, que não sabe o que é uma bolinha em um pentagrama, como citaram vangelis, tem também o cesar camargo mariano, já li algo falando que o yanny também... e trocentos outros que já vi, que tocam super bem e que não sabem nada de partitura, mas são músicas populares ou trabalhos autorais que até vão para um lado mais instrumental que beira o erudito
mas o cara como "interprete erudito" esquece, não dá pra ser um Arthur Moreira Lima que toca de ouvido

dtplayer
Veterano
# nov/09 · Editado por: dtplayer
· votar


Não sei quanto a ser profissional autodidata tocando erudito, mas tenho certeza que um autodidata é capaz de chegar ao nível da música clássica simplesmente correndo atrás. Eu concordo na questão extra partitura a coisa complica um pouco, e por isso acho que não existem grandes pianistas autodidatas, mas sabendo ler a linguagem musical, basta pegar as partituras e sair tocando. Por fim, ainda é cedo para avaliar isso, porque antigamente era dificil coinseguir as partituras, mas com a ajuda da internet, de repente veremos grandes autodidatas por aí num futuro proximo.

Lord fafe
Veterano
# nov/09
· votar


mas sabendo ler a linguagem musical, basta pegar as partituras e sair tocando.
Não é bem assim não cara'... Tem também a posição de dedos, postura, e muitos outro fatores que influencia e muito na técnica'...

CheshireCat
Veterano
# nov/09
· votar


dtplayer
Eu concordo na questão extra partitura a coisa complica um pouco, e por isso acho que não existem grandes pianistas autodidatas, mas sabendo ler a linguagem musical, basta pegar as partituras e sair tocando.

Lord fafe
Não é bem assim não cara'... Tem também a posição de dedos, postura, e muitos outro fatores que influencia e muito na técnica'...

Além disso tudo, cada período, estilo e até compositor possuem as suas particularidades na dinâmica, articulação, expressividade... no jeito de tocar, enfim. Isso tudo não está escrito na partitura.

Diferente do popular, o erudito não te dá a liberdade de ler e tocar como preferir. Ser um bom intérprete de música erudita está muito além de ler uma partitura e acertar as notas e os tempos.

dtplayer
Veterano
# nov/09 · Editado por: dtplayer
· votar


CheshireCat

Não é bem assim não cara'... Tem também a posição de dedos, postura, e muitos outro fatores que influencia e muito na técnica'...

Tudo bem, mas o cara ser autodidata não significa que não pode acertar essas coisas.


Além disso tudo, cada período, estilo e até compositor possuem as suas particularidades na dinâmica, articulação, expressividade... no jeito de tocar, enfim. Isso tudo não está escrito na partitura.

Aí eu até concordo, até porque esse é o único fator que não depende de técnica, pois é preciso mais do que isso. Porém, o que mais tem por aí são gravações de grandes obras. Ouvindo um grande pianista tocar, dá pra sentir a dinâmica da música.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/09
· votar


fernando tecladista
mas por outros estilos estão cheios de gente, que não sabe o que é uma bolinha em um pentagrama, como citaram vangelis, tem também o cesar camargo mariano, já li algo falando que o yanny também... e trocentos outros que já vi, que tocam super bem e que não sabem nada de partitura, mas são músicas populares ou trabalhos autorais que até vão para um lado mais instrumental que beira o erudito

Com certeza é possível pra um cara aprender a ler partituras de forma eficiente sem um professor. Material é o que não falta, se o cara se dedicar (bota aí umas trocentas horas por dia), ele vai ler bem, executar bem, e etc... A internet facilitou, e muito, a busca de informações, que antes ficavam, por muitas vezes na mão de professores e etc.

caioscattini
Veterano
# nov/09
· votar


Creio ser duas coisas diferentes
Autodidata: Aprende/ Estuda sozinho (sem mestre), qualquer coisa.

Não-didático: Não consulta, não estuda, apenas executa o instrumento imitando padrões que ouviu, podendo inclusive criar utilizando como método estes padrões.

Os mestres são para supervisionar o aprendizado, facilitar a compreensão e exemplificar o método escrito para o aluno.

Os métodos são na verdade atalhos para se facilitar a compreensão de assuntos complexos.

Música é um namoro entre o som e o ouvido.

O ouvido deve guiar o corpo para executar o instrumento. O raciocício e a visão atrapalham esse processo.

Você que viciou tocar com partitura: já experimentou tirar uma frase de ouvido?

Você que viciou improvisar com escalas dos modos gregos: já fechou seus olhos e deixou teu ouvido guiar teus dedos?

Quando o ouvido passa a chamar à existência a música (e não os olhos ou o raciocício) vem a inspiração e surgem as grandes frases, licks, riffs e outras coisas lindas!

Sou autodidata, aprendi ler partitura e a tocar coisas simples de bach, beethoven, mozart e scarlatti. Não vou mais longe não por falta de professor mas por falta de força de vontade... quando os trechos vão ficando mais difíceis, perco a paciência...

A questão do estudo depende muito do estilo em que se vai tocar. Se quiser tocar piano/cravo barroco, vai ter que aprender:
partitura
contraponto
harmonia
velocidade
independencia das mãos
bach
scarlatti

Se quiser tocar forró:
Acordes na mão esquerda + Solos na mão direita
Vai ter que cantar junto (não é facil!)
Tem que animar a moçada do salão
Tocar ininterruptamente por horas, num medley sem fim

Se quiser tocar gospel (na igreja)
Partitura
Harmonia
Terá que aprender muitas músicas que o povo conhece
Improviso
Terá de ter também ótima percepção e reconhecimentos de tonalidades/ acordes, para acompanhar aquele irmão que vai cantar tal hino (que só ele conhece) e pede pra você tocar...

Se quiser tocar love songs no shopping:
Partitura
Ouvir Alpha FM e Antena Um
Ter ouvido e bom gosto para re-arranjar tais musicas com o que você dispõe no seu arranjador

Enfim: Já que a questão é música clássica...

A sugestão é : começe com 4 ou 5 anos de idade e procure um professor!!!
Caso a idade já tenha passado ou não quer professor... tenta outro estilo!
Pois a clássica requer mais técnica e conhecimento que qualquer outro estilo DE TODOS OS TEMPOS!!!

gustavocp
Veterano
# nov/09
· votar


Sei lah, acho que nao tem nada a ver.
A forma com que se adquire conhecimento eh de cada um.
Como foi mencionado, o fato de alguem ser autodidata nao quer dizer que nao saiba ler partitura.
E sim, quem estuda via metodos e com professor executa musica erudita com perfeicao, mas o autodidatismo as vezes eh a alavanca pra quem quer desenvolver um estilo proprio.
Como a maioria dos autodidatas peca na execucao de musica erudita, a maioria dos musicos de metodo peca na execucao de musicas de improviso.
Como foi mencionado, quem toca jazz por exemplo via partitura, toca... mas sempre falta algum detalhe.
Partitura eh uma linguagem formal, mas que ainda nao consegue abracar muita coisa em uma musica.

Soh sei que, tu acaba executando e criando melhor aquilo que tu ouve mais... e nao adianta, cada um tem que tocar o que gosta. Seja erudito, seja popular.

Piano ON GRACE
Veterano
# nov/09
· votar


Já vi auto-didatas tocando música erudita. Não fica horrível, mas sempre falta alguma coisa. Concordo

Ken Himura
Veterano
# nov/09 · Editado por: Ken Himura
· votar


mas tenho certeza que um autodidata é capaz de chegar ao nível da música clássica simplesmente correndo atrás. Eu concordo na questão extra partitura a coisa complica um pouco, e por isso acho que não existem grandes pianistas autodidatas, mas sabendo ler a linguagem musical, basta pegar as partituras e sair tocando. Por fim, ainda é cedo para avaliar isso, porque antigamente era dificil coinseguir as partituras, mas com a ajuda da internet, de repente veremos grandes autodidatas por aí num futuro proximo.

Não é assim não. Partitura nunca foi difícil de achar, a diferença é que você precisava comprar antes, agora tem muita coisa boa grátis. Por exemplo, era muito comum arrumar livros de edições das sonatas de Beethoven, estudos de Chopin, rapsódias húngaras de Liszt... era moleza. Sempre foi. E, não conheço 1 autodidata sequer que consiga tocar bem qualquer uma dessas peças.

E o pior de tudo - a parte mais difícil da música - interpretação -não está escrita na partitura. Isso é o que difere bons intérpretes de macacos treinados. E pra isso, bicho, some anos a fio estudando estética, harmonia, análise etc.

É utopia achar que alguém vai tocar nesse nível sem estudar sério. A maioria dos grandes que aparecem tocando por aí tem mestrado e/ou doutorado em performance... é necessário muito mais que força de vontade pra chegar num nível desses. Tanto que nestes mais ou menos 700 anos de música erudita ocidental, SÓ 1 compositor conseguiu se destacar sendo autodidata grande parte da vida: Telemann, e mesmo assim, ele ainda se formou em música. Todos os outros, foram de medíocre pra baixo.

E praticamente impossível aparecer um bom compositor erudito autodidata, principalmente pela complexidade da música atual. Um mau compositor já é difícil até.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica