Informações e opiniões sobre pianos digitais top

    Autor Mensagem
    Clev
    Membro Novato
    # abr/15


    Caríssimos:

    Sou formado em piano clássico e penso em adquirir um piano mais portátil que o meu acústico atual para facilitar futuras gravações em estúdio. Embora não seja possível um piano digital idêntico em tudo a um piano acústico, parece-me que já existem pianos similares o suficiente para valer a pena investir num digital e vender o meu acústico. Gostaria de um piano realmente "top level" e pelo que pesquisei, os melhores parece que são o CP-1 da Yamaha e o V-Piano da Roland, isso procede?

    Procurando aqui no fórum encontrei tópicos sobre esses pianos, mas não sei se as opiniões foram de músicos com perfis parecidos com o meu, por isso vou colocar umas questões e agradeço a quem ajudar no meu caso:

    Como eu disse, sou pianista clássico mas o piano não seria para transportar com muita frequência, visto que não me tornei concertista. Seria mais porque pretendo gravar composições (minhas e de outros), muitas vezes no meu estúdio caseiro mesmo e com um piano acústico precisaria de sala e microfone apropriados.

    Já tive oportunidade de experimentar o CP-1 que é realmente bom e depois soube também do v-piano. Ao ler as descrições e os manuais e ouvir demos de ambos, parece que os dois tem quase as mesmas características mas o v-piano seria mais "flexível" em alguns parâmetros (ex.: ajuste mais fino da ressonância das cordas, a curva de afinação estendida (stretch tuning) etc.) Também o da Yamaha parece mais focado em pianos elétricos enquanto o v-piano tem por exemplo timbre de piano de armário. As desvantagens do v-piano são o peso maior do instrumento e também que parece mais limitado para usar como controlador midi, mesmo para funções básicas, visto que o cp-1 tem por exemplo mais botões giratórios (knob). Obviamente eu posso comprar um piano e também um controlador midi básico para ter certa flexibilidade de usar parâmetros em tempo real ao gravar outros instrumentos, mas nesse caso eu talvez tenha um problema, pois como sou pianista e não tecladista, não me dou muito bem com teclas leves.

    Uma vez que são instrumentos bastante caros, seria importante também eu comparar de perto a qualidade dos timbres e e efeitos, a sensação (ou "feeling") de cada instrumento, as teclas e tal. Alguém saberia dizer se existe alguma loja ou qualquer outro lugar onde posso encontrar os dois instrumentos lado a lado para testar? Moro no Rio de JAneiro mas estou disposto a viajar para outro lugar do Brasil se for o caso.

    Muito grato a todos,
    Clever

    Artref
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Olha, também sou pianista, e pra mim não existe instrumento digital suficientemente próximo ao acústico para música erudita. O simples fato de você não ter o controle do timbre pra mim mina todas as possibilidades, sem falar o som de stacatto que não existe no digital, a ressonância, o ligado que não engana tão bem quanto no acústico, e muitos outros fatores.

    Pra tocar outros estilos, num palco, vai numa boa. Mas estudar ou tocar regularmente música clássica no digital pra mim é no máximo um quebra-galho emergencial na falta do acústico.

    Entretanto, há bons pianos digitais, sim. O V-Piano eu toquei há muitos anos e achei que não valia o investimento, apesar de ser bom. CP-1 eu nunca toquei.

    Tem uns tops da Clavinova (linha da Yamaha) que são ainda mais caros; toquei em alguns e eram realmente tops, dê uma pesquisada.

    Outra opção é comprar um controlador de teclas pesadas, como por exemplo o A-88 da Roland, que tem teclas de boa qualidade, e usar o PC. Eu não gosto disso pois acho um saco ter que configurar coisas, testar, baixar software, etc. Mas é uma opção.

    Só realmente não recomendo vender seu acústico. Sendo pianista erudito, você precisa dele para a referência. Se vender o acústico e ficar tocando só no digital, espere e prepare-se para vícios que virão, como por exemplo a não-preocupação com o timbre, que no digital está sempre pronto e não muda. E você vai descobrir depois de ter gasto o dinheiro que tem coisa que simplesmente não dá pra tocar no digital, sabe-se lá porque.

    Uma sonata Patética ou um noturno de Chopin ficam horríveis em tudo quanto é digital que toquei. Não sei o que ocorre. Parece que as teclas não ajudam sua mão naqueles trêmolos, você não tem controle da ressonância, cara, é como se você estivesse com uma boneca inflável ao invés de uma bela mulher, rsrsrs.

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Concordo plenamente com o Artref, de fato não há como compara um digital e um acústico, nem com muita tecnologia!

    Tenho experiência com o CP1 e posso dizer que é um belo teclado. As mecânica das teclas são maravilhosas e os timbres de AC e EP também, mas não soa orgânico. Quanto ao V-Piano e os calvinovas mais top, nunca botei a mão em um.

    Minha melhor experiência com pianos acústicos digitais foram com samples. Primeiro com o Ivory, que sinceramente é quase imbatível. Mais recentemente com o Grand Piano Collection da UVI.

    Eles não são melhores ou piores que um piano acústico, nem um digital, mas soam bastante convincentes, ainda mais se forem combinados com outros processadores de efeitos.

    Se você busca uma boa alternativa para estúdio, quem sabe você possa considerar em sua pesquisa adquirir um bom controlador 88 teclas, uma boa interface e um software desses que indiquei. Juntando tudo você ira gastar em média uns 5mil.

    O pacote da UVI custa 99 dólares e o Ivory II 349, isso são as coleções; se quiser comprar um instrumento individual sai mais barato. Um Roland A-88 custa uns 3500. Nessa linha de preço tambem tem o Akai MPK88. Um interface de audio bacana você adquiri por menos de mil.

    Minha experiência com samplers tem sido muito vantajosa, visto que se trata de um sintema muito flexível e que fornece ótima qualidade sonora.

    Clev
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Agradeço as respostas até o momento. Acaba então que os pianos digitais não são lá essas coisas... Pensarei com atenção nos samples e controladores midi indicados.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Clev
    Eu uso no meu Yamaha Motif XS7, samples de pianos de cauda Steinway & Sons D, e Bösendorfer Imperial 290. Cada um deles com 416MB.
    É simplesmente fantástico o som deles !! Eu escuto alguma gravação e parece que tem um piano de cauda sendo tocado ali na minha frente.

    A única coisa que eu pretendo fazer agora é vender o meu Yamaha Motif XS7, e comprar um Yamaha MOXF8 com memória FL1024m. Aí eu terei as 88 teclas de piano e uma memória para samples não volátil.

    Se você procura por um teclado portátil (sem precisar ficar carregando um monte de equipamentos) e com timbres de piano de cauda bem próximos ao da "coisa" real, esqueça os stage pianos, pegue um MOXF8, com memória FL1024m, bota pra dentro dele um sample destes que eu falei e tá feito !!

    Clev
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Prezados,

    O que significa o termo inglês "key wear"? Li uns reviews do v-piano em Inglês e num deles diz que as teclas médias (upper mid range) têm um "key wear" e isso é um problema.

    Grato,

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Seria desgaste? (usando o google tradutor....rs)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Informações e opiniões sobre pianos digitais top