Sobre Czerny, Hanon e outros métodos

    Autor Mensagem
    Tecladista_noob
    Membro Novato
    # jan/15


    Em relação a treinamento, o que a galera recomenda mais?

    Andei praticando Hanon mas acho os exercicios meio borings, peguei um apostila do Czerny, preciso imprimir.

    Quais mais recomendam para prática?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Sem um professor fuja de Czerny... O nível de exigência técnica é alto demais

    O Hanon é antigao, mas todo estudo de técnica é boring kkk, misture com peças e dívida direito os estudos de técnicas

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Para prática sem dúvida recomendo o Czerny. O Hanon é muito bom para desenvolver habilidades específicas, mas em termos de musicalidade não é o ideal.
    Nas lições do Czerny você encontra verdadeiras "músicas" que exigem conhecimento profundo de leitura e execução, além de uma certa sensibilidade em interpretar aquilo que você está lendo, claro que em diversos níveis de dificuldade.
    Em termos práticos diria que o Hanon é muito pedagógico, porém mecânico. Já o Czerny é muito cru, porém mais musical.

    Xeper
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Brinquei um pouco com a Op. 599 (que é para quem está começando, pelo que entendi) e tbm achei ser mais musical do que o Hanon...
    Mas precisa de um professor do lado para dar umas dicas, a dificuldade parece dar um salto do nada.
    Tem a Op. 823 (Little/Young Pianist ou coisa parecida) tbm, mas essa parece ser um nivel superior

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    freitas_silva
    Em diversos níveis de dificuldade sim, mas o Czerny já é tendendo ao modo Hard logo de começo kkk, por isso que eu frisei algo assim para o iniciante é interessante acompanhamento profissional

    Mas voltando uma alternativa bacana ao Hanon é o livro do Beringer vale dar uma olhada

    Artref
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mais importante do que fazer, é como fazer. É legal ver exercício técnico como uma "farmácia" - você está com algum problema em alguma música, você vai no método e pega um "remédio" (exercício) para treinar aquela dificuldade. Também pode servir como aquecimento, mas nesse caso eu prefiro escalas, sempre feitas com muito critério.

    Tenho bronca do Hanon, só me serviu para dar dor no ombro, e pegar só tecla branca torna ele bem limitado e bobo. Não recomendo pros meus alunos, prefiro instrui-los a fazer as escalas bem feitas, o que pra mim tem muito mais utilidade. Sempre pergunto para amigos que fazem graduação em piano, professores, especialistas em pedagogia de piano e grandes pianistas sobre o Hanon, e é consenso: ninguém estuda mais, se é que estudou, a maioria é contra, e se for pra usar com aluno, tem que orientar muuuito bem, e com um uso bem restrito.

    O Beringher já não tem a limitação das teclas brancas, mas oferece um grande risco do aluno desenvolver vícios se não tiver uma boa instrução.

    Ah! Muito importante! No máximo uns 15~20 minutos de exercício técnico, depois parte pra música de verdade, senão você pira e pode acabar virando um simples disparador de notas, rs.

    Cara, eu procuraria a ajuda de um bom professor, que seja pianista de fato e entenda o que está fazendo em termos de técnica. Estando em SP capital, como você aparentemente está, isso não deve ser nada difícil.

    Como você é iniciante, é a melhor hora pra já começar fazendo a coisa certa. Mesmo que você não queira ser um concertista, tenho certeza que você não vai querer a dor no ombro que eu tive ou o trabalho para tirar vícios que você vai acabar pegando, principalmente se estiver estudando em teclado ou piano digital e não em um piano acústico.

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Realmente treinar sem acmpanhamento profissional é complicado, não importa o método ou literatura utilizada. Existem diversos outros fatores como postura, posicionamento do banco em relação ao intrumento, concavidade das mãos, ângulo do braço X antebraço, pressão na tecla e até mesmo o apoio correto do corpo para a projeção do som (isso falando de piano).

    Claro que existem zilhões de pianistas e tecladistas que não se preocupam com isso, mas tudo é feito para evitar o máximo de desgaste possível. É comum nosso parceiros músicos terem problemas de saúde depois de alguns anos de estrada, muitos ocasionados por postura inadequada e/ou falta de aquecimento.

    Pesquise muito, procure professores e profissionais do ramo e veja como eles recomendam. Vídeos também podem ser uteis. Quanto ao método, Hanon pode ser uma boa pra você começar. Leia atentamente as legendas em cada um dos exercícios pois o autor fala como você deve fazê-lo, além de dar opções de variação da mesma atividade.
    Depois de aquecer no Hanon pode partir pro Czerny, opitando por peças mais simples, com menos notas e sem muitos floreios.

    Criando o hábito diário de estudar uns 40min, verá progressos bem significativos.

    Will Noronha
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Boa noite pessoal.

    Alguém conhece um método no qual seja possível trabalhar diversos estilos musicais na mão esquerda (tipo uma bossa com tétrades na mão esquerda) e junto a melodia na mão direita?
    Algo diferente de Hanon, Suzuki ou Czerny.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Will Noronha
    bossa música popular, os citados Eruditos... Quer exercícios para música popular?

    Almir Chediak tem vários bons volumes para isso

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Existe os métodos do Turi Collura, que se encaixam perfeitamente no que você quer, ensinando algumas levadas e tecnicas do piano com base nos ritmos brasileiros.
    Os livros dele são excelentes e quase sempre acompanham um CD/DVD com basea, exercícios e levadas.
    Visite o site dele e procure pelo livro Ritmica e Levadas Brasileiras para o Piano, acho que éo que você procura.
    Aproveite e dê uma olhada nos outros livros dele, que são muito bons e didáticos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Czerny, Hanon e outros métodos