CarlosHS93 Membro Novato |
# dez/14
Olá, sou músico amador e consigo compor músicas de cabeça bem como suas melodias, facilmente. Porém tenho certa dificuldade em escrever a partitura corretamente. Gostaria que me indicassem um programa que consiga reconhecer as notas tocadas por um teclado acoplado ao computador, me auxiliando assim a escrever uma partitura. O programa pode ser gratis ou pago, mas de preferência, por favor, citem todos os que conhecem, não somente o que acham melhor.
Desde já agradeço muito! Obrigado.
|
fernando tecladista Veterano |
# dez/14
· votar
Encore, sibelius. ..
Mas você precisa conhecer notação também, muitas vezes o programa escreve ao pé da letra o que você tocou e enche de micro pausas, semifusas algo que na verdade é simples, coloca troca nas linhas suplementares em um trecho que teria outra clave ou sinal de oitava Nessa hora você precisa fazer os acertos
Seu teclado vai ter que ter saída USB (a quadradinha) ou saída midi e junto com isso mais uma interface de midi
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Segue alguns exemplos de uma pequena parte (muito mais existe), o que não esgota o assunto. E a escolha dos software é uma opção pessoal. O melhor software não é aquele indicado pelos outros e sim aquele que melhor nos adaptamos.
Editores de Partituras - Muse -Gratuito - Notion - pago mas com um bom custo/benefício Tops: - Finale - pago - Sibelius - pago (atualmente a melhor do mercado)
Editores de Áudio: - Audacity - Gratuito - Ocean Audio - Gratuito - Wavosaur - Gratuito - Soundforge Sony - pago
DAW - Digital Áudio Workstation (Estação de trabalho de áudio) é mais completo, algumas tem a até editores de partitura mais simplificados dentro. Mas possibilita fazer gravações mais apuradas e usar instrumentos virtuais e efeitos.
- Mixcraft 7 - pago com um bom custo/benefício - Garagem Band (Mac) Pago - Acid Pro - Sony - Pago - Cakewalk Music Creator - pago com um bom custo/benefício - Fruity Loops - pago , o mais vendido do mundo. - Energy XT - pago, baixo custo. - Reason - pago, muito poderoso na questão de instrumentos e sintetizadores. - Magix Music Maker, pago, bem simples, com custo baixo, mais para diversão, mas contém alguns recursos interessantes; - Motu - Digital Performer - pago - muito poderosa; - Studio One - pago - Podium - pago - MuLab - pago Tops (pagos) - Reaper - pago, a DAW com o melhor cust/benefício do mercado; - Cubase; - Sonar; - Logic Pro (Mac) pago - Pro tools - Ableton
Alguns dos softwares acima tem versões free, mas são muito limitadas. Tem versões mais simplificadas com limitações de recursos, como por exemplo um número menor de pistas, poucos instrumentos e efeitos, não recomendável. E muito mais, principalmente instrumentos virtuais e plugins de efeitos, que podem custar bem caro. Grátis: - LMMS; - Adobe Audition - uma versão mais antiga, mas ainda muito poderosa.
O ambiente do sistema operacional Linux oferece ampla coleção de softwares, a destacar: Rosengarden (Editor de Partituras, Muse Scores(Editor de partituras) Muse( DAW), Ardour (Daw) Qtractor (DAW) e muito mais, centenas de softwares. Todas as acima indicadas já usei, com exceção das do Mac. A minhas preferidas são DAWS: : Mixcraft Pro Studio 7,Real Tracks, Reaper, Adobe Audition, Podium, Reason, LMMS, Magix Music Maker Premium (com ótimos insrrumentos/diversão) Magix Studio; E a todo hora fico experimentando novas, e revendo outras antigas que foram modernizadas. Editores de áudio Todos os indicados acima. Editores de partitura: - Notion 5, Finale 2014 e Muse. Arranjadores: - Band in a Box. E centenas de ferramentas de áudio e midi, que não cabe aqui detalhar.
O ideal é ter um conjunto de ferramentas que se complementam, além é óbvio de um bom setup computador/interface de áudio/monitores de áudio/teclados e muito mais. É o equilíbrio entre as partes é que vai fazer a diferença. Ao escolher uma DAW tem que observar o que acompanha: Instrumentos virtuais, loops e efeitos e outras ferramentas especiais.
Arranjadores e auxiliares - Tuxguitar - Gratuito - GuitarPro - Pago - Band in a Box - Pago , vem com uma DAW junto a RealTracks;
E muito mais, principalmente instrumentos virtuais e plugins de efeitos, que podem custar bem caro. Os instrumentos virtuais é um caso a parte, existem milhares de opções, desde instrumentos individuais a bibliotecas completas. Aqui é que se gasta mais. O ideal é ter um conjunto de ferramentas que se complementam, além é óbvio de um bom setup computador/interface de áudio/monitores de áudio/teclados , sala com ambiente próprio para gravações e muito mais. É o equilíbrio entre as partes é que vai fazer a diferença. Além é claro dos próprios teclados workstation, que tem dentro de si uma DAW até com partitura, que possibilitam compor obras completas, que aliados ao softwares facilitam em muito todo o processo.
E por fim lembro que o fator humano é o mais importante. Tem este tópico aqui no fórum que recomendo a leitura:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/318691/
|