Alguém sabe me dizer se o programa Encore reproduz o tempo das notas corretamente?

    Autor Mensagem
    leticiariel.oficial
    Membro Novato
    # set/18


    Existe um programa melhor e mais confiável para alguém que não entende muito de partitura pode compor nele?
    Eu percebi alguns bugs no encore.
    Estou com medo e disposta a estudar sim, estou estudando sozinha, não posso pagar um profissional.
    Qualquer coisa que auxilie alguém que não sabe muito, como eu, a fazer uma partitura, por favor, recomende se você conhecer.
    Vai estar ajudando bastante.
    Obrigada :3

    singinglife
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    leticiariel.oficial
    Noteflight (online) e MuseScore (em português, gratuito e para vários sistemas operacionais).

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/18
    · votar


    leticiariel.oficial
    Usa o MuseScore. É gratuito, livre, de código aberto e te atenderá muito bem.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Você sabe que música é matemática também.
    A duração das notas é um exemplo disto.

    Agora respondendo a sua pergunta pode-se dizer que o Encore é bom, é um software maduro e bem conceituado no meio musical, mas já é um software antigo, e existem melhores opções no mercado.
    Existem inúmeros softwares pagos e livres, e até algumas DAWs (Digital Áudio Workstation) ou seja estação digital de áudio, em que se pode trabalhar.
    E até teclados de bom nível que dá também para gravar arquivos midi.

    Agora o que é correto?
    Depende de como é gravado, depende das BPM (batidas por minuto) e das articulações selecionadas na parte dos instrumentos virtuais, depende da qualidade das amostras (samplers), pode-se ter um som mais curto ou um som mais longo.
    Os samplers podem ter sido gravados originalmente em outras BPMs, e o software faz uma aproximação, os samplers podem ser mais crus, ou podem ter sido editados para soarem mais cheio.
    Então a questão do tempo é relativa, as vezes a partitura original da peça indica um tempo moderado por exemplo, então dependendo da interpretação as BPM podem variar.
    Partituras mais modernas e profissionais indicam as BPM outras não, então o tempo pode variar e isto não implica necessariamente em erros dos softwares.
    Então digamos que a peça fosse em 90 BPM, não quer dizer que a pessoa toque variando na linha do tempo, por exemplo, 90.10, 89.8 e por aí vai, que esteja errada.
    Pois um músico de verdade nunca toca ou interpreta com precisão absoluta constante, pois se assim fosse feito o som final soaria robótico.
    Então na linha dos softwares entra em cena o processo de humanização.
    Bugs todos os softwares tem.

    O Musescore é um bom software, mas o ideal é usar em conjunto com uma DAW, exportando o arquivo midi e depois fazendo as edições necessárias, para se dar uma espécie de interpretação.
    Quando se exporta o midi da partitura, fica tudo muito perfeito, mas fica robótico, e depois no software de edição para gravação final é necessário fazer muitas alterações, como pequenos atrasos (ou pequenos adiantamentos) variações de velocidade das notas, níveis de expressão e muito mais.

    E até no processo de cantar livremente em que você empresta a sua interpretação a peça musical e o acompanhamento vai depender do arranjo dos instrumentos, e podem e devem ocorrer pequenas variações nas BPM.
    Você pode gravar a sua interpretação usando diversos softwares diferentes sem configurar as BPM, ou pode indicar no software digamos 90 BPM, mas depois no resultado final, mesmo sendo aparentemente em 90, vão existir variações, e existem vários softwares diferentes para medir estas BPMs e podem apresentar resultados semelhantes, mas com pequenas diferenças.
    Então a questão das BPMs é relativa.

    O que importa de verdade é o resultado final, que soe bem.

    sonicsbr
    Veterano
    # set/18
    · votar


    NOOOOOO, Encore ainda existe? Na versão 5.0? Até o site dos caras é vintage... Parei de acompanhar na versão 4.2, em 1998

    Casper
    Veterano
    # set/18
    · votar


    Alguém sabe me dizer se o programa Encore reproduz o tempo das notas corretamente?

    Infelizmente o Encore gera um tempo aleatório para cada
    nota, com um algoritmo no qual a semente randômica faz com
    que uma reprodução nunca seja igual a outra. Ele pode alterar
    também aleatoriamente a nota, o acorde e a dinâmica, tornando
    cada execução um evento único.

    sonicsbr
    Veterano
    # set/18
    · votar


    semente randômica

    Inclusive, essa ressalva é tratada nos anais da documentação open parallel source da desciclopedia, informando, dentre outros inconvenientes, da tratativa assíncrona do clock MTM do gerador monofônico embutido na solução.

    Destarte, é altamente recomendável o uso de aplicativo mais consistente, como Music Time 2.0, haja vista patchs de correção lançados pela comunidade estaduniense no âmbito científico brasileiro colaborativo.

    é uma tendência global.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém sabe me dizer se o programa Encore reproduz o tempo das notas corretamente?