Dúvidas sobre carreira de pianista.

    Autor Mensagem
    Felix Fisher
    Membro Novato
    # dez/14


    Olá, eu toco piano a +- 7 anos. Desde os 5 anos de idade eu estudo piano. Em 2012 e 2013 eu parei de tocar piano, e agora neste ano eu voltei a tocar o mesmo com todo o gás. No começo eu não me interessava, me sentia forçado a fazer aulas e ficava irritado muitas vezes. Mas agora eu me interesso muito por músicas eruditas e musicas que requerem habilidades técnicas avançadas para tocar. Estudo cerca de uma hora por dia e eu gostaria de saber se já é tarde para planejar um futuro como pianista virtuoso. Eu compreendo que se eu planejo tal feito eu devo estudar pelo menos 4 horas por dia e me dedicar ao máximo pela música, porém, minha família disse que não valeria a pena abandonar o meu planejamento de se tornar médico à estudar musica, até porque eu já perdi muito tempo, já tenho 15 anos. Então essa é a minha dúvida, se eu ainda sou capaz de me tornar algo como um virtuoso, e se possível, digam-me quais musicas eu deveria saber tocar no meu nivel de piano.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Felix Fisher
    Não tem idade para se tornar um pianista muito bom, existem vários exemplos de mestres que começaram com idade bem avançada, e você é uma criança ainda o que mais tem é tempo

    Agora você não vai ter condições de avaliar seu nível sozinho, aconselho que procure um bom curso de piano e siga um método, sempre quis concluir o conservatório mas parei no 5 ano

    Meu conselho, siga seu plano de ser médico, a música pode muito bem fazer parte da sua vida sem precisar ser profissional, e não se engane, os virtuosos além de grande aptidão (dom), comem, respiram, vivem o instrumento, não são 4 horas de estudo não, é muito mais...

    Felix Fisher
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Pois então, eu darei um tempo para pensar nisso, até porque eu recentemente ganhei meu piano digital, e isso talvez tenha me motivado a pensar nisso. Eu realmente gosto da música, gosto de estuda-la e amo o piano de paixão. Desde que eu era pequeno eu só estudei com professores extremamente exigentes, e talvez isso tenha criado um bloqueio. Mas hoje em dia eu vejo isso como um incentivo. Para falar a verdade, a única coisa que eu quero é tocar qualquer coisa que eu quiser muito bem. Só que em uma carreira de médico, talvez eu não tenha tempo para isso.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Felix Fisher
    Não é só a profissão que tira tempo, a vida é complicada, família, filhos, seu lazer, tudo tem seu tempo e música deveria ser alegria e não um fardo então dedique e faça cada coisa no seu tempo, vai ver que não precisa parar de viver para ser um bom músico

    Com a sua idade eu tocava muito, hoje em dia 36 anos apenas razoável , mas já fico bem feliz com isso e é o que importa, fiz as escolhas certas imagino kkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    tem que ver o que você quer e isso só você mesmo vai descobrir

    quanto a ser "pianista virtuoso"
    isso pode ser igual no mundo da musica pop onde você pensa em montar sua banda e vai sonhando que em pouco tempo será tão famoso quanto o jota quest ou o rappa
    ou ser cantora que canta bem, e achar que será a próxima ivete sangalo

    já vi muita gente fodona em música, mas por motivos mil fica naquela de tocar em barzinho ou casamento que "dá uns troco"
    ou não sabre administrar carreira, ou não é tolerante com negociações ou se acha a ultima bolacha do pacote....

    na área erudita não acompanho muito como é
    mas entendo que além de fritar o piano em casa, terá que ir atras de concursos de pianos, festivais, ser bolsista no festival de inverno, frequentar uma escola que tenha renome no ramo, porque lá eles terão oportunidades e contatos pra te indicar

    ------------------------------------------------
    fora isso tem o fato de "ter jeito pra coisa"
    já vi muita gente que começa bem, mas a partir de um ponto a pessoa meio que estaciona, parece que ali é o limite dela, outros continuam e estacionam um ponto mais a frente outros patinam por um tempo mas decolam novamente, outros fazem 5, 6 anos de música e não conseguem tocar nem o segundo livro do "meu piano é divertido"

    Artref
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Não te conheço, mas acredito que tenha plenas condições de ser um pianista de concerto, cuja vida profissional NO GERAL é realmente complicada em termos financeiros. Você vai acabar tocando em casamentos e outras coisas para ganhar seu troco (o que não acho ruim). Se você for bom, mas MUITO BOM MESMO, absurdamente acima dos outros, terá chance de ganhar muito dinheiro, mas isso é um caso bem raro.

    Sobre as 4 horas, não é exatamente o tempo de estudo e sim a qualidade dele. Não adiantam 4 horas de estudo mal feito onde o cara só repete coisas e não tem objetivos e ferramentas (conhecimento, técnica) para conseguir o que se quer. E você precisa ir aumentando gradualmente seu tempo e sua qualidade de estudo.

    Quanto à sua família, se você for escutar o que os outros querem pra você, nunca será pianista. Ninguém exceto o seu professor ou sei lá quem mais vai te incentivar a ser músico, porque as pessoas no geral só pensam no lado prático e financeiro da vida. Escolha o que quer fazer e mande os outros à m****, é você quem escolhe o que quer da SUA vida. E te digo que a sociedade precisa de bons artistas o tanto quanto precisa de bons médicos, embora muitos não enxerguem isso.

    Também aconselho você a comprar um piano acústico o quanto antes, caso queira seguir a carreira de pianista. E se escolher ser médico, pode muito bem ser um pianista amador que tem a música como hobby.

    Sou músico em tempo integral e não tenho do que reclamar, e em termos financeiros, apesar de não ter um puta salário, não ganho mal. Enquanto amigos meus que ganham super bem estão lá todos fodidos, obesos, doentes, estressados e com uma cabeça de merda que só pensa em dinheiro, julgando as pessoas pelo status. Prefiro a minha vida. Como pianista você terá a chance de ajudar as pessoas e o mundo com a arte, e esse nosso presente horroroso mostra cada vez mais o quanto as pessoas precisam cada vez mais dela.

    pianoid
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    fala bem o Artref

    Felix Fisher
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas, eu tava precisando de uma luz ou algo assim, kkkkkkk. Mas afinal, como disse Artref, a única pessoa que meu falou que eu poderia ser um virtuoso ou pelo menos ser licenciado em música foi minha tia, que é também a minha professora. Ela disse que capacidade eu tenho como mãos e dedos compridos e facilidade em aprender. Não sei se existe um ônus por ela ser minha familiar, mas ela sempre foi muito exigente. Qualquer música "simples", como Sonata op.27-2 "Moonlight" 1st mov., ela pedia em uma semana mãos separadas completo, e na outra pedia pra juntar, para ficar pronta a música em 2 semanas. Eu compreendo que essa música não é AQUELA dificuldade, mas se for ver, nesse ano eu aprendi mais de 7 músicas sendo pelo menos 3 eruditas. Ela pede para tocar técnica e estudar pelo menos uma hora por dia, mas eu estudo mais. Para finalizar, só queria dizer que eu estou muito animado com o piano, mas eu gosto mais de tocar para mim mesmo. Faço 2 apresentações por ano porque minha professora me obriga, mas, cara, é um sufoco(talvez não seja tanta exigência no final) Ainda tenho essas férias para pensar, já que vou estar afastado de tudo :/ . Vou continuar estudando para passar em medicina, e vou tentar manter no razoável 2 horas de estudo.(1 h estudando e 1 h me divertindo :P), esse ano de 2015 vai ser possível isso, já em 2016...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre carreira de pianista.