Mais dúvidas de um pianista maluco

    Autor Mensagem
    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04


    Ae galera eu queria tirar uma dúvida que tenho quanto aos acordes.
    Tipo eu gostaria de saber em uma escala, qual o nome das notas, tipo tônica, terça, etc.
    Queria saber também, de onde são tirados os acordes, tipo, eles vem todos das escalas? Se eu souber uma escala posso saber tirar o acorde de lá?
    Queria saber alguma manha pra descobrir os acordes sustenidos sem ter q fazer as escalas. Gostaria tbm de saber se a escala de E# é a de F natural.
    E por último e mais importante de todos, queria saber qual o nome dos acordes que tem só a tônica e a quinta, os que tem só a tônica e a terça, e outros tipos, como oitavado e etc.
    Valeu galera eu sei q é muita coisa ajuda ae quem puder :]

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Desculpa a mensagem mal redigida, foi o máximo q deu pra fazer AHUAH fui pondo as idéias na hora pra não esquecer.

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Mais duas aqui pra vcs AHUH hoje to com a macaca
    Tipo no piano existem três pedais
    Sustento, um q abafa (n sei o nome) e qual o outro?
    E tipo, existe alguma figura rítmica pra vc indicar o uso deles na partitura? Quais são?

    Queria saber tbm o que significa um traço embaixo da nota, tipo um dó em clave de sol ter um traço embaixo não significa linha suplementar certo? significa o q?

    Valeu galera AHUAH

    bi_bi
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Oi...
    bem...
    - são três pedais. No caso do meu piano, o da direita eh o sustain/o da esquerda eh o abafador/o do meio facilita a execução do pianíssimo, jah que abafa um pouquinho o som da nota.
    - para indicar o uso do sustain, usa-se um traço por baixo da pauta, enquanto o pedal deve ser acionado.
    - quanto ao traço embaixo da nota.... tem akeles que significam linha suplementar, a não ser que não estejamos falando do mesmo...
    - numa escala, da 1 à 8 nota, respectivamente: 1)tônica, 2)supertônica, 3) mediante, 4) subdominante, 5)dominante, 6)superdominante, 7)sensível ou subtônica e 8)tônica
    - sim, os acordes são tirados das escalas. Cada modo (maior e menor) tem os acordes pré estabelecidos. Exemplo, na escala maior, o acorde formado sobre I, IV e V graus será sempre maior/ sobre II,III e VI, menor/ etc...
    - sim, a escala de E# eh a de F natural.

    Bem, respondi o que eu sabia! Por favor, me corrijam no que eu estiver errada! Espero ter ajudado... Vlw

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    bi_bi
    Valeu pela ajuda!
    Vo esperar pra ver se o pianista aparece por aqui e me explica o resto :]

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Acorde maior é formado por tônica, terça e quinta...
    e o menor por tônica, terça e a quinta bemol (ñ lembro como se fala) heauheauheaueahueeua
    isso q da pegar tudo pela metade

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    caiohleal

    Ta errado cara, o acorde menor é pela terça menor e quinta cara, nada de bemol na quinta.

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Formação de Acordes...

    Vamos supor que você queira montar o acorde de C maior...
    É só montar a escala de Dó Maior (C, D, E, F, G, A, B) e pegar a Tônica, a Terça e a Quinta, e pronto! Seria interessante você procurar na internet sobre Teoria das Escalas...

    No caso de montar um acorde menor, a Terça deve ser menor, ou seja, com um semitom a menos, assim: Acorde de Cm: C - Eb - G, enquanto que o acorde maior é C - E - G.

    Não sei se fui claro, mas basicamente é isso...
    O acorde diminuto possui a terça menor e a quinta diminuta, ou seja, a quinta tem um semitom a menos tb, como a terça, veja: Acorde de Cdim (Dó Diminuto): C - Eb - Gb.

    Os acordes diminutos são tipos de acordes dissonantes, então é possível que você estranhe eles na hora de ouví-los.

    Bem, basicamente é isso...
    Se eu tiver falado alguma coisa errado, por favor, me corrijam...

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu dan, entendi agora o que é diminuto
    Montar os acordes naturais eu manjo, mas diminuto, aumentado (o que é isso?) e acordes sem a terça ou quinta eu n sei como se chamam e nem como montá-los
    Queria uma explicação malandra sobre isso e tbm sobre as outras 1000 perguntas q eu fiz AHUHAUAHUA

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    É, já nao tem o que falar heheh! Tá td explicado...

    Tem mais coisa que vc quer saber ScaTMaN?

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Quero saber se existe alguma manha pra saber acordes sustenidos sem precisar achar as escalas.
    Quero saber quais as figuras são usadas pra indicar o uso dos pedais (e se possível uma foto).
    Quero saber o que signifíca aquele traço embaixo da nota.
    Quero qual acento é qual pq eu sempre confundo.
    Quero saber como se chama os acordes com só a terça e tônica ou só a quinta e a tônica, e o que são acordes aumentados

    mazza
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: mazza
    · votar


    Quero saber se existe alguma manha pra saber acordes sustenidos sem precisar achar as escalas. ??!?
    estuda o ciclo das quintas

    Quero saber como se chama os acordes com só a terça e tônica ou só a quinta e a tônica
    . acordes só com a terça e tônica ou com a quinta e tônica naum são acordes, mas sim intervalos... pra ser um acorde, tem que ter no mínimo três notas.

    e o que são acordes aumentados
    naum conheço essa categoria de acordes, os únicos que conheço saum os maiores, menores, de sétima da dominante e de sétima diminuta.

    as outras dúvidas eu naum sei.

    se eu estiver errado, por favor corrijam.

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu mazza!

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ScaTMaN
    Acho que já falaram tudo sobre os acordes e etc. Se restou algo alguma dúvida quando a isso, fala ae, porque tá mó confusão esse tópico. Quanto as outras dúvidas:

    Figura para uso do pedal: um sinal embaixo da pauta, escrito (Ped) com uma letra diferente, significa começo do uso do pedal de sustain e um (*) um pouco maior do que esse, indica o término. O pedal Una Coda, (o da esquerda na maioria dos pianos) vem escrito na partitura, Una Coda. Vide a Moonlight do beetohven, primeiro movimento. O do meio, abafador, não se usa em concertos mas para se tocar a noite. Vale citar, que alguns pianos modernos, o pedal do meio produz stacatto no agudo e sustain no gravo. Músicas a partir do séc XX apenas tem isso.

    Um (-) traço, literalmente em baixo da nota, é Tenuto. Significa que a nota deve ser executada integralmente ou seja, sem nenhuma perca de valor. Muitas vezes, se solta a nota, antes de seu valor ter sido totalmente tocado. Com o tenuto, isso não pode ocorrer, deve-se mantar pressionada a tecla até o fim.

    Como qual acento é qual?? Acento é (>) conforme já expliquei em outro tópico. Me fale o que são os outros acentos que você viu, que aí te explico.

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu pianista, já entendi tudo agora HAUHAU
    Só queria saber se eu aprendi
    Tipo quando tem < é pra tocar mais forte e > é mais fraco né?
    Se tiver certo, manjei tudo então!
    Tenuto rula!

    O pianista
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Quando tem um longo (<) entre a pauta da clave de sol e a de fá, significa um crescendo progressivo. Se há um (>) longo entre as duas, significa um diminuindo progressivo. Agora se o sinal (>) aparecer "sem ser esticado"debaixo de uma única nota, é um acento, a nota deve ser tocada mais forte. Cuidado para não confundir em, hehe.

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Ah sim... Vc táva falando de acorde com Tonica e Quinta... Isso como já falaram, nao é acorde... Mas é chamdo de Riff, hehehe! Ou seja, as guitarras com distorção fazem isso, dificilmente usam acordes, tocam os riffs... No teclado eu uso muito isso na mão esquerda, nos graves, na direita eu faço mais acordes mesmo e dedilhados...

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O pianista
    Manjei!
    Agora sim vc esclareceu essa bosta de acento q era tão misterioso pra mim HAUHAUHAUHU

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ScaTMaN

    Kra, pra falar a verdade, tem uma manha sim pra montar acordes sem saber a escala, é uma receita de bolo:

    Acordes Maiores
    É a tônica, aí você conta 4 semitons, eh a terça, e depois você conta mais 3 semitons, eh a quinta.

    Acordes Menores
    Ao contráro dos maiores
    É a tônica, aí você conta 3 semitons, eh a terça, e depois você conta mais 4 semitons, eh a quinta.

    Acordes aumentados...
    Aí depende do que é aumentado, geralmente é a quinta. É só aumentar um semitom na quinta. Sempre que ouvir Aumentado você aumenta um semitom no grau desejado, e diminuído você diminui um semitom no grau desejado.

    Se tiver mais alguma dúvida sobre acordes posta aí...

    Syl
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Syl
    · votar


    ScaTMaN
    Uma manha q eu uso p/ montar os acordes, é sempre decorar as ordens dos sustenidos: fa, do, sol, re, lá, mi, si.
    Por exemplo, na escala de sol, o sustenido é: fa. (sol, lá, si, do, re, mi, fa#, sol)
    Na de Re sao: fa, do. (re, mi, fa#, sol, lá, si, do#, re)
    Na de Si: fa, do, sol, re, lá.
    Na de Mi, sao: fa, do, sol e re.
    (...)
    Sacou???
    Vc quer montar o acorde de Lá (A), pega a 1ª, 3ª e 5ª nota: lá,do mi. E veja qual dessas tem sustenido, que na escala seriam: fa, do, sol.
    Portanto o acorde de lá fica: lá, do# e mi.


    Qt aos acordes que têm a tonica, quinta e tonica, são usado só na guitarra, sao chamados de power chords.

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    HAUHAUHU agora manjei tudo
    Syl
    dan_nsh
    Valeu manjei tudo agora :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais dúvidas de um pianista maluco