Software para performance ao vivo que contenha muitos timbres

    Autor Mensagem
    rafael_365
    Veterano
    # nov/14


    Galera, procurei muito antes de abrir um novo tópico, mas realmente fiquei mais perdido do que antes... esse foi o motivo de criar um novo tópico.

    É o seguinte: toco teclado na igreja, mas tenho achado esse teclado (Yamaha SO3) muito fraco e com sons de baixa qualidade sonora. Como por enquanto não existe a possibilidade de dar um upgrade nos instrumentos, estou querendo utilizar o mesmo somente como controlador. Para isso preciso de dicas sobre qual software adequado para essa finalidade, visto que não será utilizado para gravações, somente para dar variedade de timbres ao dispositivo, então acho que seria interessante um programa que já tenha muita variedade de sons para tocar ao vivo.
    Alguém poderia me dar essa dica?

    rafael_365
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Desde já, agradeço!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Kontak

    rafael_365
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Kontak
    Ismah, obrigado pela resposta!
    Mas esse kontakt já vem com uma boa variedade de plug-ins/vst/samples?
    Comprando ele já resolve minha situação?

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Existem várias possibilidades...

    1. Você pode ter uma coleção de softwares dedicados e usar um VST Host para juntar e configurar todos para uso ao vivo.
    Essa é a alternativa mais comum de se ver por aí. Cada músico gosta de um determinado timbre de determinado software, ou se indentaria melhor com sua interface. Então ele junta os seus escolhidos e os gerencia em um outro software chamado VST host.
    Dentre as empresas posso citar a Native Intruments, CineSampler, XLN Audio, Korg, Artuia, Ik Multimedia, AAS, etc...
    Quanto aos hosts os mais usados no meio Windows são o Forte e o Cantibile

    2. Você pode recorrer aos softwares que leem bibliotecas de samplers como o Kontakt, Halion, etc...
    Nesse caso o programa escolhido não terá som nenhum. Apenas servirá de interface para carregar e gerenciar as bibliotecas de sampler que devem ser adquiridas a parte.
    Nesse quesito ao Kontakt da Native Instruments é imbatível. Existe milhares de bibliotecas de todos os gostos pra essa plataforma além de ser muito fácil encontrar na net até mesmo bibliotecas personalizadas por outros usuários.

    3. Você pode adquirir softwares um software com multiinstrumentistos como o SampleTank, HyperSonic, etc...
    Essa alternativa seria das três a mais prática, porém nem sempre a melhor. Existem vários softwares que por si só já trazem uma coleção de multiinstrumentos bem bacana, além de processadores de efeitos e uma interface que permite edições muitas vezes complexas.
    O fato é que por fazer de tudo um pouco nem sempre esses softwares são MUITO BONS em tudo. Talvez a parte de synth seja muito boa, mas a de pianos deixe a desejar..... Enfim, isso pode acontecer.

    O mundo dos VSTs é imenso e cheio de possibilidades. Estude e pesquise muito antes de investir tempo e dinheiro!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rafael_365

    Ele é um rack virtual, onde vc pode editar, alterar, fazer cada tecla soar com um instrumento, e a nota que quiser (ele se baseia em sample). Temos aos milhares instrumentos/samples free, pagos etc... Alguns dos melhores "VSTi's", como o CHH (Chris Hein Horns), se baseia nele.

    Sem falar que vc pode converter, samples de outros formatos, para o dele. Tenho os meus todos, alterados, com as divisões nescessárias (para cada tipo de timbre que irei precisar, como para uma música típica alemã, um trombone, trompetes, e harmônica), e tudo no formato de um arquivo único. Se quiser mandar meu timbre para um amigo, é só transferir o "arquivinho".

    rafael_365
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    freitas_silva
    Existem várias possibilidades...
    Muito obrigado, gostei de seus comentários e vou continuar buscando informações para fechar com o que for melhor para meu uso (fácil de utilizar, muitos recursos...).
    Saberia me dizer se tem algum desses software que já acompanhe uma boa biblioteca de sons?

    rafael_365
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Valew de novo! Vou experimentar esse software!

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Acho que nessa linha o mais indicado seria o SampleTank. Ele, todo expandido, tem muito material que vai de timbres e efeitos a loops.

    O Kontakt também seria uma boa saída, menos prática, porém mais versátil, pois a biblioteca disponível é gigantesca.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Software para performance ao vivo que contenha muitos timbres