MIDI Jitter pode estar arruinando sua performance ao vivo.

    Autor Mensagem
    waltercruz
    Veterano
    # jul/13


    Um texto um tanto razoavelmente nerd (em inglês) explicando outro fenômeno interessante que pode acontecer dentro do mundo das daws e dos plugins: o jitter.

    http://www.eigenzone.org/2012/12/04/midi-jitter

    Espero que apreciem a leitura.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    waltercruz

    Cara, mais um artigo interessante em relação a Midi (que bom que estamos voltando a falar de assuntos assim). Agora confesso que meu inglês é muito ruim e recorri ao tradutor. Então me confirma: Este atraso é gerado pelo processamento da informação MIDI pelo seu receptor? Entendi aqui que o artigo não se refere a Workstation físicas mas sim a DAWs? E para fechar minhas dúvidas, pelo que entendi a diferença disto para a latência é que os valores de atraso não são fixos e sim variáveis e imprevisíveis?

    P.S: Nunca toquei com PC, notebook, ou algo do gênero ao vivo. Nunca tive equipamentos que me deixassem com latência satisfatória. O máximo foi brincar no Ipad.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mais ou menos isso J.Dionatan.

    A idéia é mais ou menos a seguinte (simplificadamente).

    o seu software de audio está processando sempre samples, num intervalo regular de tempo. ou 512 samples, ou 1024, ou 256.

    mas ao mesmo tempo que processa esses samples, ele precisa armanezar as informações MIDI que estão chegando, para gerar os próximos sons.

    Aproveitando um pouco da expertise do seu tópico sobre quantize: imagine que ao invés de salvar os timestamps de quando ocorretam os eventos MIDI, ele alinhe(quantize) as notas recebidas dentro nos intervalos requeridos para processamento. Isso seria o tal do jitter. A idéia é que o jitter, além do buffer, seria uma micro-latencia meio aleatória somada ao processo.

    Confesso que até hoje nunca passei ou notei qualquer coisa dessa tipo. Talvez eu tenho um ritmo interno meio.. 'lousy'?

    De toda forma, achei um tema interessante de compartilhar aqui.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    waltercruz
    Agora sim compreendi, valeu. E observando melhor uma das figuras do texto notei o alinhamento da notas quando o efeito Jitter acontece. Mas interessante a black list das DAWs em que o efeito fica mais evidente.

    Confesso que até hoje nunca passei ou notei qualquer coisa dessa tipo. Talvez eu tenho um ritmo interno meio.. 'lousy'?

    Quem sabe a partir de agora você não veja com outros olhos, ou melhor, ouça com outros ouvidos !!

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Putzs.

    Walter, você acha que isto pode estar relacionado também a capacidade de memória e processamento do computador, já que o problema está ligado diretamente a DAW?

    Ou é um BUG dos softs?, Não parece, mas seguimentos acima de 80BPM, alguns milésimos de segundo pode ser perceptível, ainda mais para quem está gravando que repassa as faixas a música mais de dez vezes.

    Já tive problemas de duas faixas no mesmo tempo e compasso não conseguirem se alinhar, ou , parecer que alguma das faixas está atrasadas. Cheguei a regravar, mas só parou quando mudei o soft.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Synth-Men
    Então, parece estar mais ligado aos softwares mesmo, parece ter uma pontinha de culpa do próprio siistema operacional tb, passa por questões de hardware (por incrível que pareça, pelo que andei lendo MIDI sobre usb é mais suscetível a jitter que MIDI usando o velho plug din de 5 pinos).

    Aqui um link falando mais um pouco do tema, mas dessa vez mais focado em hardwares, e com uns testes:

    http://www.innerclocksystems.com/New%20ICS%20Litmus.html

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Acho que entendi... mas meio assim sei lá... enfim...

    A unica coisa que eu tenho certeza nesse tópico é isso: Então, parece estar mais ligado aos softwares mesmo, parece ter uma pontinha de culpa do próprio siistema operacional tb, passa por questões de hardware (por incrível que pareça, pelo que andei lendo MIDI sobre usb é mais suscetível a jitter que MIDI usando o velho plug din de 5 pinos). O resto é novidade e algo que não tenho percebido ainda...

    JeanCarlo
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Cara, o cubase tem isso... Dependendo do computador, minha gravação ficava levemente latente, e parou depois do meu i3 (eu acho, pelo menos)...

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Caro waltercruz:

    Sempre olhei o Octatrack da Elektron com bons olhos.
    Agora ainda mais.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Um texto um tanto razoavelmente nerd

    muito nerd (penso eu).
    Esse atraso, jitter, ou outro nome que queriam dar, é intrínseco ... sempre irá existir em qualquer tipo de plataforma de processamento, e é muito ligada a capacidade de processamento, e em um pc que possui uma boa placa de som externa tem esse jitter menor do que um pc com placa de som interna.
    E também está diretamente ligado a quantidade de programas trabalhando paralelamente.
    Em outros campos este "fenômeno" é frequentemente ponto de análise da qualidade de performance para uma determinada aplicação.
    É interessante, mas eu considero viajar na pamonha em nível master ninja ... :)

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Caro _BLACKMORE_:

    Acho que o senhor não entendeu os dois textos, que falam
    de jitter, que é diferente de latência. Jitter é o fenômeno
    de duas coisas que deveriam acontecer com um determinado
    intervalo de tempo ocorrerem com diferença aleatoriamente
    (ou pseudo-aleatoriamente, como é mais comum) diferentes.

    Em um Drum and Bass (D'n'B) a 175 BPM alguns
    milisegundos de jitter a mais se tornam insuportáveis, acredite.

    Latência de até 20ms para teclado ao vivo é até ok. Para
    playback até mais que isso. Mas jitter é a precisão da coisa,
    tem que ser pequeno.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    _BLACKMORE_

    Então, é um fenomeno esquisito mesmo. A latência, ela sendo constante, conseguimos nos habituar com ele e até contorná-la. O jitter pode causar aquele 'micro-desconforto' que não conseguimos dizer de onde vem. Mas de fato, é um assunto bem abstrato, difícil até de explicar..

    E eu aqui pensando em traduzir um texto sobre 0db feedback filter:)

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mas concordo que o nome do tópico ficou um pouco sensacionalista. Eu ia colocar só MIDI Jitter, mas o fcc exige 3 palavras. Ia colocar MIDI Jitter: o que é, mas percebi que eu nao estava explicando o que é. Acabei optando basicamente por apenas traduzir o título do artigo mencionado.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Casper

    Acho que o senhor não entendeu os dois textos, que falam
    de jitter, que é diferente de latência.

    não precisamos de tanta formalidade ... sei sim o que é o jitter, e sofri um bocado com eles para ajustar controle de máquinas automáticas para trabalharem bem, só acho que é um pouco de exagero e como citou o waltercruz um pouco de sensacionalismo.
    Mas ... a vida continua.

    waltercruz

    O jitter pode causar aquele 'micro-desconforto' que não conseguimos dizer de onde vem.

    é chato bagaray mesmo ...

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Acho que o _BLACKMORE_ por ser engenheiro tem até mais facilidade que eu para entender o que é o jitter :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    será que deu bug no forum?? essa resposta não foi ontem (11/07) ... :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MIDI Jitter pode estar arruinando sua performance ao vivo.