iPad como processador de efeitos

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # nov/14


    Sei que poderia adicionar essa discussão no tópico fixo sobre iPad, mas não acho que cabe exatamente dentro da proposta do tópico sobre o iPad e seus Apps.

    Esta semana, depois de 3 anos com o iPad na mão, finalmente decidi comprar um hub USB alimentado e usar minha interface de áudio USB com ele. Ontem a noite pude testar pela primeira vez como é usar os efeitos no iPad para processar instrumentos externos. Fiz meus testes usando um Prophet 08 e um Little Phatty Stage II...

    Uma coisa que vale a pena comentar: não é qualquer aplicativo que realmente fornece um resultado profissional. A maior parte dos aplicativos multi-uso, como o Garage Band, fornecem apenas resultados satisfatórios para uma gravação caseira de uma idéia musical.

    Existem alguns aplicativos fenomenais no sentido de processar instrumentos externos. Além dos muitos voltados para guitarra, os poucos que focam algo profissional são realmente excelentes! Obviamente, devemos lembrar que estamos lidando com efeitos digitais e temos que considera-lo como tal. Não adianta comparar com pedais analógicos nem hardwares caríssimos usados em estúdios profissionais.

    Então vamos lá... o que vale a pena?
    Se pensa em usar o teclado, esqueça todos os dedicados a guitarra. Eles limitam a frequência na qual o efeito tem uma qualidade boa e distorcem o som do teclado, na maioria das vezes cortando parte dos graves. Testei meus instrumentos com 2 aplicativos de guitarra e os resultados foram o que coloquei acima: perda dos graves e qualidade razoável.

    Os aplicativos que realmente valem a pena são os efeitos dedicados. Usei aplicativos da Holderness (Echo, Crystaline, Caramel, etc.), vendidos em um pacote agora com desconto (aproveite e compre!!), e os excelentes csGrain e csSpectral. Os resultados foram muito além do que esperava, tanto com o DSI quanto com o Moog.

    Os aplicativos da Holderness focam em efeitos individuais com boa qualidade. Destes, gostei muito do shimmer e delay. Excelentes simulações de delay em fita, analógico, coisas diferentes... um shimmer muito versátil com inúmeras possibilidades, com 16 diferentes algoritmos. Fiquei bastante impressionado...

    Os csGrain e Spectral são absurdamente bons. Trata-se de aplicativos codificados em cs que comportam múltiplos efeitos, encadeados de uma forma especial. O Spectral é muito pesado e meu iPad não consegue gerar todos os efeitos simultaneamente e não consegue fornecer o melhor que o aplicativo pode, mas mesmo assim é o que mais me impressionou de todos eles.

    Pretendo colocar demonstrações aqui... ia fazer hoje pela manhã, mas preferi me divertir tocando do que focar em uma demonstração.

    Vale a pena comentar também o seguinte: o Moog se relaciona com esses aplicativos muito melhor do que o DSI. O DSI tem uma sonoridade própria que não "encaixa" direito com o que o iPad tem a oferecer. Tanto é assim que vou focar minhas demonstrações com o Little Phatty e talvez o Ambika.


    Espero que o assunto seja do interesse de alguém... :)

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Marcando!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    silvG8
    curiosidade:
    você ligou o teclado passando todo pelo ipad, como se faz com pedal de guitarra ou usou a ipad como se fosse um efeito em rack (quadraverb, spx....), usando um auxiliar de algum mixer

    silvG8
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    JJJ
    fernando tecladista
    Como disse antes, voltando aqui com demonstrações para mostrar apenas um pouco do que se pode fazer com um iPad.

    Alguns detalhes a serem observados:
    - Meu iPad 2 está cansado e não tem como rodar os programas com toda a força quando se trata de algo pesado.
    - As demonstrações que estou compartilhando com vocês é completamente feita com o mais pesado dos programas, simplesmente porque era o mais fácil em compartilhar gravações via SoundCloud.
    - Conectei meu Little Phatty ao iPad usando uma interface de áudio, a Scarlett 2i2. O som foi gravado diretamente dentro do aplicativo csSpectral, não havendo redirecionamento externo do som gravado no iPad.
    - Tudo foi tocado de improviso e tentei explorar sonoridades diferentes do bom e velho senso comum. A maioria dos sons foram processados intensamente e infelizmente não tive paciência de gravar o original. Para ter uma ideia de o quanto o som está alterado, basta ouvir como um Little Phatty soa. Embora seja um sintetizador versátil, é de certa forma limitado e não possui efeitos internos.

    csSpectral
    O aplicativo da Boulanger Labs é espetacular. Eu compraria uma versão pra Mac pelo triplo do preço facilmente. Os efeitos inclusos visam modificar intensamente as frequencias sonoras do som processado, assim como sua amplitude (volume).

    Nenhum dos efeitos inclusos são normais. Temos uma seção de filtro, reverb, delay, slicer e spectral. Os filtros envolvem não somente os tradicionais, mas também simulação de objetos ressoando o som. Os delays focam em cópias destruidas e moduladas do som. Os reverb são pesadíssimos e não consigo rodar todos os modelos com perfeição, mas apresentam modulações ao som, como pascer (não mostrado). O slicer modifica não somente a amplitude, mas pode ser usado de forma rítmica ou errática modulando o pitch também. Os efeitos ditos spectral são singulares e cada um dos 7 algoritmos modificam o som de maneira intensa, focando-se em controlar a frequência do som em vários espectros.

    Minha brincadeiras estão registradas aqui:
    http://www.soundcloud.com/synthway

    São 8 arquivos com nome iniciado em csSpectral!!

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    silvG8
    Muito legal isso, ja viu algum bom simulador de amplificador ou de leslie?

    Depois tenta gravar o original quando tiver com paciência se nao for pedir muito, pra quem ta de fora ter uma noção de como o processador eta atuando.

    JJJ
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    silvG8

    Que delícia o "csSpectral Arpeggio", hein? Show.

    Tem realmente muita coisa interessante no iPad em relação à música. Só que eu não consigo vê-lo como plataforma única. Pra mim, o único jeito de usar o iPad mais seriamente é aproveitar alguma coisa dos bons apps, gravar, exportar e, aí sim, finalizar no desktop com Windows (ou mac os) mesmo, numa DAW completa... Você consegue fazer tudo no iPad?

    silvG8
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Gonzalez_keyboard
    De amplificador existe, mesmo que voltados para baixo e guitarra, funciona.
    Ontem quase gravei os sons originais, mas não deu. Minha coisas tem ficado guardadas por conta de mudança e tirar tudo do lugar está complicado.

    JJJ
    Sim, o aplicativo adiciona efeitos muito legais! Ontem fiz um teste com o csGrain usando um violão... depois posto aqui também. Já adianto que não sou um exímio tocador de violão........

    Atualmente alguns aplicativos parecem ter mudado esse lado. Hoje é possível tratar o iPad como um DAW sim, mas acho que ainda não substitui um computador. De qualquer forma, diria que dá de dez a zero em TODOS os workstations no formato teclado disponíveis no mercado.

    2 aplicativos parecem ter uma maior importância atualmente quando se trata de gravações: Cubasis e Auria. Vale a pena procurar saber mais.

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    silvG8

    O problema (pra mim) nem é tanto o app em si. É que fazer coisas "milimétricas" com a ponta do dedo eu acho ruim... prefiro o mouse para essas tarefas mais "cirúrgicas", tipo cortar uma onda num ponto exato, por exemplo.

    freitas_silva
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    O Cubasis e o Auria são excelentes... Por muitas vezes já toquei em barzinho processando microfones, violão e guitarra só com o Auria e uma interface de audio indo direto para as caixas.
    Os processadores de efeito do Auria são muito bons, mas você tem que adquirir em compras dentro do app, pois os que vem 0800 com o aplicativo em algumas situações não são o bastante.
    Já para gravação multipista prefiro o Cubasis. Suas ferramentas são mais "na cara" e estabilidade do app é show. Já cheguei a gravar um quarteto e rolou tudo de boa.
    Agora quando o assunto é sequenciamento, pré-produção, gravar pequenas ideias, não existe app mais prático do que o GarageBand. Depois que a apple lançou o audio inter-app mando tudo pro Garage Band e lá corto, duplico, crio loops...

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    silvG8
    Agora com o preço do bundle da Holderness deu para completar a coleção, brigado por fazer eu gastar mais 10 doletas kkkk... Vou dar uma olhada nos meus fx quem sabe tenha algo pra vc

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Comparando o Grain e o Spectral se possível , são dois produtos distintos e que se complementam, mas o Spectral engloba o Grain?

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    silvG8
    Da hora vou dar uma pesquisada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a iPad como processador de efeitos