Barulho nas teclaa KORG-SP 280

    Autor Mensagem
    Morelli
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Morelli


    Pessoal, me ajudem.

    Toco violao erudito a 15 anos e sempre tive o sonho de aprender a tocar piano.
    Depois de pesquisar e testar na loja, acabei comprando um KORG-SP 280.

    Que nota voce daria pra esse piano como primeiro piano pra quem nunca tocou? Eu realmente achei que estava mais do que bom pra um iniciante.

    Porem apos alguns meses de uso, comecei a reparar ruidos muito chatos nas teclas, que iam piorando conforme o tempo / uso. Principalmente nas teclas mais usadas.

    Levei o piano na autorizada e eles fizeram alguns ajustes e o barulho melhorou bastante, mas ja percebo que estao voltando os ruidos aos poucos.

    Pra trocar o keybed, queriam me cobrar R$ 2.000,00

    Depois me disseram que meu piano estava OK, e que esse ruido é caracteristico de pianos digitais.

    Antes de eu levar o piano à assistencia tecnica, gravei um video mostrando o problema. Podem me dizer se é "normal"?

    Depois que voltou da assistencia, voltou beeem melhor, mas conforme vou tocando sinto os barulhos voltando aos poucos.

    E ai? É "normal"? Reparem quando chega no meio do piano o nivel de barulho.

    Segue video

    http://youtu.be/xKXhPo5sFzo

    mg64
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    É, a coisa tá feia. O que chama a atenção são as variantes dos ruídos; cada tecla se manifesta (mal) de um jeito diferente.

    Deve-se levar em conta que qualquer tipo de teclado, seja digital ou acústico, provoca barulhos. É uma questão de atrito natural das peças. Mas, no caso do seu vídeo, a anomalia está acima da média.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Morelli

    Meu caro acredito que cada tecla terá um comportamento diferente em relação ao barulho, devido aos contrapesos que pesam diferentemente da esquerda para direita (isso você já deve saber).

    Mas acredito eu que deve ser alguma regulagem do aperto das teclas (ao suporte que fica preso no interior do teclado), no momento dem que o teclado foi montado.

    Eu já tive um, (não de teclas pesadas) que as teclas ficaram molengas e barulhentas. Abri e apertei. As teclas ficaram firmes e sem barulho

    Depois de algum tempo, todos fazem barulho, mas o seu está bem barulhento. Tenta algo no serviço de atendimento da Korg.

    Morelli
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Morelli
    · votar


    Pessoal, obrigado por responderem.

    Não deixem esse topico morrer, para que eu possa ter mais opiniões como a de vocês. É muito importante pra mim.

    Caro Synth-Men, você leu no que eu escrevi? Que o piano acabou de voltar da assistência? O barulho melhorou bastante, acredito que algumas teclas até foram substituidas, contudo, sinto que a coisa vai piorar com o passar do tempo, (voltando a ficar barulhento. Espero que não, vamos aguardar.).

    Apesar de tudo, é um bom piano para um iniciante?

    Eu infelizmente não me sinto preparado para abrir o piano e apertar os parafusos internamente. É fácil?

    Segue um video novo que acabei de gravar. O piano acabou de voltar da assistência. Será que voltará a fazer o barulho do jeito que estava? Ou será que essa manutenção que foi feita ira resolver permanentemente a questão?

    Fico muito grato se puderem assistir.

    Segue




    mg64
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: mg64
    · votar


    Morelli

    Pelo que pude pesquisar, o Korg SP 280 utiliza o mecanismo de teclas Natural Weighted Hammer Action (NH). Este sistema é inferior ao RH3 (Real Weighted Hammer Action 3), que equipa modelos top. O curioso é que o SP 250, antecessor do SP 280, utilizava o RH3. Provavelmente, por questão de custos, a fábrica fez um downgrade no produto.

    No segundo vídeo, melhrou bem. Creio que o ruído padrão é esse mesmo.

    Sugestão, vá em uma loja e teste um piano Roland. Depois tire suas conclusões.

    Segue uma visão geral do funcionamento do RH3:



    Synth-Men
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ih meu caro!

    Realmente não tinha lido a parte da assistência técnica direito. Ler em um Iphone num ônibus é meio esquisito.

    Bom um piano verdadeiro é bem barulhento. Todo piano digital faz um certo barulho sim, o caso das teclas e o casco serem ocos por dentro, ressoa mais os barulhos e ruídos.

    É sim um ótimo piano para iniciante.

    Mas em relação ao primeiro vídeo há uma diferença sim. Creio que barulho realmente é defeito quando as teclas estejam muito frouxas e influenciando negativamente no velocity (sensibilidade), das teclas.


    Devido a este conceito de defeito, provavelmente nunca me preocupei com o barulho das teclas, desde que não estejam frouxas e molengas e não estejam atrapalhando os níveis de sensibilidade do toque.

    Provavelmente se eu tivesse investido em um equipamento como o seu, teria a mesma preocupação, por saber que a marca é boa e o modelo moderno.


    Tomara que não volte a aumentar o barulho das teclas.

    Abraços meu caro!

    Morelli
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Mas no segundo video esta Ok os ruidos? Depois q voltou da assistencia?

    mg64
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Para ilustrar sua pergunta, tenho um Roland RD 300NX e o teclado dele é muito mais silencioso e estável do que é mostrado no segundo vídeo do seu piano. Você perceberá a mesma superioridade ao testar um Yamaha com mecanismo GH (P155 ou CP 40, por exemplo)

    Para ter certeza absoluta se o comportamento das teclas está dentro do padrão de fábrica, somente testando um modelo semelhante na loja que você comprou ou na assistência técnica.

    Mas, lamento dizer que o o teclado deste piano que você comprou é barulhento sim. Cabe a você decidir se é possível conviver com isto. Caso, contrário, recomendo estudar a troca por um modelo de categoria superior.

    Morelli
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Morelli
    · votar


    Pretendo trocar de piano, minha duvida é se vou conseguir vender este, como e por quanto. Quajro custa um Roland 300 NX?

    Como sera que vou fazer para vender esse piano?

    ATUALIZANDO: Toquei um pouco hoje e ja tem tecla solta fazendo muito barulho. Que merda vou botar fogo nessa merda.

    mg64
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: mg64
    · votar


    Primeiramente, calma. Para tudo há uma solução.

    Como eu disse, você tem que ter certeza se o barulho é uma característica do modelo ou apenas do produto que você adquiriu. Na segunda hipótese, exigir da assisência técnica uma solução ou até mesmo a troca por outro produto.

    Caso queira vender o seu piano, existem vários sites especializados em comércio eletrônico, que são frequentemente anunciados na TV. Já fiz uso de um deles e obtive sucesso na venda de um piano digital. O preço, obviamente, será menor do que o produto zero. Verifique no mercado outros anunciantes de pianos desse modelo. Normalmente, o preço de um produto usado (bem conservado) gira em torno de 70% a 80% do novo para negociação direta, sem intermediários.

    Opções de pianos mid level:

    Yamaha P-255 B Piano
    Por: R$6.700,00

    YAMAHA P-155 BRA Piano
    Por: R$4.700,00

    Roland RD-300NX Piano
    R$5.400,00

    Yamaha CP40 STAGE Piano
    Por: R$5.900,00

    Roland FP 80
    R$ 7.500,00

    Desses, o P 155 é o modelo mais antigo no mercado, mas que se conta com excelente conceito no mercado. O Roland RD 300NX e o Yamaha CP 40 não possuem speakers e, portanto, precisam de um par de monitores. Investimento a ser considerado.

    Outra opção seria o Roland FP 50, na faixa de R$ 5.000,00, porém não tenho certeza se o mecanismo de teclas é o mesmo do RD 300NX, que considero muito bom.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Cara tem coragem de abrir ele?

    Se sim posta fotos aqui pra gente... abre fotografando para não ter duvidas na hora de fechar...

    Tem calma! :P

    Morelli
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Morelli
    · votar


    Galera, obrigado pelas dicas. Entao... O pessoal da autorizada da Korg me disse que o barulho é caracteristico do piano. Mas eu custo a acreditar.

    Porque nao vem com barulho de fabrica? Na hora que comprei nao fazia nenhum barulho. E com 3 meses de uso ja esta essa beulheira?

    Assistam o primeiro link do video que deixei no final do primeiro post e vejam a nojeira que estava. Como isso pode ser caracteriatico?

    Eu mandei na assistencia tecnica e eles queriam cobrar 2000,00 pra trocar o keybed todo e me dariam apenas 3 meses de garantia! Um absurdo!

    E depois assistam o segundo video que postei onde o piano esta bem melhor com relacao ao ruido. Problema resolvido? NAO! Ja esta voltando o barulho como no primeiro video! E eles nao vao trocar. Nao esta mais na garantia, pois tenho depressao a mais de 22 anos e por isso, nao tive condicoes de levar o instrumento enquanto estava no prazo da garantia!

    Mas se toquei esse piano por 5 horas foi muito!
    Nao estou tocando para nao piorar! Pior compra que eu fiz na vida!

    Nao aconselho Korg pra ninguem! Fujam dessa marca!

    Nao tenho coragem nem de vender pra alguem uma porcaria dessas!
    Nao gosto de prejudicar as pessoas.

    Tenho interesse no RD 300 e quanto aos monitores seriam duas caixas de som, que eu teria de comprar? Nao estou habituado com os termos.

    Ps: Se o moderador do forum puder dar "embed" no link do meu prineiro video, e colocar ele em formato de vido no topico, eu agradeço, pois nao da mais para editar.

    bravo57
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Morelli
    Caso vc adquira um RD300, não precisa ser necessariamente duas caixas de som, existem diversos modelos, como cubos e monitores de estúdio. Existem algumas caixas com falantes duplos que ´proporcionam uma ligação stereo, mas pra estudo eu não acho tão importante... Verifique em tópicos sobre cubos e monitores, talvez abra bastante suas opções.

    Morelli
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Quem quiser vir pegar o piano aqui por 3000,00 so vir retirar. Sou de SP Capital. Se alguem tiver interesse.

    mg64
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: mg64
    · votar


    Vejo a venda do seu piano como algo normal no comércio de usados. Você comprou, o produto não atendeu às suas expectativas e decidiu passá-lo adiante. Como foi dito pela assistência técnica, os barulhos do teclado estão dentro do padrão de fábrica.

    Você mora em SP, fica mais fácil vendê-lo, pois o mercado aí é muito grande. Para oferecer clareza na negociação, peça para o interessado testar o piano antes de fechar negócio e estabeleça que a venda é apenas para SP e Região Metropolitana, buscando na sua residência sem frete adicional.

    Sobre os monitores de estúdio, eu utilizo um par coaxial da Prodipe TDC 5. São caixas amplificadas (entradas RCA/TRS/XLR) que oferecem uma saída de som bem mais flat que caixas acústicas convencionais. Estas ainda dependem de um amplificador externo. Paguei 900 reais pelo par na Playtech. São ótimas e poderosas e tão boas quanto modelos que custam o dobro.

    OBS: Para não criar uma falsa expectativa dos produtos, sugiro testar os diversos modelos de pianos antes de fechar negócio. Com Roland e Yamaha você ficará bem servido entre as opções intermediárias.

    Prodipe TDC 5 (clique aqui)

    Morelli
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Valeu! O problema é que eu praticamente bao tenho espaço. Moro em apartamento e meu quarto e pequeno. Eu teria provavelmente de fixar as caixas na parede, pois meu piano esta encostado numa parede, e nao possuo espaço lateral. É possivel fixar as caixas na parede? (Só fixar, sem embutir e sem usar suporte).

    mg64
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Os monitores são pequenos. Cabem até debaixo da estante. Na dúvida sugiro comprar um piano com sistema de som integrado. Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Barulho nas teclaa KORG-SP 280