Configuração do MIDI Chanel

    Autor Mensagem
    freitas_silva
    Veterano
    # out/14


    Boa tarde amigos, estou com uma dúvida muito específica e recorro a experiência de vocês para me dar uma luz.
    Pra início de conversa vou dizer o que quero: um comando MIDI que me permita mudar os MIDI Chanels de 2 controladores ao mesmo tempo através do iPad.

    Tudo começou quando eu usava dois controladores M-Audio: um prokeys e um keystation. Meus VSTs eram todos organizados em canais diferentes (de 1 a 16) e eu facilmente conseguia alterar os timbres apenas trocando o canal midi no próprio controlador. Bastava apenas eu apertar Edit Mode e a tecla correspondente ao número do canal.

    Porém agora estou com dois controladores (Impact XL da Nektar) que eu preciso apertar 4 botões diferentes para selecionar o canal midi, ou então passear pelos botões DATA pra trocar, o que fica muito trabalhoso e inviável no palco. No momento estou usando set-lists disparadas manualmente no Cantabile pra fazer a troca, mas eu fico preso a um layout fixo (por causa do repertório).

    Quero voltar a ter a liberdade de antes, onde eu podia escolher facilmente o canal midi que eu quisesse e assim não ficar preso as set-lists. Para isso criaria um template no TouchOSC ou S1MIDITiger (os dois são apps que transformam o iPad em controlador MIDI) onde teria pads que ao serem pressionados alterariam o canal midi dos controladores.
    Imaginem duas fileiras com 16 Pads cada. Eu apenas escolheria que canal eu iria ativar pra cada controlador.

    Já pensei muito e não encontrei uma solução que me permitisse fazer isso: trocar o canal midi de um equipamento através de um comando MIDI.
    Então, alguma ideia? Isso é realmente possível? Desde já agradeço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    freitas_silva
    como fazer nos teus não faço ideia, mas vou comentar como eu fazeria nos meus teclados fisicos, pra ver se você consegue adaptar
    nos meus teclados: korgs e rolands eu consigo criar combs e performances onde cada uma dela tem um canal midi diferente pra uso, então eu criaria quantos precisar, um combi com o canal 1 out, outro com o canal 2 out.... cada combi tem o seu numero de prog change
    isso em cada teclado meu, lembrando que cada teclado tem seu basic chanel in então um estaria no in 1 o outro no in 2

    o 3º que vai controlar os dois tera um combi onde ele envia um prog change para o teclado A pelo canal 01 e outro prog change para o teclado B pelo canal 2
    ----------------------------------------------------------------------
    outra coisa mais ninja mas que eu não manjo e não faço ideia se funcionaria já que nunca mexi é você ver aquela parte miúda do final do manual que vem toda a lista de sysex e ver se existe algum pra mudança de canal midi então você coloca esse comando no seu app
    por exemplo F0 41 10 42 12 40 01 30 06 09 F7 esse é pra usar o delay

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    fernando tecladista

    alguma dica de ponto de partida para estudar o sysex?

    freitas_silva
    Veterano
    # out/14
    · votar


    fernando tecladista

    De fato, também pensei em SYSEX, mas no manual não encontrei nada a respeito. Enquanto isso ainda vou pesquisando e vasculhando o equipo. Obrigado! ;)

    freitas_silva
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Encontrei uma matéria num blog que diz o seguinte:

    Um exemplo de uso que eu já fiz: o Motif XS Rack, tem os mesmos timbres do Motif XS, mas não os mesmos controles. Existe um timbre de orgão Hammond que é feito de 8 drawbars (a forma de constituição de timbres do Motif ele tem 8 elementos, então 1 dos drawbars foi na verdade juntado com outro). Se fosse no Motif XS teclado, para controlar o volume de cada parte poderíamos usar os oito sliders, mas no módulo isso não está disponível. E aumentar o volume de cada slider não é possível via uma mensagem MIDI comum, mas sim via sysex apenas. Na época eu enviava as informações do meu controlador (o Axiom 61) para um software no computador, o MIDI OX. Entre as coisas legais que o MIDI OX pode fazer, ele pode traduzir uma mensagem na outra. Então eu traduzia o valor do slider para o sysex que o Motif receberia como volume daquele elemento em particular do timbre, e assim eu poderia controlar o volume dos 8 elementos, como se fossem drawbars.

    Fonte: http://waltercruz.com/uma-pequena-explicacao-sobre-sysexhttp://walterc ruz.com/uma-pequena-explicacao-sobre-sysex

    Hoje mesmo vou experimentar esse software e ver o que ele pode fazer.

    freitas_silva
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Bem, consegui salvar todo o código SysEx do meu controlador, um Impact XL 49 da Nektar, mas sinceramente não sei muito o que fazer com isso.
    Entrei em contato com a fabricante e eles me informaram que o Impact não tem uma livraria SysEx própria, o que torna o processo bem mais complicado.
    Eles me indicaram alguns softwares onde eu poderia "mecher" no código, mas algumas coisas ainda são obscuras para mim.

    Alguém que tem conhecimento aprofundado em MIDI poderia me dar uma força?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configuração do MIDI Chanel