Midi - Midi e Midi - Usb

    Autor Mensagem
    thecoala
    Membro
    # jan/14


    Uma pergunta boba, mas me deixa confuso.
    Um cabo MIDI USB ligado na saida USB de um controlador até a entrada MIDI de um sintetizador é a mesma coisa que ligar MIDI - MIDI?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    saida USB de um controlador até a entrada MIDI de um sintetizador
    a principio não
    tipos de plug

    -cabo USB (aqueles iguais ao que se usa em impressora) é um plug A e outra ponta com B
    -um cabo midi-usb tem a plug A e do outro lado o conector midi
    -controlador tem uma saida B

    então dois bicudos não se beijam, não é somente pela tipo de plug em sí, porque já vi cartela de adaptadores usb pra todo tipo de plug de A para B acho que isso e só serve pra ferrar equipamento

    mas pode ver: um PC quando você pluga um controlador nele usando um cabo A-B ele se instala, as vezes precisando até de um CD de instalação com os drivers para que o PC reconheça que aquilo é um controlador, não tem como o controlador se instalar em um PSR ou JUNO

    dos adaptadores que vejo por ai da roland, m-audio e xing-lings sei que funcionam somente da forma acima
    mas se algum iluminado criar algo dessa forma seria muito bom

    -----------------------------------------------
    a exceção

    por exemplo um KRONOS aceita que você ligue um controlador korg dessa maneira o controlador korg se instala no kronos

    até tenho dúvidas se dá pra ficar ligando outras marcas de controlador pra ver se funciona

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    não ...

    As conexões USB do controlador, do cabo midi e de um teclado são todos dispositivos "device" ... e para que houvesse comunicação, uma delas deveria ser "host".
    Dispositivos Host, tem a capacidade de controlar os device ... faz parte do protocolo de comunicação USB.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    a exceçãopor exemplo um KRONOS aceita que você ligue um controlador korg dessa maneira o controlador korg se instala no kronosaté tenho dúvidas se dá pra ficar ligando outras marcas de controlador pra ver se funciona

    Sim funciona. A comunicação USB possui o seu protocolo e deve ser obedecida em qualquer dispositivo que a possua (por isso se paga royalties) e o mesmo ocorre com o protocolo MIDI.
    Porém existe uma conversão entre protocolos, seja ela USB>MIDI ou MIDI>USB e isso não importa o que importa realmente é o que "na ponta" do cabo sai.

    williberg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    uma duvida, teria como conctar um controlador no KROME?

    como no mox6 (lembrando q o MOX6 tem interface de audio interna)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    williberg
    Sim, dá para conectar controladores tranquilamente

    E

    Interface de Áudio em nada tem haver com interface MIDI

    ------

    Fernando
    O meu kronos já foi ligado a 8 controladores midi de diversas máquinas ao mesmo tempo, mais 2 pelo midi tradicional , ele simplesmente tem o poder de controlar tudo e ser controlado por tudo

    Até o limite de 8 devices, usando dois hubs USB , um em cada porta

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Edson Caetano
    faz ideia se dar certo ligar interfaces de midi-usb como a UM-3G da roland ou agluma da M-audio?
    tudo que você ligou deu certo reconhecer ou precisou instalar drivers?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    fernando tecladista
    Não tem como instalar nada na OS do Kronos, então só funciona o que é plug and play

    Tudo que conectei funcionou, mas de interfaces midi só usei a minha audiobox USB e a iRig Midi, não tenho outras para testes

    Alguns equipamentos que precisam de drivers avançados, como o controlador apro, precisa desativar isso, para plug and play, aí vira tranquilo

    As conexões USB do Kronos por enquanto entendem Drives óticos externos, Pen drives, adaptador de rede ethernet, e claro um monte de teclados, apesar de existerem outras possibilidades na placa me parece ainda não interessar a korg em atualizar a OS

    E além do MIdi USB, tem as tradicionais disponíveis

    williberg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Edson Caetano

    então posso ligar diretamente um controlador no krome, e usar o som dele atraves do controlador?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Edson Caetano

    Tudo que conectei funcionou, mas de interfaces midi só usei a minha audiobox USB e a iRig Midi, não tenho outras para testes

    quando vc vem à São Paulo? estou acabando de desenvolver a parte conversora midi<>USB de um controlador ... se for possível, gostaria de testá-la contigo ... :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    fernando tecladista

    tudo que você ligou deu certo reconhecer ou precisou instalar drivers?

    90% é preciso instalar drivers para que o dispositivo enchergue o padrão MIDI.
    os outros 10%, eu desconfio que sejam dispositivos de interface humana (HID) e não precisam de drivers ... mas isso é "novidade".

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    williberg
    Pode, o Krome conta com conector Midi tradicional In e Out e com Midi USB, vai conectar o que precisar, sem nenhum problema

    _BLACKMORE_
    Vamos combinar que eu vou pra aí

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    _BLACKMORE_
    tudo que você ligou deu certo reconhecer ou precisou instalar drivers?
    sim, mas a pergunta foi referente ao kronos

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    fernando tecladista
    Se o dispositivo for class compliant certamente funciona... Se o uso de drivers específicos for obrigatório esquece kkk

    Alguns equipamentos da Roland como o citado Apro permite a utilização do driver avançado da empresa ou deixá-lo desativado para funcionar como dispositivo plug and play

    Tem um site gringo, que me foge agora, midi qualquer coisa kk, que tem uma extensa lista de dispositivos que funcionam sem drivers, incluindo interfaces, vou tentar pesquisar (achei isso para ser compatível com o IOs que também não permite instalação de drivers externos, seguindo a lógica, funciona de maneira igual ao Kronos

    williberg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    agradeço por sua atenção edson

    obg.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Midi - Midi e Midi - Usb