Cachê Atual Músicos da Noite

Autor Mensagem
    israel tognolo
    Veterano
    # set/14 · Editado por: israel tognolo

Fala galera!
    Sou pianista em algumas casas da Grande SP e gostaria de trocar umas idéias com quem é músico da noite, toca em casas, cerimonias, eventos, para saber a quantidade de horas e valores praticados no mercado atualmente, não precisa falar onde é, apenas de quanto a quanto tiram em uma noite e qual a carga horária. Atualmente meu cachê varia de R$110,00 por 4hs em uma das casas, R$150,00 por 3hs em outra casa e R$200,00 por 3,30hs em outra casa. Cerimonias em torno de R$200,00 e eventos em geral de R$250,00 a R$500,00.

Lelo Mig
    Membro
    # set/14
    · votar

israel tognolo

Cara, a última vez que subi num palco, como músico "da noite", foi em 1995, no circuíto de bares Moema (Av. Ibirapuera) - Bixiga, em SP. Que era um circuíto forte de MPB e Jazz na noite paulistana da época.

Resumindo, só entrei para acompanhar o tópico e dizer que nesta época ganhava em torno de R$ 150,00 por duas ou três entradas de 1 hora cada. Ou seja, pelo jeito inflação não existe para músicos, né? Porque duvido que uma dose de uísque, num destes bares, era o mesmo preço a 20 anos atrás.

DuduXP
    Veterano
    # set/14
    · votar

Quando toco em banda é uma miséria, normalmente me oferecem de R$ 60 a R$ 100 por 3 ou 4 horas, e quando toco em casamentos (que pra mim é rentável) cobro de R$ 100 a R$ 150 por 40 minutos a 1 hora, como não vivo de musica, não aceito qualquer proposta, me reservando a tocar em cerimônias de casamento onde a hora trabalhada é mais vantajosa, porém pelo tanto que se dedica e estuda um musico, acho um absurdo o cara receber 110 reais por 4 horas, mas muitos discordam de mim, esta é minha opinião.
    Obs.: Sou de uma cidade do interior de MG, em alguns lugares exploram o musico, em outros pagam um valor justo, é relativo e depende de cada um.

waltercruz
    Veterano
    # set/14
    · votar

Uísque? Que iguaria é essa rapaz? Achei que músico só comesse cachorro quente e água.

E tem alguns lugares que vc vai tocar e nem a água dão.

israel tognolo
    Veterano
    # set/14
    · votar

Pois é meus amigos, tudo isso se dá pela fila de gente desqualificada, musicos "meia boca", que aceitam tocar por menos do que é válido, tocar ou fingir que tocam, pois, já vi cada um tocando, principalmente em casamentos, onde oa musicos crescem os olhos, por se tratar de $$ maior e tempo menor de trabalho. Boa! pelo que vejo, faltava um tópico assim!

Deco_ufrj
    Veterano
    # set/14
    · votar

Com a minha banda cobro R$300 por músico para 1h de show e R$450 por músico para 2h de show levando instrumentos e amplis para casamentos + transporte se o local for longe. Na noite infelizmente não conseguimos cobrar esse cachê, até por que depende muitas vezes da bilheteria, que acaba sendo entre R$100 e R$200 por músico dependendo do lugar. Somos 4 pessoas.

Voz e violão cobro R$250 para 2h de show. Gostaria de receber mais, mas infelizmente tem muita gente que cobra ou aceita MUITO menos que isso e atrapalha o mercado.

israel tognolo
    Veterano
    # set/14
    · votar

Deco_ufrj
    nesta casa de R$110,00 toco lá 3x semana e há 11 anos, é a melhor casa da região, porém, a que menos paga. Vai entender!

makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar

israel tognolo

Comigo em casamento é R$ 300 por músico (dentro do município. Se for fora da cidade aí tem também transporte + lanche). Nesse valor é apenas a cerimônia religiosa e ou civil (seja em igreja ou salão de festa, sítio, etc...). Tocamos umas 9 a 10 músicas para cerca de 1 hora de evento.Chego uma hora antes e levo o som.

Em geral toco com trio e quarteto de cordas, e em alguns eventos temos cantora (s) e algum sopro.

Deco_ufrj
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar

israel tognolo
    Cada um sabe onde o calo aperta, não estou pra julgar... Se uma casa cobra R$5 de couvert artístico, se ela tiver 30 clientes ja da um cachê de R$150... R$5 é um couvert bem baratinho, e 30 clientes numa noite (principalmente se for final de semana) é coisa de "bar" pequeno... o problema é que os donos muitas vezes querem ganhar mais dinheiro em cima do couvert, e não repassam para os músicos...

Se tratando de casamento especificamente, eu acho um absurdo a noiva gastar R$3.000 no ALUGUEL de um vestido, R$20.000 num buffet, R$5.000 no aluguel do salão/casa de festa, R$500 em "kit banheiro" pra convidada que ficar menstruada ou enjoada, fora outros gastos como doces, bebidas etc... e na hora de contratar o músico ou DJ, dizer que "R$450 é caro, fecha por R$300?"... Então em algumas situações prefiro não fazer do que fazer com a cara emburrada... sei quanto investi em equipamento, e sei como me importo em sempre oferecer o melhor serviço.

makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar

Deco_ufrj

Foto para casamento então é pela hora da morte. Música é sempre o mais barato e tem gente que ainda pede desconto. Também prefiro dispensar quando começa esse chororô por causa de preço.

fernando tecladista
    Veterano
    # set/14
    · votar

o problema é o valor que se dá pra cada profissão
    já toquei em casamento onde pagaram bem uma banda que eu tinha (6 músicos)
    mas não contrataram filmagem, a foto foi um parente da noiva, o vestido era algo simples, e o salão do casamento pouco enfeitado

não eram músicos mas respiravam música os dois

como já vi gente casar só no civil e nem dar festa nem nada (casal novo de 1º casamento) e resolver viajar para a europa
    e outros que deram festança mas não estavam a fim de viajar longe pra lua de mel, só uma viagem básica pra essas cidades que tem mais cara de turismo de 3ª idade

engMaciel
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

Nossa, como são baratos estes cachês! Estou afastado da música desde o século passado(1999). Na época tocávamos em banda e me lembro que o cachê não era alto devido exatamente aos grupos que tocavam de graça, só pra aparecer ( e o som, claro, era proporcional ao que eles ganhavam).

Estou retomando a música agora mas apenas para uso próprio (rs),como hobby, pq fica dificil pensar em renda com esses cachês!

fernando tecladista
    Veterano
    # set/14
    · votar

engMaciel
    israel tognolo
    que aceitam tocar por menos do que é válido
    e me lembro que o cachê não era alto devido exatamente aos grupos que tocavam de graça

gente que toca de graça sempre teve e sempre terá
    como existe restaurante que você por 10,00 come a vontade e ainda ganha o suco, como existe outro que cobra 40,00 o kg e cobra 8,00 pelo mesmo suco

mas no resumo, antigamente eu achava que esse pessoal tirava mercado mas não tira pelo simples fato, a pessoa que contrata não tem dinheiro ou acha que não vale o que você cobra
    então ela não vai te contratar de forma alguma, o evento vai ficar sem música, mas ela não vai pagar 300, 400.... por músico pra tocar no casamento dela
    se não existir o fulaninho que cobra 50, ela não vai char o cara de 300, leva o radinho de casa mas não coloca música

---------------------------------------------------------------------
    imagina que eu vou dar uma festa aqui em casa, 30 pessoas, resolvi chamar DJ
    eu gostaria de chamar o Tiësto mas ele cobra muito caro
    ai eu penso naquele cara que faz a balada naquela casa badalada, também sai caro
    então tem o cara que faz um serviço bacana por aqui e cobra 500, mas pra minha festa de 30 pessoas é caro
    então eu chamo o sobrinho do meu amigo que traz o notebook e fica feliz com 50,00

ou.... chegou algum momento importante da minha vida (formatura, emprego novo, aposentadoria....) e resolvo dar uma festa bacana, pra umas 300 pessoas
    mas digamos que ando meio no vermelho, mas é um momento importante então resolvo dar a festa assim mesmo
    vai o cara do 50,00 novamente, se eu chamar ele, não tem musica porque não tenho 500 pra pagar pro outro
    ------------------------
    agora outra hipótese
    eu estou nadando em dinheiro, vou dar uma super festa, chamei até o Tiësto
    mas cerveja eu vou comprar cerveja Malta ou Crystal....
    eu não tomo cerveja, então acho que é tudo igual, e acho um babaquice gastar dinheiro com cerveja cara já que nem todo mundo da festa eu topo com a cara

waltercruz
    Veterano
    # set/14
    · votar

Um coisa que incomoda MUITO é as casas ficarem com 50% do couvert. Fora isso, quando toco com bandas a noite (cover), costuma ser dividido entre os membros e dá ali entre 150 a 200 reais. Algumas pessoas com quem trabalho se comprometem a pagar um preço fixo, independente da bilheteria, nesses casos é uns 200 garantido.

Eventualmente toco em uns casamentos aqui, e ultimamente tem dado 200 reais por evento, o que é pouco. Nesses eventos tenho tocado com um cellista que diz que recebia 250 reais há uns 10 anos atrás em SP.

Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

De boa.... de forma geral é típico de brasileiro reclamar.

Sempre esta ladainha de músico ganha pouco! Ganha mesmo, sempre ganhou e irá continuar ganhando.

Ganhar pouco, não é privilégio de músico. É uma realidade do País. A grande maioria ganha menos do que deveria ganhar.

- Um servente de pedreiro, um ajudante de serviços gerais ganham R$ 40,00 por dia.

Muita gente ganha entre 800 e 1500 reais por mês. O que não dá nem 10 reais por hora.

Para ganhar mais de R$ 2.000,00 no Brasil você precisa, no mínimo, segundo grau mais um curso específico. Para melhorar estes ganhos, um bom curso técnico, uma boa faculdade, dedicação, empenho paciência, disciplina, responsabilidade, empenho... além de sorte.

Todo mundo rala, estuda, rala, estuda, rala, estuda... e ainda assim, alguns estão em áreas com muita concorrência ou excesso de profissionais e ganham abaixo da média.

O mercado determina os ganhos e valores dos profissionais.

Quando era jovem, entre R$ 50,00 à hora, em ambientes onde fiz muitas amizades e conheci muitas garotas, com uma guitarra na mão ou R$ 40,00 à hora com um saco de cimento nas costas, escolhi a primeira opção.

Você vai me dizer que não têm comparação um músico e um servente de pedreiro? Porque não? somos melhores que eles?

freitas_silva
    Veterano
    # set/14
    · votar

Conversa sobre cachê é sempre muito subjetiva, pois o quanto você cobra (ou estão dispostos a pagar) varia de região, de público, de ambiente e até mesmo do próprio músico. Mesmo com todas essas variantes é interessante saber como estão sendo remunerados os vários tipos de músicos nos diferentes lugares do país.
    No meu caso estipulei uma tabela com os trabalhos mais corriqueiros aqui na minha cidade e região. Claro que tomei por base o que se paga por aqui. Todos sabem o quanto deveria ser mais valorizada a profissão de músico, mas também não podemos cobrar um "absurdo" (pra não dizer justo) pois nunca pagariam.
    Eis a relação, lembrando que sempre atuo apenas como instrumentista:
    > Barzinho (3h) - R$ 150
    > Cerimônias religiosas festivas (casamentos, aniversários, etc.) - R$ 100 a R$ 150
    > Cerimônias religiosas fúnebres (missas de 7º dia, corpo presente, etc.) - R$ 50 a R$ 100
    > Eventos particulares (3h) - R$ 150 a R$ 200
    > Eventos sociais (festivais, prefeituras, clubes, etc) - R$ 100 a R$ 200
    > Eventos em datas especiais (carnaval, natal e ano novo) - R$ 300

Antes eu costumava fechar formações de banda, principalmente pra fazer baile, mas dava muito trabalho e o pessoal vivia chorando, então resolvi ficar apenas no freelancer mesmo.
    Claro que são valores que podem flexibilizar conforme a necessidade/oportunidade, mas preciso de um ponto de partida!

clebergf
    Veterano
    # set/14 · Editado por: clebergf
    · votar

Lelo Mig

De boa.........

Pefeito!!!

makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar

Lelo Mig
    Você vai me dizer que não têm comparação um músico e um servente de pedreiro? Porque não? somos melhores que eles?

Lelo, pelo menos eu sempre me considerei um operário da música, então não sou lá muito melhor que um servente de pedreiro. As ferramentas é que são outras...hsahshsa!

A peça "O Contrabaixo" do Patrick Süskind tem uma comparação curiosa: um músico de orquestra é apenas um operário de casaca. Trabalha com as mãos assim como outros operários!

Aliás, recomendo a leitura dessa pequena peça (existe publicada em forma de livro) sobre as desventuras de um músico comum, que não é um artista. É apenas um executante.

entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

Músicos ganham bem menos do que advogados, logo, músicos são piores do que advogados.

makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar

entamoeba

Lógico que não. Advogados são a escória da humanidade. Isso é um fato conhecido!

Hahsshaa! Brincadeirinha hein...

Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

makumbator

"Hahsshaa! Brincadeirinha hein..."

"Certa tarde, um bem sucedido advogado estava em sua limusine indo para seu sitio, quando viu dois homens maltrapilhos comendo grama ao lado da estrada.
    Ele ordenou ao motorista que parasse, saiu do veículo e perguntou:
    - Por que vocês estão comendo grama?
    - Porque nós não temos dinheiro para comprar comida, respondeu um dos homens.
    - Bem, você pode vir comigo para o sítio disse o advogado.
    - Senhor, eu tenho uma esposa e três filhos aqui.
    - Traga-os também replicou o advogado.
    O outro mendigo disse:
    - Mas, senhor eu também tenho esposa e seis filhos.
    - Eles podem nos acompanhar também!

Todos se acomodaram como puderam na limusine, e quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse:
    - O senhor é muito gentil. Obrigado por levar-nos a todos com o senhor.
    O advogado respondeu:
    - De nada !!! Vocês irão adorar meu sitio. A grama esta com quase um palmo de altura !!!!!"

engMaciel
    Membro Novato
    # set/14
    · votar

Mas e um músico que acompanha uma banda famosa, quanto chega a ganhar?

Lelo Mig
    Membro
    # set/14
    · votar

engMaciel

Há uma "tabela da Ordem", mas depende mesmo de ter um bom patrão.

Tem uns famosos que chegam a pagar R$2.500,00 por show.

israel tognolo
    Veterano
    # set/14 · Editado por: israel tognolo
    · votar

null

segue pagina da OMB com tabela de cachês...
    confesso que não vi um lugar sequer que segue esta tabela, talvez a OSESP, orquestras renomadas, alguns artistas mais conceituados e só!

http://www.ombes.org.br/cache.html

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Cachê Atual Músicos da Noite