Deep Purple e Jon Lord passado e atual. Novo Capital Inicial sem tecladista

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# jan/06 · Editado por: Theo22


DVD Deep Purple - sobre o que assisti
New, Live & Rare, The Vídeo Collection.
São 15 sucessos da banda, volume 1.

Começa com Perfect Strangers, um clip, depois Black Night ao vivo em show, ambos em 1984

Ae no final tem umas coisas mais novas de 1996, onde trocou o guitarrista. Curti o jeito que ele atuava no palco, bem diferente e o Jon Lord se transformou em outro.

Pra ser sincero, gostei mais do oitentão, muito mais Jon Lord, muito mais presença do hammond, sem falar no guitarrista, que curti pacas. Ouvindo e olhando as coisas atuais do DVD, o organ do Jon Lord sumiu, virou Pop e Rock. Só último show, que é Speed Kings, Moscou 96, tem até um dueto, duelo, sei lá, com o outro guitarrista, onde o organ tem uma participação maior nessa música, e não fica só de harmonização, mas sim complementa a música e a gutiarra.

Finalizando, cadê aquele cara maluco do cabelão, mo estranho dos anos 80? Jeito maluko de tocar, mas nada extravagante... é uma pena que Jon Lord tenha perdido aquele jeitão do começo, e abanda tenha tirado seu som.

Posso ta dando umas variadas por isso postei aqui, não tenho muito tempo de pesquisar, mas nada melhor ler opiniões e explicações.

Capital Inicial - Seu último DVD
Alguém sabe pq o tecladista, que já tocava pouco, saio de vez? E pra ser sincero, ouvindo Fátima com o arranjo com teclado e sem o teclado, prefiro realmente o com teclado, ta mais completa, apesar de ta legal também a nova versão deles.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


Putz, não devia comentar num tópico que comete o sacrilégio de misturar Deep Purple com Capital Inicial como se fossem bandas da mesma geração e importância...

;)

Mas lá vai. No Deep Purple, o som da banda foi mudando conforme a época. Nos anos 80 e 90, com mudanças de formação e de perfil das paradas de sucesso, não cabia mais aquele som pesadasso, experimental, viajandão, cheio de duelos de guitarra e hammond. O que cabia era um sozinho mais plastificado, e coincidentemente nesta época, o órgão hammond tbém saiu da "moda". veja que o próprio Lord começou a experimentar com synths digitais nessa época pra acompoanhar "os novos tempos". E com o tempo foi chegandoi a idade e os sintomas do abusod e drogas, e claro que o Lord foi sentindo.

Quanto ao Capital Inicial, nossa, eles voltaram??

;)

Banda boa: www.bigelf.com

Theo22
Veterano
# jan/06 · Editado por: Theo22
· votar


entendo...

Deve ter sido difícil pro Jon Lord sair de uma linha como aquela dos anos 80, pra ficar nessa coisinha tão simples...

Eu prefiro muito mais Deep Purple origem, não que o atual esteja ruim, mas é que falta aquela roupagem forte e única que não existe mais. Quando ouvi as músicas de 96 no DVD, nossa, que isso, em termo de hammond, caio uns 90%. Eu sou dessa segunda geração, e nem por isso prefiri essa mudança deles.

Jon Lord ficou com o som camuflado, escondido, pior que as bandas pops po aí, pois no J.Q, o Márcio tem um ganho até maior no hammond, bem mais presença na música pra igual.

Capital tem umas músicas boas cara, claro que Deep Purple e Capital é como água e óleo, mas como queria economizar tópico, resolvi fazer essa fusão maluka.

Theo22
Veterano
# jan/06
· votar


Ah, to baixando as músicas dessa banda! Alias, já conhecia esse site, mas não deu pra baixar. Depois posto algum comentário sobre Bigelf.

Deep Purple
Eu acho que os shows deles eram bem mais lotados antigamente....

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


Cara, não entendo pq vc se refere a Deep Purple e Jon Lord como anos 80. Nos anos 80, já faziam uns 20 anos q eles tavam fazendo sucesso (sem contar os hiatos), o Lord redefiniu os teclados no Rock and Roll foi no final dos 60, começo dos 70. Se vc quer ouvir um bagulho foda pegue os discos dessa época. Qualquer um, antes q vc me pergunte "Me indique um disco, bla bla bla".

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


Ouvindo e olhando as coisas atuais do DVD, o organ do Jon Lord sumiu, virou Pop e Rock

68-69 = Pop Rock Antigo com algo progressivo/blues/rockn'roll ( bem de leve )
70-73 = Hard Rock / Heavy Rock com ainda influências blues/rockn'roll ( mais pesado )
74-75 = Hard Rock / Heavy Rock com toques mais fortes de Funk e mais grooves/swing
84-91 = Fase mais pop do DP, o Perfect Stranger não é um álbum tão pop, mas THoBL, KoD... são tudo mais pops, mas ainda com toque de Purple
93 = Um pouco mais feliz o som deles, menos pop que antes, mas ainda com toques pops, mas bem de leve
95 - 2005 = Nada de mto pop nessa fase, tirando o Bananas que tinha a Haunted, que é uma baladinha bem pop! Do resto é tudo coisa fina, só que mais feliz do que antigamente!

Enfim, na minha opinião o Lord só ficou meio apagado nos discos de 74-75, mas mesmo assim nem tão apagado!
A fase com o Steve Morse tem presença do Hammond do mesmo jeito, aliás ele até ficou um pouquinho mais virtuoso ( utilizando um pouco mais frases rápidas )
Não vejo nenhuma mudança drástica assim como vc disse!

Só último show, que é Speed Kings, Moscou 96, tem até um dueto, duelo, sei lá, com o outro guitarrista, onde o organ tem uma participação maior nessa música, e não fica só de harmonização, mas sim complementa a música e a gutiarra.

É um duelo, típico da época mais antiga do Purple, Speed King é do álbum In Rock, de 1970, primeiro álbum pesado do Purple!
O "outro guitarrista" é o Morse

Aliás, vc diz tanto outro guitarrista que dá impressão que foram 3 guitarristas... nesse DVD só tem o Morse e o Blackmore!
o DP teve o Bolin tb, mas ele morreu cedo, só fez um disco... teve Satriani tb, mas não gravaram nda


Finalizando, cadê aquele cara maluco do cabelão, mo estranho dos anos 80? Jeito maluko de tocar, mas nada extravagante... é uma pena que Jon Lord tenha perdido aquele jeitão do começo, e abanda tenha tirado seu som.

??????????????????????????

Ele só prendeu o cabelo, mas... continua tocando igual...

E com o tempo foi chegandoi a idade e os sintomas do abusod e drogas, e claro que o Lord foi sentindo.

Até onde sei, o Jon Lord não usava drogas, só fumava cigarro normal! Ele reclamava do Hughes e do Coverdale por usarem...

Theo22

Eu acho que vc tá mto confuso ainda... não dá para tirar base assistindo esse DVD meia boca que vc tem, afinal o próprio nome diz... New, Live and Rare...
Procure ouvir tudo, dpois emitir sua opinião com mais segurança

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


Até onde sei, o Jon Lord não usava drogas, só fumava cigarro normal! Ele reclamava do Hughes e do Coverdale por usarem...

Usava sim, e pesado. No começo da década de 80, até o Perfect Strangers, ele teve problemas sérios com cocaína e álcool. Aliás, tem uma entrevista famosa dele em que ele disse que só aceitou virar "funcionário" do Coverdale no Whitesnake dessa época pq tava fudido e endividado por causa do vício. Mas aí ele superou o lance e ficou limpo depois de véio.

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


tá explicado o pq da criatividade ahuahuah

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


tá explicado o pq da criatividade ahuahuah

hahahaha, daqui a pouco chegam as freiras moralistas dizendo que isso é um absurdo e que nunca mais vão ouvir deep purple.

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


The shows were sold out and the albums - In Rock, Fireball, Machine Head, Made in Japan, Who Do We Think We Are? - all went platinum. They made a wodge of money, concedes Jon, but their managers made more. Yet despite the excess (they also had their own plane, naturally), Lord steered clear of drugs. "I can say hand-on-heart we were never really a drug band. My Dad bought me my first pint and I was still very much a lad from Leicester, you know. "I experimented with drugs, of course I did. I smoked grass, but it left me sitting in a corner, introspective and giggling to myself. "I had a brief flirtation with cocaine in the late 1970s but, to be honest, I don't really like being out of control."

Lord was most charming, chatting with interviewer Cohen for over two hours. He spoke at length on classical music, politics (he's a libertarian and believes in laissez faire government), and drugs, which he detests. Jon, like all the members of Deep Purple, loves booze

Parece que o negócio dele era mais cigarro e breja!
Nada à ponto de E com o tempo foi chegandoi a idade e os sintomas do abusod e drogas, e claro que o Lord foi sentindo. acho...

Até ele diz que o Coverdale insistiu para ele entrar no whitesnake!

David Coverdale was looking for someone to become the new ivory tinkler in his new outfit, Whitesnake, and Lord fitted the bill. "He wouldn't take no for an answer. I harboured no ambition to be Whitesnake's keyboard player, but he was very, very insistent." Persuasive Coverdale might have been, but financially generous he certainly wasn't. "I was in Whitesnake from 1978 to 1983 and he paid me abysmally! I complained regularly and he'd say 'Ok, leave it with me', but it never changed. "It was a good laugh - that was the main reason I stayed in the band.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


Li isso que te falei numa entrevbista antiga da Cover Teclado se não me engano. Já tinha lido também essa aí que vc postou no Pictured Within. Mas enfim, essas entrevistas e artigos são pontos de vista diferentes, que escritos de maneiras diferentes e por pessoas diferentes dão a entender várias coisas.

Theo22
Veterano
# jan/06
· votar


kevinmoore
Ae cara, valeu, realmente fiz uma lambança, deixa-me explicar melhor.

84-91 = Fase mais pop do DP, o Perfect Stranger não é um álbum tão pop, mas THoBL, KoD... são tudo mais pops, mas ainda com toque de Purple

Das músicas nesse DVD que ouvi, a época que mais me agradou no geral, banda e Jon Lord, foram às músicas feitas de 84 a 88.

1 Perfect Strangers 84 -
2 Black Night 84 -
3 Knocking At Your Backdoor – 84 até essa que é mais calma, tem uma dosagem melhor e maior de organ.
4 Nobody's Home - 85
5 Gipsy's Kiss - 85
6 Space Truckin - 85
7 Bad Attitude - 87
8 Call Of The Wild -87
9 Hush – 88

Nunca tinha visto isso antes, aqui o cara balançava até o setup dele em palco, adicionava a música bem mais que só harmonização, mas ele completava a música junto com o guitarrista (Blackmore).

O que houve? Mudanças mudanças como já foi me explicado...

Daqui pra frente, as músicas que tem nesse DVD são boas, mas aquela participaçÃo ativa do organ ficou bem light, nada de solos, Jon Lord ficou só na harmonização, a banda ficou na linha do Hard Rock.

10 King Of Dreams - 90
11 Love Conquers All -90
12 Woman From Tokyo - 95
13 - Perpendicular Waltz 95 -
14 – Sometimes i Fell Like Screaming – 96

Lord nessas músicas ficou mais olhando, ouvindo o guitarrista tocando, que pra se mesmo. Até os closes foram escassos, perece que a produção queria sumir com o Hammond.

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


6 Space Truckin - 85
2 Black Night 84 -

Space Trucking é de 72, do Machine Head
Black Night é um single de 70-71...

12 Woman From Tokyo - 95

Essa é de 74, do Who Do We Think We Are

O resto tá certo mesmo!
Mas realmente, essa parte final só tem músicas menos "tecladísticas" mas é que essas são assim, mas naum todas da época são assim!
Saca? Isso que eu quis dizer, mas faz sentido a sua colocação dentro deste contexto!

Mas a Woman From Tokyo original tem uma pianeira mto massa!
Depois tente ouvir! É bem massa!

Se vc assistir/ouvir os mais antigos de 70 até 75 vc vai pirar hehe
São ainda melhores que esses!

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


Mas eu entendi o negócio das datas, é q os shows eram destas datas... só quis te dizer as datas originais

Theo22
Veterano
# jan/06 · Editado por: Theo22
· votar


Exatamente, as datas foram do DVD, então deve ter alguma modificação comparando antiga. É tanto que na Woman From Tokyo que rolou em 95 nesse show que o DVD mostra, eu ouvi o piano, mas é uma base/solo fast que ele faz, e tão logo volta pro organ baixinho. Garanto que a batata foi toda passada pro guitarrista, o Morse.

Enfim, fiquei com vontade agora de ouvir Deep Purple anos 70.
Curti os anos 80, mas acho que ouvi muito pouco dos anos 90 em diante, pra formar uma visão de quem conhece.

Eu curto as coisas que o Márcio do Jota Quest rolou naquele show em Minas, mas realmente é muito mais complexo esse som pesado do Jon Lord. É tanto que tentei rolar algo e nossa, meu setup não aguenta, além do meu conhecimento estar bem abaixo pra partir pra essa levada no organ.

Jor Lord foi o bixo no organ e tinha um jeito único, pena que eu não consegui levar essa imagem pros dias mais atuais. Eu acho que devia ter assistido de trás pra frente.

Mas tudo vai se modificando aos poucos né, seria complicado manter mais 10 ou 20 anos com o mesmo som. A guita dominou!

Theo22
Veterano
# jan/06
· votar


Banda boa: www.bigelf.com[/i]
Pelas músicas que ouvi até agora, gostei de, 04 Disappear e 02 Bats In The Belfry II.
Vou procurar baixar o que for possível, me interessou o som deles.

Tem alguma música especial que eu não posso esquecer de baixar?

E quanto ao Deep Purple anos 70, quais foram as principais músicas dessa década?

Valeu!

squee
Veterano
# jan/06
· votar


Depois que o Blackmore saiu Deep Purple é uma bosta... (Blackmore é o guitarrista antigo, de 84)

squee
Veterano
# jan/06
· votar


Até onde sei, o Jon Lord não usava drogas
hahahah

9 Hush – 88
6 Space Truckin - 85

ta loco? Hush é de 68 e Space truckin é de 72, do machine head, o classico

squee
Veterano
# jan/06
· votar


E quanto ao Deep Purple anos 70, quais foram as principais músicas dessa década?

Lazy, Smoke on the Water, Highway Star, Burn, Strange Kind of Woman, Space Truckin', Fireball... Devem ter mais, mas eu não lembro agora

Theo22
Veterano
# jan/06
· votar


squee
Valeu pelas informações!

Depois que o Blackmore saiu Deep Purple é uma bosta... (Blackmore é o guitarrista antigo, de 84)
Eu diria que ficou menos bom[/b[
Logo que ouvi as primeiras músicas do D.P., me chamaram a atenção o forte [b]organ hammond
+ aquela levada na guitarra. Assisti a alguns shows no DVD da década de 80, passei a admirar o Blackmore, pelo jeito que ele atuava em palco. Depois assistir uns shows gravados na década de 90, que se já não bastasse ta sem Blackmore, o Jon Lord, desapareceu com o som pesado do organ.

Onde está atuando o Blackmore, o que houve com ele? Sei que Deep Purple foi uma banda com algumas mudanças dos integrantes devido a problemas.

Black More e Jon Lord, formavam uma grande dupla. Na minha opinião.

squee
Veterano
# jan/06
· votar


Theo22
formavam sim, mas agora os dois saíram... deviam ter mudado de nome faz tempo. Blackmore esteve no Deep Purple de 68 até 75. em 75 ele fundou o Rainbow, saiu do Purple porque achava que o Gleen Hughes e o David Coverdale deixarama banda bem funk, e ele queria tocar rock. Em 76, com a morte do Bolin o Purple parou, mas resolveram voltar com a formação do Mk2 a ativa em 84. O mk2 é a formação clássica, que gravou os albuns mais conhecidos (Ian Gillan no vocal, Ritchie Blackmore na guitarra, Roger Glover no baixo, Jon Lord nos teclados e Ian Paice na bateria). Ritchie Blackmore saiu denovo em 93 porque tava cansado deles, tava puto com tudo e tal tal, e reuniu o Rainbow denovo, e eu não sei até quando durou o Rainbow, acho que 97. Desde então ele toca no Blackmore's Night, uma banda de música renascentista com mulher dele, Candice Night. Se você for apreciador de ervas ilícitas, talvez goste de Blackmore's Night

Theo22
Veterano
# jan/06 · Editado por: Theo22
· votar


squee
Eu li algo sobre isso, será que BlackMore foi um tanto complicado, chatinho... ou não?

Não cheguei a ouvir nada da Rainbow, mas pressuponho que não tinha nenhum organ como no Deep Purple...
Vou procurar algo de Blackmore's Night; acho que vai ser difícil achar.

O Jon Lord saíu? Também, o que ele tocava tava ficando muito inaudível. Pelos menos nas músicas que sitei acima. Então Deep Purple ta sem tecladista agora?

OBS: No DVD vem dizendo tecladista, mas Eu não considero Jon Lord um tecladista, hora, ele não tocava teclado...O_o

Que instrumento vc toca?

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


Eu li algo sobre isso, será que BlackMore foi um tanto complicado, chatinho... ou não?

Sim... MTO chato...

Não cheguei a ouvir nada da Rainbow, mas pressuponho que não tinha nenhum organ como no Deep Purple...

Tem sim, aliás o novo "tecladista" do Purple é o Don Airey, que já tocou no Rainbow

Se você for apreciador de ervas ilícitas, talvez goste de Blackmore's Night

hauahuahuah

Theo22
Veterano
# jan/06
· votar


Se você for apreciador de ervas ilícitas, talvez goste de Blackmore's Night

putz, agora que veio cair a ficha sobre ervas ilícitas...hehe

Theo22
Veterano
# jan/06
· votar


Tem sim, aliás o novo "tecladista" do Purple é o Don Airey, que já tocou no Rainbow

Que lance ele da tocando na banda, mesmo setup, piano e organ? O cara toca bem?

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


Theo22

O Jon Lord saiu pq qria fazer algo diferente, e tb ( principalmente ) pq o joelho dele não aguentava mais!
O Don Airey manda MTO bem, até o mais conservador diria que ele é quase tão bom qto o Jon Lord!
Em termos de virtuosismo acho que ele é até mais que o Lord ( ou usa mais... ) em termos de pegada ele tá quase ali!
Legal pra caramba ter saído o Lord e entrado outro cara bom, assim como o Morse, que substituiu o Blackmore!

O setup é o "mesmo", ele até está com o Hammond do Lord ( o Lord deu o Hammond para ele )
Ele usa um Kurzweil K2000 ( algumas vezes o K2500 ) para piano, o Lord usava o Micro Piano...
No último cd ele usa um Moog tb...
Mas não sei em detalhes...

rafalevita
Veterano
# jan/06
· votar


kevinmoore
Ele "DEU" um hammond????

Meu Deus.... uns com tantos e outros com tao pouco não é mesmo...

Wrvieira
Veterano
# jan/06
· votar


A não ser que eu esteja enganado, o Don Airey é o responsável por aquela introdução de órgão/synth da "Mr. Crowley" do Ozzy, certo? O cara manda muito bem.

Eu recentemente adquiri aquele DVD que conta a história da gravação do "Machine Head" do Purple. Tem um capítulo que trata só do Jon Lord e do modo como ele toca o Hammond. Pelos depoimentos, todos na banda pagam pau pra ele. E não é pra menos... O cara é foda!

Tem uma coisa que achei muito interessante: Além do Hammond dele estar ligado na Leslie, está diretamente ligado num ampli valvulado (no caso, um Marshall). Ele explica no DVD que ele estudou essa possibilidade junto com um técnico de som na época porque precisava completar o som que o Blackmore tirava na guitarra, uma vez que ele não era um guitarrista muito chegado em fazer bases. Como o som original do Hammond ficava meio que encoberto e até um pouco "bobo", como ele mesmo fala, ele decidiu ligar num ampli direto. Depois ele descobriu a dificuldade que era domar aquela "fera"...rs Palavras do Mestre...

Theo22
Veterano
# jan/06 · Editado por: Theo22
· votar


Wrvieira
Putz, que bacana ler isso, ae passa o nome desse DVD. Ele é colorido, tem legenda em portuga...

kevinmoore
Legal saber que Deep Purple continua com um "tecladista" bom.. Don Airey. Qual música posso ouvir com essa nova formação do Deep Purple?

kevinmoore
Veterano
# jan/06
· votar


Eu recentemente adquiri aquele DVD que conta a história da gravação do "Machine Head" do Purple.

Eu assisti no multishow ou no GNT!

Qual música posso ouvir com essa nova formação do Deep Purple?

Ouça Bananas e Clearly Quite Absurd ( é uma baladinha, com um solo destruidor de Hammond ).

Se gostar, puxe os dois álbums com ele: Bananas e Rapture Of The Deep!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Deep Purple e Jon Lord passado e atual. Novo Capital Inicial sem tecladista