Juno D Limited Edition - Falta Peso!

Autor Mensagem
ThePlague
Veterano
# ago/14


Olá pessoal, tenho um Yamaha PSR 340 que usava pra tocar em eventos da igreja para não precisar levar o meu CASIO Privia PX3 que apesar de leve é grande, quanto à sonoridade dos dois teclados, sem problema.

Adquiri um Juno D Le recentemente pra dar um upgrade no som, ao invés de levar o Yamaha levo o Roland agora, mas estou com o seguinte problema: O som não tem peso nenhum!

O PSR da Yamaha dá show no Juno, tem um piano cheio e pesado, e tocando com o pedal fica show, já o Juno fica magrinho magrinho, o som simplesmente não incorpora, qualquer timbre que eu use.

O que soa bem no Roland são os Strings, Corais, os órgãos são fraquinhos mas ainda "enchem" o ambiente, já os pianos acústicos são mortos, os elétricos de morrer de raiva, tão podres que são.

Alguém aí sabe se existe alguma edição no bichinho que dê uma melhorada na sonoridade?

O som é sem peso tanto mono quanto estéreo, em qualquer setup de som.

Obrigado

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Dê comiada a ele...... :P

Synth-Men
Veterano
# ago/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


silvG8
Dê comida a ele...... :P

kkkkkkkkkkkkkk!!!! Ou coloque uns pesos de chumbo.

Perca o amigo mas, não perca a piada.




Meu caro! Bom dia.

Espero que não esquente com nosso senso de humor. Desculpe qualquer coisa.

Você sabe qual a diferença do PSR 340, Privia PX3 e o Juno D?

É que o PSR 340 e o PX3 já vem tudo pronto, é só apertar o botão e o piano, string estão lá.

E o Juno D? Não.

Apesar de todos os botões, tem que dar uma editada nos sons. Tem quem considere isto ruim, tem que considere uma dádiva.

Você já ouviu falar no programa Juno D editor? Ele vem junto ao teclado. Procure também o manual em português, pois geralmente estes teclados que não vem com tudo pronto, tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito à oferecer.


Tem um link aqui que pode te ajudar na iniciação de edição de todos os instrumentos: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/166974/

Dá mais uma pesquisada no fórum e no youtube.

Abraços

ThePlague
Veterano
# ago/14
· votar


Boa essa, kkk.

Eu ouvi falar do editor sim, na realidade já tive um Juno-G e o bixinho também falava baixo no PA também e não teve jeito mesmo, nem com reza braba, kkk.

Eu tenho o manual dele, vou dar uma lida e também vou seguir as programações do link que você me enviou, parecem promissoras.

O que mais me irrita é como o som fica "soft" e não "casa" com a voz "simpateticamente", algo como as cordas do piano vibrando juntas, o som não fica uníssono.

Vou seguir as dicas e postar de volta com os resultados, no mais agradeço muito a ajuda.

TrebleH
Veterano
# ago/14
· votar


Cara, se você já teve um Juno G... então já deve saber que a tendência da linha Juno não é gritar muito no PA, certo?

O Juno D é muito inferior ao G em termos de sons... e, além disso, é um sintetizador. Logo, você vai ter que editar sons para que eles fiquem ao seu gosto. Se possível, dê uma equalizada na mesa... analise bem os ganhos do teclado... os efeitos inseridos... etc. É um teclado que não fala muito, mas com ajustes ele pode melhorar consideravelmente.

ThePlague
Veterano
# ago/14
· votar


Certo, achei que apesar de ser inferior ao Juno-G por ele ter um processadorp sonoro diferente do Juno-G teria uma sonoridade "normal" como a de um PSR.

Grato!

freitas_silva
Veterano
# ago/14
· votar


Olá amigo, já possui um Juno D Le e posso te afirmar com absoluta certeza que os timbres gritam no PA sim! Claro que nós não vamos comparar com TOPs pois a qualidade dos circuitos é bem inferior num entry como o Juno D, porém com edição os timbres podem chegar a resultados bem bacanas.

Acho que um disputa entre o PSR e o Juno seria em parte injusta, pois um synth tem muito mais a oferecer que um arranjador em termos de manipulação de timbres. Inclusive o D Le tem uma amorstra sampleada de piano acústico, se eu não me engano, está lá nos presets como GrandPiano 88 Le.

Com boa edição pode se conseguir timbres bem melhores que um PSR. Dê uma olhada no manual e estude um pouco sobre edição no Juno, que por sinal considero bem descomplicada, só que um pouco trabalhosa devido a interface cheia de menus e páginas. Pra isso, o software editor é a melhor saída.

E outra, ao programar timbres, teste sempre em bons equipamentos de som e bons fones, para que não haja um mal julgamento. No mais amigo, siga em frente com seu Juno D Le!

Edson Caetano
Veterano
# ago/14
· votar


freitas_silva
Gritar no PA qualquer instrumento grita, basta abrir o volume, agora ter peso é outraaaaa história, me desculpe, mas o Juno D não tem conserto para isso, só trocando de máquina

Quanto a chegar nos PSRs dependendo do modelo, chega sim, isso eu concordo

fernando tecladista
Veterano
# ago/14
· votar


agora ter peso é outraaaaa história, me desculpe, mas o Juno D não tem conserto para isso, só trocando de máquina
até dependendo do cara dá uma acertada edita, e vive com isso

tem edição lá, mas você não faz bolo doce se tiver pouco açucar em casa
você supre com mel, acuçar mascavo.... mas não vai ser o mesmo bolo porque você quer o sabor de açucar refinada...


e trocar de máquina não quer dizer "venda a sua que vale uns 2.000 e compre outra no mesmo valor"
não vai ser Di, nem MM6... que vai resolver o que você quer

---------------------------------------------------------------------- --------
outro lance é o que você define como peso? falta de graves? ou seria presença?

meus melhores timbres de piano em banda foram os que mais soavam sem peso em casa

porque em casa da vontade de socar grave, sentir o grave subir das teclas na sua mão subir nas veias....
só que isso não funciona em banda ou lugar grande
banda já tem o baixista, já tem o bumbo e surdo da bateria, já tem a acústica do local que vai rebombar grave pra tudo lado
ai pega o teu timbre cheiro de grave que vai brigar com tudo isso e vai ser uma suruba de frequencias e teu piano vai ficar sumidão

você ou o operador do P.A. vai achar que teu teclado tá alto já que cada vez que você toca um dozão embola com o baixista, nessa hora resolve abaixar o volume do teclado, baixando o volume tudo desse, grave, médio e agudo

Synth-Men
Veterano
# ago/14
· votar


Parece ser questões técnicas.

Mas não questões técnicas dos modelos de teclados, mas sim de acústica, operação de PA, equalização, ambiente, edição de timbres, etc.

Compreendi totalmente a situação do ThePlague, pois já toquei em igreja, e o teclado é que era a banda da igreja. Um "dozão grave" seguro no pedal me ajudava muito.

Esse é o costume dele. Plugar o teclado, escolher o piano e mandar ver. Mas desta vez, ele pegou um modelo que não possibilita fazer isto. Não significa que é o teclado do Armagedom e que comprar outro irá salvar o mundo.


Quando eu pegava um com menos "Punch", tinha que me virar, no equalizador, mesa de som, amplificador. O teclado era diferente, mas o som tinha que continuar agradável ao publico, mesmo com características diferentes. Procurava também mudar o repertório. Exemplo pratico é a diferença dos sons de Roland E-500 para um Technichs KN920. Toquei muito nos dois.



Já vi bandas com teclados Nord, guitarra Fender, baixos Yamaha, baterias RMV, mandar um som muito ruim para o PA, mas muito ruim mesmo. Canso de ver Motif, S90, Clavinovas, pianos Roland, mandar sons ruins para o PA.


Já vi PSR 170, 215, CASIOS e outros baratinhos enviar ótimos sons para o PA. Já vi tocarem em grandes eventos com PSR bem baratinhos. E o som estava excelente.

Já vi órgãos de pedaleiras antigos de marcas nacionais, dos anos 80, saírem muito bem no PA. Já vi teclados caros com a finalidade única de emitir sons de órgão, enviar um péssimo som ao PA.


Reparem que eu falei que vi diversos modelos enviando o som ruim para o PA. Mas o que mais vi, foi o PA estragando o som bom que saiam de todos eles.


Como as pessoas resolviam estes problemas a 10, 15 ou 20 anos? Os teclados "pau para toda obra" não vinha com edição de timbres. Comprar outro era quase impossível. Vender um teclado usado então, era como ganhar na loteria.

Um piano acústico, violão, guitarra ou baixo de verdade, não é capaz de dar um grave estéreo, subwoofer, loudness, com 24bits e 96Hz, balanceado. Mas o teclado tem que dar de qualquer jeito. Por que?

Nas bandas, tem que usar o bom senso. É do DÓ CENTRALl para cima. A não ser que a banda tenha arranjos próprios e ensaie para se apresentar. Mas no quem "sabe faz ao vivo", É do DÓ CENTRAL para cima,

Não tem jeito. Antes de qualquer coisa, tem que esgotar todas as possibilidades. Tanto nas edições do teclado e equalização do PA.

Após passar pela experiencia de esgotar todas as possibilidades, ai sim vale a pena emitir uma critica negativa ou positiva de certo modelo de instrumento e de certos modelos de PA's, pois parece que até hoje, todos os PA's são perfeitos e os teclados (alguns modelos, novos ou antigos), causa de todo o problema.

jrpianissimo
Veterano
# ago/14 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Tem um Pai de Santo lá no maranhão que resolve o problema do seu teclado brother...hehe

Cara, se puder trocar de teclado faça-o. Se não, tente fazer milagre. Porém, me pareceu que para vc basta encontrar uma sonoridade melhor... então valem todas as dicas dos amigos acima. Dica: tive esse teclado ha uns 5 anos atras...edita o timbre de piano daqueles que ficam por ultimo na lista, um q lembra o do xp que esse aparece melhor que os outros.

Aos amigos que teorizam aqui sobre PA, qualidade dos cabos, cueca da sorte, varinha mágica da sininho e todas essas ladainhas; esquecem que um humilde X5D não precisa de nada disso.

fernando tecladista
Veterano
# set/14
· votar


jrpianissimo
Aos amigos que teorizam aqui sobre PA, qualidade dos cabos, cueca da sorte, varinha mágica da sininho e todas essas ladainhas; esquecem que um humilde X5D não precisa de nada disso.

uma coisa são PAs de festa do caqui onde um empresa é locada pra sonorização
outras as vezes são algumas igrejas que tem alguem responsavel pelo som e esse responsável pagaram até curso de mixagem pra ele
a compra do PA foi chamado alguém pra elaborar um projeto de acordo com a a acústica do local e dizer o que precisava ser comprado e o projeto seguido

outro como boa parte é um catado de caixas que alguem compradas ao acaso, o PA foi comprado na loja mais barateira da cidade que empurrou todas as tralhas encalhadas da loja

ai o "cara do som" que ajuda de boa vontade, nunca fez um curso, nunca teve outras experiencias, mas adota a risca os conselhos dos amigos, deixar um sorriso no equalizador, socar reverb na voz e tuchar grave no bumbo, no teclado corta o médio porque ai fica bonito, pra microfonar o ampli da guitarra você passa o cabo pela alça e coloca um mic unidirecional virado pro chão...

vai dizer que PA é só teoria

Synth-Men
Veterano
# set/14
· votar


jrpianissimo

Aos amigos que teorizam aqui sobre PA, qualidade dos cabos, cueca da sorte, varinha mágica da sininho e todas essas ladainhas; esquecem que um humilde X5D não precisa de nada disso.

Então nem o pai de santo do Maranhão vai dar jeito. Também há pessoas que acham que o X5D não tem peso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/150829/

O interessante é que no tópico citado como exemplo, tem um usuário que conseguiu fazer com que os pianos do X5D, ficassem bons com a edição. Foi o único que tentou.

Pessoas para achar modelos A, B, C e D, ruins, com som magro, fraco, fino, bom, gordo, grosso, opaco, brilhante, tem estatisticamente se mostrado maior do que os que tentarão "apenas verificar" outras alternativas para "tentar" melhorar.

Gosto realmente é algo que não se discute ou se põe em pauta.

Ler o manual, editar, saber operar o básico de uma mesa de som, equalizador, amplificador, (coisas que podem tornar o tecladista totalmente independente nos locais de shows e apresentações), poucos ao menos tentam. Salvo aqueles que não sabem ou estão acostumados com outros tipos de equipamento.

Conforme descreveu o amigo fernandotecladista: - outro lance é o que você define como peso? falta de graves? ou seria presença?

O que é peso de forma geral?

Tem teclados que iremos apertar o botão e TCHAM! Estará tudo lá. O piano 01 será o principal e o melhor, já equalizado e editado, para toda as ocasiões. Outros... Não.

Tentar algumas alternativas ainda é mais fácil do que trocar ou comprar outro teclado. Se estas formas de verificação para melhoria, não der jeito e for realmente necessário trocar o teclado, para trabalhar, que assim seja.

Edson Caetano
Veterano
# set/14 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Não gosto de emitir notas tão taxativas sobre teclados como eu fiz acima, ainda mais eu que sempre acho pontos positivos para se segurar, mas o Juno D me esgotou todas as possibilidades, ficou o trauma sim, e não é falta de experiência ou estar acostumado com outras máquinas e sim porque este teclado é ruim mesmo

Repetindo,volume "alto" até um radinho de pilha consegue, portanto, certamente que ter peso no PA não é soar alto como muitos imaginam, barulho qualquer coisa plugada consegue ( e sim PA tem uma ciência toda envolvida e muitas vezes o que vemos são caixotes empilhados kk)

Então na nossa famosa sinestesia musical, ter peso é um som gordo, cheio, definido, com o amplo espectro de freqüências disponível em qualquer volume sem embolar e por aí vai, um conjunto de características

Mas um instrumento é caro, para comprar um é díficil, então o músico age com emoção e defende seu equipo acima de tudo, hoje posso ser bem razão e me dar ao luxo de separar na minha lista negra alguns modelos e o Juno D está nela... Decepção total com ele, exclusivamente o modelo e não a marca ok kkk

Por incrível que pareça, no que tange trocar 6 por meia dúzia, existem opções de teclados no mesmo preço de um D, mesma categoria entry level, que fazem muito bonito e são bem competentes ... Mas tudo tem seus limites claro

ThePlague
Veterano
# set/14 · Editado por: ThePlague
· votar


Caros companheiros, agradeço a participação no tópico.

Ainda não consegui editar nenhum timbre satisfatóriamente porém descobri um timbre de piano acústico que soa satisfatóriamente no Louvor, o 88KeyPiano4. Mas tem um porém, tenho que me limitar há algumas teclas antes do C4 e depois do C4, caso eu mande um acorde com C4, E4, G4 por exemplo (C Maior), não soa bem, então mando um G3, C4 e E4 e fica show.... Para complementar eu faço a base oitavada (quando não colide teclas), e por aí vou, me restringindo nas teclas e o som fical pegal, com peso e elegância, faz até lembrar um Clavinova.

Caso fosse comprar um teclado hoje em dia eu teria comprado um Roland XPS-10, no quesito bom-e-barato, mas não tinha ouvido dele quando comprei o Juno-D.

Vou fazer um experimentos mais no final de semana retorno aqui com as minhas descobertas.

Grato!

Synth-Men
Veterano
# set/14
· votar


Edson Caetano

Sim. Tem teclados que fazem o cara chorar.

Além de esgotar as possibilidades, esgotam também as calorias, testoteronas e circuitos neurológicos.

Só dando duro mesmo para conseguir outro.

J.GTcls
Membro Novato
# set/14
· votar


Com o Juno Di é a mesma Fita rss O som Do meu Psr E433 ( Só o Piano) Dá Show em cima do Juno ( Só qdo está Amplificado, porque No Fone o DI Arrebenta.)

E estou numa Briga danada Pra Conseguir um Som legal Na Roland KC300 da Igreja, ela serve como Retorno. Ligo Dois Cabos Monos. E Um Cabo Esterio Pra mesa de Som que eu acho que é Sistema Mono..

O Cabo que Sai da Saída L/mono eu ligo Na Entrada L/mono da caixa..
E o Cabo que Sai da Saida R eu Ligo na Entrada R da Caixa... maaas. Se eu ligar o cabo que sai da saída R na OUTRA Entrada L/mono da Caixa o Som melhora...

Mesmo assim o Som do Piano é Sem Vida

Dá Certo eu Comprar ou fazer um Cabo que em uma ponta é DOIS PLUgs Monos e na Outra UM PLUG Estério que iria pra caixa?

E se a Mesa de Som for MOno O cabo que sai da Saida LINE da Caixa Tem que Ser mono?

J.GTcls
Membro Novato
# set/14
· votar


Compreendi totalmente a situação do ThePlague, pois já toquei em igreja, e o teclado é que era a banda da igreja. Um "dozão grave" seguro no pedal me ajudava muito.

Esse é o costume dele. Plugar o teclado, escolher o piano e mandar ver. Mas desta vez, ele pegou um modelo que não possibilita fazer isto. Não significa que é o teclado do Armagedom e que comprar outro irá salvar o mundo.


E tem Igreja Que Se o Tecladista Não For Acaba Tudo... mesmo Tendo Baixista Guitarrista Baterista..Enfim

NINO_D.BOB
Membro Novato
# set/14
· votar


J.GTcls
Vc ta imitando alguém escrevendo assim ou tem vários usuários aqui no fórum??

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


J.GTcls
Aí eu discordo, o Juno Di veio bem melhor do que o D, e este sim dá para tirar um caldo, dentro de suas limitações

Agora quanto as conexões, ligue em mono mesmo

Casper
Veterano
# set/14
· votar


Não sei definir o que é peso.

Penso que deve ser uma mistura de:

Headroom;
Resposta de frequência extensa;
Attack do envelope rápido (onde é necessário).

Esses outros conceitos subjetivos são tempo perdido.
Se o bicho tem som bom no fone de ouvido, tem que ter som
bom no PA. Das duas uma: ou o PA é um lixo ou a saída do
fone é muito diferente da saída para o PA.

O que eu sei é o seguinte: liguei duas vezes meu Moog Minitaur
em (bom) PA. Ele não tem nenhum recurso, sem efeitos, sem equalizador,
sem po**a nenhuma, e ainda por cima é mono. Mas...
As sobrancelhas erguidas são um sinal que algo acontece.
Uma nota, acertando o ponto do filtro, preenche todo espaço.

ThePlague
Veterano
# set/14 · Editado por: ThePlague
· votar


Acho que a melhor definição de "peso" é usada pelos gringos, eles chamam de "cutting through the mix".

Se o instrumento "does NOT cut through the mix" a banda vira toda vira e te olha com uma cara de espanto, do tipo WTF?

Quando o instrumento "cuts through the mix" a banda entra no groove e faz um sinal de aprovação, do tipo um sorriso de canto "oh yeah".

Algumas discussões em inglês sobre o assunto (mas de outros teclados):

"How to make a piano sound that cuts through the mix"

"Acoustic piano that doesn't get buried in the mix"

jrpianissimo
Veterano
# set/14
· votar


Esses outros conceitos subjetivos são tempo perdido.

E tempo é ouro...

Rapaz e li aí um amigo que tá tentando numa Roland KC300...

Ou seja, como sempre e por toda a eternidade, ninguém vai chegar com a solução para esse teclado aqui e esse tópico vai ser esquecido em 3...2...1....

Pronto. Falei.

Synth-Men
Veterano
# set/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


ThePlague

Algumas discussões em inglês sobre o assunto (mas de outros teclados):

"How to make a piano sound that cuts through the mix"
"Acoustic piano that doesn't get buried in the mix"
"


Meu caro, você reparou que nos fóruns gringos que você destacou, ninguém critica nenhum teclado, apenas sugere alternativas e a equalização é a mais recomendada?


Casper

...Se o bicho tem som bom no fone de ouvido, tem que ter som
bom no PA. Das duas uma: ou o PA é um lixo...


Infelizmente isto pode acontecer... Tem cada ninho de cobra e laço de passarinheiro armado por ai, que não estão no gibi.


jrpianissimo

Rapaz e li aí um amigo que tá tentando numa Roland KC300

Como retorno não teria problemas, mas para todo o ambiente, realmente não seria o adequado, mas se só tem isso, então vai...

ThePlague
Veterano
# set/14 · Editado por: ThePlague
· votar


Meu caro, você reparou que nos fóruns gringos que você destacou, ninguém critica nenhum teclado, apenas sugere alternativas e a equalização é a mais recomendada?


Eu citei os fóruns acima somente para ajudar a chegar a um consenso do que seria o tal "peso" do qual estamos falando, além do que os gringos só usam equipamento top, do tipo PC3, Nord, Motif, etc, e nesse caso basta equalizar ou escolher o timbre correto.

Exemplo:
For the Nord Stage88 Classic, I use:
Yamaha Grand (preset #1), straight, fuss with the reverb.
Yamaha Grand (preset #1), tweak the lows down, highs up.
Rock Piano (an AD patch)--it has a lot of compression, good for lead-work.

On the XS:
House Piano (it's mono): With the 3 band parametric eq.: lows down, mids up, highs 'way up.
Monaural Grand MW (Voice Pre1 A16) sounds clear.



No mais é o equipamento entry level mesmo que não ajuda.

Synth-Men
Veterano
# set/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


ThePlague

os gringos só usam equipamento top, do tipo PC3, Nord, Motif, etc, e nesse caso basta equalizar ou escolher o timbre correto.

Dureza para nós, comum para eles...


No mais é o equipamento entry level mesmo que não ajuda.

Dureza para nós capítulo 2. Principalmente depois de tentar de tudo.



Espero que encontre o equilíbrio entre o que tem e o que pode fazer. E abençoando DEUS, comprar outro teclado.

Abraços meu caro.

bravo57
Veterano
# set/14 · Editado por: bravo57
· votar


De boa já tive todo tipo de PSR da série E, inclusive 413 e 423, e dizer que o Juno di dá menos som no PA, chega ser engraçado, o PSR é só quebra galho, acontece que quem sai de PSR de iniciante não tá acostumado com dinamica das teclas de sintetizador, pois o timbre tem mais camadas. Quando se está acostumado com um PSR destes dá impressão que o Juno Di está com o Piano abafado, mas é porque a snsibilidade do PSR só altera o volume, já o Juno di dá um som mais estalado quando a pressão é maior e mais abafado quando a dinâmica é mais fraca, simulando melhor o que seria um piano acustico. Há diferença entre tocar apenas com voz, só o teclado, com banda, com orquestra... enfim, o músico precisa saber o que aplicar, em cada situção. E tem mais. Cuidado com ouvidos viciados em timbres... Um Steinway pode soar pior que um piano digital iniciante para alguns ouvidos.

Casper
Veterano
# set/14
· votar


Caro bravo57:

Um Steinway pode soar pior que um piano digital iniciante para alguns ouvidos.

Esse é um caso onde a troca de ouvidos é indicada.
Não tem como, nem forçando a barra, comparar as duas coisas.

bravo57
Veterano
# set/14
· votar


Casper
Posso ter exagerado, mas vc entendeu o que eu quis dizer. abraço

ThePlague
Veterano
# set/14
· votar


acontece que quem sai de PSR de iniciante não tá acostumado com dinamica das teclas de sintetizador, pois o timbre tem mais camadas

Eu entendo o que você quer dizer porém não é o meu caso, o PSR é quebra galho e já tive uma vasta gama de teclados que vão de Korg Triton a Roland Fantom, Kurzweil K2500, PC161, etc ,etc.

Você se refere às diversas camadas de samples que o timbre possui de acordo com o velocity aplicado nas teclas, o PSR também tem isso por sinal, mas o problema está hardware to teclado mesmo, simplesmente o som não preenche o ambiente adequadamente e como já tive um Juno-G que é superior ao Juno-D sei que é praga dessa linha mesmo, não vou falar do Di, Gi ou Stage porque nunca tive, não confunda o Juno-D com o Di, são motores sonoros completamente diferentes.

Quando toco com o timbre de piano sampleado do PSR ao término do louvor as pessoas se aproximam e dizem: "minha nossa, esse piano magnífico veio desse yamahinha ai???", já com o Juno nunca recebi elegios, kkk.

Note que o modelo domeu PSR tem um sample mais trabalhado de piano e teclas sensitivas ao toque, não é o mesmo som de plástico dos outros PSRs, caso contrário eu nunca escreveria isso aqui.

Vou ver se coloco um vídeo no final de semana.

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Juno D Limited Edition - Falta Peso!