Focusrite Scarlett [gravação]

Autor Mensagem
pauloedson
Veterano
# ago/14


gente,

como é o passo a passo pra gravar uma musica, usando essa placa de audio?!

ja consigo tocar com os VSTIs e tal... o som é muito bonito. mas baixei o "adobe audition cc 2014" e o botãozinho vermelho de gravação fica sempre desabilitado. acho que estou fazendo as conexões com o cabeamento de forma errada...

alguem poderia ajudar-me?!


obs.: estou usando Focusrite Scarlett 2i2 + adobe audition cc 2014 + prelude conecta + piano korg sp-280 + kontakt 5.3

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


pauloedson
Simples...

Primeiro, a Scarlett é feita pra gravar áudio externo em uma DAW. Sendo assim, conecte a saída de áudio do seu Korg nela e use uma faixa de áudio para gravar.

Instrumentos virtuais e etc. precisam da interface apenas para diminuir a latencia (leia-se lerdeza do computador para reproduzir o som), mas são gravados em faixas com mensagens MIDI e não áudio direto.

Nada disso é muito complicado, e o resultado final (a gravação em si, de todos os instrumentos, tanto VSTs e do seu Korg) pode ser ouvido através da Scarlett... basta usa-lá como INPUT e OUTPUT do Audition.

Boa sorte!

pauloedson
Veterano
# ago/14 · Editado por: pauloedson
· votar


Sendo assim, conecte a saída de áudio do seu Korg nela e use uma faixa de áudio para gravar.

oh silvG8!!! carissimo sou meio leigo, mas obrigado!!!

pois bem, uma ponta do meu cabo de audio p10 irei ligar onde aqui?!
http://www.amazona.de/wp-content/uploads/2013/03/Korg-004.jpg

e a outra ponta do meu cabo de audio p10 irei ligar onde aqui?! por acaso, devo encaixá-la nessa gain1 ou gain2?!
http://portalstudyjny.files.wordpress.com/2013/11/focusrite-scarlett-2 i2.gif

pirovani_es
Veterano
# ago/14 · Editado por: pirovani_es
· votar


Se vc for gravar os sons do Korg mesmo, conecte na saíde de audio do teclado (LINE OUT). Se for gravar em mono, use só um cabo P10 na saída indicada para mono (L/mono). Caso queira gravar um sinal estéreo, use dois cabos P10. Bem simples...
Acredito que tanto faz o canal a ser usado na interface. Como vai gravar um instrumento, vire a chave do canal para o lado do instrumento (INST).

Mas, como já foi falado, se vc for gravar APENAS com os próprios vst's não será necessário cabo de audio passando pela interface. Use somente uma conexão midi entre teclado e seu computador.
Talvez seu problema seja esse. Neste caso, o sinal gravado deve ser um INPUT: MIDI (não sei como vai estar nessa DAW).

Espero que dê certo aí!

pauloedson
Veterano
# ago/14 · Editado por: pauloedson
· votar


gente,

nao ta sendo simples e nem ta dando certo... troquei ate de programa de gravação de audio, mas nada ainda. to começando a pensar que é problema na scarlett. mas enfim, vamos esquecer os vstis, por enquanto... e gravar só o piano korg sp-280!

1. conectei a placa de audio no notebook pelo cabo usb (a luzinha da placa fica acesa). até aqui, tudo bem
2. conectei o piano na placa de audio, usando um cabo de audio p10. no piano, liguei na "line out (L/Mono)"; na placa de audio, liguei no Gain01, deixando a chave em "inst".
3. abri o wavosaur (programa de gravação), cliquei no rec, mas nada é gravado... afffff

obs.: depois de tudo isso, ao tocar no piano, o som sai pelas proprias caixas de som do korg. outra coisa... na placa de som, somente uma luz fica acesa: o led do usb (fica ao lado do nome "monitor").

para essas duas situações, é normal isso?!

eita negocim complicado...

fernando tecladista
Veterano
# ago/14 · Editado por: fernando tecladista
· votar


obs.: depois de tudo isso, ao tocar no piano, o som sai pelas proprias caixas de som do korg...
é normal já que o teclado não sabe que você vai gravar e o fato de plugar algo nele não faz com que seja desligado os falantes
se isso te atrapalha ter som nas caixinhas, não conheço o teclado pra te dizer se ele tem algum botão ou função que corte isso, no mais coloque um plug de fone na saida de fone que isso corta o som

do que comentou parece que tá tudo certo a ligação

agora pega seu programa e clica em: option dentro desse menu clica em audio configuration

nessa janela que se abre tem lá audio in e audio out

na audio in você seleciona onde vai entrar o som que vai gravar, deve ter lá algo como "mic internal windows", e o nome da sua placa ou algo como "patati USB AUDIO patatá"

a audio out é pra onde você manda o que ouvir depois com o audio gravado, se é no PC se vai ser pra placa...
----------------------------------------------

se mesmo assim não sai nada
baixa o audacity que também é free e mais simples que esse ai, pelo menos pra testar, mas o conceito de ter que procurar o dispositivo de entrada é o mesmo

pauloedson
Veterano
# ago/14
· votar


gente,

acabei de enviar um email para o fabricante (espero que respondam). vi em uns foruns que ha, sim, um problema envolvendo essa placa Focusrite Scarlett 2i2 e alguns programas de gravação de áudio: adobe audition, por exemplo.

vamos ver qual a resposta deles... se alguem tiver uma possivel solução, desde já, fico na espera, pois as dicas dos colegas acima, infelizmente, nao funcionaram...

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


pauloedson
A Focusrite tem um suporte legal. Já precisei e fui respondido.

A sua interface é excelente... o que esta te limitando no momento é o seu PC. Nunca vi ninguém usando o Adobe Audition. Tente baixar o Audacity, que é gratuito e vai te oferecer a possibilidade de gravar varias coisas.

Synth-Men
Veterano
# ago/14
· votar


pauloedson

Aproveitando as várias boas sugestões, tens ainda a opção do Reaper.

O Reaper gratuito é capaz de proporcionar gravações de níveis profissionais, facílimo de mexer e dificilmente um vst falha (quando falha o problema é do vst na maioria das vezes) e reconhece todas as interfaces de som e midi do mercado.

freitas_silva
Veterano
# ago/14
· votar


Sua interface é excelente. Baixe o Reaper e seja feliz!

pauloedson
Veterano
# ago/14
· votar


carissimos, estou de volta!

baixei o reaper 4.72 e a gravação funfou! alias, tbm deu certo no adobe audition!

ocorre que, em ambos os programas de gravação, o audio gravado fica muito baixo e com chiado. muito embora, o volume do "gain01" na scarlett esteja no maximo, ainda, sim, fica muito baixa a gravação!

como corrigir isso?!

Synth-Men
Veterano
# ago/14
· votar


Vamos lá meu caro.

Quando você trabalha com uma interface e um aparelho amplificado como um piano digital, você deve ter alguns cuidados, isto porque desta forma acaba ocorrendo os fenômenos ganho(quantidade de sinal enviada) e volume(intensidade do sinal).



POSSÍVEIS CAUSAS DO PROBLEMA:

1 - Se você deixar o som do piano baixo e aumentar o da interface e aumentar ou abaixar no programa, o som vai sair ruim. Por que a quantidade de sinal e a intensidade do sinal que estão vindo do piano estão baixas. Então, sendo assim a volume da interface e do programa não vão compensa-las.

É como se você coloca-se uma torneira gigante em um cano de água fininho, na esperança que a torneira gigante lhe desse mais água.

2 - Se você aumentar o som do piano e aumentar o som da interface e aumentar e ou abaixar o som do programa, também vai ficar ruim.
Isto porque o sinal vindo do piano está em alta intensidade e quantidade.
A tendencia do ganho é gerar ruídos, pois a interface estaria aumentando o sinal vindo do teclado, enviando-o para o programa de forma descontrolada.

Sendo assim é como você colocar um mega-cano em uma torneirinha pequenininha e quisesse que a torneirinha controlasse todo o volume de água


3 - Cabos mal conectados ou de má qualidade (oxidados, mal soldado, frouxo, fio inadequado para cabos) - VERIFIQUE OS CABOS.


POSSÍVEIS SOLUÇÕES

1:
O ideal é você deixar o piano em 65% ou 70%, no máximo 75% e aproveitar a sensibilidade das teclas para os sons mais altos. (Vai funcionar como ganho)

Deixe a interface entre 55% e 75% ou by pass caso haja está opção. (Vai funcionar como limiter entre 55% e 75% no by pass, apenas como interface)

O volume do programa entre 70% e 80% no máximo 85% (vai funcionar como volume)


2:
- Regular o piano entre 55% e 65% no máximo 70%
- A interface entre 70% e 80% no máximo 85% (Vai funcionar como ganho)
- Regular o volume do programa entre 75% e 90% (Vai funcionar como volume).


Em ambas possíveis soluções, você deve regular os equipamentos, nas faixas percentuais descritas. Caso necessite aumentar ou diminuir esta faixa, faça com bastante "ouvido critico".

O nome disto é equalização simples meu caro. Vai regulando até achar o ideal e audível.

Pense sempre no sequinte: O som de qualquer instrumento, vai para o nosso computador em forma de sinal (não interessa qual, elétrico, magnético, digital, manual, de rodinha, manivela, código morse, telepático, latinha e barbante...)

Aí, em algum momento você para e diz consigo mesmo: - Quanto sinal eu quero enviar para o meu programa de gravação? Qual será a intensidade deste sinal que irei enviar?

Talvez seja este o problema meu caro amigo. De qualquer forma tomara que dê certo. Quero ouvir uma gravação sua depois dos seus esforços.

pauloedson
Veterano
# ago/14
· votar


Synth-Men,

obrigado pela paciencia, fera!!!

farei as tentativas sugeridas por ti e veremos como irei me sair rsrsr

aproveito este topico, ainda, para tirar so mais uma duvidas:

1. é necessario eu baixar o asio ( http://www.asio4all.com/)?!
2. pra que serve o "line" e o "inst" que ficam abaixo do "gain01" e "gain02" da Scarlett 2i2?!
3. por ultimo, pra que serve o botaozinho "48v" que fica ao lado do "monitor" da Scarlett 2i2?!

eita gente... eu tenho é abusado com as duvidas rsrsrs

Synth-Men
Veterano
# ago/14
· votar


Meu caro.

Eu não conheço a Focusrite Scarlett 2i2 pessoalmente, mas o mercado da música diz que é uma das melhores do mundo (sortudo você não?)

Mas todas elas funcionam iguais meu caro e algumas tem "algo a mais", pelo visto a sua tem o "algo a mais"

Aqui vai a explicação genérica de todas as interfaces


Line: (A famosa entrada de linha) Para instrumentos de baixa impedância (guitarra, volão, baixo, microfones, instrumentos microfonados e outros deste tipo

Mic: (Microfone) Apesar de listado acima, a entrada de microfone tem mais baixa impedância do que a entrada Line, O que a torna especifica apenas para microfones.

Inst: (Instrumentos amplificados) Tipo teclados, sintetizadores, principalmente aqueles que as vezes conectamos pela saída estéreo dos fones de ouvido, quando este não oferecem a opção line out (L/R). Caso plugue instrumentos assim, vire a chavinha se a sua placa tem e teste.

Gain: É o ganho de cada entrada (caso sua interface tenha mais de uma) (Se lembra do nosso papo anterior sobre o volume e o ganho?)

Você vai ligar um instrumento na entrada com um determinado volume. O ganho é capaz de regular a quantidade deste volume (quantidade de sinal). Geralmente se você plugar um instrumento muito alto, vai acender uma luz vermelha, se corre risco de ultrapassar, fica amarela, se o sinal está bom ou baixo, fica verde.

48V: Geralmenete, apenas para as que tem esta função, significa o indicador de energia para os microfones condensados, que necessitam da energia phantom power para funcionarem.

Monitor: Monitora/controla a saída de sinal da sua interface/placa de som:


Meu caro, pelo visto a sua placa/interface é uma das melhores que existem. Vale a pena ler o manual, traduzindo no google tradutor, deve ter mais coisa boa escondida nela ai. Parece ser uma placa muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito promissora, se tem as funções que você peguntou.

Eu me viro com uma UCA 222 da Behringer.



Quanto ao drive ASIO, geralmente as interfaces vem com o drive ASIO para instalar, a sua não veio? Servirá 90% para os VSTS e 10% para os controles reais da interface na DAW.

pauloedson
Veterano
# ago/14 · Editado por: pauloedson
· votar


Synth-Men,

continuo agradecendo a disponibilidade de vc e dos demais tbm em tentar ajudar-me!

porém, ainda nao obtive sucesso nas gravações com a 2i2. tentei essas combinações de percentagem sugeridas por ti, mas nada ainda...

na pior das hipoteses, estou pensando que comprei uma 2i2 com problema... o estranho é que quando estou usando os VSTIs (entrada/saída de fone de ouvido da 2i2 com o "line in" do korg sp-280) o som fica PERFEITO!!!

entretanto, na hora de gravar, as ondas de gravação ficam bem baixinhas. é como se os volumes da 2i2 e do korg estivessem em, por exemplo, entre 3 a 5%.

é frustrante... enviei outro email para o fabricante! eita dificuldade...

alguem sugere algo mais?! qualquer dica, tudo é válido rsrsr


obs.: seria possivel o cabo de audio está com problema?! em uma das pontas, eu uso um adaptador p10 (na verdade, o cabo original é p10/p02) para encaixar na 2i2

Synth-Men
Veterano
# ago/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


Putz cara valeu então... Bom esta explicação que dei é genérica, para todas as interfaces. Procure algo mais na internet meu caro, antes de achar que é defeito.


Eu queira corrigir e complementar algo que falei lá em cima, para não confundir quem está aprendendo, quem já sabe, já deve ter notado os erros:

Line: (A famosa entrada de linha) Para instrumentos de baixa impedância (guitarra, volão, baixo, microfones, instrumentos microfonados e outros deste tipo

Na verdade, a guitarra, violão e baixo tem impedâncias altas, porém quando conectados com cabos balanceados em uma entrada balanceada, como a sua interface parece ter, gera menos ruídos e da ao sinal transmitido um pouco mais de qualidade. Saindo assim um som melhorado.

As interfaces com entradas combos(XLR / P10) , são preparadas para receber os instrumentos com sinais de alta e baixa impedância.



Mic: (Microfone) Apesar de listado acima, a entrada de microfone tem mais baixa impedância do que a entrada Line, O que a torna especifica apenas para microfones.

Sim é verdade o que está escrito, mas existem microfones de baixa, média e alta impedância.

A maioria das interfaces estão preparadas para isto.


Inst: (Instrumentos amplificados) Tipo teclados, sintetizadores, principalmente aqueles que as vezes conectamos pela saída estéreo dos fones de ouvido, quando este não oferecem a opção line out (L/R). Caso plugue instrumentos assim, vire a chavinha se a sua placa tem e teste.

Vire também a chavinha pra o lado Inst para instrumento de alta impedância.


Nisso que dá falar tudo de cabeça...

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


pauloedson
Um adendo: você não precisa conectar nenhum outro cabo entre o computador e a interface que não o USB. Se tentar conectar um P2 da saída de headphone do computador para o P10 de entrada da interface, vai dar zebra.

pauloedson
Veterano
# ago/14
· votar


silvG8,

tranquilo! antes, eu ja estava fazendo justamente como descrito por ti:

a) 2i2 ... cabo usb ... notebook

b) piano korg ... cabo de áudio ... 2i2

mas é como eu ja expliquei: a gravação fica bem baixinha. assim sendo, vou providenciar um novo cabo de áudio, e, assim, começar a eliminar os erros!

pauloedson
Veterano
# set/14 · Editado por: pauloedson
· votar


carissimos,

a boa noticia eh que troquei o antigo cabo de audio (agora estou usando santo ângelo) e os picos de gravação foram corrigidos!!!

mas tem outra coisa: após a gravação, fui ouvir no notebook e o resultado final ficou inferior ao do que ouço quando toco no korg sp-280.

vou explicar: ao tocar no korg, os sons dos VSTIs ficam belissimos! no entanto, ao ouvir a gravação feita... o som que sai no notebook fica com qualidade inferior! mas ao fazer o som gravado sair de volta nas caixas de som do korg, o som, por incrivel que pareça, volta a ficar belissimo! hehehe

em resumo, é como se eu tivesse gravado os VSTIs em qualidade de dvd, mas ao ouvir a gravação... é como se ela tivesse sido gravada com qualidade de FM.

como corrigir essa diferença sonora?! ja que se trata do mesmo som/gravação?!

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Synth-Men
Amigo !! Está errado o que você falou ali em cima sobre as entradas da interface !!

Eu tenho uma Focusrite Scarlett 2i2, e o certo sobre as entradas dela é o seguinte:

MIC (conexão XLR): É a conexão de entrada onde o pré amplificador da interface atua no máximo (máximo ganho), para se executar gravações de microfones, os quais tem um sinal de muito baixa intensidade e precisam de uma grande pré amplificação.
Entrada com uma impedância adequada para microfones.

INST (conexão P10): A conexão de entrada onde o pré amplificador da interface atua medianamente (ganho médio), para se executar gravações de instrumentos de cordas passivos plugados na interface, os quais tem um sinal de média intensidade e precisam somente de uma pequena pré amplificação.
Entrada com uma impedância adequada para instrumentos passivos plugados.

LINE (conexão P10): A conexão de entrada onde o pré amplificador da interface não atua (ou atua minimamente), para se executar gravações do som de saída de teclados, MP3 players, CD players, DVD Players, saida de som de celulares, instrumentos de corda ativos, ..., os quais já possuem um sinal de grande intensidade e não precisam de pré amplificação.
Entrada com uma impedância adequada para fontes sonoras já pré amplificadas.
______________________

E é claro que depois você ainda tem o botão GAIN, onde você pode girar para mais ou para menos até achar o ganho ideal (ponto onde a imagem do som não clipa mas também não fica muito baixa).
Ali você faz o "ajuste fino" do ganho.

Synth-Men
Veterano
# set/14
· votar


El_Cabong

Valeu o alerta amigo.

Entrei no site e depois de uma olhada no manual e tentei corrigir também logo depois.

Falei de cabeça e de forma genérica.

Eu vi falar muito bem, desta interface nos sites gringos e provavelmente ela fará parte da minha novas quinquilharias. As coisas estão melhorando pra mim, ai da pra arriscar algo melhor.

El_Cabong
Veterano
# set/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Synth-Men
Nossa !!! É uma das melhores sim !! Estou muito contente com a minha Focusrite Scarlett 2i2.

Ela tem uma das maiores SNR (Signal Noise Ratio) em torno de 105dB.
Significa: som limpíssimo, completamente sem ruído de fundo.

Ela tem uma das menores THD (Total Harmonic Distortion) em torno de 0,002%.
Significa: som fiel, com uma distorção praticamente desprezivel.

E excelentes pré amplificadores !! Não é atoa que o dono da Focusrite é o Eng. Rupert Neve.
_____________________________________

Estamos gravando agora o nosso novo CD com ela. Já gravamos o teclado Yamaha Motif XS7, o Violão FOX com captação Shadow, A Guitarra Washburn com captação Seymour Duncan USM, o Baixo Yamaha TRBX305 com captadores YGD cerâmicos, (são ótimos instrumentos) e TUDO está ficando perfeito !! Os instrumentos ficam INTACTOS na gravação sem nenhuma perda sonora, sem nenhuma perda de harmônica; e com toda a dinâmica, brilho e peso deles.
Interfacezinha fantástica !!

silvG8
Veterano
# set/14
· votar


El_Cabong
Synth-Men
pauloedson
A interface é de fato excelente. Tenho, uso e preciso de uma maior... digo com toda certeza: será outra Scarlett. As minhas gravações com os meus analógicos são 100% fidedignas e não tenho nenhum tipo de artefato usando-a como monitorarão de toda a gravação, através de fones ou monitores (mais raramente).

Seu problema com ela com toda certeza tem mais a ver com a amplificação do som do que com a interface em si. O que precisa ser feito é o seguinte:
Na DAW - audio IN e OUT pela interface. Assim você não usa a sua placa 'porkera' do Ruindows pra gerar o som que você vai ouvir.
Na interface - monitor ON / headphone na saída dedicada. Ajuste do volume, atingindo o volume máximo sem clipar (ou somente enquanto o mixer mostrar intensidade verde).
No instrumento - nunca usar o volume no talo... um conversor ruim no seu instrumento pode introduzir ruído no sinal que não é bem vindo. Meus instrumentos não causam esse tipo de problema (atualmente), mas já tive alguns que ficavam ruins com o volume no máximo.

Synth-Men
Veterano
# set/14
· votar


El_Cabong

Eu peguei umas dicas com este cara do video e depois deste tópico, estou lendo uns manuais e especificações.

Eu fiz um orçamento de uns novos instrumentos incluso uma DIRECT BOX,, ainda faço muitas coisas de forma analógica em casa com guitarra, violão e baixo. A intenção era diminuir os ruídos. Estava pensando também em uma mesinha de uns 4 canais mesmo, somente para organizar as coisas (cabos e conexões) no meu quarto, devido a falta de espaço.

Quando eu vi as especificações da 2i2 no site do fabricante, achei mais interessante ter a Interface de Áudio. Apesar de ler tais especificações no site, ainda não tinha ouvido testemunho vivo de usuários sobre o baixo ruído e a pré amplificação com baixa distorção.



El_Cabong
Veterano
# set/14
· votar


Synth-Men
Eu fiz um orçamento de uns novos instrumentos incluso uma DIRECT BOX
Direct box é totalmente dispensável para quem tem uma Scarlett 2i2 !!!
A 2i2 já tem todos os ajustes de impedância necessários para qualquer instrumento e microfone !!

O direct box só será mais uma tralha no caminho do som para deteriorá-lo mais um pouco !!

pauloedson
Veterano
# set/14
· votar


Na DAW - audio IN e OUT pela interface. Assim você não usa a sua placa 'porkera' do Ruindows pra gerar o som que você vai ouvir.

Na interface - monitor ON / headphone na saída dedicada. Ajuste do volume, atingindo o volume máximo sem clipar (ou somente enquanto o mixer mostrar intensidade verde).


------------------

silvG8, acontece que ao ouvir o mesmo VSTI naqueles "videos publicitarios" no youtube, pelo meu notebook, o som fica muito bom!

em resumo, ao tocar, o som fica 100%, mas ao ouvir o mp3 gravado a qualidade cai... é isso q nao entendo!

silvG8
Veterano
# set/14
· votar


pauloedson
Não grave .mp3 . É o tipo de arquivo de áudio mais boca de porco que existe. Se for gravar, tem que ser .wav ou .aiff .

O lance da propaganda ser melhor do que o que você escuta, acho que é uma realidade pra quase tudo que é digital, seja software ou hardware. O que geralmente é confiável é a gravação no SoundCloud, quando vem das empresas.

Eu ainda acho que no final das contas você está com um problema ou de processamento do seu PC ou erros na hora de gravar. Leia o manual de todos os produtos que está usando.

pauloedson
Veterano
# set/14
· votar


silvG8,

blz, mas so pra esclarecer um pouco melhor (ate para os demais tbm)... com o VSTI "kawai ex pro", eu consigo fazer esse mesmo som aqui em casa

porém, depois que a gravação está pronta... o mesmo som por mim reproduzido, com o mesmo VSTI, com o mesmo notebook... nao fica com a mesma qualidade sonora que se ouve no youtube! a gravação tbm nao fica com a mesma qualidade de quando estou tocando! enfim, o arquivo de audio fica com qualidade inferior, entende?!

nao creio que seja prob nas caixas de som do notebook, pq eu ouço esse video ai do youtube no meu notebook! e eh excelente!!!

mas farei o teste usando wav e ver no que dar...

alguem mais?!

El_Cabong
Veterano
# set/14
· votar


Aqui um videozinho muito legal mostrando a Focusrite Scarlett 2i2 em ação !!

www.youtube.com/embed/5sSBwkzdAU4

JeffersonX
Veterano
# jul/15 · Editado por: JeffersonX
· votar


Ressuscitando o tópico, estou interessado nessa interface e gostaria de saber se poderia ligar a saída de fone de ouvido do meu monitor de som Roland CM30 à entrada da Scarlett 2i2. Pensei comprar também um cabo P2 Stereo e 2P10 mono para não perder o Stereo.

O propósito é fazer meus monitores de mixer. Tenho 2 teclados, um KORG Kross e um Krome, ambos ligados ao monitor. Para gravar o áudio dos meus vídeos, eu precisaria de 4 entradas. Então pensei nessa alternativa...
Funciona bem?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Focusrite Scarlett [gravação]