Fento-Synth - Sintetizador ananógico feito em casa.

Autor Mensagem
Tecladista amador
Membro Novato
# mai/14
· votar


Casper,

Tecladista amador
Membro Novato
# mai/14
· votar


Casper,

Em relação à idéia de construir um sintetizador caseiro (como esse que você produziu), eu diria o seguinte: talvez os componentes (placas, processadores, potenciômetros, etc) sejam relativamente fáceis de adquirir. E talvez até o próprio circuito dele seja fácil de ser elaborado (principalmente para quem já tem alguma noção de eletrônica). É óbvio que alguns destes mesmos componentes podem ser até mais caros (mas isso, por enquanto, não vem ao caso).

O que eu quero dizer é o seguinte (me corrija se eu estiver errado): a meu ver, o mais difícil de adquirir seriam as teclas do instrumento. Quando você vai a qualquer loja de instrumentos musicas, geralmente a maioria destas mesmas lojas quase sempre só vendem cordas. Se algum instrumento de corda (guitarra, violão, baixo, e outros) precisar de uma corda (ou um conjunto completo de cordas) para reposição, quase sempre você acha.

Eu ainda não vi (pelo menos por enquanto) essas lojas venderem teclas de reposição para instrumentos de tecla (só talvez em alguma assistência técnica, ou fazendo contato com algum fabricante). No caso, como eu faço para adquirir um conjunto de teclas para um sintetizador que eu desejar construir? Vamos dizer que eu queira construir um sintetizador com 5 oitavas (ou seja, 61 teclas). Quem me forneceria este conjunto de teclas?

Aguardo sua resposta.

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Tecladista amador:

Eu também nunca encontrei somente as teclas com
os contatos para venda no Brasil. Na verdade, desde o
início o sintetizador foi concebido para ser um módulo, para usar
com controlador MIDI. Eu uso um M-Audio.

Sobram duas opções:

1) Comprar as teclas no e-bay;

2) Comprar um controlador MIDI simples para
ser "canibalizado' (isto é, desmontado para usar
apenas algumas partes).

Eu prefiro usar como módulo, então nem me preocupo
com este aspecto.

O resto é o que o senhor disse: são circuitos relativamente simples,
nada do outro mundo para fazer.

Tecladista amador
Membro Novato
# mai/14
· votar


Amigo Casper,

Ao invés de comprar as teclas (ou um conjunto delas) pelo E–Bay (que, com certeza, não deve ser muito barato) ou "canibalizar" um controlador MIDI, creio que seria mais negócio eu aproveitar as teclas de algum instrumento antigo.

No caso, um que poderia servir perfeitamente seria um órgão da Giannini que aparece nesta imagem aqui (é o Giannini GK 6110):

https://s3.amazonaws.com/assets.enjoei.com.br/uploads/photo/image/8836 62/producible_80e4fc11-dfde-4404-b5bb-324767dc2fd4.jpg

Ele é do tamanho que eu gosto (5 oitavas). Eu só aproveitaria as teclas dele, e alguns poucos componentes. E como eu tenho um conhecido meu que é técnico em eletrônica, ele poderia me auxiliar neste projeto.

Tem como eu conseguir o esquema eletrônico de um sintetizador básico (ou você pode me passar um ou mais links de algum desses mesmos esquemas)?

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Tecladista amador:

Esse teclado tem saída MIDI?

Tecladista amador
Membro Novato
# mai/14
· votar


Casper

Parece que sim (preciso confirmar). Se tiver, creio que já ajuda muito

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Tecladista amador:

Ajuda muito, pois significa que toda a parte de varredura
do teclado (interpretação de qual tecla está pressionada)
está implementada.

Tecladista amador
Membro Novato
# mai/14
· votar


Casper,

Em relação às saídas MIDI, o GK 6110 tem 2 conexões: MIDI IN e MIDI OUT (creio que já deve ajudar). Ele ainda possui um seqüenciador básico (será que isto é útil em um sintetizador?), 12 tons PCM, e 12 ritmos. Creio que estes elementos possivelmente poderiam ser aproveitados (se não todos, pelo menos alguns).

É uma pena que a Giannini deixou de fabricar instrumentos de teclas, pois ela tinha, na década de 80, um sintetizador próprio: GS 7010 (talvez você já deva ter ouvido falar). Até que ele tinha uns sons interessantes, mas era pequeno (só tinha 4 oitavas). E até eu já ouvi dizer que este mesmo sintetizador da Giannini era uma "cópia" do Siel DK 70 (veja aqui):

http://1.bp.blogspot.com/-tv_I-df0Tbc/URRahGK13EI/AAAAAAAAML0/cqmnAMoD jqY/s1600/01.jpeg

Me diz o que você achou

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Tecladista amador:

A intenção é destruir o teclado e montar um synth analógico dentro?
Ou usar ele como controlador apenas?

Porque as duas opções são viáveis.

Tecladista amador
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Tecladista amador
· votar


Casper,

Se eu quiser desmontar o teclado e construir um sintetizador, talvez algumas partes dele possam ser reaproveitadas: as teclas, as conexões de MIDI, os potenciômetros, e alguns poucos componentes eletrônicos (capacitores, resistores, etc). E, óbvio, eu tentaria reaproveitar até a própria estrutura plástica dele (ou, se fosse o caso, mandaria fazer uma caixa de madeira).

Aí ficaria faltando apenas o esquema eletrônico de um sintetizador. Mesmo um esquema bem simples (ou mesmo o mais básico) já iria me ajudar muito (se você puder me passar um ou mais links de algum desses esquemas, ficarei agradecido). Como eu tenho um conhecido meu que trabalha com eletrônica, aí ele me ajudaria a aperfeiçoar meu equipamento (claro, isso seria um processo gradativo).

Quanto à idéia de transformar esse teclado num controlador, também poderia ser uma boa opção. O problema seria "apagar" os sons originais dele e reconfigurar as funções dos controles (para ele poder atuar só como controlador).

Eu diria que ambas as sugestões são válidas. Se bem que eu, particularmente, quero encarar este desafio de construir um sintetizador próprio.

Independente da escolha que eu fizer (sintetizador ou controlador), a pergunta é: financeiramente, é muito dispendioso este projeto?

Aguardo sua resposta.

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro Tecladista amador:

Se usar toda a carcaça, teclas e a parte MIDI, e SE houver espaço
interno suficiente (inclusive para colocar uns 10 potenciômetros
internos com acesso no painel), nada impede de acrescentar
um sintetizador analógico ao teclado, e manter a funcionalidade
dele original.

O estágio do meu projeto atual tem:

1 conversor MIDI para CV (feito com arduino de US$ 15.00 do eBay)

1 Placa VCO (deve dar uns 40 reais)

1 Placa Filtro low pass tipo Sallen&Key baseado no A-101-1:
http://www.doepfer.de/a1011_tec.htm (R$ 40,00)

1 VCA baseado em Vactrol também (R$ 25,00)

mais uns trocados para a fonte de alimentação, display de LCD, etc.

Meus esquemas ainda não são os finais, mas se interessar dar
uma olhada, me avise. Estou no momento implementando os
LFO's. Depois vou adicionar um bloco de ruído, e por último,
uma unidade de feedback, que se tudo funcionar, será a cereja do bolo.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/14
· votar


Casper

Mestre!! Bom dia!!

Fico muito contente e feliz pela finalização da etapa inicial deste projeto. :) Em todas as nossas trocas de e-mail sobre este assunto eu pude aprender um bocado de coisas, e ver que o assunto é muito mais interessante do que eu imaginei no início.
Agradeço por me deixar participar deste seu trabalho e pedir desculpas pela falta de tempo para me dedicar e ajudar-lhe, veja que após dias de você ter o tópico criado somente hoje estou vendo e respondendo!! :)
Vou acompanhar, e na medida do possível comentar com o que for útil.
Forte abraço e parabéns pela etapa finalizada!! :)

Blackmore

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/14
· votar


Casper e Tecladista amador

Eu também nunca encontrei somente as teclas com os contatos para venda no Brasil.

Procuro isso a anos, e encontrei uma empresa que faz as teclas e aparentemente vende, mas a pessoa da qual 'libera' a venda NUNCA está disponível, nunca pode atender o telefone e nunca retorna os contatos.
É uma dessas marcas novas, pedaço de empresa antiga que faliu... dá para entender porquê faliu né?

Dentro das opções já citadas para aquisição de teclas, existe também a opção de fazer o conjunto, não é difícil, talvez um pouco dispendioso e trabalhoso ... e tempo. :)

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Caro _BLACKMORE_:

Eu é que agradeço por sua ajuda. Estou finalizando os
esquemáticos (e o software) para ficar de acordo com o
que está funcionando hoje. Muita coisa mudou desde o
início, muitas ideias iniciais foram abandonadas, mas
algumas outras foram implementadas com sucesso.
Aos poucos chegaremos lá.

É um sintetizador maravilhoso e fantástico?
Certamente não é, mas funciona e tem estabilidade
suficiente para ser usado. Fazendo uma comparação
lado a lado com meu Moog, ele desaparece, porque
o fabricante profissional tem uma experiência que eu
jamais terei. Mas já é o primeiro passo.

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Casper
_BLACKMORE_
Eu me sinto privilegiado de ter sido um "ouvinte" nas conversas com vocês nos emails. Meu conhecimento técnico é muito limitado no assunto (praticamente nenhum) e mesmo assim fico feliz de ter contribuído positivamente, mesmo que apenas com idéias e sugestões.

É um sintetizador maravilhoso e fantástico?
Com certeza é apenas o primeiro passo! Tenho certeza que com o interesse crescente você vai passar a modificar ou criar coisas cada vez mais próximas dos profissionais. A grande verdade é que nada vence a experiência, e isso só adquirimos com tempo de prática.

Mandei um email, viu lá?

Abraço!

Casper
Veterano
# mai/14
· votar


Para quem estiver interessado, segue o projeto:

https://app.box.com/s/ab67e0hm37mtcwriof04

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Amigo Casper, como anda o seu sintetizador?

Teve alguma modificação ou pretende manter como ficou?

Estou interessado no assunto não porque pretendo fazer um eu mesmo, mas porque foi algo inédito aqui no FCC e não acho que este tópico (e muito menos a idéia) morrer.

Mande as novidades!

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro silvG8:

Teve modificação. Tirei o sequenciador e fiz um LFO externo,
que logo ficará interno. Vou fazer um videozinho em breve.

silvG8
Veterano
# ago/14
· votar


Casper
Legal, legal... :)
Se algum dia precisar de ajuda com a parte de design e etc, basta me procurar. Sempre tive jeito com isso e tenho algum talento com Photoshop e etc.

Aguardando uma amostra das modificações.

Casper
Veterano
# mai/20
· votar


====================================
Refazendo o Nano Synth : Nano Synth MK2
====================================

Dia 1

O Nano Synth funciona mas tem muitos problemas irritantes.
O principal problema são os envelopes, na verdade vou mudar muita coisa.

Objetivos:

1) Mudar o oscilador. O original é muito complicado, não sei onde estava com a cabeça quando fiz aquilo;

2) Usar múltiplos processadores, ao invés de um só: O Nano Synth original abusa do processador, que funciona o tempo todo com capacidade máxima, não dá mais para implementar nada nele;

3) Os envelopes agora serão digitais e controlados por um processador próprio. Isso vai permitir a existência de LFO's dedicados para VCF e VCA.

4) Adicionar várias coisas que venho aprendendo com o tempo.

Vou colocando aqui o andamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fento-Synth - Sintetizador ananógico feito em casa.