Autor |
Mensagem |
Gilberto_O_Maximo Membro Novato |
# abr/14
Olá, amigos! Sou novo por aqui.
Adquiri há pouco tempo um Piano Digital Yamaha P105 (anteriormente tocava em um Prokeys 88sx da M-Audio) e necessito utilizá-lo como controlador MIDI. Entretanto, não consegui configurar o Main Volume nessa função (Controlador). No Manual "Midi References" que baixei do site da Yamaha informa que o main volume deve ser configurado utilizando o Control Change e enviando o código (MSB) nº 07. Alguém sabe como proceder?
Um abraço!
PS - Utilizo o Cubase Sx3 (Como Host), o Reason 4 e o Kontact, além de uma pá de VST's, como Hypersonic, B4 Organ e outros que baixei aqui do Fórum.
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/14
· votar
Gilberto_O_Maximo eu não tenho o 105 mas vou dar um chute pelo que li no manual você quer mudar o CC 007 para outro numero? (cc 011, cc100....)
pelo que li não muda tanto que na tabela de midi na ultima pagina, há essas informações: 0,32 - 0 1 - X 7 - 0 10 -X 11- 0 6,38 -0 64,66,67 -0 71-74 X 84 -x 91 0 93 0 96-97 X 100-101- 0
onde X é não e 0 é sim, se fosse configuravel seria do CC 1 até o ultimo, mas por exemplo ele não transmite o CC 001 (modulação) porque não tem alavanca, mas se fosse configuravel ele poderia transmitir o CC001 no potenciometro de volume
|
Edson Caetano Veterano
|
# abr/14
· votar
Se for para usar dentro dos VSTIs basta usar o MidiLearn presente nos bons instrumentos virtuais
|
Gilberto_O_Maximo Membro Novato |
# abr/14
· votar
onde X é não e 0 é sim, se fosse configuravel seria do CC 1 até o ultimo, mas por exemplo ele não transmite o CC 001 (modulação) porque não tem alavanca, mas se fosse configuravel ele poderia transmitir o CC001 no potenciometro de volume
Obrigado pela resposta, amigo! =)
Na verdade não estou sabendo como configurar o volume (quais os procedimentos devo fazer).
Em alguns teclados, quando você conecta ao Computador para usá-lo como controlador MIDI, o master volume é reconhecido automaticamente.
Em outros (como no meu caso), deve-se fazer um procedimento (apertar tal tecla, depois outra tecla e por aí vai) para que o teclado envie os dados para o Computador, para que este reconheça que você quer controlar o volume do VST pelo botão de volume do seu teclado.
No M-Audio Prokeys88sx que eu tinha, lembro que fazia o seguinte procedimento: 1º Clicava no botão "Advanced Functions"; 2º Clicava na tecla correspondente ao "Control Change"; 3º Clicava na tecla correspondente ao número 7. Assim poderia controlar o volume dos VSTs pelo botão de volume do meu teclado.
Acredito que o procedimento para os teclados da Yamaha sejam parecidos. Já achei o botão correspondente ao Control Change, só me falta o resto. rs
Meu primo tem um P95 da Yamaha e também não conseguiu descobrir como faz. Como você me mostrou na sua resposta, o manual fala que é possível fazer tal configuração, só não mostra como.
Abraço!
|
lopesgeology Membro Novato |
# mai/16
· votar
Eu tenho o P95. Vc ou seu primo conseguiu configurar o volume (CC07) do piano Yamaha para o VST/Kontakt?
|
lopesgeology Membro Novato |
# jul/16
· votar
Segue respostada Yamaha: -> Embora o P-95 seja capaz de enviar o comando de volume, isso ocorre apenas ao utilizar um pedal auxiliar(LP-5A) com o recurso "Control Change " ativado.
|
Gilberto-O-Maximo Membro Novato |
# jul/16
· votar
Segue respostada Yamaha: -> Embora o P-95 seja capaz de enviar o comando de volume, isso ocorre apenas ao utilizar um pedal auxiliar(LP-5A) com o recurso "Control Change " ativado.
lopesgeology,
perdão por demorar a responder. Perdi meu usuário/senha e depois de tentativas frustadas para lembrar da senha, tive que criar outro cadastro.
Na verdade, nem eu, nem meu primo conseguimos configurar o CC07 usando o Kontakt ou outro VST Host, como o Cubase. Quando vou tocar usando VST's e preciso controlar o volume ao vivo, parti para um "plano b": uso uma placa de áudio externa (M-Audio Fast Track Pro) ligado ao notebook. Assim posso controlar o volume geral que vai para o PA usando o knob de volume da placa.
Mandei uma mensagem no site da Yamaha solicitando orientação e eles me responderam falando que todas as informações sobre como ativar o CC07 estavam no manual midi reference. Lá só fala que é possível configurar o volume, mas não mostra o passo-a-passo. =(
Tenho esse pedal (LP5A). Vou tentar configurar e te falo depois se deu certo ou não.
Abraço!
|