Pianos digitais Yamaha: Teclas barulhentas nos P105 e DGX640 / Pedal com 3 para o P155

    Autor Mensagem
    gurilook
    Membro
    # jan/13 · Editado por: gurilook


    Olá pessoal,

    Este tópico tem basicamente duas perguntas. Agradeço a quem puder responder.

    Estou planejando comprar um piano digital; porém eu não tenho possibilidade alguma de ir a uma loja de instrumentos para testar, pois em minha cidade não existe (nem nas cidades vizinhas, nem nas cidades distantes, sério!) loja de instrumentos que venda pianos! Ou seja, preciso de opiniões de quem tem ou conhece, pois vou fazer a compra pela internet, ou por telefone.

    -(dúvida um!)

    Os pianos digitais YAMAHA P105 e o YAMAHA DGX640 possui teclas com mecanismo Graded Hammer Standard Keyboard (GHS).

    Já li vários fóruns em que pessoas que possuem o DGX640 reclamam que as teclas são ruim e que são barulhentas e que o barulho vai apenas aumentando... percebi que aproximadamente um ano após a compra as teclas estão barulhentas de uma forma insuportável! Ai colocam a venda e perdem R$!!
    Porém, o mesmo não acontece no piano P105. Pelo contrario, dizem ser excelente! (????)

    MAS, segundo o site da YAMAHA os dois possuem as MESMAS teclas... como as teclas do P105 podem ser boas e a do DGX640 ruins e barulhentas, sendo que a YAMAHA colocou teclas iguais???

    Dúvida um: Alguém que já testou estes dois pianos (P105 e DGX 640) sabe dizer se as teclas são iguais? Se são realmente são barulhentas? Qual? Apenas a do DGX, ou a dos dois pianos?



    -(dúvida dois!)

    Já o piano digital também da YAMAHA P155 possui teclas Graded Hammer (GH), que são superiores.

    Tenho interesse num piano digital, mas estou a procura de um que haja possibilidade de ser conectado a um móvel e um pedal com três pedais e que tenha teclas pesadas. Como já ouvi boas recomendações das teclas GH, o P155 seria uma ótima escolha, mas não conseguir localizar um pedal (com 3 pedais) compatível nele.

    Nos acessórios opcionais do Piano digital YAMAHA P-155 percebo o móvel L-140. Este:
    http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/keyboards/accessori es/kb-stands/l-140/?mode=model
    Porém percebo a falta de um pedal com três pedais (como pro exemplo o LP-5A e o LP-7A, que são compatíveis com o P105 e DGX640, respectivamente). Estes:
    http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/keyboards/accessori es/footpedals/lp-5a/?mode=model
    http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/keyboards/accessori es/footpedals/lp-7a/?mode=model

    Dúvida dois: Gostaria de saber se há algum pedal (destes com 3 pedais) que seja compatível com o piano P155? Ou se algum destes dois (LP-5A ou LP-7A) é compatível com o piano P155 juntamente com o móvel L140?

    viktor 999
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: viktor 999
    · votar


    Cara tenho um P95, que também tem o Mecanismo GHS , quanto a barulho , num precebi nada do tipo , o P95 que tenho, as teclas não fazem barulho não , tenho o meu faz 1 ano, quanto ao P155 realmente acho que não tem entrada pra pedal triplo, tem uma pra pedal Aux, mas não sei se serve para o pedal triplo por a entrada e diferente do entrada de pedal triplo do Yamaha P95,. já pensou em dar olhada em pianos de outra marca???

    mg64
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: mg64
    · votar


    gurilook

    Preliminarmente, cabe a você definir o valor disponível na compra do seu piano. Na faixa entre R$ 2.500,00 e R$ 2.700,00, o Yamaha P 105 é uma opção para o usuário que deseja desfrutar de um piano de excelente qualidade sonora e custo-benefício. Tenho um P 105 e considero o mecanismo do seu teclado bem silencioso, tanto no fim do curso das teclas quanto no retorno das mesmas. O peso e a estabilidade das teclas (oscilação lateral) são muito bons na sua categoria. Trata-se de uma compra sem erros, caso opte pela marca Yamaha. O valor de revenda também é imbatível, em uma troca futura, com desvalorização menor em relação aos concorrentes.

    Já o DGX 640 é um piano digital/teclado arranjador com dezenas de vozes e ritmos automáticos. Perde em termos de expressão dinâmica, sonoridade e portabilidade para o Yamaha P 105. Já toquei em um DGX 630, seu antecessor, e senti, em uma análise bem subjetiva, as teclas do P 105 mais firmes e estáveis, mas as teclas do DGX estão longe de serem "insuportáveis e barulhentas".

    Se você dispõe de mais de R$ 4.000,00, o Yamaha P 155 é uma opção superior em função do teclado GH. Ele não possui a conexão para o pedal board triplo, mas conta com duas saídas de pedal, sendo uma para a função sustain e outra configurável para as funções soft (abafador) ou tonal (sostenuto).

    Outras opções seriam das marcas Roland, Casio Privia e Korg.

    gurilook
    Membro
    # jan/13
    · votar


    viktor 999

    Você já experimentou tocar num piano yamaha com teclas GH (P155) ou no DGX640/630?

    Se sim, percebeu muita diferença entre o seu P95 e o DGX, se as teclas do DGX é muuuuito inferior? E entre o seu e o P155, se as teclas do P155 são muuuito melhores assim? Ou nada de tão alarmante?


    já pensou em dar olhada em pianos de outra marca???

    Sim, pensei na Cassio e Roland. Já desistir de cara da Roland, muito caros. E a cassio eu pensei no Privia PX130/135, mas em nenhuma loja que vende ele eu conseguir encontrar o movel CS-67 e nem o pedal triplo SP-32. Não sei se são comercializados aqui no Brasil. Além disto ouvi muitos comentários dizendo que a yamaha é melhor que a cassio. Muitos mesmos. Por estes dois motivos que estou pensando mais em comprar um yamaha. Mas também penso nos Roland e Casio. Por enquanto, penso nas três.

    gurilook
    Membro
    # jan/13
    · votar


    mg64

    Toco por "hobbie", digamos para passar o tempo e/ou distrair a mente. Quero somente para tocar em casa (não pretendo tocar em banda, nem em igreja, etc.). Gosto de tocar musicas clássicas.
    Além do piano, que é o mais importante, eu gosto de usar timbres de strings, órgao, chorus, etc, etc.
    Mesmo assim, não dispenso um bom timbre de piano e, acima disto, que tenha boas teclas.
    Gostei bastante do DGX640 pois tem bastante opções de timbres e é conectável num pedal triplo (LP-7A). Mas (nem tudo é flores), as teclas não são tão boas.


    as teclas do P 105 mais firmes e estáveis, mas as teclas do DGX estão longe de serem "insuportáveis e barulhentas".

    Em um tópico daqui (link abaixo) BillderTag disse que as teclas do DGX640 são barulhentas e que com o tempo o barulho das teclas vai só piorando. É assustante, pensando que ele tinha apenas UM ano de uso!! Como o P105 também tem teclas GHS fiquei pensando: será que o P105 também tem este problema?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/271343/


    Preliminarmente, cabe a você definir o valor disponível na compra do seu piano.

    Olha, se a diferença das teclas GHS para as GH for realmente notável como falam eu faço "das tripas coração" e espero mais alguns meses/ano e compro o P155. Pois não quero comprar um piano que possa me arrepender depois. Como disse, quero um piano digital com teclas pesadas, na medida do possível e do R$.

    Um comentário que eu ví neste tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/263428/
    Sobre as teclas GHS: Muito interessante no início quando vc só toca teclado com teclas "levinhas" , porém com o tempo vc percebe que não são tão pesadas assim !!!
    Mas o cara estava falando das teclas GHS do DGX... Mas as GHS do P105 é diferente. Será que dá para comparar as teclas do P105 e do P155? Ou a diferença é realmente muito grande???


    Fico nas três opções:
    O DGX640 com teclas GHS (e barulhentas), muitos timbres, móvel e pedal triplo;
    Ou o P105 com teclas GHS, com móvel e pedal triplo;
    Ou ainda o P155 com teclas GH e sem a opção de pedal triplo.

    catamilho
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: catamilho
    · votar


    Tenho um MOX8 com as mesmas teclas do p 105, depois de um ano tem barulho sim, na volta da tecla quando se tira o dedo e ela volta pro lugar de repouso.

    Acho que deve ser ressonância pela caixa do teclado ser de plástico, por isso tem gente que reclama e outros não, depende do modelo ser mais robusto ou não.

    O meu apertei todos os parafusos de baixo do teclado e melhorou muito, mas existe sim, e incomoda um pouco.

    Desconfio que o p-155 é melhor neste sentido.

    Abraços a todos.

    gurilook
    Membro
    # jan/13 · Editado por: gurilook
    · votar


    Alguém por aqui tem algum destes pianos yamaha com teclas GHS ou GH ha mais de 5 anos?
    DGX640, DGX630, P105, P95, P85, P35, P155, MOX8... etc.


    Percebo que a maioria das pessoas que tem pianos com teclas GHS (especialmente os possuidores dos DGX640 e DGX630) reclamam que o barulho das teclas começam (ou melhor, se intensificam) após 1 ano de uso... depois, alguns vendem.

    Para quem tenha um piano destes com uns 4 anos de uso ou mais... depois do 1º ano de uso continua a aumentar o barulho nas teclas? Ou tende a estabilizar num nível aceitável?

    Porque eu preciso de um piano que "dure" uns 5 anos ou mais, sem muitos problemas. Não é algo que se compra todo ano, pelo menos para mim.



    catamilho

    Acho que deve ser ressonância pela caixa do teclado ser de plástico, por isso tem gente que reclama e outros não, depende do modelo ser mais robusto ou não.

    Não entendi bem o que você quis dizer. Você sugere que o problema possa estar na amplificação e não nas teclas... é isto? Neste caso, um amplificador/fone de ouvido resolveria?

    catamilho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não rs.

    O MOX 8 não tem caixa de som ele é mudo coitado rs.

    A caixa por ser de plástico vibra, sacode, treme, reclama de ter que segurar aquela dentadura enorme mexendo, fica reproduzindo fisicamente a pancada do som da tecla batendo no batente quando volta ao nível de repouso.

    Tanto vibra que com 15 meses reapertei todos os parafusos da caixa.

    Se vai se repetir daqui a um ano não sei, mas não é nada que te deixe louco, nervoso, irritado a ponto de trocar o teclado de imediato.

    Eu toco no quarto e bem baixo para não incomodar o apartamento do lado, talvez por isso fique evidente o barulho, no phone nem escuto o barulho.

    Mas que existe, e é um problema físico é, com o teclado desligado tem barulho e ai se escuta com todos os detalhes rs.

    Deu para entender agora?

    Se comprar um P-105 o barulho das teclas é o de menos, relaxa e curte o teclado rs.

    Abraços a todos.

    viktor 999
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gurilook
    Você já experimentou tocar num piano yamaha com teclas GH (P155)
    já sim Toquei nos Yamaha S80 e Cp33 , tem uma boa diferença sim .

    ou no DGX640/630?
    já toquei no Yamaha DGX 620 .. as teclas são mais mal acabadas , mas o peso me pareceu o mesmo , mas só um pouquinho mais de barulho , mas nada de insuportável.

    já pesou no Korg Sp250 tem teclas ótimas. custa de 2500 a 3000 no ML.

    viktor 999
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gurilook
    um amigo meu tem um P70 também com teclas GHS a uns 4 anos ou mais , também não percebi nada do tipo, estavam bem silênciosas, num tinha nenhum barulho tão ruin assim ,mas mesmo assim, se eu fosse vc comprava um P155 ou Korg sp250.

    gurilook
    Membro
    # jan/13 · Editado por: gurilook
    · votar


    catamilho
    Entendi perfeitamente. Muito obrigado pelas suas contribuições.

    viktor 999
    Nunca vi comentários desta marca Korg;.será que é boa, e os timbres são bons? E as teclas são pesadas como as GHS... ou como as GH?

    Mas, pelo que eu vi, não tem opção de móvel e nem de pedal triplo. E estou a procura de um que seja possível acrescentar estes dois acessórios. =x

    gurilook
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Voltando a Casio...
    Quanto ao Piano Casio Privia PX130/135, alguém conhece alguma loja aqui no Brasil que venda o móvel dele, o CS-67 e o pedal triplo SP-32?

    catamilho
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tem um detalhe que não fui claro.

    Com barulho ou não estou muito feliz com o MOX8 acho uma ótima compra.

    E eu hoje , compraria o P-105 sem pensar duas vezes.

    Acho um piano bacana, com um som bem aceitável, com qualidade boa pelo custo que temos por aqui.

    Abraços a todos.

    Sir Melo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cara tenho um p105 e as teclas não fazem barulho algum... nesse sentido de teclas o único defeito que acontece de uma forma MUITO ESPORÁDICA, tipo quase nunca, é que as teclas ficam presas (tipo aconteceu umas 3
    vezes comigo)... mas nessa faixa de preço com certeza é o melhor piano digital existente atualmente...

    BillderTag
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Olá gurilook, vc me enviou PM mas vou responder por aqui.

    Tenho o DGX 640 a quase 3 anos.
    Sobre as teclas, realmente já toquei pianos digitais com teclas mais silenciosas e também mais firmes. Acontece que não é um problema de todas elas, provavelmente por eu usar algumas mais do que outras rs. As teclas pretas por mais que use nunca fazem barulho, porém as brancas sim fazem um barulho desconfortável caso toque baixinho. No meu caso, que gosto de tocar sempre com volume mais alto ou com fone de ouvido, não tenho tantos problemas assim, porém se for tocar a noite com fone, o barulho vai sim atrapalhar alguem que esteja dormindo e que tenha um sono leve. Não é um barulho tão alto assim, mas atrapalha um pouco.
    Sobre o peso das teclas, achei bem legal. Tive a oportunidade de tocar em alguns pianos e não notei tanta diferença, porém não chega a ser uma réplica perfeita (as do P95 são melhores um pouco). Mas pra mim é do jeito que gosto. E nesse tempo não notei diminuição no peso, até prq não tem como diminuir (eu abri o teclado pra ver como era e em cada tecla tem um peso de ferro preso então não daria pra esse peso ir diminuindo com o tempo rs).
    Como considerações finais saiba o seguinte:
    *O sistema de gravação dele tem alguns bugs estranhos: algumas vezes você grava uma guitarra em uma pista, um baixo em outra pista, um violão em outra e assim por diante, e quando chega ao final da gravação vc percebe que a guitarra que antes estava com distorção, agora está sem. Ou que o piano que antes estava com chorus agora esta sem e por ai vai (não sei se é problema no meu DGX ou se é comum da série".
    *Teclados da Yamaha tem uma predisposição enorme a darem problemas permanentes na tela de LCD caso ocorram variações fortes de energia. Eu te aconselharia a usar um no-break ou filtro de linha ou bateria pra evitar isso. Cai na besteira de usar o meu direto na tomada por alguns meses, e em uma queda rápida de energia a tela queimou a metade. Aparece imagem só na metade dela. Pesquisando na internet achei as informações que te disse acima.
    *Se você estiver procurando apenas algo que se aproxime do piano unicamente, a série P vai te atender bem melhor. Caso esteja procurando uma variedade maior de timbres, com todos os adicionais de um arranjador e o sisteminha de gravação de pistas, o DGX640 vai te atender melhor. Já que não da pra testar, pensa bem antes de comprar rs.

    lucasmesty
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Acho que tudo é um caso de experiência.
    Tenho um P-95, já toquei em um 630, 640W, em um P-155, em um Casio Privia o 130.

    Se você fala do barulho das teclas USANDO FONE (ou mesmo níveis baixos de volume), ou tocando com o instrumento desligado. TODOS tem barulho, mas é um barulho normal, afinal estamos se tratando de teclas com peso. Você não está tocando na tela de um iPad ou algo similar, são teclas físicas, algo ao meu ver e conhecimento impossível de não se ter barulho. Lembrando (novamente) que esse barulho só é percebido se você toca o instrumento desligado ou o mesmo caso, de uma pessoa estar tocando de fone e você ao lado, irá ouvir apenas o barulho das teclas.

    Sobre o barulho, ele é maior em alguns e menor em outros, vou relatar segundo a minha experiência e percepção:

    PX-130 > 640 > P-95 > P-155

    Sobre o mecanismo, não se atente ao nome, em um ensaio tive que tocar em um DGX-640, como tinha visto a especificação do mecanismo GHS pensei que seria o mesmo teclado do P-95, engano meu: as teclas são mais leves. Por isso por um gosto pessoal, preferi o teclado do P-95.

    Mas se você puder comprar o P-155, vá sem medo. As teclas são muito boas, ótimas pode até se dizer (mecanismo GH). Mas, como eu não tenho essa grana toda, vou de P-105 mesmo. rs

    Abraços!

    mg64
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: mg64
    · votar


    Sobre teclas de pianos digitais cabe ressaltar que não se deve observar apenas o peso, mas o mecanismo de gravidade das mesmas. Elas devem responder prontamente e retornar rapidamente ao estágio de repouso. Algumas passagens, como os ornamentos (trinado, mordente, appoggiaturas etc.), exigem muito do teclado e neste quesito o Yamaha P 105 se sai muito bem. Além disso, as teclas do P 105 estão entre as mais silenciosas que já toquei. O mesmo se pode dizer dele, testando o mecanismo com o equipamento desligado.

    Mas, atenção: NÃO existe teclado de piano (acústico ou digital) que não produza algum ruído de contato. Se for praticar à noite, algum barulhinho sempre existirá nos digitais. Porém, o mecanismo GHS do Yamaha P 105 é dos mais silenciosos.

    Na dúvida de comprar um modelo a outro a matemática financeira é simples:

    Yamaha P 105: R$ 2.700,00
    Yamaha P 155: R$ 4.500,00


    A resposta é o seu orçamento. Para mim, o 105 tem o melhor custo-benefício do mercado entre os pianos entry-level e me atende perfeitamente em termos de sonoridade e teclas. Mas se quiser tocar no teclado GH, até mesmo para ter um critério máximo de exigência, vai de P 155.

    Pedro Calil
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    GHS vs GH.

    Tenho equipamentos com ambos mecanismos.

    O GHS para tocar é ótimo. Mas é um mecanismo MUITO barulhento.

    Com um ano de uso o teclado está virado numa chaleira velha. Continua funcionando perfeitamente, mas o ruído é INSUPORTÁVEL.

    O barulho ocorre na liberação das teclas - digo, quando o músico as solta.

    O GH 1 e 2 são, além de bons, silenciosos.

    Sugiro fazer o seguinte teste: arme um acorde de cinco notas e fique atento no ruído que o mecanismo irá fazer quando as teclas forem soltas. Compare com o de um equipamento cujo mecanismo seja GH 1 ou 2 ou balanced (S 90)

    Lembrem: o GHS vai piorando com o uso (P-95, DGX, etc)!!!

    Eu falo com experiência em meu equipamento, que é de 2007.
    E já soube de pianistas que fizeram igual reclamação.

    Talvez até já seja um problema superado atualmente (mas a idéia da engenharia GHS é a da redução de custos).

    Quanto ao uso do DGX como piano, é bom mesmo.

    samuk1983
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Comprei um P-105 a 3 meses. Uma tecla começou a dar problema. Quando ela é pressionada parece que raspa em alguma coisa, sem falar que as vezes quando pressionada ela não volta. Sinceramente eu não sei o que está acontecendo. O maior problema e que eu moro em Curitiba e acreditem se quiser, o posto autorizado mais próximo é em Joinville a 100 km de distância. Não sei se valeu a pena comprar ele, pois Paguei R$ 2600,00 á vista é só usei algumas vezes em três meses. Entrei em contato com a Yamaha pra ver o que vamos resolver, estou aguardando a resposta. Depois posto o desfecho.

    SamuelMusicc
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Eu comprei o YAMAHA P155. Sinceramente, não me arrependo em nada. É só alegria com esse piano fantástico. As teclas são as mais silenciosas possíveis. O único inconveniente é o peso dele. É complicado levar para os eventos.

    Tive que comprar um sintetizador leve para tocar fora.. mas fiquei tão frustrado com a ausência do PESO do piano que acabei vendendo. E agora, não largo meu yamaha p155 de jeito nenhum.

    TheRover
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    SamuelMusicc
    Pagou quanto?

    ric10rj
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pessoal tenho um DGX-640 e estou querendo trocar por outro Yamaha.

    Tirei isso da descrição do P-105 "utiliza o mecanismo sonoro "Pure CF", da Yamaha, estreado na Série P. O som de piano foi gravado a partir do famoso piano Yamaha de cauda de concerto CFIIIS "
    Esse pure CF garante um som de piano melhor que o DGX-640? Trocar meu DGX-640 pelo P-105 é trocar seis por meia dúzia? O P-155 compensa e tem o melhor som de piano?

    mg64
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: mg64
    · votar


    ric10rj

    Por uma questão de coerência, no seu caso, a troca do DGX 640 seria pelo seu sucessor, o DGX 650, que conta com o gerador de som Pure CF Sound Engine. Para de fato fazer um upgrade no nível do seu piano digital, a escolha cairia no Yamaha P 255 ou no CP 40, embora estes custem quase o dobro do DGX 650.

    Na linha Roland, o RD 300NX é tambem uma excelente opção, tanto em qualidade das teclas como timbres de piano e possibilidades quase inesgotáveis de edição dos mesmos. Claro, acoplado a um bom par de monitores. Este, certamente, não é um teclado multifuncional como a linha DGX, assim como P 255.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pianos digitais Yamaha: Teclas barulhentas nos P105 e DGX640 / Pedal com 3 para o P155