Novo Moog Sub 37

    Autor Mensagem
    minondor
    Membro
    # mar/14


    Saiu agora no Namm 2014 e ainda nao está sendo comercializado. Eis algumas das suas caracterisricas: Perform in Monophonic or Duo-Paraphonic modes

    • 37-note velocity sensitive keyboard w/ aftertouch

    • 2 modulation busses w/ assignable source and destinations

    • DAHDSR (Delay, Attack, Hold, Decay, Sustain, Release) looping envelopes with sync

    • 256 Presets -16 banks of 16 patches

    • Standalone and DAW Plugin editor included

    • Syncable Arpeggiator and Step Sequencer

    • Classic Moog Ladder Filter with resonance, MultiDrive, and selectable filter slopes.

    The Sub 37 Tribute's new features include Duo Mode, which allows oscillator 1 and oscillator 2 to be played independantly, programmable arpeggiator/step sequencer, two modulation busses with assignable source and destination options, access to 256 presets, and a 37-note velocity sensitive keyboard with aftertouch.

    A fully featured mixer section contains dedicated controls and mutes for each sound source, as well as a level control for External audio input and Feedback - which feeds the output of the filter directly back to the input of the mixer.

    Also included are the powerful DAHDSR envelopes from the Sub Phatty with panel control of each extended function. And, like the Sub Phatty, the Sub 37 Tribute includes a free standalone/plugin editor that is compatible with all major plugin formats - creating seamless integration between analog synth and DAW for total control, recall, and automation of every parameter

    * Tribute edition includes Bob Moog signature panel, Wood sides, and Aluminum extrusion

    ** The Sub 37 Tribute is a limited edition analog synthesizer created in honor of Moog Music founder Dr Robert Moog, his passion for education, and his love of music. For every Sub 37 Tribute sold, Moog Music will donate a portion of the proceeds to Asheville Area School Music Programs.

    Casper
    Veterano
    # mar/14
    · votar




    Greenwood
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minondor
    Casper

    Meninos, perguntinha bem básica, de quem só conhece digitais...

    Como é que um analógico consegue ter memória pra guardar os seus favoritos? Da mesma forma, como é que consegue ter presets? Não é tudo real time controlling?

    Casper
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Caro Greenwood:

    Boa pergunta. Funciona assim:

    Nesse Moog (e em todos atuais), cada potenciômetro tem
    um conversor analógico-digital de 14 bits, que guarda a posição
    atual. Tem também um conversor digital-analógico que transforma
    essa posição em uma tensão para a parte analógica. Então,
    quando se gira um botão, ele manda o valor para onde deve mandar,
    e quando se carrega um preset, um microcontrolador se encarrega
    de "recarregar" o valor requerido. Dessa forma, o sintetizador
    continua sendo completamente analógico, mas com as conveniências
    do digital.

    Greenwood
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Casper
    mas com as conveniências do digital.

    Perfeito!!! É porque do jeito que se propaga, a gente é tentado a acreditar que não existe nada de digital neles...
    Mas é muito inteligente dos criadores: o poder e o peso da síntese analógica, com a praticidade do digital. Para o palco, esta combinação é essencial!
    Imagina vc, no intervalo entre duas músicas, ter que girar dezessete potenciômetros para deixar o timbre pronto para continuar a apresentação!!!
    Um dia eu vou ter um desses... mas tem um workstation top ainda na fila... ;-)

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minondor
    Já tinha visto antes. Acabei esquecendo de compartilhar pois estava freqüentando pouco este forum quando saiu a noticia. De qualquer maneira é um instrumento que no fundo eu já tenho (o som é praticamente o mesmo do Sub Phatty) então a minha empolgação é pequena, mesmo com todos os extras. Já coloquei na cabeça que vou me dar um Voyager então nem tenho visto muita coisa... :)

    Vamos ver o que o povo aqui tem a dizer do bichinho.

    minondor
    Membro
    # mar/14
    · votar


    O que me interessou mesmo nesse sintetizador foi o duofónico dele, mesmo sabendo que ele não seja polifónico já imagino eu a tocar o one more time dos daft punk.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Na verdade, acho que na maioria desses analógicos, o oscilado ao menos é digital. Ou estarei eu redondamente enganado?

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    waltercruz
    Completamente enganado... na maioria deles o oscilador e o filtro sao totalmente analogicos, alguns com controle digital. O que em algumas vezes é software é o LFO e os envelopes.

    minondor
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Estou a pensar comprar um moog sub 37 quando estiver no mercado, o que acham? Será que há outro sintetizador que deva conhecer antes de arriscar neste?

    Maestron
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minondor

    Também gostei muito! Dos Moogs, até agora, é um dos que mais gostei! Considerei o Little Phatty mas ele foi descontinuado, pensei no Sub Phatty, apesar de ter apenas 25 teclas, agora ficou mais atraente para mim. Colocaria um fácil no meu setup. Valeu por nos trazer a notícia. Mas fico no aguardo que os mais entendidos respondam a sua pergunta...

    Acho que, se quiser um sintetizador com a qualidade imbatível dos Moog para fazer linhas de baixo com mais de 25 teclas e sem um custo muito elevado, esse ai seria uma das melhores indicações, vamos ver qual vai ser o preço.

    E espero que esse bicho fique ainda por muito tempo em estoque, pois estou montando o meu setup a passos de tartaruga...

    minondor
    Membro
    # mar/14
    · votar


    No site da moog o preço é de mais ou menos 1,500$ que é quase o mesmo do little phatty. Mas agora temos que esperar pelo preço a que vai chegar aqui. Eu acho que se ficar quase o mesmo preço do little phatty aqui, vai ser vai ser um grande sintetizador em termos qualidade/preço

    Casper
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Caro silvG8:

    ...coloquei na cabeça que vou me dar um Voyager...

    O senhor viu isso?

    http://www.moogmusic.com/news/creating-water-cut-aluminum-voyager

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Casper
    Sim, eu vi! Lindíssimo!!!! :)
    Está saindo por $4000 lá... sensacional!


    minondor
    Eu acho que o Sub 37 é uma boa compra em relação ao Sub Phatty, mas tenho certeza que não o compraria no lugar do Little Phatty, que atualmente está com um preço bem legal no exterior ($1000).

    Acho que o valor de $1500 do Sub 37 também é um pouco exagerado... ele devia custar o mesmo que o Little Phatty custava ($1350). Prece pouco, mas no final das contas faz muita diferença no preço aqui.

    De qualquer forma, é um instrumento especial que te traria muitas alegrias!!

    Qualquer nova dúvida vai falando aqui... É bom manter esse tópico vivo!

    minondor
    Membro
    # mar/14
    · votar


    silG8
    Mas o Sub 37 tambem é melhor do que o Little Phatty por isso, acho normal que seja mais caro.

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minondor
    Mas o Sub 37 tambem é melhor do que o Little Phatty por isso, acho normal que seja mais caro.
    Infelizmente vou ter que discordar... tenho o Sub Phatty e o Little Phatty aqui comigo. Gosto muito de ambos e acho que cada um tem o seu lugar em termos sonoros. Mesmo assim, diria que o Little Phatty ainda é mais instrumento que o Sub Phatty.

    Essa avaliação minha não é baseada em especificações e sim no som. Embora o Sub Phatty trabalhe com muitos extras em relação ao Little Phatty, sinto que o som não consegue "chegar lá" como neste último. O LP tem um som mais quente, um filtro mais agradável e no geral sinto que a sonoridade dele é melhor.

    Inicialmente achava que ambos eram apenas diferentes, mas com o tempo fui vendo algumas nuances do Sub Phatty que não me agradaram muito. Obviamente tem muita coisa que eu gosto bastante, como o noise generator (que é o ruído mais interessante que já ouvi saindo de um sintetizador) e o sub-oscilador. Ainda assim, se tivesse que escolher, ficava com o Little.

    O Sub 37 na verdade deveria custar menos que o LP. Por que? Simples. Os anéis de LED, as várias conexões dos botões e etc. devem ser mais caros do que simples potenciômetros (inclusive estes estão sendo alvo de vários problemas no Sub Phatty - na minha opinião uma queda na qualidade de produção). Por isso, acho que o Sub 37 deveria custar no máximo o que o LP já custava no passado. Além disso, o LP usa envelopes e LFO analógico com algum controle digital... no Sub é tudo software.

    Sei que estou comparando aqui com o Sub Phatty e não com o Sub 37, mas na verdade este último nada mais é do que o primeiro com mais teclas, mudanças na interface e 1 LFO adicional.

    Enfim, vai dando uma pesquisada por aí... ainda está muito fraco de vídeos, mas com o tempo surge alguma coisa.

    minondor
    Membro
    # mar/14
    · votar


    sillvG8
    Obrigado pela sua opinião, vou pesquisar mais sobre ambos para comparar.

    rpavflu
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    silvG8

    As pessoas costumam falar que o Sub é mais parecido com o Minimoog original em termos de som.

    Talvez seja uma preferência pra quem já tocou muito num Mini. Poderia ser que, por você ter tido o Little primeiro, ficou mais "apegado" ao som dele?

    Com certeza você já deve ter ouvido muito o timbre do Mini, mas ainda é diferente de alguém que já teve um, não é?

    De qualquer forma, pelo que ouvi de demos, acho que o Little também tem um som mais agradável para o meu gosto. Mais "soft", "aveludado". Embora já tenha visto um vídeo que compara o Multidrive do Sub com o Overload do Little e o último é considerado mais "agressivo".

    OBS: usei as palavras soft e agressivo em dois tópicos diferentes. E as aspas pra identificar as metáforas. Haha. Descrever sons é complicado...

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    minondor
    De nada amigo!

    rpavflu
    Já ouvi isso, mas sinceramente não foi a minha impressão. Não acho que nenhum dos dois realmente se iguala ao Minimoog em praticamente nada. Muita gente que fala esse tipo de coisa apenas diz isso pois se trata do instrumento que o sujeito comprou.

    Quanto a minha comparação, o que digo não tem relação com o fato do LP ter vindo primeiro. Tudo o que fiz foi testar o filtro com sons simples e comparar os dois. No final das contas acho que o LP é melhor. Outra coisa que muito me agrada no LP é que os osciladores não são tão estáveis quanto no Sub... isso passa um som mais aveludado, quente, como você mesmo falou. Muitas vezes o Sub é tão afinado que perdemos esse agradável efeito...... o ouvido humano foi feito para ouvir e se adaptar a sons imperfeitos; quando temos algo perfeitamente afinado por exemplo, nosso ouvido acha esse som mais feio. É a diferença que existe entre os digitais e os analógicos por exemplo. Por melhor que seja o VA, muitas vezes o simples som de um analógico é mais agradável.

    Quanto ao som do Mini, vou comprar um de verdade pra se adaptar as minhas necessidades. Gosto tanto do som dos Phatty quanto do Voyager (são bem diferentes).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo Moog Sub 37