Novo Moog Minitaur

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# jan/12


Anunciaram ontem o Moog Minitaur, um pequeno módulo inspirado no primeiro Moog Taurus e com um preço bem convidativo de U$600,00.

Me surtiu uma GAS que é uma beleza, mas estou juntando a grana pro Little Phatty. Digam aí o que pensam sobre o equipamento!

Confiram aí um pouco do som!





Mais informações no site http://www.moogmusic.com .

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


muito caro ... mas é legalzinho.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


_BLACKMORE_
LEGALZINHO???

O bagulho é louco
Para bandas como Rush, esse equip é troco
http://www.youtube.com/watch?v=T8uWrP1uD9U&feature=player_embedded

o que esperar de um "MOUG" moog, totalmente analógico???

Aliás reformulo, o que esperar de um equipo analógico dos dias de hoje??

Não gostamos de falar em equipos, mas que A nalogico hoje vale a pena

silvG8
Veterano
# jan/12
· votar


_BLACKMORE_
Sim, se comparar a um Mopho está caro, principalmente porque ele possui muito mais opções do que este Moog... mas aí entra um outro detalhe, ele é completamente analógico, já o Mopho, controlado digitalmente.

Enfim, se paga um pouco pela marca com certeza.........

Edson Caetano
Para você que queria alguma coisa analógica, isso deve cair como uma luva. Não tem tantos recursos mas tem aquela sonzeira que você precisa. Eu achei foda demais! =)

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


silvG8
Estoou a procura de algo analógico mesmo... o Dureza, quando se vai conhecendo os equips hehe

Este Minitaur a 600 doletas vai estar custando uns 1500/2000 reais se o importador tiver dó da gente, porem já está sendo vendido o Slim Patthy rack por uns 2500/2700... aí fica a vontade de pegar o Slim

Alías este Slim Patthy está muito convidativo, imagina gastar 1500 em um Voltix que nem tem Midi, dizem que o vendedor é ainda um mala, por mais mil tenho um legítimo Moog... ta quase virando um Slim... acho que você tambem quer um né hehe

Agora que estamos em Off Topic hehe Sorry, a linha da Moog está bem abrangente, com estes moogfoggers, taurus e o minitaur, patthys, voyagers, etherwaves... me parece que a Moog está querendo entrar de vez na vida de músicos comuns, e não mais ficar só com as estrelas do mainstage, o que é muito bom para a gente, mas você que manja muito mais do que eu de analógicos pergunto:

Seria toda a linha da Moog, equipamentos que variam desde um simples moogfogger, mais simples, que vão evoluindo até chegar em um Voyager Xl, ou são synths distintos que nada tem haver um com outro

Estou complicando né
vamos a minha realidade, vou conseguir fazer em um Slim Patthy o que o Minitaur faz, o que o Pedal Taurus 3 faz, o que estes mini filters fazem, ou é um analógico distinto, e que para ter toda a sintese da Moog só tendo um voyager de 5000 dolares ?

silvG8
Veterano
# jan/12
· votar


Edson Caetano
Realmente, o Slim Phatty é muito convidativo! Eu estou querendo um Little Phatty porque gostaria de substituir o meu Gaia e ficar com "apenas" 2 teclados.

Quanto ao fato de serem diferentes, sim, os equipamentos são diferentes. Os Moogerfoogers podem ser usados como um pedal, então serve pra praticamente tudo, até voz. O Voyager, que seria o melhor e mais profissa possui distinções nos seus componentes, com OSC mais estáveis, 2 filtros, etc. e a própria sonoridade como um todo o diferencia de um Phatty por exemplo.

Vejo que existe uma tendência de que todos os próximos Moog venham com AudioIn então poderemos usa-lo também como um "pedal" para outras fontes de áudio. Existe uma evolução sim pelos equipamentos, mas existe diferença como se fossem equipamentos diferentes (e são em seus circuitos). A verdade é que o Minitaur tem um som diferente do Taurus 3, que é diferente dos Phatty, que é também diferente dos Voyager.

Não sei se consegui ser claro, acho que quem melhor explicaria isso é o Véio Casper... =)

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


silvG8
Entendi sim hehe
Eu posso colocar um Moogfooger no meu Slim, posso adicionar um Taurus ao sistema, é só ir adicionando doletas, já estou 90% certo de pegar um Slim, só estou especulando em cima dos equipamentos da marca

Não teria muito sentido que cada equipamento fosse um complemento do mais simples, um Taurus é mais voltado para o Bass Synth, os Foogers são filtros adicionais, o Slim faz o feijão com arroz da sintese subtrativa e o Voyager é a mistura completa

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=3ZgJ-bYn9PE
em 2.21 mostra que o Slim tem Audio In

Casper
Veterano
# jan/12 · Editado por: Casper
· votar


O que o cara do vídeo falou sobre um oscilador ser melhor que dois
para graves realmente graves eu concordo. Solid all the time.

Queria comparar lado a lado com om Doepfer Dark Energy
(que seria minha próxima compra).

Agora fiquei na dúvida novamente...

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


... Edson Caetano

LEGALZINHO?? O bagulho é louco Para bandas como Rush, esse equip é troco

sim ... legalzinho .. e como minha banda não é o Rush !! hehehe continuo com VST !! hehehe
mas quem sabe não sou convencido do contrário ... te passei uma msg .. dá uma zorebada a partir de 8:13 ....

Cleber Vaz
Veterano
# jan/12 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Os tempos mudaram, a moog music também mas a estratégia de mercado nem tanto.
Antigamente também resumiram o minimoog em micromoog/multimoog. Hoje em dia é o Voyager o prato principal e os "Little Moogs" estão comendo pelas beiradas dos pratos.

Segundo o sujeito do segundo vídeo o troço é feito pra infestar os palcos, estúdios e garagens por aí a fora. Vou analisar esse aparato antes de colocar alguma crítica/review por aqui até porque fiquei na dúvida quando a faixa de frequência que ele cobre já que é chamado de BASS SYNTHESIZER.

Outra coisa interessante é que além da entrada MIDI (e da entrada de áudio que não vem ao caso) tem entrada CV.

Se tem MIDI no meio já tem um pé na eletrônica digital mas o botão "finetune" dá um alívio na alma.
Segundo a fábrica são "two ultra stable oscilators" e isso já tranquiliza um pirado por analógicos.

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


"two ultra stable oscilators" e isso já tranquiliza um pirado por analógicos

mas veja ... o oscilador pode ser digital, o gerador de ondas analógico ... e mesmo sendo digital é possível criar pequenas imperfeições .. só não é facim facim.

Cleber Vaz
Veterano
# jan/12
· votar


mas veja ... o oscilador pode ser digital, o gerador de ondas analógico ... e mesmo sendo digital é possível criar pequenas imperfeições .. só não é facim facim.

Ok!

A entrada de CV pode mesmo estar seguindo para um conversor CV->MIDI e indo parar no mesmo lugar que a entrada MIDI (oscilador digital) e então o botão "fine tune" seria para variar as imperfeições que você se refere. Entendi.
(tem até USB!!!!)

Mas também não duvido que o oscilador seja analógico pois já montei um oscilador com peças super comerciais e simples que estabiliza em menos de 5 minutos após ligado e raramente pede retoques no fine tune. Mas isso variou muito dependendo do fabricante do CI principal...quem sabe a moog acertou a mão desta vez, afinal estão desde o início nessa...veremos se pintar os esquemáticos hehe

silvG8
Veterano
# jan/12 · Editado por: silvG8
· votar


Tudo analógico galera...

Minitaur Features:
Two oscillators with Sawtooth (Original Taurus) and Square wave-shapes for each VCO. Recreate sounds of the original Taurus with sawtooth waves, or create new sounds with square waves or a combination of both.
2 Mixer VCAs for VCO levels control of Oscillators 1 and 2.
Moog Ladder Filter with adjustable resonance, designed to deliver 'classic Taurus 1 and 3 bass and boom'.
Two Minimoog style ADSR Envelope Generators for modulating VCF and VCA. The Decay and Release segments are controlled by the Decay knob, while the Release segment is enabled or disabled via Release On/Off switch.
Midi-syncable LFO with Controls for Rate, VCO LFO Amount, and VCF LFO Amount
DIN MIDI and MIDI over USB offer complete control of the Minitaur's sound engine.
Analog Control inputs for Pitch, Filter, Volume and Gate. Use an EP2 or CV to connect and control MInitaur with everything from Modulars to Moogerfoogers.
External audio input for processing external audio through the Mixer and Filter section of Minitaur.
Headphone output with 1/8″ connection.

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


silvG8

Tudo analógico galera

bixo ... não me leve a mal ... mas eu não acredito que seja tudo analógico ... traduza o significado de MIDI ...

silvG8
Veterano
# jan/12
· votar


_BLACKMORE_
Significa que ele pode receber e enviar mensagens midi, mas não quer dizer que seus controles são limitados a MIDI com mensagens 7-bits (0-127). Isso é uma implementação digital obrigatória em qualquer teclado atual... se for assim, o Voyager não é um analógico então?

Cleber Vaz
Veterano
# jan/12
· votar


Two oscillators with Sawtooth (Original Taurus)

Alguém sabe se seriam do Taurus 3 ou do original?

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


Isso é uma implementação digital obrigatória em qualquer teclado atual...
então nem é tudo analógico ... existe conversor no mínimo DA, já deixa de ser completamente analógico

o Voyager não é um analógico então
como falei mais acima, o clock do oscilador pode ser digital e o gerador da forma de onda analógico ...

Gus79
Veterano
# jan/12
· votar


Analógico puro zero km, só o Voltix! rsrsrsrs

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


Analógico puro zero km, só o Voltix! rsrsrsrs

e justamente por isso já "caiu no esquecimento" ...

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


_BLACKMORE_
Pagar 1700,00 em um voltix, e ele não ter nenhuma possibilidade de conexão com outros equipamentos, nem um sync, acreditar na boa vontade do fabricante, marketing irrisório para não dizer inexistente, e saber que um Little Patty Rack custa 800 a mais, me faz pensar muito... em adquirir o produto de uma marca consagrada como a Moog é claro

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


saber que um Little Patty Rack custa 800 a mais, me faz pensar muito...
eu já não pensaria muito não ... pegaria logo o Moog ... não gosto do Voltix justamente por ser puramente analógico ... tem um som du canário, mas vejo que a onda mesmo é equip que tenha uma ponta digital ... totalmente analógico "pode" estar um pouquinho defasado.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


_BLACKMORE_
E qual a resposta lá do vídeo que me enviou hehe, te enviei uma mp

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


e eu já respondi! kkkk

Cleber Vaz
Veterano
# jan/12
· votar


O fabricante do Voltix é um rasgão.
Diz que só tem duas oitavas no teclado porque seria "inviável para a estabilidade ter mais teclas" e isso é um papo furado sem tamanho.

Se ele quer fazer um teclado pequeno tudo bem mas não tem porque dar desculpas esfarrapadas quanto a estabilidade pois essa nunca teve relação com a quantidade de teclas, se o caso é de escala V/Oct.

A questão "teclado X estabilidade" nos analógicos só tem sentido se compararmos os padrões V/Oct (Moog) com o V/Hz (Korg) pois nesse caso implica em mudanças nas etapas críticas dos osciladores e, por isso, realmente, os Korg sempre foram mais estáveis que o minimoog embora suportando extensões menores de notas.

Mandei emails pro fabricante do Voltix na época que o pessoal aqui começou a falar nele. O cara não quis responder nada além do que todos já sabiam. Usa um filtro moog "transistor ladder" patenteado (pagou royalties pra isso?) e se por acaso misturou um filtro moog com circuito de teclado korg (para a tal estabilidade) então o troço é um belo frankestein que não deveria nem sequer ser comercializado.

O fato de o Voltix estar caindo no esquecimento não se deve ao fato de ser totalmente analógico (caso contrário ninguém aqui teria interesse por um minimoog, por exemplo) mas sim por ser, hoje, uma má ideia visto que se pode comprar, com pouco mais, algo mais a ver com cada tecladista de hoje em dia, seja o rack do Little Patty, o Minitaur ou o que for...

Eu particularmente toco teclados, não uso sequenciadores, arpejadores e etc

Um synth totalmente analógico sem possibilidades de conexão com demais equipamentos não me parece má ideia, até porque é o caso dos clássicos, mas tendo em vista o contexto de hoje em dia esse Voltix deveria custar menos da metade para entrar em cogitação...o preço especulado para o Minitaur aqui no Brasil também salgou se ele não soar bem nos agudos onde, afinal, não precisar ser "solid all the time".

Mas, voltando ao tópico.
Alguém já ouviu alguma nota alta nesse Minitaur?
Estou curioso para ouvir o som dele além dos graves e sentir se valeria a pena usa-lo como sintetizador de uso geral ou apenas como "Bass Synthesizer".

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


clap! clap! clap! clap! clap! clap!

Cleber Vaz
Veterano
# jan/12
· votar


clap! clap! clap! clap! clap! clap!

_BLACKMORE_

Acho que vou te denunciar por "sarcasmo" :D

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Acho que vou te denunciar por "sarcasmo" :D

kkkkk .... :)

edit:

a propósito .. vc viu a msg em pvt q te passei?

Cleber Vaz
Veterano
# jan/12
· votar


a propósito .. vc viu a msg em pvt q te passei?

Ops! Não vi nada cara, mas essa minha conta aqui no FCC é uma viagem, se puderes me encaminhar para o email te agradeço!!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/12
· votar


ja foi ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Moog Minitaur