Moog Sub Phatty - Mini Review

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: silvG8


    Olá! Não é nenhuma novidade o fato de que estou completamente entretido com meu novo brinquedo, o Moog Sub Phatty. Durante esse final de semana pude conhece-lo melhor, o suficiente para compartilhar minhas impressões iniciais em um mini review. Então vamos começar!!

    Qualidade construção:
    O SubP tem uma carcaça impressionante, com knobs muito bem instalados e um painel muito bonito, com uma placa metálica ao fundo. A logo traseira também é metálica. As teclas são melhores que do seu antecessor, com um toque bem agradável. Os leds deixam um pouco a desejar...

    Conexão:
    O mesmo que seus antecedentes, com suporte MIDI/USB, CV e Audio In e Out. Testei com o iPad e controla normalmente. Uma novidade é que se pode controlar o volume da entrada de audio no mixer.

    Sonoridade:
    Realmente diferente dos outros Phatty. Parece ser feito pra brigar com o Minibrute e similares. O que realmente difere este dos outros Phatty é a distorção que se consegue, tanto pré como pós filtro. O sub-oscilador realmente faz bastante diferença, assim como o noise. Tudo isso controlado pelo mixer... é quase como ter 3 osciladores. De uma forma geral o som é bem mais agressivo quando comparado a outros Moog.

    Osciladores:
    Som bem moderno e equilibrado. Vários harmonicos em cada forma de onda, que ficam simplesmente sensacionais quando saturados no mixer (quando acima de 11-12h). Um destaque para a possibilidade de resetar o phase dos osciladores a cada toque, assim como no Minitaur. Outra coisa interessante é o detune linear, também possível, mantendo a desafinação entre os osciladores igual em todas as oitavas.

    Filtro:
    Também diferente dos irmãos mais velhos, o filtro é mais agressivo, com uma característica diferente mesmo quando não saturado pelo MultiDRIVE. Parece ter um limite de corte superior maior que os outros Phatty. Existe uma associação diferente da ressonância do filtro, que dá uma sonoridade também mais rasgasda que no LP por exemplo. Uma coisa negativa é a impossibilidade de keyboard tracking negativo. Quanto ao Multidrive, pense em uma distorção agressiva, com vários harmônicos que dão um som muito rico, principalmente quando adicionada uma boa dose de ressonância.

    Envelopes:
    São excelentes como nos outros Moog. Envelopes bem rápidos que permitem a criação de sons percussivos com uma certa facilidade, mas que chegam até 10 segundos aproximadamente. Os envelopes podem ser do tipo DAHDSR, o que é uma novidade. Outra coisa também legal é o envelope reset, no qual podemos usar o envelope do filtro e amplificador como uma espécie de LFO.

    Modulação:
    Temos apenas 1 LFO, mas que pode modular até 3 parametros simultaneamente e com intensidades diferentes, um grande salto em relação aos anteriores. Além de todos os parâmetros básicos esperados de um LFO, podemos ainda usar o envelope do filtro como modulação, usar modualção na forma de onda em 1 ou ambos osciladores e alguns extras como keuboard tracking no rate do LFO. O LFO pode chegar à frequencia do som audível.

    Interação músico x instrumento:
    Precisa mesmo falar??? :)


    O review oficial e completo você pode conferir no blog em algumas semanas!

    Casper
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro silvG8:

    Nunca cheguei perto de um Sub Phatty mas penso
    que sou capaz de entender sua descrição e sua
    fascinação pelo instrumento.

    Alinhar a fase dos osciladores para cada nota pode
    parecer uma bobagem, um detalhe insignificante para
    quem ouve isso, mas agora tem mais um ser humano
    nesse forum que não vai achar que eu sou louco.
    Esse pequeno detalhe faz toda a diferença, nos graves.

    Ter os quatro parâmetros de envelope disponíveis na
    mão é bacana, no Minitaur tenho que apertar um botão
    extra, e isso em tempo real é muito chato. Devem ter
    reclamado muito disso para a Moog.

    Tenho a impressão que o Sub Phatty é muito mais
    divertido de usar que o LP. O drive é uma coisa que
    eu gostaria de ouvir, tenho certeza que seu review
    terá esse assunto em pauta.

    Brinque bastante!

    silvG8
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Casper
    Consigo ver alguém entendendo o que expliquei mesmo... principlamente a parte do meu fascíneo, já que nem coloquei pontos negativos nesse mini review... :)

    Resetar as fases entre os osciladores faz TODA A DIFERENÇA!!!!! Os baixos ficam destruidores! Percebi que em alguns sons ele causa um certo ruído, principalmente quando se usa formas de onda suaves como a triangular. Falando mais especificamente, acho que vou passar a me referir a tudo sobre síntese em bom e claro português... chega de waveforms, triangle, attack, etc.

    Por enquanto vou descobrindo mais coisas sobre o bichinho! No review completo com certeza vou incluir também os pontos negativos.

    silvG8
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Nada melhor do que poucas respostas em um mini review. :)

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    E eu querendo um minibrute...

    Fale mais mestre Igor!

    silvG8
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    ThyagoAmaral
    Tudo será "falado", pode ficar tranquilo!

    Eu acho o Minibrute bem legal, mas algumas coisas me deixam com um pé atrás, como a qualidade dos knobs e sliders. Acho essêncial o equipamento ser durável, e aqueles knobs não me parecem de qualidade, muito menos os sliders.

    Se está pensando num Minibrute, talvez seja interessante esperar e ver o Bass Station 2 da Novation... me parece melhor. :)

    No review "verdadeiro" colocarei comparações inclusive com o Little Phatty, incluindo o que há de melhor/pior em cada um.

    Casper
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Caro ThyagoAmaral:

    Minibrute é bem bacana também. Sou completamente
    a favor de uma empresa que tem coragem de lançar
    um produto assim.

    Se a Arturia continuar por esse caminho,
    vai fazer história no mundo dos sintetizadores.

    silvG8
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    ThyagoAmaral
    Casper
    O único erro fatal que vejo da Arturia é o atendimento ao cliente... há rumores pela internet de ser o pior atendimento/um dos piores no meio musical.

    Mas o instrumento é legal com toda certeza! :)

    silvG8
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Adicionei o primeiro vídeo com o Sub Phatty há alguns poucos minutos no YT.



    Parecido com um outro que fiz pro Little Phatty, mas simplesmente adoro esses soft lead dos Moog. É sensacional!!

    Mostro também pra gringa que o Sub Phatty pode criar sons mais suaves do que a maior parte das demonstrações evidenciam até o momento.

    Quanto ao som em si, utilizo os dois osciladores + sub-oscilador... me sinto quase como se tivesse um Voyager (ou não! heheehh!).

    Espero que gostem!

    Outro chegará ainda hoje... exportando neste momento!

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Segundo vídeo com o bichinho... explorando um pouco algumas sonoridades enquanto improviso qualquer coisa no fundo. Não escrevi o que faço passo a passo porque meu editor de vídeo (iMovie 09) torna isso um trabalho infernal!!!!!!!!

    Depois que fizer algum vídeo mais bem pensado eu posso adicionar as legendas, etc. mas até lá os vídeo vão ficar mais no visual mesmo.



    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Impressionante, eh uma sonoridade impar!

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Caro silvG8:

    Tenho a impressão (mas posso estar enganado, porque
    pelo youtube o som nunca é o que parece) que o Sub Phatty
    tem uma sonoridade mais próxima (tirando a saturação e
    as mimitações de notas, claro) do Minitaur que o LP.

    Coitado do seu sistema de amplificação.
    Tome cuidado.



    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ThyagoAmaral
    Realmente! E olha que nem usei o MULTIdrive no talo... ele distorce bem mais, mas sem chegar a destruir o som...

    Casper
    Então, eu também fiquei pensando nisso logo que peguei o bicho. Achei que o filtro é semelhante ao do Minitaur quando sem drive, inclusive a associação da ressonância, que parece interagir de uma forma diferente com o cutoff, assim como no Minitaur. Uma outra coisa é que os osciladores também parecem diferentes, e quando usados com o VCO phase reset (não mostrado no vídeo), fica com um cara de Minitaur mesmo.

    Vamos ver se consigo não estragar o som aqui né!? Heheheheh! Legal o vídeo, mas não dá pra saber se o cara empurrou a tampa de uma caixa já relativamente usada ou se realmente estourou tudo! :)

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Só pra compartilhar algumas experiências aqui...

    Estou fazendo parte do teste beta do Sub Phatty Editor ( :D ) e criei e compartilhei 32 sons para fazerem parte da versão oficial do negócio. Por enquanto ainda não tenho certeza de quantos dos meus sons serão aproveitados, mas garanto que a maioria está excelente!

    Pretendo fazer um vídeo mostrando cada um deles individualmente...

    Qualquer novidade passo aqui novamente!

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    http://youtu.be/rV9-DNTtKk0

    Alguns sons...

    Maestron
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    silvG8

    Cada som demais!!! Antes de mais nada, parabéns por esse tópico, você deve ser responsável pela disponibilização do melhor conjunto de informação sobre sintetizadores em língua nacional. Já se deu conta disso? Sei que há literatura nacional sobre o assunto, mas nada tão rico, com atualizações periódicas, vídeos e demonstrações de sons... Parabéns!

    Adorei os sons, bastante diferentes um dos outros. O que achei dessas demonstrações foi que, além do peso natural dos analógicos, ou apesar desse peso, o som me pareceu bastante limpo, bastante bem tratado, não sei explicar direito, mas me fez gostar ainda mais Sub Phatty...

    silvG8
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: silvG8
    · votar


    Maestron
    Obrigado amigo Maestron! Fico feliz que tenha gostado e também com os elogios. Eu sinceramente não imaginava que era o responsável por tanto em âmbito nacional, principalmente sabendo que existe muita gente que está muito por dentro do assunto... o que infelizmente vejo é que o brasileiro não tem o costume de compartilhar muita coisa nesse aspecto e sim discutir qual o melhor equipamento, sem ao menos mostrar nada em termos sonoros sobre qualquer coisa.

    O som do Sub Phatty ao mesmo tempo que pode ser bem rude (como é possível notar em 1 dos sons, Cyclodrone) é capaz de ser bem suave e aveludado (como o Sweet Meow). É um instrumento que com certeza me conquistou e estou me divertindo bastante. Não consigo dizer qual prefiro entre os dois Moog que tenho, mas afirmo com toda certeza que são diferentes.

    Quanto aos sons, tem 32 no total, e acredito eu que serão disponibilizados com a primeira versão do Editor da Moog Music, que deve sair nessa próxima semana... eu estava participando do "beta test" e decidi criar alguns sons e compartilhar com a empresa. :)

    Fico feliz que tenha gostado! Mais uma vez, obrigado pelo comentário!! Abraço.

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    você deve ser responsável pela disponibilização do melhor conjunto de informação sobre sintetizadores em língua nacional

    Concordo plenamente.

    silvG8
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: silvG8
    · votar


    J.Dionatan
    Obrigado amigo! Fico realmente lisonjeado com as palavras dos dois.

    Falando nisso, percebi uma coisa bem interessante quando comecei a construir o meu canal do YT. Em pouco mais de 4-5 meses, tenho praticamente 10k visitas, o que me leva a pensar no seguinte: será que não seria melhor promover os vídeos sobre síntese subtrativa em forma de vídeo? Ficaria mais fácil??

    Dependendo de como eu for fazer, pensei em fazer vídeo+apostila e vender por um preço em conta (R$30 - desde que a apostila não tenha que ir pra gráfica e sirva como .pdf) .

    Agradeço novamente por ver e comentar os vídeos. Abraço!

    Gus79
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    silvG8
    Putz.

    Que sons lindos que você preparou!

    O Drive N Sync e o Delicate Horn são de chorar.

    Aproveitei e vi também o seu review do Little Phatty + Cathedral e fiquei (de novo) arrepiado.

    Parabéns!

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Gus79
    Obrigado amigo Gus! Acabei respondendo no outro tópico! Heheheh!

    Os sons deram um certo trabalho, mas acho que vai ser muito legal ver meu nome lá no Editor oficial!!

    Obrigado por ver e comentar. Abraço!

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mais um vídeo........ alguém me pediu pra mostrar o som da onda quadrada do Sub Phatty. Parece que o Marc Doty falou que ela era meio estranha ou diferente em um de seus vídeos e o pessoal ficou curioso.



    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mais outro vídeo... :)

    Curtindo com 2 dos meus brinquedos...



    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Salve silvG8, nosso mini kebunator brasileiro!

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Caro silvG8:

    Quando sai o review comparativo?

    waltercruz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Olha só o SilvG8 por aí: http://patcharena.com/sub-phatty-square-wave-test-video/

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    waltercruz
    Fico lisonjeado amigo Walter!! Hehehehehh! O kebu é sinistro!
    Legal o lance dos sites também! Esse que você passou tem um monte dos meus vídeos.


    Casper
    Amigo Ricardo,... estou enrolando com isso mas não é por mau. Estou passando por uns momentos tensos com faculdade, doenças, TCC, etc. e está realmente complicado conseguir um tempo pra fazer a coisa direito.

    Se for só a parte do texto e fotos, acho que é tranquilo! :)
    Poderia colocar os vídeos e sons depois, com o passar dos dias. O que acha?

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Caro silvG8:

    Faça sem pressa, o importante é a qualidade.
    PS: Ficaram perfeitos, um ao lado do outro. Por algum
    motivo, eu achava que os ângulos dos painéis dos dois
    eram diferentes. Mas são idênticos. Deve ser muito
    divertido pilotar os dois ao mesmo tempo.

    Casper
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Olhe que lindo:

    http://www.moogmusic.com/content/hands-moog

    silvG8
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Casper
    Realmente lindo! :)

    Desculpa pela demora na resposta. Estou visitando pouco este fórum... estou direto no Gear Slutz!

    Quanto a angulação, são idênticos mesmo. Fica muito legal de tocar. A única coisa que me entristeceu foi que não consigo "colar" um no outro porque as conexões dos dois são feitos pela lateral esquerda. :(

    Ainda vou ter tempo pra brincar mais com essa configuração! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Moog Sub Phatty - Mini Review