Acordes em Bemol

    Autor Mensagem
    paulo84
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: paulo84


    Fala Galera, eu estou começando a aprender teclado e estou com dúvida nos acordes... quando eu sei que o acorde é sustenido e quando é bemol dentro de uma música?

    Vlw!!

    minondor
    Membro
    # mar/14
    · votar


    paulo84 Para tentar ser o mais simples possivel, um acorde maior (no estado fundamental) é formado pela fundamental uma terceira maior acima dessa e uma terceira menor ainda sobre essa. Por exemplo: O acorde de ré maior no estado fundamental começa no ré, depois vai uma terceira maior acima que é o fá#, e em cima desse fá# é uma terceira menor que é o lá.
    Já nos acordes menores (no estado fundamental) o acorde é formado pela fundamental, depois uma terceira menor e depois por uma terceira maior.
    Por exemplo: Dó menor é formado por dó, uma terceira menor de dó, que é mi bemol e em cima do mi bemol, uma terceira maior que é o sol.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    paulo84

    Alguns acordes vão ter nomes diferentes mas vão representar o mesmo som, por exemplo, C# e Db. O que vai definir quando é bemol ou sustenido é a estrutura da música que você está tocando.

    Pegue a escala principal de sua música e procure nos livros para saber como ela é especificada (porém já vi variações de um material para outro). Eu uso muito o mi bemol menor, então, a escala que aprendi a usar é representada assim: Eb - F - F# - Ab - Bb - B - C# - Eb

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Eb - F - F# - Ab - Bb - B - C# - Eb
    Na verdade, seguindo a regra mesmo, seria assim:
    Eb - F - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Tákipariú!

    Galera, parem de complicar a bagaça.......ele mesmo diz logo de cara no seu tópico: "eu estou começando a aprender teclado"

    paulo84

    Amigo, até que você aprenda as escalas e seus graus, e principalmente harmonia e a formação dos acordes, basta saber o seguinte:

    Se você esta subindo uma progressão, por exemplo, E >>>F#>>>A (o Fá, no caso, é sustenido). Se você estiver descendo A<<<Gb<<<E (neste caso o seu Fá #, é chamado de G bemol). Este meio tom, assim como um degrau de escada, esta entre a nota Fá e o Sol. Subindo a escada é Fá# (porque vêm depois do Fá), descendo a escada é Sol bemol (porque vêm depois do Sol).

    Por ora, se você é iniciante, é o que precisa saber.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    paulo84
    explica melhor o que você quer saber
    porque pela pergunta em sí:

    quando eu sei que o acorde é sustenido e quando é bemol
    eu iria responder que o acorde é sustenido quando ele vem marcado com #, C#, F# G#m, ....
    e é bemol quando se marca com b
    Cbm, Eb7, Gb.....

    -----------------------------------------------------
    agora achando sobre o que você quiz perguntar
    você precisa conhecer escalas, e a partir delas campo harmonico

    se eu te digo que a música está em MI maior a escalar de Mi maior é:
    mi fa# sol# la si do# re# mi

    então é bem facil aparecer acordes como, Mi maior, Si maior, Do# menor... dificilmente aparerá um Do menor, porque não tem essa nota na escala
    mas pode até aparecer, mas ai entra outro assunto que é modulação (mudança de tom dentro da música)

    se não entendeu nada do que eu disse, então siga essa ordem de estudo:
    aprenda sobre classificação de intervalos
    quando entender, aprenda sobre escalas
    após isso aprenda formação de acordes
    depois disso então aprende campo harmonico

    uma coisa depende da outra, então não adianta aprender escala sem saber o que é intervalo, nem aprender campo harmonico se você não sabe nem montar escala...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes em Bemol