Improviso - Fazendo música com sintetizadores

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # mar/14


    E aí galera, tudo tranquilo?
    Então, voltando lentamente ao fórum Cifraclub, acho que precisamos dar uma revivida por aqui. Ultimamente os tópicos em sua grande maioria são sobre compra de controladores/sintetizadores/workstations e muito pouco se fala sobre outros assuntos.

    Sendo assim, me dei a liberdade de criar MAIS UM tópico tentando mudar a trajetória atual do FCC8.

    Obviamente, apareci aqui pra divulgar meu primeiro vídeo de uma série nova de improvisos, onde pretendo criar músicas para serem tocadas com sintetizadores e não somente demonstrar sons. Neste primeiro improviso, parti de um tema criado (tanto mentalmente quanto ao tocar - o mínimo possível, apenas harmonia e melodia do primeiro tema) e deixei para ver como a idéia se desenvolveria.

    Percebi que tenho uma certa dificuldade para dar vida ao sintetizador de uma forma genuína pois fico muito preso à forma de tocar piano, mas não sou treinado para improvisar "a la Bach", que acredito ser a melhor forma de explorar músicas solo com sintetizadores.



    Venho aqui então para pedir uma avaliação do que vocês acharam. E mais, gostaria que vocês compartilhassem músicas de vocês que exploram o som de sons sintetizados... gostaria que o FCC8 fosse mais sobre música e menos sobre "me ajuda a comprar o controlador tal?"/"meu teclado está com pouco peso no PA!"/"qual é o melhor sintetizador do mundo?"/etc.

    Greenwood
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    silvG8

    Parabéns mais uma vez! Sou suspeito, pois sou seu fã! Já disse isto...

    Você tem uma habilidade incrível de tirar sons únicos dos synths. Este aí, em especial, ficou fantástico... me soou como um pad metálico, com peso e complexidade.

    Agora, quanto à música, está um bom começo. Senti muita falta de outras camadas. Outros timbres, mais percussivos talvez, fazendo arpeggios ou loops ou dando mais vida à base criada.

    Você criou uma harmonia que me soou triste e dramática (isto é um elogio!). Agora que tal criar mais vozes para sobrepor ao pad e dar mais interpretação a esta tristeza?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Meu sonho de consumo! *.*

    Cara muito legal... Lindo... Pad gostoso de se ouvir, da vontade de meditar... Posta um video depois com alguns timbres mais "Fast Synth" em uma pegada mais pop? Com uso dos Filtros?

    Esse é um desejo de todos os mais antigos:
    gostaria que o FCC8 fosse mais sobre música e menos sobre "me ajuda a comprar o controlador tal?"/"meu teclado está com pouco peso no PA!"/"qual é o melhor sintetizador do mundo?"/etc.


    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Você criou uma harmonia que me soou triste e dramática (isto é um elogio!). Agora que tal criar mais vozes para sobrepor ao pad e dar mais interpretação a esta tristeza? Ouvi aqui no escritório e alguém do outro lado gritou, que música triste... o que é isso? kkkkkkkkkk

    Buhbor
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Buhbor
    · votar


    silvG8

    gostaria que o FCC8 fosse mais sobre música e menos sobre "me ajuda a comprar o controlador tal?"/"meu teclado está com pouco peso no PA!"/"qual é o melhor sintetizador do mundo?"/etc.

    Meu sonho! *-*

    Cara, eu acho INADMISSÍVEL ter um único tópico pra publicação de trabalho e poder abrir 1000 tópicos sobre equipamentos. Deveria ser o contrário.
    Ai o pessoal que se esforça pra criar algo e vai "amontoando" (literalmente) seus trabalhos junto com os de outras pessoas que acabam passando despercebidos. Postei lá esses dias uma música que fiz e acabei de mixar e se 5 ou 6 pessoas viram foi muito. Enfim, desabafo...

    Quanto ao timbre, cara já vi um filme (não lembro qual) com uma trilha em um momento angustiante que tinha algo desse tipo que quase me fez chorar. O que eu quero dizer é que está de muito bom gosto e transmite de fato uma sensação profunda.

    Quanto a composição, de fato passa uma sensação muito forte de tristeza/dor/perda/derrota sendo realmente inspirador. Acredito que vale a pena pegar esse material, deixar o improviso de lado, e realmente trabalhar em cima disso. A ideia você já tem.

    Eu sempre penso nesse tipo de som com strings, mas a ideia de fazer com sons sintetizados me parece ótima.

    Abraço

    Greenwood
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Outra dica (já que colocou o vídeo aqui é pq queres críticas e dicas, né?)... põe uma camada beeeeem grave segurando o baixo da harmonia. Vai ser uma daquelas coisas que fazem o ouvinte respirar fundo quando entra as frequencias baixas vibrando no peito...

    waltercruz
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Buhbor
    qual tópico que tá essa sua música?

    silvG8
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: silvG8
    · votar


    Greenwood
    Obrigado! Fico feliz que mais uma vez tenha gostado e vindo aqui me prestigiar com comentários!! :D

    A idéia não era nem criar uma música completa não. No geral, quando acho que algo ficou excepcionalmente bom no improviso eu acabo não compartilhando pois posso usar como base para músicas no futuro... então... é isso. De qualquer forma, a "música" está com um clima legal e talvez aproveite para alguma coisa.

    Quanto a ela estar vazia.... eu já pensei em pegar uma pedaleira pra usar com meus sintetizadores (pedaleira de órgão) pra poder livrar um pouco a mão esquerda e tocar em 3 registros (graves com os pés, médios com a mão esquerda, agudos com a mão direita), mas são controladores ainda muito caros. Mas tenho certeza que algum dia vou pegar uma pedaleira dessas, nem que seja pequena!

    Harmonicamente nada fiz além de um clichê pois é o que me veio na cabeça na hora. Hehehehehh! O pessoal que compõe trilha sonora usa e abusa desses tipos de progressão e eu nada fiz além disso.

    ThyagoAmaral
    O P08 é um sonho de consumo mesmo! Sonhei durante muito tempo até pegar o meu... não poderia estar mais satisfeito com ele. Quanto a demonstrar vários sons de uma vez, etc. pretendo dar um tempo. São vídeos que não fazem muito sucesso no YouTube. O que pode acontecer é de eu utilizar o P08 em uma "live jam" com um timbre nesse estilo, mas não prometo nada.

    Se quiser dar uma ouvida em alguns sons diversos com o P08, entre no meu SoundCloud ( http://www.soundcloud.com/silvgt ). Tem um set lá com 10 sons diferentes.

    Quanto à musicalidade do vídeo em si, agradeço pelo comentário! Interessante o lado de alguém falar que a música era extremamente triste.... hehehehehehh! Acho que é essa a impressão que fica sempre que usamos tons menores nos improvisos.

    Buhbor
    Meu conselho pra melhorar o FCC8 é entupir isso aqui com tópicos com trabalhos, gravações, etc. e não ficar dando muita corda pro restante. Sei que estamos em minoria aqui, mas podemos pelo menos tornar esse fórum um lugar para conversarmos sobre algumas coisas.

    Quanto a sua gravação, já comentei sobre ela no passado e ela não mudou muita coisa, então não comentei novamente.

    Obrigado pelo comentário sobre o vídeo! Fico feliz que tenha se sentido assim... é engraçado como sentimos falta de algumas coisas quando vamos fazer algo assim...... a única coisa que eu queria a mais nesse improviso era um pedal de expressão controlando sutilmente o filtro e mais agressivamente o volume. Ia ficar melhor ainda.

    Essa sensação de tristeza é algo que admiro muito em música e geralmente é onde gosto de explorar, principalmente se começar com uma música feliz que depois parte para esse sentimento.

    Na verdade tenho que pegar muito material pra transformar em algo a mais, só me falta um tempo extra pra organizar as coisas todas. Estou sem lugar pra deixar os teclados montados aqui em casa e toda vez que vou tocar tenho que arrumar a parafernalha toda, o que é cansativo e dá uma certa preguiça.

    Abraço!



    Obrigado a todos pelos comentários!!

    Greenwood
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    silvG8
    Quanto a ela estar vazia.... eu já pensei em pegar uma pedaleira pra usar com meus sintetizadores (pedaleira de órgão) pra poder livrar um pouco a mão esquerda e tocar em 3 registros (graves com os pés, médios com a mão esquerda, agudos com a mão direita), mas são controladores ainda muito caros. Mas tenho certeza que algum dia vou pegar uma pedaleira dessas, nem que seja pequena!

    Eu tenho a da Tokai: PD-2
    Muito boa... essencial para quem toca ao vivo! Nada que 1.300 paus não resolva...

    Buhbor
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    waltercruz

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/100935/p26

    Ta nesse tópico aqui, mano. Tem muita coisa legal do pessoal nessa página que poderiam ser tópicos pra serem melhor aproveitados.

    silvG8

    Meu conselho pra melhorar o FCC8 é entupir isso aqui com tópicos com trabalhos, gravações, etc. e não ficar dando muita corda pro restante. Sei que estamos em minoria aqui, mas podemos pelo menos tornar esse fórum um lugar para conversarmos sobre algumas coisas.

    Pra mim ta ótimo.

    Verdade. Você já havia comentado mesmo sobre a música. Mudaram, somente, alguns detalhes da mixagem e arranjos sutis.

    O Greenwood falou sobre acrescentar uma camada grave. Isso faz parte do que eu queria propor a você. Pegue suas ideias/improvisos e transforme em música.

    "Essa sensação de tristeza é algo que admiro muito em música e geralmente é onde gosto de explorar"

    Cara, eu não sei fazer música só pensando nos sons que vou criar. Tem que existir algo que eu queira dizer; um tema. Você já sabe sobre o que gosta de passar quando está tocando, eu só gostaria de ver isso produzido, sacou? ;)

    Abraço

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Greenwood
    Buhbor
    Eu não tinha muito interesse, mas vou tentar transformar isso numa boa música! Já até surgiram idéias interessantes aqui na minha cabeça, então acho que vale a pena explorar.

    Quem sabe até publico tocando algumas partes no YT... Heheheheh!

    Obrigado mais uma vez pelo apoio.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    falando em pedaleira e vários timbres e etc... lembrei desse canal no youtube desse cara aqui:

    https://www.youtube.com/user/nickybendix




    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    fernando tecladista
    É interessante ver como o cara se vira com tanta coisa... de qualquer forma, eu não teria nenhuma paciência nem tempo pra conectar tudo isso em MIDI como ele fez. Deve ter usado muitas conexões e um roteamento desgraçado com DAW ou algum workstation. Hehehehehh!

    Musicalmente, bem pobre (na minha humilde opinião).

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    silvG8
    Musicalmente, bem pobre (na minha humilde opinião)
    também vi dessa forma, ou sei lá ele gosta dessa coisa new age com cara de meditação e faz isso porque é o som que gosta
    vejo ele como quem faz isso por hobby e tem grana pra comprar sempre os últimos modelos, mesmo assim é interessante de ver, tem coisa que é tudo ao vivo, sem arpegiador, nem base pre gravada

    Casper
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ...gostaria que o FCC8 fosse mais sobre música e menos sobre "me ajuda a comprar o controlador tal?"/"meu teclado está com pouco peso no PA!"/"qual é o melhor sintetizador do mundo?"/etc...

    Eu também gostaria.

    Vou começar a dar respostas padrão.

    P) Falta brilho no teclado?
    R) Swarovski nele!

    http://www.ladiesgadgets.com/wp-content/uploads/2010/10/Swarovski-Crys tal-Piano-From-CrystalRoc.jpg

    P) Falta peso no teclado?
    R) Bigorna nele!

    http://geanderson.files.wordpress.com/2010/03/blacksmiths-anvil-websiz e.jpg

    Mas não adianta. O melhor caminho é apenas falar sobre
    música também ( e não só sobre equipamentos).

    silvG8:

    Lindo vídeo. O Electro-Harmonix Cathedral combinou
    muito bem com o Prophet, e o fato dos dois serem stereo
    não deve ser coincidência...
    Processar com pedais é algo muito natural e indispensável,
    pelo menos no meu modo de ver, para esse tipo de sintetizador
    que o senhor usa. Apesar de não abusar dos efeitos, eu nunca tiro
    alguns pedais de perto, principalmente um chorus DOD stereo e
    um Space-Echo (RE-20), que eu uso de modo similar ao
    modo que o senhor usa o Cathedral.

    Voltando para a música:

    https://app.box.com/s/5hzp4htes6bv925lfoyx

    https://app.box.com/s/863btx1tmt2dis91fayv

    https://app.box.com/s/lscdbfeu0vwjkye40v3n

    Tenho 8 esboços que estou materializando nessa série,
    que chamei de "Em busca de Kaspar Hauser".
    É tosqueira, não é tão bem acabado quanto seus
    trabalhos, mas está saindo do jeito que está saindo.
    São pequenos núcleos no sequenciador, a maioria eu
    organizo na hora e coloco direto no track, depois acrescento
    alguma coisa. É divertido de fazer. Uma vez terminada a
    série das 8, eventualmente vou regravar com mais critério.
    O que eu quero é colocar em forma de áudio as ideias.

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    A sua parte de como responder as coisas aqui é muito boa! Hehehehehehh!!!
    Eu na verdade acho que o maior problema desse fórum é justamente o fato de que os moderadores não são assíduos frequentadores da sala 8 e muitas vezes as coisas passam e poluem o visual do fórum. De qualquer forma, os caras estão fazendo um bom trabalho, fechando tópicos quando coerente.

    Quanto ao video, agradeço pelas palavras! O Cathedral ficou muito bom mesmo com o Prophet... é interessante que durante a fase de experimentação (antes de gravar qualquer coisa), usei várias configurações diferentes e vi que os reverbs de mole (simulações no caso) foram a melhor combinação.

    Ainda não usei um Chorus com ele mas tenho curiosidade... mita gente fala que é a melhor forma de fazer um synth polifônico realmente sobressair. Vou tentar depois.

    Quanto ao seu Kaspar House, eu dei uma escutada e gostei bastante da segunda parte. Como estou no iPad, se existe uma terceira eu não tenho como ouvir agora... você inclusive tocou num ponto muito importante sem nem perceber: fazer música tem que ser divertido! Já basta nossa rotina. Tmos que sempre procurar fazer aquilo que nos agrada dentro da música e não nos ater às normas de composição, etc.

    Abraço e obrigado pelo comentário!

    rsfelicio
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: rsfelicio
    · votar


    silvG8 Show mano...mais uma vez parabéns.
    Vou dar uma sugestão de um "humilde iniciante no tema da Síntese" .... caso houvesse como juntar ao video um breve "tutorial" de como tentar "recriar" o timbre usado, teríamos condições (cada qual com seu hardware / software) de trilhar o mesmo caminho

    Sendo mais claro, também adorei o PAD, obviamente nunca chegarei à mesma qualidade do P08, mas sei que simular a mesma onda, LFO, etc que usou talvez chegue em algo legal....fiz isso com seus patchs para o GAIA do Synthway....abri o arquivo no Editor do Gaia e fui brincando / comparando / aprendendo "copiando"....
    Se for algo possível, penso que agregaria.

    Pra acabar o "livro", parabéns pela iniciativa do UP no grupo

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    rsfelicio
    Obrigado amigo! :)

    Quanto a sua sugestão, eu não pretendo ajudar ninguém a recriar aquele som... eu mesmo não sei chegar no exato mesmo resultado novamente. Costumo pegar os sons e criar na hora, baseado na idéia musical que quero passar.

    Você vai ver que com o tempo as coisas começam a ficar mais simples pra fazer. Nos digitais inclusive é mais fácil chegar em resultados que agradam aos ouvidos menos treinados. A única coisa que sinto falta é realmente do peso que um Prophet 08 por exemplo tem.

    Uma dica, limite-se a criar sons no seu Gaia sem usar efeitos... você vai melhorar bastante os seus sons.

    Obrigado pelo comentário!!

    Maestron
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    silvG8

    Só hoje vi esse tópico! Parabéns pelo vídeo, é sempre bom ouvir um som novo do P8! Me identifiquei com o timbre, deu pra viajar nele! E com o seu estilo de tocar também, talvez por ter vindo do piano erudito assim como você. E não tenho o menor talento para aquelas improvisações!

    Se poder me responder uma pergunta meio idiota; você grava seus videos com o mic externo ou liga a saída do P8 direto na entrada da câmera?

    fernando tecladista
    Rapaz, gostei do som new age do cara, realmente falta tempero musical, é um estilo muito pobre do ponto de vista de elaboração composicional, mas dá pra viajar nos timbres!

    silvG8
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Maestron
    Obrigado amigo! Fico feliz que tenha gostado. :)

    Eu toco sintetizadores como toco piano e as vezes não fica muito bom, mas nesse tipo de improviso lento fica legal.

    Quanto ao audio, gravo separado do video... P08 com Scarlett 2i2 direto no Mac gravando com o Logic X. O video é de uma Sony Alpha (modelo mais profissional atualmente comprável da Sony, mas somente a câmera mesmo, sem lentes especiais, etc.).

    silvG8
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Só dando um UP... esse vídeo foi postado há algum tempo no Facebook da Dave Smith Instruments. Muitcha emoção ver esse tipo de reconhecimento! E não, não fui eu que vi pois não tenho Facebook... uma amigo do exterior viu e me mandou um email.

    Obrigado mais uma vez aos colegas de forum que viram e comentaram.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    silvG8
    faço ideia da emoção, 2 anos atras fiz uma demo do meu gambitt e publiquei na pagina do facebook da matrixsynth
    no dia seguinte estava no blog :D
    ai você ve nas estatisticas do google que pessoas de vários cantos do mundo viram teu video

    silvG8
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    fernando tecladista
    É muito bacana mesmo...

    Por enquanto, apenas 1 de meus vídeos não saiu no Matrix Synth. Ele costuma sempre coloca-los por lá, e já agradeci ao responsável algumas vezes por email pela consideração. O que percebi esses dias, é que musicalmente, existe muita pouca coisa significante, e as pessoas tendem a produzir mais barulho que música. Estou querendo mudar isso, inclusive em meus vídeos.

    Vamos ver o que o tempo me vai permitir fazer... :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    silvG8
    até hoje só mandei 2, mais demonstrando do que fazendo uma música completa, o do GMX foi porque deve ser interessante mesmo, um orgão com um teclado de synth, e nunca visto por gringo
    http://www.matrixsynth.com/2012/01/gambitt-gmx.html

    o outro que fiz e coloquei lá dia 12, na pagina do FB não foi
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/144063/p26#8951970
    mas também é bem mais tosqueira em sí e não tem muito o que mostrar nele

    silvG8
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    fernando tecladista
    Instrumento interessante cara... Não conhecia. Legal ter todo o lance de mono/polysynth e ainda seringas e etc. no solo. O som do órgão em si não é a oitava maravilha do mundo, mas é muito bom.

    O vídeo não esta com uma qualidade ótima, mas esta perfeito em termos de informação sobre o instrumento e o fato de focar mais nos atributos tornou o vídeo muito bom pra quem quer conhecer o bicho. Legal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso - Fazendo música com sintetizadores