Equalização do teclado em amplificador de baixo

    Autor Mensagem
    Alvones
    Veterano
    # mar/14


    Fala, pessoal!

    Recentemente comprei um amplificador Staner 110b. Como a grana estava curta e eu realmente precisava de um amp potente para ligar meu teclado, optei por um amplificador de baixo, pois um de teclado com a mesma potência me custaria os olhos da cara.

    Até gostei do som que tirei, mas preciso de dicas para equalizar o som da melhor maneira possível, pois acredito que os timbres estão com pouquíssimo brilho e presença (com exceção dos pianos elétricos que ficaram show).

    Se alguém puderem me dar umas dicas serei muito grato.
    Valeu!

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/14
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    pois acredito que os timbres estão com pouquíssimo brilho e presença (com exceção dos pianos elétricos que ficaram show).

    é de se esperar para um amp de baixo.

    Solução?
    Tenta aumentar o brilho e a presença, oras!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: ThyagoAmaral
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    Coloca um divisor de frequência no amp, e fura ele pra por um tw ou um drive misto!

    Edit: com a opção de ligar e desligar os agudos.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14
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    Coloca um divisor de frequência no amp, e fura ele pra por um tw ou um drive misto!

    Edit: com a opção de ligar e desligar os agudos.


    Falou tudo. Vai achar o brilho que falta, no timbre. Amp de Baixo não tem os agudos que o teclado precisa.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/14
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    Slash_1989
    Lembro também que coloque algo proporcional a potência do seu Alto-Falante, evite um tw ou driver muito potente, lembre do divisor de frequência, é fundamental para o bom rendimento do seu sistema. E escolha bem o local da furação. Tudo isso vai contribuir para o som do seu sistema. Tente manter ele sempre o mais próximo de Flat possível.

    Alvones
    Veterano
    # mar/14
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    Obrigado pelas dicas, pessoal! Quando comprei estava ciente da perda de qualidade do som, mas não tive outra alternativa. Vou pesquisar sobre divisor de frequência e as adaptações necessárias para um desempenho legal, não entendo nada do assunto (ainda haha). Slash_1989 Eu fiz isso, o amp tem até uma função legal, um botão para aumentar a presença e o "brilho do som, mas achei que o som ficou muito "plástico", além de chiar muito mais quando aumento o volume.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Ismah
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    Slash_1989

    Impedância mandou um abraço.

    Alvones

    Plena certeza que o amp era nescessário? Um bom fone já faz muita coisa...

    EDIT:

    Uma alternativa é um retorno de chão... Esse abaixo é passivo, mas com certeza vc pode trocar uma ideia com o Maurício que ele faz uma ativa

    Retorno de chão 2x12" + Drive

    Tem também as versões da TGR (Taigar) de 1x10 + drive, e 1x12 + drive... Mencionei a TGR porque sei que é top o artefato.

    Alvones
    Veterano
    # mar/14
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    Ismah

    Pior que sim, vou usá-lo em ensaios..
    Quanto custa um retorno desses? Acha que vale mais a pena do que o divisor de frequência + drive ou tw no próprio amp?

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
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    Alvones

    O maior problema será casar a impedância do drive e do falante.

    Em média uma de 300W sai por menos de mil reais... Mas sempre tem por menos... E claro por mais... Deve sair uns 2k essa TGR, mas... são 880W, vc abafaria qualquer baterista exaltado.

    Busque por retornos... Tem Stanner de 400 até 6k... uma opção seria as caixas ativas com falante de 15" + drive (os pianos agradecem pelos graves a mais)... E claro, tem as feita a facão, que pode não ser top, mas com certeza sai mais em conta que comprar...

    Dica de gambiarra, vc compra - ou até ganha de graça - alguns amps automotivos de 100~400W, transistorizados (ninguém quer por causa do alto gasto de energia), soma isso a uma fonte 12vDC, e faça a festa...

    Alvones
    Veterano
    # mar/14
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    Ismah

    No meu caso era melhor eu ter pego uma dessas caixas ativas de P.A mesmo? Custam mais ou menos o mesmo que os amps de baixo..

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Mauro Lacerda
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    Eu também optei por um amp de baixo para meu setup, mas porque sou eu que faço os baixos da banda (uso um Moog Minitaur). Peguei um Giannini Duovox 50B, um amp todo valvulado de 50W. A vantagem desse amp é que ele tem dois canais separados, num canal eu ligo o Moog e no outro eu ligo o Hammond. Para mim é perfeito porque eu posso abusar do pré no canal do Hammond, e deixar mais clean (mas não tanto hehehe) o baixo do Moog.
    Antes disso, eu usava VSTis (piano elétrico, piano acustico, hammond, etc...) e usava um amplificador de violão. Nunca consegui timbrar adequadamente os timbres com o ampli. O que eu entendi: que tudo depende das frequências do som que você usa. Se usa um timbre de piano acústico, não vai ficar bom numa caixa de baixo, nem numa de violão, nem numa de guitarra... Porque os amplis específicos são feitos para dar destaque a determinadas frequências e retirar ou diminuir a importância de outras. Eu aconselho pegar um ampli de teclado, mesmo que tenha menor potência, porque você vai ter mais qualidade. Ou um retorno, ou usar os PAs.

    Alvones
    Veterano
    # mar/14
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    Como comprei o amp recentemente, estou pensando seriamente em trocá-lo por uma caixa ativa de boa qualidade na mesma faixa de preço. O que acham?

    Alvones
    Veterano
    # mar/14
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    Mauro Lacerda
    Pois é, synths e pianos elétricos ficaram show no amplificador, porém também utiliza muito timbres de piano acústico, que ficaram bem pobres e artificiais. Os hammonds não ficaram ruins.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
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    Alvones

    Cara, não... Não é caixa de PA, é caixa de retorno projetada só para fazer retorno... Tem 12 dessas TGR 2x12 na empresa onde trabalho... Fizemos Raimundos, Velhas Virgens, Matanza, Papas da Língua, Nenhum de Nós, Tequila Baby, Armandinho e muitos mais, com elas...

    Acho que seria a melhor opção para. Eu como tecladista vou querer uma dessas assim que tiver uns pila sobrando...

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: El_Cabong
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    Abra um furo redondo na parte da frente da caixa e instale ali uma supertweeter em paralelo com o woofer, e de mesma impedância que o woofer.
    Coloca em série com o woofer uma bobina de fio de cobre esmaltado 16AWG/MCM com umas 30 voltas enroladas num parafuso de aço.
    Coloca um capacitor de poliéster de 2,2uF / 250V em série com a supertweeter, e pronto.

    Acho que isso resolverá o problema de falta de agudos.

    IMPORTANTE !
    Se não colocar a bobina em série com woofer, o crossover será de 1º ordem, e aí o corte de graves que atingem a supertweeter não será eficiente, e aí a supertweeter queimará frequentemente o reparo.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/14
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    El_Cabong
    Um mestre, com saudade de você por aqui!

    Bom, vou falar um pouco do que eu uso, usei por muito tempo um sistema feito por mim, 2 caixas com 2 de 15, um Tw e driver, empurrado com um DBK4000, com uma mesa de som, tive várias de Oneal, Behringer, Mackie, terminei gostando mais das YAMAHAs, depois me deu o cão e vendi tudo, ficando só com os mixers, e ai comecei a usar Monitor de Referencia - Behringer Truth b2131a (um par), resultado vi o quanto perdi tempo da minha vida com aquela tuia de fio e trabambolhos grandes, vive feliz atá um monitor queimar e não ter jeito, gambiarra de novo, jampeei um com outro e fiquei com o troço em mono, mas ainda sentia necessidade de mais som, e de algo que pudesse usar fora de casa em shows, cultos, seja lá onde for, comecei a pesquisar sobre caixa ativa, retornos, depois de muito testar, parei em uma Selenium (que agora é JBL Selenium) 121A, 150RMS o que já deu e sobrou pra mim, porém hoje quero outra dessas pra fazer um par e ficar stereo! :P Pra completar a novela, comprei um Marshall AS50D, sim pra violão 2x 8" e 1 tw, estava feliz, tinha um ampli lindo e com qualidade, Eps ficaram lindos, Hammonds também.... mas os Pianos Acústicos, Pads... prefiro na Selenium, o que eu ganhei com o Marshall? Um Ampli bonito pra ficar montado em casa, com uma qualidade muito boa e uma varredura de frequências que supriu minha necessidade em casa!

    E ai o que a gente aprende com o tempo? Que som bom, timbre bom, vai depender do que você toca e como você toca, meu Marshall pode soar lindo em casa eu a 1,5m de distância dele, mas em um local aberto talvez seja uma porcaria. E ai volto aquela teoria, não existe equipamento ruim, existe uso inadequado e arranjos (que acho que todo mundo fez ou faz). E ai cabe a gente dar um jeito ou procurar, gastar, se arrepender, testar, trocar... e nunca ficar satisfeito = GAS.

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: El_Cabong
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    ThyagoAmaral
    E ai !!
    Eu toco em igreja (as vezes teclado / as vezes baixo)

    - Quando eu toco teclado eu ligo na mesa de som e fica excelente !! (tanto o som do retorno dele quanto o som que sai no P.A.)

    - Quanto eu toco baixo aí sim eu tinha um problema.
    Queria um cubo que fosse bem potente, só que cubos de baixo potentes são caríssimos !!
    Aí eu resolvi montar o meu próprio cubo de 700 Watt RMS (e gastei uns R$ 1000 para montá-lo)
    É uma caixa de MDF 18mm com:
    - 1 Woofer de 12" da Khromus Alpha de 4 Ohm. Este woofer é MUITO BOM !! É fiel, potente, e tem uma sensibilidade de 97dB/w/m.
    - 1 bobina de 30 voltas de fio esmaltado em série com o woofer.
    - 2 dutos de 75mm sintonizados na ressonância do woofer.
    - 2 drivers da champion DRV500 de 8 Ohm (os dois em paralelo).
    - 2 capacitores de 6,8uF / 250V, cada um em paralelo com cada driver.
    - 1 módulo amplificador com fonte bivolt de 700 Watt RMS classe D, da Dclassaudio.
    - 1 cooler de 12V para ventilar o amplificador.
    E fora da caixa eu uso como pré amplificador uma mesinha Behringer UB508.
    Ficou perfeito !! Um som fiel e sem nenhuma distorção.
    Um som bem aberto e brilhoso do baixo (principalmente nos slaps); e um grave poderoso que (quando eu abro o volume um pouco mais) chega a tremer tudo !!

    Se eu fosse comprar um cubo destes de 700W RMS pronto acho que eu gastaria uns R$ 3000 ou R$ 4000.

    Alvones
    Veterano
    # mar/14
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    Tô pensando seriamente em trocar o amplificador por uma dessas caixas ativas, acho que seria uma boa pra mim que sou totalmente leigo em amps, não teria a manha de fazer os ajustes necessários. Acham que vale a pena?

    Olhei uns modelos interessantes na faixa dos mil reais:

    http://www.serenatanet.com.br/caixa-acustica-antera-m10-1a-ativa-30.as px/p

    http://www.serenatanet.com.br/caixa-acustica-antera-cp10-1a--ativa-29. aspx/p

    Esses modelos de retorno são uma boa para ensaios, né?

    Greenwood
    Veterano
    # mar/14
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    Alvones

    O caminho é este aí, meu amigo. Siga-o.
    Venda a sua caixa de baixo para um baixista.
    Também cometi erro semelhante: comprei uma caixa de guitarra para teclado... resultado: fritei a caixa em menos de um ano. Adoro graves!

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
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    El_Cabong

    A bobina seria pra casar impedância?

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/14
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    Ismah
    Alguém aí que entenda de eletrônica poderia explicar melhor.

    Mas a bobina seria "digamos" a outra parte do crossover.
    Colocando só o capacitor na tweeter, ele causaria uma diminuição de graves em 6dB por oitava, do ponto de corte para baixo.
    Tendo a bobina no woofer, isso torna o crossover mais eficiente (crossover de 2º ordem) o qual causa uma diminuição de graves em 12dB por oitava, do ponto de corte para baixo.
    Neste segundo caso o reparo da tweeter fica bem mais protegido.
    _________________________________________

    Ponto de corte é frequência na qual ocorre a diminuição de 3dB em relação ao som original.
    Geralmente este ponto de corte numa tweeter de 8 Ohm e com capacitor de 2,2uF fica nos 9000Hz

    Ismah
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Ismah
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    El_Cabong

    Ah entendi, vc quer fazer um filtro LC (indutor-capacitor)...

    O cálculo é bem mais complexo que do RC (resistor-capacitor), até porque o valor do indutor é desconhecido...

    De qualquer forma ligar em série, ou paralelo dois resistores (falante + drive) vai fazer com que o amp trabalhe em uma impedância diferente da original... Na pior das hipóteses, ele queima. Na melhor ele dará o dobro, ou metade da potência inicial.

    Para mais sobre filtros RLC clique aqui

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: El_Cabong
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    Ismah
    Mas neste caso eu acho que o amplificador continuaria trabalhando com a impedância original.

    Por exemplo
    Se a impedância original do amplificador for de 8 Ohm, e o falante também for de 8 Ohm, é só colocar em paralelo um tweeter de 8 Ohm, que o circuito continuaria com 8 Ohm.

    - Ué !! mas os dois (8 Ohm) em paralelo o resultado não seria 4 Ohm ??

    - Não. Aí é que tá a surpresa !! O resultado seria também 8 Ohm. Isto ocorre porque os graves passariam livremente pelos 8 Ohm do falante, mas encontrariam uma barreira de alta impedância no capacitor em série com a tweeter. Já os agudos passariam livremente pelos 8 Ohm da tweeter mas encontrariam uma barreira de alta impedância na bobina em série com o falante, ou seja, estas "barreiras" de alta impedância do crossover para fazer com que as frequencias percorram o caminho correto (agudos pra tweeter e graves pro falante), é que transformam o circuito todo em 8 Ohm.
    E assim o amplificador continuaria trabalhando na impedância correta.

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