Virtual Stage - Programa para Jam Sessions e ensaios online [Importante]

    Autor Mensagem
    Tiago M. Zunino
    Membro Novato
    # fev/14


    Bom dia pessoal.

    Estou aqui com uma iniciativa que abracei como se fosse minha. Esta semana foi lançado o Virtual Stage, um software que possibilita aos músicos, fazer ensaios e Jam Sessions online em tempo real.
    Ele permite que você se conecte a um servidor e crie uma sala (com senha ou não), do estilo de música que deseja tocar. Desta forma todos os músicos acessam esta sala e tocam juntos. É possível até ter a imagem da webcam de cada um.
    Ele segue o mesmo princípio do NinjaM, porém com uma funcionalidade diferente.
    É possível tocar até sem interface de áudio, levando em consideração que o sistema instala junto o ASIO4ALL.

    O sistema foi desenvolvido por Elieser Ademir de Jesus, Pianista e professor dos cursos de Música e Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), e vem tendo apoio de todos os alunos, membros da comissão do corpo docente e músicos regionais.
    Deixo aqui a disponibilidade do uso do sistema que é totalmente gratuito. Não deixarei os links do site e Fan Page pois não quero caracterizar SPAM no Fórum Cifraclub.
    Busquem por Virtual Stage no Facebook ou simplesmente /virtualstagebr.

    Na Fan Page contém as informações que redirecionam para o site, onde poderão sanar todas as suas dúvidas e aprender a usar o VS corretamente.
    O sistema tem interface simples, um download de menos de 40MB e que vai permitir que você toque junto com músicos de todo o planeta.

    Obrigado pela atenção galera, espero poder ter o Feedback de vocês para implementar melhorias no sistema e corrigir possíveis Bug´s.

    Abraços.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Tiago M. Zunino

    Denovo??

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/313091/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/313163/

    Tiago M. Zunino
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Na verdade estou postando na área de Teclados, pois creio que pela afinidade com tecnologia, isso nos interessaria bastante.

    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Estou aqui com uma iniciativa que abracei como se fosse minha

    então me tira uma dúvida
    conexão precisa ser super rápida pra isso?

    como fica latência nisso?
    porque com alguns ms de um VST já é algo irritante
    pra minha cabeça dinossauro, não consigo ver que o audio vai sair da china, vir até aqui eu tocar junto e voltar pra china tudo ou mesmo tempo, sem que o chines não me escute atrasado

    não vai acontecer algo com o sanduíche iche

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Pois é, e a Latencia?

    Os Hangouts do Google sofrem muito com isso, tanto que em grupos apenas de chat pedimos para desabilitar todas as webcams

    Anyway. Só testando para ver né, já pensou se os dinossauros começam a aparecer aqui no studio kkk

    Tiago M. Zunino
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Hehe então amigo, a latência é algo que vai depender de muitas coisas. Consegui tocar com um músico na Espanha sem maiores problemas, com lag pequeno mas que não impossibilitava o "show".
    De qualquer forma sugiro usar cabo ao invés de wireless, um bom computador e uma interface para diminuir a latência.

    Como é uma conexão direta p2p (igual aos jogos online), você se conecta diretamente com outros músicos, evitando um servidor, sendo assim se você tocar com um amigo da cidade vizinha, o lag será menor do que de um estado vizinho ou país vizinho.
    Convide um amigo para testar junto.

    É o primeiro software brasileiro dedicado a isso, criado por um músico hehehe.

    elieserdejesus
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: elieserdejesus
    · votar


    Olá pessoal, sou o desenvolvedor do Virtual Stage e gostaria de esclarecer algumas coisas sobre a latência que foi mencionada anteriormente.

    Em qualquer software para tocar online em tempo real a latência total será (de maneira um pouco grosseira) a soma da latência da sua interface de áudio + a latência da rede + a latência da interface de áudio de quem você está tocando.

    As latências das interfaces de áudio ficam em torno de 6 milisegundos usando um buffer com 256 amostras. A latência da rede entre duas máquinas (o Virtual Stage funciona no modelo P2P) fica em torno de 15 milisegundos quando os usuários estão próximos geograficamente. Ou seja, temos um total de 6 + 16 + 6 = 28 milisegundos aproximadamente.

    Esta latência já é bem alta, pois em geral os músicos estão habituados a trabalhar com latência inferior a 10ms. Um truque que utilizei no VS e que todos os softwares similares também utilizam é atrasar o áudio local em alguns milisegundos, assim ganha-se alguns milisegundos a mais para esperar os áudios "remotos" chegarem pela rede.

    Resumindo: existe latência e não tem como ser diferente. Entretanto, existem vários aspectos positivos em se poder tocar online que talvez compensem estes problemas relacionados à latência.

    Quanto a webcam, no Virtual Stage ela é usada apenas para enviar uma pequena miniatura super comprimida a cada 2 segundos. O Virtual Stage não envia vídeo de uma máquina para a outra, envia apenas imagens a cada 2 segundos. Assim, a largura de banda dos músicos fica livre para transmitir áudio, sem ser sobrecarregada pelo vídeo (que costuma ser um monstro devorador de banda).

    Por falar em áudio, o Virtual Stage utiliza o que existe de melhor atualmente em codificação de áudio para NMP (Network Music Performance). Usei um codec chamado OPUS, que além de rápido tem uma qualidade muito boa, pois foi projetado especificamente para música (20Hz - 20KHz) e não para VOIP (500Hz - 501Hz :) ).

    Até+, vejo vocês no VS para quem sabe fazermos um som!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Virtual Stage - Programa para Jam Sessions e ensaios online [Importante]