Sessões de cordas (string sessions) estilo funk (como Jamiroquai)

    Autor Mensagem
    Dudu Viana
    Veterano
    # jun/13


    Fala galera, tudo bem?

    Estou apanhando bastante pra conseguir tirar uns sons de cordas (violino, viola, cello e etc) pra músicas estilo funk americano e disco. Estou tentando a algum tempo tocar a Canned Heat do Jamiroquai mas não consegui equalizar o ataque pra que as cordas fiquem com esse caráter "rápido" e nem mesmo as notas, não entendi o arranjo de oitavas e quintas que foi feito nessa música. Alguem poderia me dar umas dicas de como fazer essas sessões de cordas no teclado? E mais especificamente, alguem sabe tocar a canned heat? Procurei no youtube e não achei nada.

    Estou tocando em um M-Audio Oxygen 61 usando o VST Session Strings pra tentar reproduzir as cordas.

    Obrigado antecipadamente e um abraço

    Shadad
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dudu Viana

    Os timbres de cordas desse tipo de música, além de terem expressões e arranjos característicos, são bem caracterizados pelo realce das frequências médias (de 1000Hz a 3500Hz) na equalização. Isso era muito usando nos anos 70 mas, a pesar do Jamiroquai ser um banda contemporânea, seu som continua com muitas características do passado..

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    apesar do Jamiroquai ser um banda contemporânea, seu som continua com muitas características do passado..

    Exatamente. Jamiroquai é tipo um filho criogenizado do Innervisions do Stevie Wonder. Mas com uma roupinha um pouco mais moderna :)

    Greenwood
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dudu Viana

    Cara, passei por este problema (falta de ataque) nesta semana. Fiz um arranjo legal pra uma nova música da minha banda, mas o som das cordas desaparecia... pô e eu tinha feito um timbre com 3 layers de cordas, em oitavas diferentes... misturando strings orquestral com sintetizado... massa mesmo!

    Sabe o que eu fiz? Peguei o timbre mais médio e coloquei o parâmetro Attack negativo!!! Acho que -15... por aí... o agudo deixei lento mesmo... mas o médio com attack negativo fez toda a diferença!!!

    O arranjo ficou totalmente diferente com a banda toda soando... tente isto!

    Dudu Viana
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Shadad e waltercruz

    É verdade! Hehehe eles tem muitas características dos sons do wonder, pelo menos nos primeiros albums. Massa demais!

    Valeu pela ajuda!


    Greenwood

    Valeu pela ajuda!
    Qual seu equip?
    Como uso o Session Strings o atack máximo é 0, não vai pra valor negativo. Vou tentar fazer layers com mais foco nos médios pra ver o que dá! Você tem esse seu arranjo gravado? Se tiver manda pra gente escutar!

    Abração galera, valeu!

    Greenwood
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dudu Viana

    O que eu falei acima foi feito num Roland Juno Gi. Nele, o attack vai de -63 a +64. Será que o seu zero, não é o meu -63? Quanto é o seu attack default?

    Como a Roland é muito bem servida de strings, nunca usei VST pra isto...

    O lance é pegar o default e reduzir o valor attack, que ele fica com pegada. Se aumentar, ele vira fantasmagórico.

    Vou ver se gravo alguma coisa...

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dudu Viana
    As cordas na década de 70 eram feitas tb com as famosas string machines... Na verdade, synths parafônicos

    Uns meses atrás rolou um remix contest da música Too Young to Die. Pegaram as multitracks? Eu tenho o projeto do Ableton aqui com as multitracks

    Dêem uma olhada em http://www.jamiroquai.com/remix e vejam se tem lá.

    Mas uma busca simples no google deve resolver.

    Dudu Viana
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Greenwood

    Blz, valeu!

    waltercruz

    Não tinha visto isso, que incrível! Não consegui achar o live set de jeito nenhum, você consegue compartilhar via dropbox comigo?

    Vc fez algum remix?

    Abraços

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Dudu Viana
    Não cheguei a ter tempo.. Aliás, eu sabia que não ia ter tempo, só queria mesmo pegar os arquivos :D

    Mais tarde eu vejo onde eles estão e subo num dropbox.

    waltercruz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Como prometido:

    https://mega.co.nz/#!Ehh13aba!MbSrNgiWwYPjBt-wel_RqSJMtedd9PS5_qnqcFzH TX0

    https://mega.co.nz/#!MxIwQK7I!UUT4DxmRDojehh3DF1tIBg9IpWMTwNyK8uvMJmLi fSs


    o primeiro sao os wavs, e o segundo é o ableton live set.

    Dudu Viana
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Incrível waltercruz!

    Muito obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sessões de cordas (string sessions) estilo funk (como Jamiroquai)