Dúvida sobre partitura (tonalidade)

    Autor Mensagem
    DandV
    Veterano
    # set/10


    Bem, peguei uma partitura de teclado, é uma partitura fácil, com acordes e facilitada, ainda sou meio iniciante, não treino clave de fá ainda.
    Enfim, depois do desenho da clave de sol, tem o desenho de 1 bemol, eu procurei saber o que é, e tals, e até achei algum conteúdo, descobri que era tonalidade (acho que é isso mesmo) e mais ou menos como funciona, só que não foi o suficiente para eu entender, então gostaria que me ajudassem a entender isso, se faz alguma diferença, qual diferença, e como tocar uma partitura quando tem isso.

    Vlw povo.

    caioscattini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DandV
    Se tem um bemol, a tonalidade da música é Fá ou Ré menor.
    Note que o bemol está exatamente na linha do Si, tornando assim todos os Si desta música em Si bemol.

    Tonalidades
    1 bemol: Fá ou Re menor
    2 bemol: Si bemol ou Sol menor
    3 bemol: Mi bemol ou Dó menor
    assim por diante. Procura na NET por teorias musicais que tem tudo isso

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Recomendo como leitura um bom livro de teoria que estou achando bastante completo o Teoria da Musica de Bohumil Med, é fantástico e vai servir de base para responder muita coisa sobre tudo na música, procure nas principais livrarias da sua cidade ou da internet

    Bons estudos

    DandV
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Se tem um bemol, a tonalidade da música é Fá ou Ré menor.
    Note que o bemol está exatamente na linha do Si, tornando assim todos os Si desta música em Si bemol.

    Tonalidades
    1 bemol: Fá ou Re menor
    2 bemol: Si bemol ou Sol menor
    3 bemol: Mi bemol ou Dó menor
    assim por diante. Procura na NET por teorias musicais que tem tudo isso


    Nossa cara, vlw mesmo. Creio que seja isso mesmo, o bemol ta bem em cima da linha do Si.

    PS¹: No caso então só faço Sib neh? Ou mudo o Fá também?