roland prelude sustain fica direto.

    Autor Mensagem
    Marcosautomec
    Veterano
    # nov/13


    Galera, pesquisei aqui e não achei nada parecido, é o seguinte:

    peguei esse Roland prelude V2 pouco tempo, apanhando um pouco, mas to quase trocando ele pelo psr s710.....

    quando estou tocando por exemplo, usando dual piano e uma strings, com sustain acionado, a strings fica direto e embolando , e fica horrivel de tocar...

    procurei no setup se tem com diminuir o tempo do sustain....mais não achei nada a respeito.. alguem tem uma luz?

    isso acontece qdo está usando instrumento metal, (sax etc) , obrigado!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec
    comentei isso no outro tópico seu, acho que tirando a yamaha as outras marcas fazem isso se segurar eternamente, meus korgs casios e rolands são assim

    você esta usando o pedal de forma equivocada
    - ele não é pra ficar pisado direto
    - você deve soltar o pedal no minimo a cada acorde
    - na verdade melhor a cada compasso
    - tocando samba ou bossa você até usa de tempo em tempo, só pra dar uma leve liga no ritmo que você faz

    - outros timbres como metais, organ e etc.. não usam pedal a não ser que você precise que segure um acorde enquanto toca outro timbre em outro teclado ou fazer algum diferente dando algum efeito com o timbre, mas não segurar enquanto quer fazer um solo simples

    alguem tem uma luz?
    tem alguns videos ensinando no youtube




    mas to quase trocando ele pelo psr s710.....
    uma coisa seria a troca em sí por busca de recursos melhores, timbres e etc...
    outra coisa é trocar de teclado pra usar algo que você não sabe usar em outro teclado
    porque em uma dessa você está em algum lugar e alguem te diz, "vem dar uma canja tem um teclado aqui" e você não sobe no palco porque o teclado é de outra marca sabe que neles embola o uso do pedal da forma que usa


    ai também tem que tomar cuidado pra não cair em um pensamento que li certa vez em uma comunidade
    a pessoa sai do PSR, mas o PSR não sai dele

    Marcosautomec
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Obrigado pela resposta, não é possivel ser assim, cara se for assim pelo amor de Deus que $#@%@@, pois tinha um S550 da yamaha, que o sustain era impecável , em qualquer situação.......tocar sem sustain tem que tocar ligadaço, depende mto da musica......ainda tenho esperança que há uma forma de regular isso,
    ja vi 2 duas coisas horriveis no prelude......essa do sustain......

    e a outra vc salvar os timbres pra troca rapida.....mermão se for assim volto pro PSR pq a praticidade não tem igual.....falam mal dos PSR mas não vejo problemas neles......se for assim vendo e pego um Yamaha psr s710.

    TrebleH
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Cara, eu acho que isso é uma questão de conhecimento do teclado.

    Roland decepciona em alguns pontos... mas questão de usabilidade eu nunca ouvi falar... no máximo uma limitação ou outra.

    Rick Pac
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec
    Preste atenção nas palavras do experiente macaco véio fernando tecladista.
    Procure melhorarar sua performance técnica bem como adquirir um conhecimento MÍNIMO do funcionamento do teclado.
    Do jeito que você coloca as coisas , nem um Tyros5 te dará solução

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    não é possivel ser assim
    é e em muitos teclados é assim, porque é assim que se usa, porque se fosse algo pra ser usado direto a função em si não estaria no pedal e sim seria um botão no painel, não faz sentido eu ter que ficar direto com o pé pisado o tempo todo enquanto toco, como vou fazer dancinhas assim :)))

    mas baixei o manual em ingles e achei alguma coisa que pode te ajudar, na versão inglês é a pag.38:

    Editing a Tone in detail

    1. Press [MENU].
    2. Use [^ ] [v ] to select “Perform Tone Edit” then press
    [ENTER].
    3. Use [< ] [> ] to select the Upper or Lower Tone that
    you want to edit.
    4. Use [^ ] [v ] to select a parameter, and turn the VALUE
    dial to adjust the value.
    5. When you’ve finished making settings, press [EXIT]

    pelo que li há varios parametros de edição
    a forma mais simples de conhecer é mudando seus valores ao extremo e ver o que acontece, depois vai colocando valores mais baixos e ver o que dá de interessante pra se usar
    dentre os paramentros tem esses aqui:
    Attack Time
    Decay Time
    Release Time

    o pacote completo é conhecido como ADSR (pesquisa sobre isso) e também teria o Sustain time que nada tem a ver com pedal de sustain
    attack time é a entrada do timbre - é a diferença que você nota entre um slow strings e um strings normal
    decay time - é o tempo de queda do timbre - de exemplo é o que controla o tempo de queda de uma marimba um vibrafone e o piano, talvez você use esse
    sustain time - que não tem no seu teclado - é o ponto de repouso após a queda do decay, nesse seu teclado você consegue isso colocando o decay no máximo
    e o ultimo
    release time que acho que é onde você vai conseguir o que quer
    o release em sí controla o tempo de queda do timbre após soltar a tecla
    você nota bem no timbre de orgão onde ele é seco (zerado) e em um strings ou pad onde ele é mais prolongado

    não conheço seu teclado, mas pelo que li e conheço dos teclado com GM os valores vão de -64 a + 63 então "zero" é o timbre de fabrica um "zero" de um pad é diferente de um "zero" de orgão, o zero do Pad naturalmente tem uma sobra, diferente do zero do orgão que é seco

    então vamos lá
    alternativa 1
    sem precisar usar pedal
    pegue o timbre de piano mexa no Release até dar a liga que você quer ter
    faça também isso em um strings, talvez nem precise mexer no Release
    chuto que no strings você vai ter que mexer no Decay pra deixar ele com a mesma caida do piano

    essa dica de mexer no Release do piano serve também pra qualquer um o dia que sair pra tocar e ver que esqueceu o pedal em casa, faz um timbre com isso de leve só pra dar uma liga

    alternativa 2
    pra usar pedal
    não mexa no piano, mexa somente no strings
    mexa no decay até virar um strings com a mesma queda do piano
    então nesse exemplo como o timbre vai ficar "naturalmente" com queda entendo que com o pedal ele vai caindo igual ao piano

    como não conheço seu teclado, ai você ve como faz pra salvar isso, salvar o timbre salvar a perform e juntar os dois timbres


    essa imagem te ajuda a entender o ADSR, veja os termos on e off na verdade é key on e key off se referindo a apertar e soltar a tecla
    http://www.themusicespionage.co.uk/wp-content/uploads/2012/06/Envelope .png

    Rick Pac
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Ô fernando tecladista, dê a vara ( no bom sentido , claro ...) , mas não dê o peixe.
    Incentivando a pesquisar, ler manual , imitar o Rubinho Barichello correndo atrás ... vamos lá rapaziada...existe um imenso mundo de conhecimento além do Google...

    Marcosautomec
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    TrebleH, Rick, Fernando, obrigadaçooo, não fiquem bravos, eu uso teclado como hobista entre familia amigos, nada profissional ai como vcs em palcos eetc....eu não gosto de usar ritmos e ficar no timtimtim, uso como piano arpejando com as duas mãos,por isso estou decepcionado, um piano com voz por traz bem baixo soando bonito, não ficar embolando...Então, vou ver essas regulagens Fernando. desculpem o mal jeito, aqui é um fórum, troca de ideias, sempre haverá divergências , discussões e aprendizados, mesmo ensinando aprendemos. é isso aí.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec
    veja as dicas e veja o que acontece
    mas em teclados em geral você vai notar uma coisa sempre que trocar de teclado
    quanto mais recursos tem no teclado mais você vai se deparar com esse tipo de problema de um teclado com mais recursos não ter algo simples que tinha no anterior, alguma coisa que tinha direto no painel, no novo vai estar lá no 5º menu da 2ª page depois de apertar 10 setinhas
    e mais recursos entram que você de cara acha que mem precisa usar e depois fazem parte do dia a dia
    por exemplo esse fato do sustain, se você ver um antigo PSR 620 era um botão escancarado no painel em um PSR 213 já fica dentro de um menu, nesse seu roland não existe mas tem o release que você deixa no ponto exato do seu gosto pra cada timbre, é bem mais interessante do que um valor padrão que agrada ou não, e tudo que é mais interessante dá mais trabalho pra conseguir

    teclado antigo tem efeitos do tipo reverb 1 reverb 2, delay 1 delay 2 e acaba ai
    teclado novo já vem com ping-pong delay, dual delay, cross delay.. cada um com 5 parametros pra editar
    mas vale o esforço mesmo que toque por hobby de um dia você estar tocando e alguem chegar e dizer: ficou bonito esse timbre no seu teclado, você que criou? meu amigo tem um igual mas não faz o mesmo timbre do seu

    TrebleH
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec

    Na verdade... eu que peço desculpas aew... por qualquer bobagem que tenha dito. Depois de ver o vídeo abaixo... decidi que nunca mais vou tocar teclado (já n tocava mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    http://www.youtube.com/watch?v=NY5WPFLTFGY

    Marcosautomec
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Fernando achei as regulagens. isso aí meu amigo....deu certo.....mas tem como salvar essas regulagens????

    por exemplo: eu regulo num timbre.....ai quando mudo de timbre a regulagem volta a ser de fabrica..........e quando volto para o timbre que regulei, a regulagem some tbm.

    enqto aos acessos das regulagens, poderia ter algum atalho ficaria mais pratico.


    TrebleH,desculpa de que?? eu vi o video, coisa doida né, más eu penso que cada um adquiri sua
    performance......

    muitos desistem de tocar porque olha os outro tocarem magnificamente,e desistem ...e mais fácil ser medico que musico no meu pensar....além do estudo tem que ter a destreza , um caminho árduo, eu não vivo da musica, é paixão mesmo, então devagar e sempre.....

    TrebleH
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Top brother... Top

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec
    sem eu ter o teclado fica complicado dar dicas diretas, como comentei baixei o manual e estou comentando pelo que li nele

    o seu teclado tem a o botão perform e acho eu que é la que isso vai fica, porque existe dentro do perform a opção preset e user
    você entra em perform escolhe o timbre de upper o timbre de lower e dentro da perform você faz a edição que comentei acima

    no manual em ingles tem o roteiro na pag.39 de como salva
    a principio é apertar WRITE e seguir as setas e as perguntas do teclado
    esse é o ingles, se ingles ficar dificil veja seu manual em portugues a pagina correspondente
    http://media.rolandus.com/manuals/Prelude_OM.pdf

    Marcosautomec
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Valeu.turma, consegui salvar no performance,,,,,mas se aparecer algum negocio eu troco, abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec
    acho que valeu a experiencia que você teve
    talvez depois disso você goste mais e comece a mexer mais em meia duzia de timbres e goste da brincadeira, quando percerber, você tá andando pelo teclado todo rapidinho

    eu estou assim com meu PC amo o windows XP comprei tempos atras um novo com windows 7, você não sabe a vontade que tenho de instalar o XP nessa maquina nova, mas já tem programa novo que só roda no 7, tudo no XP era pratico, nesse é tudo escondido ou nem se acha, e já existe o windows 8, se eu não me esforçar mesmo que PC seja meu hobby, uma hora eu não consigo acompanhar o que existe porque fiquei muito para traz


    mas uma coisa como já comentei é fato, quanto mais cheio de recursos, outros recursos mais simples
    antigamente (muito antigamente) eu tinha um PSR 48 neste eu tinha sustain 1 mais curto e sustain 2 mais longo, onde de acordo com a música ficava melhor um ou outro o teclado nem pedal tinha, hoje se resume a uma unica opção
    o tal do ADSR que comentei no seu teclado são somente 3 no meu são 8 pontos, e mais 8 em cima do filter e cuttof que é simples no teu
    não sei os outros teclados da yamaha como se comportam em relação ao strings ir baixando o u não, mas creio que isso não é em todo modelo

    Marcosautomec
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Fernando Vc é um cara 10, obrigado pela explicações. devagar vai se acostumando com o danado.
    me diz uma coisa recebi uma proposta de troca por korg PA50 sd, esse não conheço, sempre tive yamaha, vc tem algo a dizer? obrigado!

    André Luiz Keys
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Marcosautomec

    Olá Marcos, realmente você deve salvar as alterações no timbre em uma das 128 performances de usuário disponíveis.

    Em uma Performance você pode salvar além do som, o ritmo, tempo, entre outras coisas.

    Quando tiver dúvidas sobre a operação do teclado, me contate neste link:
    http://www.roland.com.br/suporte/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a roland prelude sustain fica direto.