Yamaha Tyros5, para muito poucos

    Autor Mensagem
    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13


    Anunciado o novo teclado da família Tyros. Lançamento previsto para o próximo dia 11.11.13, e em vista das autorizadas estarem vendendo o Tyros4 na faixa de 20 mil, acho que será um teclado para poucos bolsos, ainda mais a versão de 76 teclas. Enfim, vão algumas informações que já vazaram:
    http://uk.yamaha.com/en/products/musical-instruments/keyboards/digital keyboards/arranger_workstations/?mode=series

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/20101644/55CB8AC6D70A496B9302B6D4A 1BA67F3_12073.jpg

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/20101644/0D351A48FBF4454BB9F9C6AA8 41AB91C_12075.jpg

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/20101644/6CC47093D614460EB01C36B16 95A0E56_12075.jpg

    http://www.synthzone.com/forum/ubbthreads.php/ubb/download/Number/1673 /filename/Specs%20Tyros5.pdf

    http://www.synthzone.com/forum/ubbthreads.php/ubb/download/Number/1674 /filename/Features%20Tyros5.pdf

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Mauro Candido
    já leu alguma coisa sobre algo que resolveram investir? por exemplo
    acho que no 3 a novidade eram os timbres de sopro com legato, mono ou poly automático dependendo da articulação
    nesse ultimo investiram nas vozes, muita coisa legal com melismas

    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    fernando tecladista até dia 11 é tudo especulação, mas parece que o investimento agora é nos audio estilos e num novo sistema de timbres esembles. Vamos aguardar, mas continuo achando os preços absurdos. Lá fora são vendidos por $5.000,00 e aqui pelo dobro. Aí fica difícil.

    NEMESYS
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu achei que o nome 'Tyros5' ficou muito pequeno, acima no painel, à direita,
    pois deveria vir maior e mais destacado, havia muita área para isso. Aliás, tanto o título do teclado, como a própria marca também!!!

    Wagner S910
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Parece que o site da Yamaha com as informações sobre o Tyros5 já saiu do ar...
    O jeito é esperar e ver o que esse top vai trazer de novo.
    Parece que foi ontem que lançaram o Tyros4, de 2010 pra cá não é tanto tempo assim...
    Enfim, Yamaha, me surpreenda!

    Wagner S910
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Esqueci de perguntar no post anterior.
    Pode ser cedo pra isso, mas alguém já sabe algo sobre as especificações?

    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Algumas especificações:
    http://www.poubnews.com/yamaha-tyros-5-larrangeur-haut-de-gamme

    NEMESYS
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Numa das novidades, parece que este modelo faz um link de audio nos Multi-PADs, no mesmo estilo das teclas AUDIOKEYS do Roland BK-9

    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Numa das novidades, parece que este modelo faz um link de audio nos Multi-PADs, no mesmo estilo das teclas AUDIOKEYS do Roland BK-9

    Isso o S950 já faz.

    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    demo de alguns estilos:


    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    comparativo de alguns timbres Tyros4 X Tyros5:

    http://www.youtube.com/watch?v=Ncn4CPaEjNA#t=39

    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar






    Wagner S910
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Opa, saiu o site oficial!
    Segue o link:
    http://uk.yamaha.com/en/news_events/musical_instruments/t5_power_of_re ality/
    O bichinho vem nervoso, hein... E agora com versão de 76 teclas. Finalmente, Yamaha! Não que eu possa comprar... Rsrs.
    Agora, vejam isso: 55 voices S.Art2, 288 mega voices! Ca-ram-ba... Gostei do novo timbre de violão com corda de aço, ficou melhor que o que já era padrão desde o PSR-3000...
    Estimativas de preço quando chegar aqui, o que acham?
    Abraço pessoal!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    76 teclas é lindo, gostaria que fossem melhores do que as do padrão de 61

    a fonte é interna!!!
    :)))))))))))))
    só poderiam ser mais inteligentes e terem colocado do mesmo lado de todo mundo, ficaria mais facil pra não deixar cabos bagunçados!!
    :((

    embora não tem midi thru, tem duas portas midi
    pra quem praticamente nem usa conexão midi hoje ou nem faz ideia do porque da vantagem de duas
    dá pra fazer uns esquemas assim
    - uma pedaleira midi em uma porta e outro controlador na outra como lower, pra quem toca orgão
    - pegar seu velho psr 510 + seu velho PSR 630 e ligar um em cada porta e ter 3 timbres do tyros 5 pra usar na hora e você só usando um canal da mesa

    Wagner S910
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    undefinedfernando tecladista
    Também acho que essas teclas poderiam ser melhores mesmo. Apesar de que, mesmo as 61 teclas dos Tyros já são um pouquinho melhores que as dos PSR, por exemplo, visto que possuem um peso pouca coisa maior, mas é perceptível.
    Sobre a fonte interna, cara, como funciona isso?
    Pois é, as possibilidades com essas portas Midis são mesmo grandes, embora hoje em dia sejam pouco usadas, pelo menos eu acho...
    Que venham as demos, estou curioso pra ouvir ele falar...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sobre a fonte interna, cara, como funciona isso?
    funciona que você só tem que plugar o teclado na tomada direto
    eu já esqueci trocentas vezes a fonte em casa quando sai pra tocar e tive que voltar buscar, depois de um tempo aprendi a deixar uma de reserva no carro
    esse ai é só plugar o cabo de AC igual ao do PC,(também é bom ter um no carro de reserva), mas se você esqueceu, é mais facil de encontrar uma sobrando no local onde está pra usar

    Mauro Candido
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    só pra constar, as teclas do Tyros, desde a versão 2 são as mesmas usadas no Motif - FSX Keyboard (Initial Touch/Aftertouch)

    Starllan
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Sinceramente..sou usuário YAMAHA de muito tempo... ainda tenho o famoso PSR3000 o qual toco com ele sampleado para ritmos mais quentes e MPB com os ritmos normais dele. É indiscutivel que a linha TYROS é melhor do que os PSRs da vida ... mas também lembra em muiiiiiiiiita coisa.... Vejo Lançar Tyros 2.....3.....4......5 e continuo sentindo a falta de peso dos timbres... soa um pouco estranho..... muito parecido com os outros e os PSRs. Este é o motivo que ainda não sai do meu PSR... simplesmente não compensa o investimento tão alto....... Já o PA900 realmente faz a diferença...é só colocar um ritmo do PA comparando com o deste TYROS 5 .. que o peso e a sensação de profissionalismo é totalmente diferenciada...... Mas o que deixa os usuários da YAMAHA com medo de partir para um PA é a facilidade indiscutível de se tocar.... já vi pessoas vendendo o PA900 para voltar ao TYROS justamente por questão de Adaptação....... Agora um teclado que realmente dá para sentir a realidade de uma banda ao vivo é o Ketron Audia 5.... este sim eu investiria meu dinheiro.....e é por isso que estou a alguns anos sem trocar de teclado e permanecendo no meu velhinho mas potente PSR3000 sampleado..... quero pular logo para o Ketron.

    Wagner S910
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    fernando tecladista
    Mauro Candido
    Starllan
    Interessante isso, Fernando. A fonte interna deveria se tornar tendência nos teclados, eu acho.
    Mauro, é verdade. Já pude tocar os três modelos, Tyros2, 3 e 4, o mecanismo de teclas é exatamente o mesmo. Eu, particularmente, gostei.
    Starllan, você tem razão. Creio que, grande parte do motivo que faz com que muita gente acabe comprando um Yamaha ou, no caso de possuir algum outro modelo de teclado e migrar para o Yamaha, seja pela facilidade e familiaridade com que se pode explorar os recursos, seja num PSR ou Tyros, por exemplo. Não incluo aí o Motif, pois nunca tive e nem mexi profundamente em um para ter uma base de comparação.
    Agora falando sobre a questão da semelhança entre a linha Tyros e PSR, eu discordo um pouquinho de você, com todo respeito. Veja só:
    Na minha opinião, os timbres dos Tyros em comparação com algum PSR, o S910 mesmo, por exemplo, são mais pesados sim, são um pouco mais encorpados que no PSR. Talvez isso seja impressão minha e você esteja certo, mas eu penso que, pelo fato de os Tyros terem uma qualidade sonora de modo geral um pouco melhor que os PSR, embora utilizem o mesmo gerador sonoro, é nítida a diferença entre um e outro. Sem contar que, embora sejam teclados arranjadores, o Tyros, logicamente, possui bem mais recursos do que o PSR-S910 e, nesse caso, o comparo com o Tyros4, o Tyros mais top o qual pude tocar até o momento.
    Falando só sobre os Tyros, dá pra dizer ainda que a diferença entre eles é maior ainda. Por exemplo, se você comparar o Tyros2 com o Tyros5, que acabou de sair do forno, notará um abismo de diferença, a começar pelos timbres, estilos, qualidade das voices e outros recursos que o 5 traz. É claro que são parecidos na arquitetura, até porque são dois teclados de uma mesma marca, então ela não poderia sair de algo que caracteriza a originalidade de sua linha de arranjadores.
    Sobre o PA-900, nunca toquei em um (o mais perto que cheguei de um PA foi o PA-800), e realmente é uma máquina e tanto, voltada para quem curte mais editar, mexer daqui, ajustar dalli, coisas que, até certo ponto, o Tyros também oferece. Apenas a interface, o modo de mexer, é um tanto mais fácil e confortável, para quem não quer quebrar muito a cabeça.
    E claro, são teclados ótimos e cada um tem seus pontos fracos e fortes.
    Já ouvi umas demos do Ketron Audya, e me parece que esse aí é outra categoria em relação a teclados, não? Ouvi uma vez uma demonstração do timbre de piano, e daria para confundir com um instrumento acústico, se fechasse os olhos, tamanha era a semelhança e fidelidade do som.
    Um abraço a todos!

    Mauro Candido
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Yamaha Tyros5 VS Korg PA3x:



    Synth-Men
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Starllan boa noite

    Você tem toda razão meu caro.

    Lembrando que o que hoje é o Tyros, em um passado não muito distante foram os PSR's 7000, 8000 e 9000.

    O PSR 7000 na década de 90 era uma coisa de outro planeta, mas incrivelmente o Roland E-86 e o Korg i3 os substituíam, sem que a qualidade dos sons fossem notadas.

    O que eu acho muito bacana nos teclados da Yamaha, é a interatividade. São muito fáceis de mexer e entender.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    li isso no grupo Keyboard Players no facebook por um membro chamado Erlon Anjos:

    Fiquei impressionado com o recurso Ensemble Voice do Tyros 5. Ele distribui os vários timbres reunidos num registro ao longo do acorde executado, obedecendo uma "hierarquia". Exemplo: 2 trompetes e 2 trombones fazendo uma pequena sessão de metais. Se tocar uma nota, todos os instrumentos soarão em uníssono. Se tocar 2 notas os 2 trompetes irão para a mais aguda e os 2 trombones para a mais grave. Se tocar 4 notas, cada instrumento executará uma nota obedecendo uma "hierarquia" de baixo, tenor, contralto, soprano. E se voltar a tocar apenas 1 tecla, todos uníssono de novo. Não é legal?


    Wagner S910
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    fernando tecladista
    Que recurso interessante! Quando acho que já vi de tudo, sou surpreendido novamente...
    Achei bem legal essa divisão de voices ensemble, dá um realismo bem maior aos acordes e ao próprio timbre. Muito bom.
    Será que o PA-3X tem esse recurso?

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Estar tocando num teclado deste porte é como estar navegando numa nave.

    Synth-Men
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Olhando todo o conjunto, o Tyros, desde a década de 90 dos quais foram PSR 7000, 8000 e 9000, evoluiu demais. O que era bom ficou melhor.

    MaestroRonaldoDias
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Já Tive os Seguintes Teclados Considerando Apenas Profissionais e Semi-Profissionais:

    Roland E-300
    Roland E-80
    Roland G1000
    Roland Discover 5
    Roland BK-9

    Korg PA500
    Korg PA1xPró

    Yamaha Psr 2100
    Yamaha Psr S900
    Yamaha Psr S910
    Yamaha Psr S950

    Atualmente Tenho um "Yamaha Tyros 4" (Pra Mim um dos Melhores Arranjadores Workstation do Mundo) Opnião de Quem Durante 16 Anos Trabalhou Com Diversas Máquinas Tocando Em Eventos, Igrejas e Para Artistas Nacionais.

    Por Isso Se Você Tem Algum dos Teclados Relacionados a Lista dos Que Ja Tive Pode dar um "UP" Sem Medo de Ser Feliz Para o Tyros 4, Quando Comprei Paguei Na Época R$ 20.000,00 e Até o Presente Momento Não Sinto Necessidade de Substituí-lo Por Nada No Mercado a Nível de Arranjador.

    Minha Sugestão Pra Quem Tem um Tyros 4 Como Eu é Comprar um Nord Stage 2 EX 73 Compact e Fazer o "Casamento do Século" Com Essas Duas Máquinas No Setup.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha Tyros5, para muito poucos