Autor |
Mensagem |
myigor Veterano |
# out/13
Galera blza??
Poderiam me ajudar a fazer a executar esses acordes no teclado?? confesso que nao consegui monta-los... se puderem me ajudar queria saber como fazer pq ta dificil...
Fm7(9)/Bb
D#9(5+)
F7M/D
F7M/G
G7M/E
G7M/A
|
Synth-Men Veterano |
# out/13 · Editado por: Synth-Men
· votar
Meu querido! Boa noite.
Leve esta pergunta para o tópico fixo de ajuda.
|
little_wolf Veterano |
# out/13
· votar
A convenção dos acordes, segue o seguinte formato:
Nota-Terça-Sétima-(quinta ou adicionada)/baixo <- em caso de inversão.
Pegue o primeiro caso como exemplo:
Nota: Fá Terça: menor Quinta: justa, não representada Sétima: menor Adicionada: 9ª Baixo: Bb
Pela formação do Fm, você tem Fá-Láb-Dó Com a 7ª menor (Mib):Fá-Láb-Dó-Mib Nona maior adicionada: Fá-Láb-Dó-Mib-Sol E com o baixo em Sib: Sib-Fá-Láb-Dó-Mib-Sol
Uma sugestão de execução: Sib-Fá na M.E. (oitava a seu critério), Fá-Sol-Láb-Dó-Mib na M.D. (oitava a seu critério)
Se achar complicado fazer acorde com mão cheia na M.D., tira a quinta (Dó).
Como diria o Jack, o Estripador: faça por partes. Monte o acorde tríade base, faça a tétrade adicionando a 7ª, e vá encaixando o resto.
Espero que não tenha te complicado.
|
myigor Veterano |
# out/13
· votar
little_wolf
Sétima: menor
Meu caro, pq a sétima é menor? o menor não faz referencia direto ao fá não? por exemplo: Nota: fa ( fá - la - dó) como sabemos que a terça é menor por causa da nota (Fm) então fica ( fá - lab - dó) Não consegui compreender pq a sétima é menor... é pq o "m" antes do 7 faz referencia ao 7? Compliquei? rsrsrsr
Abraços.
|
pliscki Membro
|
# out/13 · Editado por: pliscki
· votar
myigor Complicou sim. Hehehe
O 'm' faz referência à terça. Não há nenhuma relação com a 7ª.
A 7ª é menor simplesmente por uma convenção de notação. Você vai perceber que acordes com 7ª menor são usados com mais frequência. Portanto o uso do 'm' é suprimido. Por isso que você vê acordes assim: F7M (Sétima maior) e assim F7 (Sétima menor).
|
thandervalle Membro |
# out/13
· votar
O resto ficaria assim:
D#9(5+) - Ré# - Fá - Sol - Si
F7M/D - Ré - Fá - Lá - Dó - Mi
F7M/G - Sol - Fá - Lá - Dó - Mi
G7M/E - Mi - Sol - Si - Ré - Fá#
G7M/A - Lá - Sol - Si - Ré - Fá#
|
little_wolf Veterano |
# out/13 · Editado por: little_wolf
· votar
É como disse o pliscki
A regra da cifragem da 7ª é o contrário da cifragem da 3ª. A terça é por padrão maior, só se grafa o menor quando explicitado. A 7ª por padrão é menor, só se grafa o Maior quando explicitado.
Exemplo: Fá-Lá-Dó -> 3ª maior -> F Lá-Láb-Dó -> 3ª menor -> Fm Fá-Lá-Dó-Mib -> 3ª maior e 7ª menor -> F7 Fá-Lá-Dó-Mi -> 3ª maior e 7ª maior -> F7M Fá-Láb-Dó-Mib -> 3ª menor e 7ª menor -> Fm7 Fá-Láb-Dó-Mi -> 3ª menor e 7ª maior -> Fm7M
|
myigor Veterano |
# out/13
· votar
Caros aproveitando a utilidade desse tópico qual seria a composição de notas desses dois arcodes? ta osso! rsrs
F5+/9+ Eb79
|
little_wolf Veterano |
# out/13
· votar
F5+/9+ -> Fá com 5ª aumentada e 9ª aumentada
Fá-Sol#-Lá-Dó#, sendo Fá-Lá-Dó# Fá com quinta aumentada e Sol# a nona aumentada adicionada
Eb7/9 -> Mib com 7ª menor e 9ª
Mib-Fá-Sol-Sib-Réb, sendo Mib-Sol-Sib-Réb = Eb7, e Fá a 9ª
|
Piano ON GRACE Veterano |
# nov/13
· votar
myigor
Você está estudando musica aonde?
|
LeandroP Moderador |
# nov/13 · Editado por: LeandroP
· votar
myigor
Com exceção dos acordes menores formados pelas escalas "menor harmônica" e "menor melódica", todo os acordes menores são com sétima menor. Com os acordes maiores também é semelhante. Acordes maiores, sétimas maiores. E os acordes maiores com sétima menor abrem uma outra categoria de acordes: com sétima da dominante ou sétima dominante ou simplesmente dominante (neste último caso não confundir com função dominante). Esta categoria se abre por conta de um intervalo de 3 tons formado entre a terça maior e a sétima menor do acorde (intervalos que são os pilares dos acordes), e este intervalo é chamado de trítono (por ter 3 tons). Como a escala, partindo da nota fundamental até a sua repetição (oitava) possui 6 tons, o trítono divide a escala exatamente ao meio, em 3 tons para cada lado, o que provoca uma tensão caraterística neste tipo de acorde, que de fato merece uma categoria especial.
|
acros Veterano |
# nov/13
· votar
Muito bom, ficou bem simples de entender, caí de para quedas no tópico, mas valeu muito. Grato a todos.
|
ThiagoMafra Veterano |
# nov/13
· votar
myigor Primeiro quero repetir a pergunta do Piano ON GRACE.
Depois, eu acho que faltou uma informação essencial: o contexto harmônico, a música de onde vieram esses acordes. Pode ser que esteja cifrado desse jeito, mas o acorde soe como outra coisa pois algumas dessas cifras são meio dúbias: F7M/D = Dm7(9).
|