Ajuda a descobrir Acordes

    Autor Mensagem
    myigor
    Veterano
    # out/13


    Galera blza??

    Poderiam me ajudar a fazer a executar esses acordes no teclado?? confesso que nao consegui monta-los... se puderem me ajudar queria saber como fazer pq ta dificil...

    Fm7(9)/Bb

    D#9(5+)

    F7M/D

    F7M/G

    G7M/E

    G7M/A

    Synth-Men
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Synth-Men
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    Meu querido!
    Boa noite.

    Leve esta pergunta para o tópico fixo de ajuda.

    little_wolf
    Veterano
    # out/13
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    A convenção dos acordes, segue o seguinte formato:

    Nota-Terça-Sétima-(quinta ou adicionada)/baixo <- em caso de inversão.

    Pegue o primeiro caso como exemplo:

    Nota: Fá
    Terça: menor
    Quinta: justa, não representada
    Sétima: menor
    Adicionada: 9ª
    Baixo: Bb

    Pela formação do Fm, você tem Fá-Láb-Dó
    Com a 7ª menor (Mib):Fá-Láb-Dó-Mib
    Nona maior adicionada: Fá-Láb-Dó-Mib-Sol
    E com o baixo em Sib: Sib-Fá-Láb-Dó-Mib-Sol

    Uma sugestão de execução:
    Sib-Fá na M.E. (oitava a seu critério), Fá-Sol-Láb-Dó-Mib na M.D. (oitava a seu critério)

    Se achar complicado fazer acorde com mão cheia na M.D., tira a quinta (Dó).

    Como diria o Jack, o Estripador: faça por partes. Monte o acorde tríade base, faça a tétrade adicionando a 7ª, e vá encaixando o resto.

    Espero que não tenha te complicado.

    myigor
    Veterano
    # out/13
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    little_wolf


    Sétima: menor


    Meu caro, pq a sétima é menor? o menor não faz referencia direto ao fá não? por exemplo:
    Nota: fa ( fá - la - dó) como sabemos que a terça é menor por causa da nota (Fm) então fica ( fá - lab - dó)
    Não consegui compreender pq a sétima é menor... é pq o "m" antes do 7 faz referencia ao 7? Compliquei? rsrsrsr

    Abraços.

    pliscki
    Membro
    # out/13 · Editado por: pliscki
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    myigor
    Complicou sim. Hehehe

    O 'm' faz referência à terça. Não há nenhuma relação com a 7ª.

    A 7ª é menor simplesmente por uma convenção de notação.
    Você vai perceber que acordes com 7ª menor são usados com mais frequência. Portanto o uso do 'm' é suprimido.
    Por isso que você vê acordes assim: F7M (Sétima maior) e assim F7 (Sétima menor).

    thandervalle
    Membro
    # out/13
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    O resto ficaria assim:

    D#9(5+) - Ré# - Fá - Sol - Si

    F7M/D - Ré - Fá - Lá - Dó - Mi

    F7M/G - Sol - Fá - Lá - Dó - Mi

    G7M/E - Mi - Sol - Si - Ré - Fá#

    G7M/A - Lá - Sol - Si - Ré - Fá#

    little_wolf
    Veterano
    # out/13 · Editado por: little_wolf
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    É como disse o pliscki

    A regra da cifragem da 7ª é o contrário da cifragem da 3ª. A terça é por padrão maior, só se grafa o menor quando explicitado. A 7ª por padrão é menor, só se grafa o Maior quando explicitado.

    Exemplo:
    Fá-Lá-Dó -> 3ª maior -> F
    Lá-Láb-Dó -> 3ª menor -> Fm
    Fá-Lá-Dó-Mib -> 3ª maior e 7ª menor -> F7
    Fá-Lá-Dó-Mi -> 3ª maior e 7ª maior -> F7M
    Fá-Láb-Dó-Mib -> 3ª menor e 7ª menor -> Fm7
    Fá-Láb-Dó-Mi -> 3ª menor e 7ª maior -> Fm7M

    myigor
    Veterano
    # out/13
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    Caros aproveitando a utilidade desse tópico qual seria a composição de notas desses dois arcodes? ta osso! rsrs

    F5+/9+
    Eb79

    little_wolf
    Veterano
    # out/13
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    F5+/9+ -> Fá com 5ª aumentada e 9ª aumentada

    Fá-Sol#-Lá-Dó#, sendo Fá-Lá-Dó# Fá com quinta aumentada e Sol# a nona aumentada adicionada

    Eb7/9 -> Mib com 7ª menor e 9ª

    Mib-Fá-Sol-Sib-Réb, sendo Mib-Sol-Sib-Réb = Eb7, e Fá a 9ª

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # nov/13
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    myigor

    Você está estudando musica aonde?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: LeandroP
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    myigor

    Com exceção dos acordes menores formados pelas escalas "menor harmônica" e "menor melódica", todo os acordes menores são com sétima menor. Com os acordes maiores também é semelhante. Acordes maiores, sétimas maiores. E os acordes maiores com sétima menor abrem uma outra categoria de acordes: com sétima da dominante ou sétima dominante ou simplesmente dominante (neste último caso não confundir com função dominante). Esta categoria se abre por conta de um intervalo de 3 tons formado entre a terça maior e a sétima menor do acorde (intervalos que são os pilares dos acordes), e este intervalo é chamado de trítono (por ter 3 tons). Como a escala, partindo da nota fundamental até a sua repetição (oitava) possui 6 tons, o trítono divide a escala exatamente ao meio, em 3 tons para cada lado, o que provoca uma tensão caraterística neste tipo de acorde, que de fato merece uma categoria especial.

    acros
    Veterano
    # nov/13
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    Muito bom, ficou bem simples de entender, caí de para quedas no tópico, mas valeu muito. Grato a todos.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # nov/13
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    myigor
    Primeiro quero repetir a pergunta do Piano ON GRACE.

    Depois, eu acho que faltou uma informação essencial: o contexto harmônico, a música de onde vieram esses acordes.
    Pode ser que esteja cifrado desse jeito, mas o acorde soe como outra coisa pois algumas dessas cifras são meio dúbias: F7M/D = Dm7(9).

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