Me despedindo do V-Synth GT

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# set/13 · Editado por: silvG8


Galera... é exatamente isso. Depois de aproximadamente 2 anos e meio vou me desfazer do meu último sintetizador digital, o V-Synth GT. Queria colocar aqui as impressões finais, após 2 anos de uso aprofundado do equipamento e falar um pouco sobre os pontos positivos e negativos.

O que é o V-Synth GT?
É um sintetizador digital baseado em modelagem, samples e também vocoder. O que realmente se destaca no instrumento são os dois últimos "motores" dos sons internos.

Virtual Analog:
Eu honestamente não conheço nenhum outro VA que permita ao usuário fazer o que o GT faz. É tudo tão profundo e existem tantas possibilidades, que raramente se utiliza todo o potencial do instrumento para criar um som. Quer ver um exemplo? Cada oscilador possui suas próprias características e seus parâmetros individuais como pitch, volume, pulse width, etc. podem ser alterados cada um por um envelope próprio, LFO por bloco (1 para cada oscilador, cada filtro, etc.) e ainda por velocidade e aftertouch, sem ocupar "espaço" da matriz de modulação.

Osciladores:
São as ondas básicas e mais algumas específicas, como Super Saw, Feedback Osc e X-mod. De uma forma geral falta um peso nos graves e nos extremos agudos rola um aliasing perceptível. Acho que se usado exclusivamente como VA, a parte que diminui bastante a força do bicho é exatamente essa, quando se usa os osciladores mais básicos. Os 3 citados anteriormente são brutalmente legais! Existe ainda a possibilidade de utilizar o GT como um sintetizador FM simples...

Filtros/COSM:
O chamado COSM, nada mais é do que vários algoritmos de filtros e distorções que modificam o som. Não preciso listar tudo aqui... Novamente, o mais legal não é o filtro tradicional que tenta simular o analógico (que é fraco e comparável aos outros presentes em workstations) e sim outras coisas como o Frequency Shifter e BitCrusher. O filtro TB também é legal e permite um gostinho daquele excelente som do TB303.

Modulação:
É difícil encontrar no mercado digital alguma coisa que permita tantos ajustes baseados em controles quanto o GT. Você tem o time-trip pad, que funciona também como um ribbon X/Y, os 2 D-Beam, 8 knobs endereçáveis, 2 knobs extra também assinaláveis, 2 botões de modulação fixa, aftertouch e o bom e velho pitch/mod wheel. Além disso tudo você tem um arpejador que salva frases individuais por patch e um modulador sequenciável de 16 steps de 4 pistas, que permite modular basicamente o que você quiser. Eu sinceramente não tenho nem capacidade pra usar tanta coisa assim em tempo real!

Efeitos:
O V-Synth conta com uma enorme parte dedicada aos efeitos, que funcionam inclusive com instrumentos externos. A qualidade dos efeitos, é, em maioria, muito boa e diria que bate de frente com muitos softwares, principalmente os reverbs (com vários diferentes algoritmos e uma infinidade de parâmetros - que também podem ser modulados).

Sampling, samples e resultados:
Aqui o bicho realmente brilha! Você pode selecionar uma infinidade de fontes para gravar as amostras (inclusive USB-Audio com qualidade digital) e pode trabalhar em cima delas, editando, recortando e visualizando tudo na tela. É simplesmente surpreendente. O mais legal de tudo é que ele possui alguns algoritmos que permitem adequar uma única amostra a todo o teclado, mantendo a relação tempo/pitch como a original... permite ainda tocar uma amostra em legato (por exemplo, uma frase cantada pode se tornar um coral, trocando inclusive as notas, anulando as alterações de pitch originais). É algo pra realmente sentar e usar um dia. Um lado negativo é a limitação de memória no GT (embora a maioria das amostras sejam pequenas, já que os algoritmos transformam o som de maneira muito positiva).

Vocoder:
Nunca usei muito a fundo o vocoder do V-Synth GT, mas posso afirmar categoricamente que é o melhor que já vi/ouvi. Não conheço nada que chegue perto, nem mesmo para PC. A nitidez com que se ouve cada voz e frase é simplesmente fenomenal. Fico perfeito quando utiliza-se uma amostra de um coral real... Parece realmente que estamos ouvindo um coral de verdade. Quanto aos vocoders mais clássicos, também é possível! Já brinquei algumas vezes criando sons como os do Daft Punk e fica realmente próximo - embora um talk box original tenha um peso maior no som.

Sonoridade:
O V-Synth GT é um instrumento pra quem procura uma sonoridade diferente. É realmente uma máquina especializada em criar sons inimagináveis e torna-los musicais. Consigo imaginar muita gente usando esse monstro pra criar trilha sonora de filmes de suspense/terror ou algo mais futurístico e tenho certeza que o resultado seria espetacular. Ainda assim, é capaz de criar grandes pads típicos dos VA Roland e eu diria que é uma área onde o instrumento também sobressai aos demais. Atualmente estou numa vibe de analógicos e nesse campo, com excessão dos pads "a la Roland", realmente não consigo o que quero, principalmente nas frequências mais graves, o que melhora um pouco quando se utiliza amostras de outros instrumentos (eu por exemplo gravei parte do meu Little Phatty dentro dele!).

Tela/Interface:
É relativamente fácil editar as coisas no GT, já que tudo é feito na tela. Isso, ao mesmo tempo que é bom, é ruim. Com o tempo, editar coisas simples na tela começa a ficar tedioso e a posição que ficamos para fazê-lo geralmente força muito o ombro do indivíduo, já que ninguém vai apoiar os braços sobre as teclas. Mesmo assim, muitas coisas são facilmente editadas, e se fosse por knobs ou coisas parecidas daria o dobro de trabalho. Talvez se existissem mais knobs para facilitar o serviço, as coisas seriam mais simples.

Juntando tudo:
O conjunto de ferramentas presentes nesse instrumento realmente fazer diferença. É muita coisa para explorar e tudo funciona muito bem, sem travamentos nem nada, de forma integrada e simples. Algumas coisas são relativamente complicadas de fazer e requerem um pouco mais de dedicação para conhecer o instrumento, mas acho que faz parte da experiência de ter um sintetizador tão potente quanto este. Uma coisa que facilitaria muito a edição seria a existência de um Editor como software, o que facilitaria também na hora de gravar automações. Mesmo assim, é um instrumento singular que me valeu o dinheiro empregado.


Indico para quem:
- Gosta da sonoridade dos pads dos Roland
- Tem interesse em explorar a síntese de uma forma mais completa
- Quer um instrumento diferenciado feito realmente para tocar - perfeito para performances e também para se divertir
- Procura algo diferenciado e pretende explorar o lado sampling da coisa


Pontos positivos:
- Sampler & Vocoder, integrado totalmente ao motor de síntese do instrumento
- Qualidade de construção, controles e teclas (as melhores que já usei, junto ao JP-80)
- Sons específicos: Pads e FX
- Profundidade de edição de todos os sons e parâmetros
- Efeitos, principalmente reverb, delay e chorus

Pontos negativos:
- Difícil de compreender em sua totalidade
- Sinto falta de mais knobs para facilitar a edição e do Editor para PC/Mac
- Falta peso nos graves (como todos os digitais que já testei)
- Laterais de plástico (realmente não me agrada!)
- Demora para ligar dependendo do tamanho do projeto carregado


Pretendo gravar o máximo de vídeos possível nesse final de semana pra tentar colocar no YouTube. Ainda assim, penso que não terei tempo de mostrar a maior parte das características do instrumento, ficando restrito apenas ao que já utilizei e estou confortável.

Prometo tentar colocar alguma coisa legal em relação aos corais, mas não posso prometer nada ainda.

Antes que perguntem: estou tentando vender o GT há algum tempo sem sucesso, porque só queria grana. Acabei aceitando equipamentos + grana.

Valeu!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/13
· votar


é uma grande máquina, muito poderoso mesmo.
Mas a maioria das pessoas querem um instrumento para tocar e não para criar, e penso que isso seja um fator limitante, pois tecados com som "pronto" vende mais.
Pretende pegar o quê vendendo esta máquina?

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


_BLACKMORE_
Estou juntando grana pra pegar o meu sonhado polysynth analógico: Dave Smith Prophet 08!!!! Espero que consiga até o final do ano! :)

Regadas
Veterano
# set/13
· votar


Um show de despedida! Apaixonada e honesta. Prá fechar com chave de ouro a relação com o equipamento.

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Regadas
Obrigado cara. O objetivo era realmente fazer isso mesmo... compartilhar o que penso do instrumento após um longo tempo com ele.

Regadas
Veterano
# set/13 · Editado por: Regadas
· votar


silvG8
Gostei muito do texto. Principalmente porque veio de alguém que já não tem mais o equipamento. Isso fez toda a diferença...
Quando um texto desta qualidade é escrito por alguém que acabou de adquirir o equipamento, a gente entende o capricho e a dedicação, afinal de contas trata-se de alguém inspirado pela descoberta e pela conquista. É quase como um texto de auto afirmação. Mesmo o autor procurando ser o mais imparcial possível no destaque das virtudes, defeitos e qualidades, sabe-se que ali tem muito do emocional na ponta dos dedos.
Mas quando vem de alguém justamente na posição oposta ele ganha mais importância ainda porque se percebe no texto que o emocional ainda está na ponta dos dedos, mas o imparcial é absolutamente imparcial fruto de quem já descobriu o que havia prá ser descoberto e o próximo passo é consequência natural e necessária desse aprendizado. Quase como uma forma de agradecimento à ferramenta que proporcionou essa evolução.

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Regadas
Que bom cara... acho que as pessoas deveriam tentar ser mais imparciais ao falar dos instrumentos. Eu sou assim quase que naturalmente... o que deixo de falar, na maioria das vezes, é por não ter usado/não saber durante uma primeira impressão.

Se você conferir meu review sobre o Moog Little Phatty você consegue ver isso nitidamente.

O V-Synth abriu a minha cabeça para a síntese mais do que todos os meus outros instrumentos juntos.

Valeu

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar


Acompanho a sua saga por outros canais, apesar de parecer sumido, é só falta de tempo mesmo e vejo, que apesar de ser um excelente instrumento ele é, por incrível que pareça, desvalorizado

Talvez e com certeza é isso, o cara para saber dirigir um formula 1 precisa ter carta especial, com teclados é igual... é capaz de chegar alguém e pedir para você ligar o piano desta maquina

Se estivesse em outros tempos mais tranquilos, tinha comprado ele com certeza, ainda mais sabendo a procedência... do Igor confio 100%

Vai embora e entra outra novidade mais quente ainda hehe, e logo isso faz parte do passado recente (modo Edson também me desfazendo de muita coisa hehe)

Boa sorte

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Edson Caetano
Realmente estive com dificuldade para conseguir vender o instrumento. É mais ou menos o que você falou. Muita gente não dá o valor que o instrumento merece... talvez por não saber usar, talvez por gostar de instrumentos onde tudo vem pronto.

Agradeço pelas palavras elogiosas a meu respeito. Fico feliz que pense assim!

Sei que você está sumido com razão e acho que isso faz parte... falando nisso, recebeu meu email sobre o MD-2? Se desistiu, sem problemas! É só me falar pra eu tentar anunciar novamente...

Eu pretendo pegar o Prophet 08 ainda este ano. Por enquanto vou ficar sem um teclado de 61 teclas, estando limitado a 37 com o Little Phatty.

Obrigado, abração!

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar


silvG8
Limitado a 37 tendo um piano de 88 ao lado ?? hehehehe queria ter esta limitação

O MD-2 ainda quer vender ele ? acho que sumiu na minha caixa, eu apago lotes gigantes de e-mails diariamente, nada contra, manda de novo, achei que você é que tinha desistido, até comprei um MXR Fullbore Metal neste tempo, mas ainda estou em experimentação

Até pergunto agora em off se não vale o outro pedal mais leve, como que é o clássico da boss?? continuamos em PVT correto

é isso aí pessoal, mas sabem porque a compra do pedal não virou, porque nosso colega quis testar e se certificar que tudo estava funcionando... quer cara mais ponta firme??

fernando tecladista
Veterano
# set/13
· votar


eu não se se conseguiria vender um synth desse, me apego a eles
mesmo estando abarrotado de equipamentos,

waltercruz
Veterano
# set/13
· votar


fernando tecladista
eu me apego tb. Mesmo aos que não uso.

Berg Varela
Veterano
# set/13
· votar


fernando tecladista

Eu também me apego a equipamentos,até os ruins eu acho.

Tive um JUNO-STAGE que até hoje tenho saudades e já dei boas opiniões como silvG8 fez com o V-SYNTH GT.

Mas fui muito mal interpretado e taxado,não sei nem porque.pois nem tinha mais o teclado,eu acho que eu fui único que gostou do JUNO-STAGE neste fórum kkkkk.

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Edson Caetano
Foi um exagero na expressão né!? Heheehh! O piano persiste aqui... inclusive, consegui re-estudar uma música outro dia. Surpreendentemente, ficou muito bom!

Foi o Noturno Op 9 No 1 de Chopin... tem umas quebradas legais entre mão esquerda e direita.

Mantemos o esquema em PVT.


fernando tecladista
Berg Varela
waltercruz
Eu sou apegado ao GT... realmente sou. Tenho certeza que vou estranhar muito quando olhar na sala que está faltando meu V-Synth sobre a mesa de madeira.

O apego também existe devido ao esforço e dedicação necessários para conseguir colocar as mãos no instrumento. Acho que nunca esquecemos realmente do dia que recebemos um instrumento na mão. Me lembro perfeitamente de todos os que já tive e tenho boas memórias de todos eles.

Nunca tive tempo e oportunidade para gravar muitas coisas com o GT, mas já produzi muita coisa legal incompletamente....... e fiz muitos sons que me proporcionaram muita diversão. Minha rotina me impede de usufruir longos períodos com meus instrumentos, mas o tempo que tenho é sempre produtivo, mesmo que pra me distrair.

Acho que o histórico dos nossos instrumentos não serve apenas para usarmos cada um deles, mas também para permitir um crescimento no aprendizado musical. Atualmente, tenho facilidade de usar QUALQUER teclado do mercado... testei alguns instrumentos de forma profunda e fácil, como o Jupiter-80 e King Korg, e posso afirmar que a minha experiência com o GT facilitou muito isso.

Com certeza sou um sintesista melhor hoje por ter tido uma vasta experiência com esse incrível instrumento, o V-Synth GT. É uma pena que atualmente não me fornece o som que estou buscando...

Gus79
Veterano
# set/13
· votar


silvG8

Excelente review!!!

Putz, o V-Synth GT é uma máquina. Eu adoraria ter um.

Se você fosse vender no final do ano (bendito 13o), eu bem que poderia ser o novo dono do seu synth...

Mas você tá na busca por sons mais analógicos, então entendo a sua decisão. É uma boa decisão.

Que venha logo o Prophet!

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Gus79
Eu até gostaria de ter feito negócio com o sr. Não teria que pegar equipamentos como parte do pagamento. Mesmo assim, acho que esse foi um negócio relativamente bom... não ótimo, mas bom.

A princípio fiquei com o pé atrás, com medo e tal, mas decidi me desligar mesmo do GT. Estou atrás dos analógicos mesmo, não tem jeito!

Que venha o bicho! :)

Casper
Veterano
# set/13
· votar


Caro silvG8:

A NoiseBug está com um preço bom no PE (Prophet ’08 Pot Edition):

http://www.noisebug.net/site/keyboards_analog/index.cfm?ID=19

Em sempre compro dos caras, nunca tive problemas.

J.Dionatan
Veterano
# set/13
· votar


silvG8
O fórum inteiro se despede de seu V-Synth, que parece que já era instrumento tombado para o patrimônio histórico do FCC8. :-(


Enfim, a fila anda e que venha a mega novidade em breve !!! :-)

Maestron
Veterano
# set/13
· votar


O fórum inteiro se despede de seu V-Synth, que parece que já era instrumento tombado para o patrimônio histórico do FCC8. :-( (2)


Não vejo a hora de ver o review do Prophet ’08 do SilvG8

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Casper
Vou acabar comprando com a Holland Export! Fiquei muito satisfeito com o atendimento... o cara respondeu TODOS os meus emails sempre com uma diferença de minutos. É o tipo de coisa que me deixa muito aliviado.

J.Dionatan
Patrimônio histórico..... acho que é mesmo. Vou ficar conhecido como o usuário com instrumentos exóticos, com toda certeza. Já pensei em mudar meu usuário aqui no FCC, talvez pra tirar essa relação do nome com o instrumento que já se foi há mais de 2 anos. :)

Maestron
Pode ficar tranquilo que vai rolar o review..... talvez até de forma audio-visual em português. ;)

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Primeiro vídeo.... acabei de conseguir mandar pra internet.



Gus79
Veterano
# set/13
· votar


Muito bom!

Lindo timbre! A percussão muito bonita, meio "amadeirada" quando a velocidade é lenta, e mais puxada para o "metalizado" quando a velocidade é rápida (lindo filtro, hein), juntamente com o pad (rolou uma síntese aditiva nele? parece que você misturou uns partials e ficou super denso). O timbre é realmente deslumbrante, é um pad quando tocado com delicadeza e um perc lead quando tocado com mais intensidade...

E o reverb também está lindo. É o reverb original do GT?

Fechando os olhos, me senti um ser aquático nadando em águas quentes perto de rochas marinhas enfeitadas por corais e conchas ancestrais.

É isso que eu gosto em sintetizadores. Timbres que ninguém nunca ouviu antes, servindo para fazer viajar. Obrigado pela postagem!

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Gus79
Obrigado amigo Gus79. Esse som é realmente magnífico… é até difícil descrever exatamente que gênero de som é. Ao mesmo tempo que parece um polysynth e pad, parece com um lead e em alguns momentos com um EP. É realmente impressionante.

O reverb é o original do V-Synth GT. É um algoritmo de hall reverb que tem uma infinidade de parâmetros, e é de longe o melhor que tem no V-Synth. Muito bom mesmo!

Fico feliz que tenha gostado. Eu tenho uma experiência parecida com a sua com esse som… eu fico simplesmente viajando totalmente. Obrigado por assistir e comentar!

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


Compartilhando um segundo vídeo.... acabei de colocar no Youtube. Espero que gostem! :)



kokada
Veterano
# set/13 · Editado por: kokada
· votar


silvG8
haha saying goodbye #1! Q isso!!! Vixe agora tem #2 tb! Quanto drama!!! Fica com ele então! Acho que esse é o tipo de teclado bom pra quem entende bem de síntese, não? Estilo Jupiter... Pra quem não manja nada em síntese vc indicaria?

J.Dionatan
Veterano
# set/13
· votar


Mas um pouco e a gente consegue fazer o Igor desistir da venda!!!!

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


kokada
J.Dionatan
Não pretendo desfazer o negócio. Já está tudo encaminhado!
Vou sentir saudades, sim, mas não de uma forma negativa..... acho que com o tempo, adquirindo outros instrumentos, acaberia deixando o V de lado.

Valeu!

fernando tecladista
Veterano
# set/13
· votar


da parte de sintese LA do D-50 você tem alguma coisa a comentar?

silvG8
Veterano
# set/13
· votar


fernando tecladista
O V-Synth GT não tem nada do D-50. Essa possibilidade só está presente no V-Synth "1", através de expansão com placa, ou no V-Synth XT (módulo), que já vem com a expansão.

Pelo que eu já vi, eles realmente colocaram o D50 dentro do V-Synth... você tem tudo igual, com uma interface mais fácil de usar. Deve ser muito bom!

fernando tecladista
Veterano
# set/13
· votar


silvG8
eu juro que achava que qualquer GT já tinha isso e que somente o primeiro v-synth era só expansão
certa vez eu testei o módulo na expomusic com a expansão, eu gostei, só achei muito chato ficar carregando S.O. pra alterar entre v-synth e d-50
e testei a ultima versão com a sinteses LA integrada

como é a série toda
v-synth, v-synth XT, v-synth GT v1 e v-synth GT v2?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Me despedindo do V-Synth GT