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Mensagem |
Berg Varela Veterano |
# ago/13
Eu acredito que não,mas de vez em quando vejo tecladistas com esse conceito formado,Sera?
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juanlmendes Membro |
# ago/13
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Berg Varela se a fonte externa for ruim ou mal dimensionada ,dai faz sentido isso
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silvG8 Veterano |
# ago/13
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Verdade: teclado com fonte externa é mais barato e simples. Talvez seja esse o motivo...
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fernando tecladista Veterano |
# ago/13
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Verdade: teclado com fonte externa é mais barato e simples. também acho que é por ai
mais barato terceirizar a fonte e jogar na caixa do teclado na hora de empacotar do que gastar um funcionário pra ficar instalando uma a uma internamente no teclado
por coincidência, teclado de fonte externa são os entry e mid level que por natureza já tem um timbre mais simples que algum top de linha
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/13
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Verdade: teclado com fonte externa é mais barato e simples.
qual a comparação ou embasamento técnico no dimensionamento e escolha da fonte para que a resposta seja verdadeira?
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silvG8 Veterano |
# ago/13
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_BLACKMORE_ Sem embasamento técnico amigo Murilo..... apenas achismo.
Na verdade generalizei a coisa. O que geralmente encontramos é isso... instrumentos mais baratos e menos profissionais usando fontes externas, o que pode levar as pessoas a acharem que a falta de peso no som é pela fonte externa. Isso não quer dizer que seja uma verdade universal, ou mesmo VERDADE como acabei colocando.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/13
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O que geralmente encontramos é isso... instrumentos mais baratos e menos profissionais usando fontes externas, o que pode levar as pessoas a acharem que a falta de peso no som é pela fonte externa.
Agora acho que a coisa ficou mais clara ... coerente ou menos tendenciosa :)
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Gus79 Veterano |
# ago/13
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Mil vezes pior que teclado caro com fonte externa é teclado caro SEM AFTERTOUCH.
Isso mesmo, Korg Krome e Jupiter 50 com FONTE EXTERNA e, pior, SEM AFTERTOUCH!!!!!!
Vão à m*rda, Korg e Roland. Não vou pagar mais de 10.000 dilmas por um mísero aftertouch.
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Synth-Men Veterano |
# ago/13 · Editado por: Synth-Men
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Vão à m.... (piiiiiiiiiiiiiii), Korg e Roland. Não vou pagar mais de 10.000 dilmas por um mísero aftertouch.
Eles estão com a tecnologia de sensibilidade a velocidade de acionamento (velocity).
PERGUNTAS:
- Será que está tecnologia comporta-se igual ao aftertouch? (Fraco, Médio e Forte são diferentes de rápido e devagar)
- A falta do aftertouch levaria (subliminarmente) ao JP-80 ou KRONOS os conhecedores do assunto?
- E os desavisados (empolgadinhos) pós compras, se arrependeriam depois?
- Pode um teclado sem aftertouch transmitir a expressão que o tecladista executa em respectivos timbres, apresentando humanização em alto teor sobre o instrumento eletrônico, aos ouvidos do critico e observador?
Afinal, este modelos são mais baratos e tem menos recursos que seus progenitores, porém ainda custam acima de 5.000 dilmas.
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Richmiranda Veterano |
# ago/13
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O Yamaha CP50 possui fonte externa e nem por isso deixa de ter um som de piano encorpado, se comparado ao CP5.
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Berg Varela Veterano |
# ago/13
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O JUPITER-50 tem fonte externa e não vejo problemas em peso nos timbres não. O KORG M-50,O KORG KROME,também. Alguns Kurzweil e Kawaii também. O KORG PA-500 e o PA-600 só vejo elogios por aqui.
Depois que reduziram os componentes dessas fontes chaveadas,sinto que se tornaram mais presente esse tipo de tecnologia em aparelhos eletrônicos.
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Edson Caetano Veterano
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# ago/13
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É mito... a fonte é só economia para o fabricante... , muita gente inclusive prefere a externa, porque se queimar, não precisa encostar o key (com sorte) é só substituir o item queimado
Synth-Men Velocity e Aftertouch são similares e diferentes hehe
Velocity é a expressão , aftertouch é algo que pode colocar dependendo da intensidade... por exemplo um ataque de metais se pressionar com força as teclas, se tocar normal piano, e se tocar de mansinho soa strings... isso é um recurso fantástico para montar seu set
Conheço muitos que tem aftertouch disponível e nem imaginam que o tem, ou pior, não sabem usar, normal, não acho que vem o arrependimento, pois quem compra um teclado caro, deveria saber das specs detalhadas antes de bater o martelo
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MetalKey Veterano |
# ago/13
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Mito! Teclado com fonte externa tem menos peso no teclado com alguns gramas a menos. Além do mais depois que a energia passa pela fonte, seja ela externa ou interna é transformada para mais ou menos 12 volts a depender do componente que está sendo alimentado. Particularmente prefiro fonte externa, pois a maioria dos key com fonte interna são 110 e na minha região a rede é 220, o que me força a levar um transformador que geralmente é mais pesado que uma fonte 12v.
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Darlan Felix Veterano |
# ago/13
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Acho que é mito... Tenho um Korg Krome e ele fala muito no PA. Não igual um TOP... Mas não sai perdendo muito.
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jrpianissimo Veterano |
# ago/13 · Editado por: jrpianissimo
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Um técnico carioca experiente uma vez me disse que teclados com fonte interna, de um modo geral, são feitos para durar mais e estão mais protegidos contra problemas com energia e que o teclado em 110V sempre danifica menos em uma inesperada queda ou oscilaçao de energia.
No mais, uma fonte apenas alimenta com corrente eletrica transformando 220 ou 110V em uma taxa menor necessária aos componentes eletrônicos como 9, 12, 18V, sendo ainda mais reduzidas a taxas menores pelos capacitores, resistores, transistores enfim...não sou técnico, mas é essa galerinha aí!!!
Aquela densidade mais cheia nos timbres tem haver mesmo com o motor sonoro.
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Gus79 Veterano |
# ago/13
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Synth-Men Eles estão com a tecnologia de sensibilidade a velocidade de acionamento (velocity).
PERGUNTAS:
- Será que está tecnologia comporta-se igual ao aftertouch? (Fraco, Médio e Forte são diferentes de rápido e devagar)
Oi Synth-Men,
Aftertouch e velocity são coisas bem diferentes.
Velocity, qualquer teclado tem. Ele altera algum parâmetro de acordo com a velocidade do toque (pode ser intensidade [volume], filtro, entrada de algum layer, etc.)
Já o aftertouch é acionado quando a tecla já foi tocada; é acionado quando você pressiona com mais força, ou seja, mais para baixo, a tecla que já foi tocada. Eu costumo programar meus timbres de synth com o aftertouch controlando o filtro ou o LFO, e nos meus órgãos eu costumo programar o aftertouch controlando a velocidade da leslie.
Acho um absurdo que teclados caros não tenham aftertouch. Afinal, havia uma época em que teclados medianos tinham esse equipamento.
Para você ter noção, o Kawai K-4 tinha velocity, aftertouch E release. Ou seja, dava pra programar timbres com uma enorme possibilidade de expressão só no teclado.
Então, não, o aftertouch não pode ser substituído pelo velocity, até porque qualquer teclado tem velocity.
Bola fora das empresas. Por isso que eu prefiro ter teclados mais antigos, mas mais expressivos. Eu não trocaria meu K-2000 por nenhum Krome ou Jupiter-50 NUNCA NA VIDA.
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Rick Pac Veterano |
# ago/13 · Editado por: Rick Pac
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Afinal, havia uma época em que teclados medianos tinham esse equipamento. Os teclados tinham até aftertouch polifônico, um luxo só. Hoje temos que comprar a fonte separadamente ( MOX) pois a representante tupiniquim da Yamaha sequer se digna a incluir uma. Nem manual vem (eu particularmente adoro o de papel).
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nando2112 Veterano |
# ago/13
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Acho que já esgotaram o assunto, mas só pra registrar: certa vez troxe meu juninho pro trabalho e liguei a saida DC em um osciloscópio. E mesmo com variação da energia de entrada e vários motores ligados (que podem gerar frequências indesejadas) a saída DC se apresentou de maneira estável. O que me leva a crer que independente de ser interna ou externa, ENTRY ou TOP, o que vale é a qualidade dos componentes que compõem a fonte.
Com relação ao AFTERTOUCH é possível endereçar esse comando à outros parâmetros do teclado. Claro que se o usuário já está habituado a ter esse recurso no próprio keybed é no mínimo desconfortável ter que usar outro parâmetro para fazê-lo.
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Gus79 Veterano |
# ago/13
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nando2112
Pois é, acho um saco ter que usar o canal aftertouch pela modulation ou por um pedal de expressão - até porque assim também se perde mais uma entrada de dados importante para a expressividade do instrumento...
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Synth-Men Veterano |
# ago/13
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Gus79 Edson Caetano
Cara vocês arrebentaram na explicação das ações do velocity e aftertooch, além de alertar aos distraídos, desavisados e desapercebidos, sobre algo a mais (custo beneficio). Além da fonte, quando está não vem para baratear custos de produção.
Acho incrível e ainda fico abestado quando , aciono o LFO em um timbre pelo aftertouch.
Putzs, utilizar os recursos do velocity em uma sequencia MIDI, fica massa.
Aftertouch nos da condições de expressividade quanto aos recursos. Isto dá uma humanização incrível. Parece que você aciona os recursos de forma natural e gradativa
Quanto ao velocity sensitive ou touch response o que dá condições de tocar entre ppp(fraco) e fff(forte), sendo resultado da razão entre a velocidade e a força. Nos dá expressividade quanto a sensibilidade do toque. Dá personalidade própria à música. E para quem gosta de sequencer midi e sabe utilizar este recurso em outros parâmetros de expressividades quebra um galhão também.
Teclado com fonte externa tem menos peso nos timbres?
Creio que não tem nada a ver.
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RANTZI KEIS Membro |
# ago/13
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Teclados com fones externas perde peso nos timbres?
Bom nao tenho experiencias com fontes internas mas o kurzweil sp2 que eu uso tem fonte externa e eu nao diria que ele tenha perda no peso alias é muito mais peso que alguns que jah vi com fonte interna são sons muito encorpado por sinal
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Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# ago/13
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Êêêê Tereza!! O tópico era sobre fonte e já meteram aftertourch e velocity!! Lógica??
Voltando ao tema principal: Teclado com fonte externa tem menos peso mesmo, mas é menos peso em quilogramas do que peso nos timbres!! Essa é a única relação sobre "PESO" que pode ser feita, todas as outras são balelas.
Um VIVA aos teclados com fontes externas que quando queimam é só comprar outra e os tecladistas saem felizes e os parafusos da carcaça do teclado também!! \\\\\\\\\\\\\\0//////////////
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