Peso nos timbres do triton le

    Autor Mensagem
    Nando Filho
    Veterano
    # fev/05


    oi possuo um triton le e as vezes no palco eu o acho com um som muito leve perante o resto da minha banda, o q faço para conseguir timbres melhores? Agradeço a quem puder me ajudar.

    triton
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: triton
    · votar


    Caro Nando,

    PESO E DENSIDADE VERSUS TRANSDUTOR

    Lembro que o Triton Le possui sons encorpados já de fábrica, com certeza o problema poderá ser o amplificador que está usando, se ele não possui um transdutor (alto falante) de 18 polegadas, para conseguir o que deseja, você terá que efetuar alguns ajustes no teclado para "forçar" uma densidade artificial.

    Caso contrário você não irá conseguir, "como não conseguiu", o peso que desejava nos graves mesmo aumentando o valor de equalização LOW de seu amplificador ao máximo.

    Isto se deve porque os graves do teclado possuem uma faixa de frequencia que atua "em média" de 20 Hz a 400 Hz, coisa que raros alto falantes de 15 polegadas pode gerar naturalmente.

    Entretanto, caso voce esteja captando o som do teclado para o PA diretamente do falante de seu amplificador via microfone, a dica é regular a equalização master do teclado, para os programs e Combs que utiliza.

    Este parametro "mágico" e de fácil edição se encontra na tela principal do modo master effect, e pode ser visualizado com a imagem 3 faders virtuais, o fader da esquerda se refere as frequencias graves, para efetuar um ajuste mais preciso, aperte o botão fe função que estiver logo abaixo do ícone EQ, voce entrará na tela de ajustes finos do modo EQ, e lá poderá rastrear a frequencia grave que mais corpo e densidade transferirá para seu alto falante.

    EQUALIZAÇÃO COMO FAZER???

    Caso tenha alguma dúvida de como efetuar os ajustes de equalização, entre em contato comigono e-mail korg@pridemusic.com.br , eu eu ajudarei voce.

    SONS NOVOS PARA O TRITON LE

    Informo que disponibilizei no site da Korg dois arquivos com novas programações para o Korg Triton Le e bem como umj manual prático que ensina como transformar seu triton le em um sampler player, para consegui-los gratuítamente, entre no site www.korg.com.br , clique a seguir no link "SAC", efetue seu cadastro e coloque no espaço de observação "QUERO GANHAR OS NOVOS SONS DO TRITON LE".


    Atenciosamente,

    Áureo Galli - Suporte SAC Korg

    Samuel Elias Xavier
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Nando,

    Toco num Triton Le também, e comigo foi ao contrário, os sons tinham peso d+, toco em um grupo de uma igreja, e quando eu tocava nas notas mais graves do piano, ou de qualquer outro som, os vidros das janelas vibravam tudo, e olha que a igreja é grande, heim! Tive que tirar quase todo o grave, e agora ficou excelente!!! Eu sei que isso não irá lhe acrescentar nada, mas é só pra esclarecer que a "falta de peso" no som não é problema do teclado não, OK!

    Nando Filho
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    obrigado pela atenção de vcs vou seguir as dicas e ver o resultado
    Orlando.

    Douglas Cristino Leal
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá Nando!

    Para fortificar o timbre do meu teclado, Korg N264, eu uso uma banda de efeito exciter. Coloco db 7+ para grave e 9+ agudo com saída serial.

    O timbre fica com mais peso e mais brilho. Talvez vc possa tentar no seu triton também.

    Abraços!

    tecradu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Como arrumo alguns timbres pra ele nao dar uma recuada quando toca a nota. Por exemplo, vc aperta alguma tecla e o som abaixa um pouco o volume, ou a intensidade, isso acontece com alguns pianos (001 dos programs) e alguns outros timbres. Quem puder perceber isso e me dizer como arrumar... É assim agente tecla, emiti o som, ai 1 segundou ou meio segundo depois ele diminui a intensidade, o volume, sei lá... isso prejudica bastante.

    Obrigado.
    F U I

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tecradu

    esplica melhor
    se for o que eu entendi: sobre timbre de piano, todo piano tem caida porque é assim que o piano acustico funciona, a mesma coisa é para violão, harpa, vibrafone, marimba
    alguns ountros timbres possuem o atack da nota mais forte, mas depois se mantem estavel, (trumpet, flute....) vc deve ter algum timbre de strings com o nome de marcato ou algo parecido ele tem uma entrada forte e depois se mantem estavel, diferente do slow strings onde a entrada e fraca e depois o timbre se mantem, isso são as formas da naipe de cordas da orquestra tocar
    alguns timbres possuem valores constantes, ex: organ, leads....

    esse tempo vc pode editar na tela do VDA nos parametros decay e sustain

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fernando tecladista
    "esse tempo vc pode editar na tela do VDA nos parametros decay e sustain"
    Tirou as palavras dos meus dedos... eh eh eh
    Você também utiliza Korg? Claro que sei que isto é válido para qualquer sintetizador, mas é uma dúvida pessoal, pois vejo que Korg tem uma boa editabilidade nos timbres e se o cara não for preguiçoso tira muita sonzeira em um Korg!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    MetalKey
    de sintetizador eu tenho um roland d-20 (nesse quase não mexo muito na edição pq tá velhinho e so uso pra ensaio) e um korg 01/w que sempre estou mexendo em alguma coisa, se vc encontrar uma video aula do fabio ribeiro sobre "programação de sintetizadores" ele usa este 01/w para expicar devido a facilidade e tamanho do display, quando comprei este teclado eu tinha a opção do xp-50 mas preferi este

    tecradu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fernando tecladista
    praticamente isso... eu digo o seguinte: o primeiro toque é mais forte, depois dá uma pequena recuada e depois gradativamente vai sumindo o som... só que no piano de um kurzweil q eu toquei, por exemplo, nao tem o primeiro toque mais forte, nele é normal: toca e ele vai sumindo aos pocuos... claro que o primeiro toque sempre será mais forte pq depois o som vai sumindo, então no momento que é emitido é lógico ser mais alto, mas eu falo dessa requada que o som dá para começar a sumir aos pocuso... se vc olhar no piano 000 do BANK D eu acho... Dá uma olhada, obrigado.

    Obrigado novamente!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tecradu
    não tenho o triton le então não da pra ver o timbre, em um piano acustico quando vc toca uma nota com muita força vc tem mais harmonicos em ressonancia, a medida que o timbre começa a diminuir estes harmonicos tb diminuem, talves seja isso que o teclado simule, ao tocar com muita força esse inicio talves seja isso, da uma olhada no piano do banco GM (que é um piano basicão) e ve se ele tb é assim

    tecradu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Hum... vou ver... mas acho que o piano da GM é assim tb... entao devo mexer no decay? atack ? como arrumaria ?

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tecradu
    Eu acho que eu saquei! Veja se é isto:
    Você percebe isto mesmo tocado fraco né? É como se ele desse uma martelada forte so que com o volume baixo?
    No SP76 eu percebi que ele tem um som aveludado e com um ataque menor quando se toca fraco, realmente parece que ele surge né?
    Bem, não tenho um Le, o meu é o X3, mas talvez a dica serve...
    Tente aumentar o valor do Attack e diminua um pouco o Cutoff, faça isto até o ponto que agrade o seu ouvido. Talvez o valor do Sustai esteje próximo ou superior ao do Decay daí você abaixe o sustain. Peceba se com o Attack mais lento no tempo você precisa abaixar o Decay e Sustain relativamente. Obs.: Não aumente muito o valor do Attack pois o piano perderá sua característica! Imagine que o VDA seje um plano cartesiano que no eixo Y é o volume e no eixo X é o tempo e você tem praticamente pontos na ordem (Note On) Attack, Decay, Sustain, (Note Off) Release.

    Volume
    |
    | *
    | * *
    | * *
    | * *
    | * * *
    |* *
    | *
    |-|-A----D-----S----------|-R------ Tempo

    Note oN Note oFF

    Um som de piano tem estas características! Isto no VDA
    Agora no VDF você ajusta o Cutoff

    Bom acho que é isto aí!

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tecradu
    Xiiiii!!! O grafico não ficou do jeito que eu fiz quando teclei enviar mensagem... Vou tentar fazer novamente, pois usei espaçoe e não foram reconhecidos...

    Volume
    |
    |.......*
    |..... * *
    |.... *... *
    |... *........ *
    |...*.............*. *. * *
    |..*...........................*
    | *...............................*
    |-|-A----D----S-------|-R------ Tempo
    Note oN.................Note oFF

    MetalKey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tecradu

    Agora ficou legal! Espero ter contribuido com alguma coisa!

    Ah! Uma coisa que já percebi, pianos da KORG são os mais agressivos! Tem gente que não gosta, mas eu adoro! Triton então, nem se fala! Um dia eu terei um... eh eh eh hoje ainda é só sonho!

    Abraço!

    tecradu
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ahh... eu já nao gostei dos piano, se vc pegar um triton studio ou extreme já nao vai se arrepender, é top neh... o le é light nao fica atrás, valeu valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Peso nos timbres do triton le