Comprei Casio WK 7500 e pedal yamaha fc-4 problemaaaaaaaaas

Autor Mensagem
thms555
Veterano
# ago/13


Acabei de comprar meu Casio WK 7500 e yamaha fc-4 sustain pedal. Sou novo nas teclas e estou curtindo muito o teclado só tem um problema, o pedal de sustain está trabalhando de maneira inversa do que seria o correto. Uma vez conectado ele sustenta a nota automaticamente e quando eu pressiono o pedal ele tira o sustain. Ou seja, ele está trabalhando como um pedal que corta o sustain automático q ele mesmo produz conectado no teclado. E agora? Comprei pela playtech, tem como inverter isso ou é pelas marcas Casio do teclado e Yamaha do pedal q da uma 'incompatibilidade' ? Se for esse o caso, vou pedir a troca do pedal no site da playtech. Eai?

Abraço

TrebleH
Veterano
# ago/13
· votar


thms555

Sim ... muito provavelmente é uma incompatibilidade...

Meu pedal da Roland por exemplo não funciona adequadamente nos Yamaha. Ele sustenta o som o tempo. Você deveria ter comprado um pedal próprio para Casio.

silvG8
Veterano
# ago/13
· votar


thms555
Talvez ele tenha um switch lateral que permita mudar a polaridade. Uma outra coisa que você pode tentar fazer é ligar o teclado com o pedal pressionado… ele pode passar a funcionar como você quer.

Boa sorte!

AC_TEC
Veterano
# ago/13
· votar


Acredito ser exatamente como o amigo silvG8 descreveu. Abraços

RANTZI KEIS
Membro
# ago/13
· votar


da uma olhada no manual porque ele premite fazer algumas mudanças no pedal da pra usar pra diparar ritimos e tal talvez vc consigua inverter lá tb pra ele funcionar direito

thms555
Veterano
# ago/13
· votar


tentei ligar com ele pressionado, nao deu certo. E tbm acho q nao tem a troca de polaridade. Comprei pela playtech na internet, entao é de boa pra trocar, mas como saber q se eu comprar o korg ou outra marca vai funcionar? No site deles nao tem nenhum sustain da casio.

TrebleH
Veterano
# ago/13
· votar


thms555

Sendo bem sincero... acho que o melhor era não ter comprado...
Não pelo menos sem testar...

fernando tecladista
Veterano
# ago/13
· votar


pesquisa o KSP-100 da "on stage"
esse tem chave de polaridade e vai servir pra qualquer teclado
comprei um faz algum tempo e gostei dele

não sei qual é a dessa marca
o pedal é made in china como tudo que é dessa área de acessórios de teclado

mas eu também tenho um Fatar VFP-1 que é uma marca mais de respeito no ramo e se você colocar um do lado do outro não sabe quem é um, quem é outro
não é que é parecido, tudo é igual até os rebarbes do plastico
não sei se é uma submarca, ou se faz como a beringer que se encontra modelos iguais da marca Alto, Phonic,....

Synth-Men
Veterano
# ago/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


Boa noite (ou bom dia).

Olha... Eu nunca vi pedais sustain funcionar em um teclado e não funcionar em outro. Ainda mais estes que vendem na internet ou lojas. São universais.

A não ser que na embalagem ou manual de instruções venha algo identificando o pedal como específicos para alguns modelos.

Eu tenho um pedal da Giannini. Este tem chave de polaridade, uso no controlador, teclados e até no meu simulador de amplificadores V-AMP3.

thms555
E tbm acho q nao tem a troca de polaridade.

Mas você acha ou tem certeza? Somente após esta dúvida, poderás diagnosticar se veio ou não com defeito, mas antes teste em algum outro teclado (se puder).

Synth-Men
Veterano
# ago/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


Meu querido!

Vê se estes tópicos daqui do FCC lhe ajuda com a solução:

- Pedal Yamaha FC4 no Kurzweil K2500 - Não consigo inverter
- Qual a diferença entre os Pedais Sustain de pianos digitais (FC3, FC4, FC5 )?

Gijun
Membro
# ago/13 · Editado por: Gijun
· votar


Cara, muito estranho isso, experimenta testar em outro teclado qualquer e ve como fica, se o problema permanecer é problema do pedal. PAra confirmar experimente em um yamaha qualquer.

Outra coisa é vc verificar a configuração de sustain no seu teclado se dá para inverter.

No WK7500 da igreja não teve problema nenhum, foi só tocar, vc tomou o cuidado de conectar com o teclado desligado?
Se não, faça assim.
- Retire o pedal
- ligue o teclado
- desligue o teclado
- conecte o pedal
- ligue o teclado

Se não funfar repita o passo acima, mas fazendo o último passo com o pedal pressionado.

Se não resolver vc pode trocar por um outro pedal ou abrir e inverter os fios. Mas é estranho lá na igreja reconheceu automático, só não sei se é FC4

thms555
Veterano
# ago/13
· votar


Galera, não sei se estou fazendo errado, mas nao ta invertendo a polaridade não. Alguém tem ideia? Ele ainda ta trabalhando invertido.

Synth-Men
Veterano
# ago/13
· votar


Você ligou ele já plugado no teclado?

fernando tecladista
Veterano
# ago/13
· votar


thms555
baixei o manual do seu teclado de pelo que procurei, não tem função de polaridade, então esse pedal da yamaha não serve em seu teclado
pode parecer ridiculo, é mesmo, como são as fontes de energia das duas marcas, onde a polaridade é invertida e de um não serve no outro também

bola fora das duas, da casio por não colocar uma função de polaridade de pedal, (embora eu tenha teclado fodão aqui que também não tem)
e bola fora da yamaha que não coloca uma chavinha que deve custar nem um dolar no preço total do pedal

então de salvação:
troca esse pedal, veja a marca que sugeri acima, pesquise outras mas que tenham chave

---------------------------------------------------------
as vezes dependendo do projeto interno você consegue mudar isso na solda
não sei como é o seu por dentro, mas a maioria dos pedais internamente tem uma chave como uma dessas
http://img1.mlstatic.com/chave-tecla-comutadora-8-chaves-6-polos-inter mitente_MLB-O-59600379_862.jpg

e você vai ver que os fios do pedal estão soldados no 1º e no 2º então você muda a solda para o 2º e 3º, (ou vice-versa)
se não tem a manha leva em uma eletronica e pede pra mudar, é so explicar que o pedal em repolso estão com o circuito aberto e você precisa que fique com o circuito fechado (ou vice versa)

mas como esse pedal é novo eu não ficaria abrindo pra ver como é, se tem a possibilidade da troca

TrebleH
Veterano
# ago/13
· votar


fernando tecladista

Eu acredito que o fato de ter ou não uma chave não vai fazer o pedal funcionar caso ele não seja compatível.

Por exemplo, minha namorada tem um Psr e303... e o meu pedal DP8 não funciona nele de jeito nenhum (e olha que ele tem a chavinha!)

Então se for uma questão de incompatibilidade.... eu acredito que é mais seguro procurar por um pedal para teclado Casio....

Enfim.. é o que penso

Gijun
Membro
# ago/13
· votar


http://www.cheirodemusica.com.br/ecommerce_site/produto_120659_1642_Pe dal-Sustain-Casio-SP20-

fernando tecladista
Veterano
# ago/13
· votar


TrebleH
praticamente todo teclado yamaha faz um teste no pedal quando você liga o teclado, então assume o contato inicial (ligado ou não) como sendo o pedal em repouso, nessa praticamente qualquer pedal independente de polaridade serve pra yamaha

quanto ao DP-8 é um pedal que é um caso a parte tem o plug de P10 stereo, diferente dos outros pedais que usam o P10 simples, isso é para alguns teclados (geralmente pianos digitais) o efeito de "meio pedal" que se consegue no piano acústico
e bem provável que esse seu pedal não funcione em até alguns rolands mais antigos, ou que no seu PSR você tenha o efeito de sustain segurando até a metade e depois corte quando o pedal chega no final

eu tenho o DP 6 que é o plug simples, este aqui funciona no roland, no yamaha, no korg (mas tive que mudar a polaridade no menu do teclado) e no meu casio funciona invertido


o pedal em sí tem tanta tecnologia quanto a tomada que acende a lampada de casa, o dele funciona só que ao contrario, isso é um dilema desde que "teclado é teclado"que vem lá na década de 80, talvez pra cada uma vender seu pedal como comentei é o mesmo caso das fontes de 9V que tem polaridade invertida em algumas marcas

TrebleH
Veterano
# ago/13
· votar


fernando tecladista

Hum.. legal saber dessa informação.... então é pelo fato dele ser estéreo ....

Valeu...

E realmente essa questão de funcionar ou não é algo que não faz sentido, pois, teoricamente, se trataria de um interruptor, nada mais....

heheeheheh

fernando tecladista
Veterano
# ago/13
· votar


TrebleH
então é pelo fato dele ser estéreo ....
o plug, não ele, que na verdade é outro termo, já que stereo é somente áudio e não o plug, alias o nome correto é TRS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conector_TRS

Synth-Men
Veterano
# ago/13
· votar


Putzs cara!

Sinceramente eu nunca tive problemas com incompatibilidade de pedais, já fiz até pedal caseiro e pegou em todos os teclados que toquei.

Mas com o advento do lançamento de vários modelos e seus acessórios(e diferentes opiniões e tentativa de ajuda deste tópico), me fez acreditar que o acessório mais comum do instrumento de teclas eletrônico (salvo os para objetivos específicos) tem suas peculiaridades no quesito compatibilidade de marcas.

thms555
Veterano
# ago/13
· votar


Então vou trocar pelo site da playtech, já q unica maneira seria abrir ele mas como eu posso trocar ainda, nao custa nada fazer. http://www.playtech.com.br/cat/1553/0/MaisVendidos/Decrescente/15/1//0 /0/.aspx
Esses são os pedais de sustain q tem no site, o meu é o yamaha fc-4, por quais desses eu poderia trocar e funcionaria no meu? Tem algumas marcas, mas não tem Casio. O que me aconselham?

Abraço

fernando tecladista
Veterano
# ago/13
· votar


você faz questão deste formato de piano ou pode ser o pedal quadradinho?

RANTZI KEIS
Membro
# ago/13
· votar


thms555
eu uso este onerr ele é chaveado mas funcionou normal nem precisei mexer ele é um pouco duro e alto mas me acostumei com ele

Alê Sasa
Veterano
# ago/13 · Editado por: Alê Sasa
· votar


thms555
É melhor trocar mesmo.
No meu dx7 II, descobri que o modelo FC3, da própria Yamaha, não funciona nem invertido.
O FC4 igual ao que você tem e não funciona com o Cássio é o que utilizo e responde certinho.
Minha prima comprou um modelo da linha PSR e só funciona o sustain com o FC 4 ou FC 5.Mesmo especificando o FC4, por azar o teclado veio com o FC3 ( comprei para ela pela internet ). Ainda bem que existia a loja física e consegui conversar com o vendedor que agilizou a troca rapidamente pois tinha em disponibilidade em estoque...

Fc3 tem 3 pólos pois o pedal permite Half dumper.
Fc4 é desliga ( pressionado ) e liga ( solto ).


Conclusão: O FC4 da Yamaha é específico para alguns modelos da marca. Ele trabalha não com fios invertidos mas com polaridade aberta. isto é, quando você o aciona ele abre o contato. A maioria dos pedais fecham o contato ao pisar no pedal. É por isso que acredito que você deve trocar, pois na minha opinião, não vale a pena desmontar e tentar alterar o mecanismo de acionamento.

Abcs

Synth-Men
Veterano
# ago/13
· votar


Alê Sasa
Veterano

Que boa explicação.

Isto nunca aconteceu comigo, sei que alguns pianos digitais e sintetizadores requerem os seus próprios pedais, mas teclados de linhas mais populares para mim é novidade.

ckavernoso
Membro
# ago/13
· votar


Comprei o pedal da yamaha ps-111 que usava com um teclado também da yamaha. Com poucos começou a funcionar de modo inverso sempre que eu acionava alguma função do teclado. Depois, o pedal passou a funcionar como sustain direto. Tive que trocar de pedal (na garantia).
Agora uso o mesmo modelo de pedal no Cassio WK-7600 sem problemas.
Ou seja, acredito que o problema seja no pedal mesmo, e não incompatibilidade.

Alê Sasa
Veterano
# ago/13
· votar


Synth-Men

Valeu Brother,

Esse deve ser o propósito do Fórum. Solicitar e ajudar no tocante às dúvidas/dificuldades, expor experiências e talentos/ trabalhos dos usuários; sempre alicerçado no respeito ao ponto de vista e percepções de cada um. Dessa forma todos ganham e o fórum, consequentemente, se torna cada vez mais "rico" e com credibilidade.

No site da Yamaha USA, seguem os modelos de teclados compatíveis com FC 3, pois possuem o recurso Half Dumper:

"NOTE: The FC3 is only compatible with: S90ES/XS, MOTIFXS/XF, P120,140,155,P250, P60, P70, P85/P95,NP30, All CP series digital pianos."


ckavernoso

Pode ser que seu pedal com defeito começou a travar o Swich interno, mesmo com o retorno do curso da mola ou alguma configuração modificou a polaridade de um dos teclados. Não tenho conhecimento o suficiente para lhe dizer o porquê do seu modelo de pedal estar funcionando com os dois.


No caso do FC 4, eu sei que é aberto ( negativo ) pois eu o tenho e testei com meu multímetro que comprova que ele desfaz o contato quando o pressionamos.
Tenho um footswitch da Korg Modelo PS-1. Este é com funcionalidade inversa do FC 4, comprovado também com multímetro e com o parâmetro de configuração mostrado no visor do meu M3.

Espero que tenha ajudado de alguma forma,

Abraços a Todos.

thms555
Veterano
# ago/13
· votar


fernando tecladista

Ah se for piano é melhor, mas se não der pode ser quadradinho msmo. Desses do site, qual deles será que funcionaria? Pq se eu trocar e chegar aq e nao pegar tbm vai dar uma raiva muito grande.

thms5555
Veterano
# set/13
· votar


Galera, troquei o Yamaha fc-4 pelo site, e acabei de receber o Roland dp-10. Mas estou tendo o mesmo problema, funcionando invertido o pedal. E agora? Será q nao tem como inverter? Alguém sabe como posso inverter o roland, conhece o pedal? Lembrando q meu teclado é um Casio WK 7500.

Abraço

thms5555
Veterano
# set/13
· votar


Ajudaaaaaaaa ae galera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei Casio WK 7500 e pedal yamaha fc-4 problemaaaaaaaaas