Autor |
Mensagem |
thms555 Veterano |
# ago/13
Acabei de comprar meu Casio WK 7500 e yamaha fc-4 sustain pedal. Sou novo nas teclas e estou curtindo muito o teclado só tem um problema, o pedal de sustain está trabalhando de maneira inversa do que seria o correto. Uma vez conectado ele sustenta a nota automaticamente e quando eu pressiono o pedal ele tira o sustain. Ou seja, ele está trabalhando como um pedal que corta o sustain automático q ele mesmo produz conectado no teclado. E agora? Comprei pela playtech, tem como inverter isso ou é pelas marcas Casio do teclado e Yamaha do pedal q da uma 'incompatibilidade' ? Se for esse o caso, vou pedir a troca do pedal no site da playtech. Eai?
Abraço
|
TrebleH Veterano |
# ago/13
· votar
thms555
Sim ... muito provavelmente é uma incompatibilidade...
Meu pedal da Roland por exemplo não funciona adequadamente nos Yamaha. Ele sustenta o som o tempo. Você deveria ter comprado um pedal próprio para Casio.
|
silvG8 Veterano |
# ago/13
· votar
thms555 Talvez ele tenha um switch lateral que permita mudar a polaridade. Uma outra coisa que você pode tentar fazer é ligar o teclado com o pedal pressionado… ele pode passar a funcionar como você quer.
Boa sorte!
|
AC_TEC Veterano |
# ago/13
· votar
Acredito ser exatamente como o amigo silvG8 descreveu. Abraços
|
RANTZI KEIS Membro |
# ago/13
· votar
da uma olhada no manual porque ele premite fazer algumas mudanças no pedal da pra usar pra diparar ritimos e tal talvez vc consigua inverter lá tb pra ele funcionar direito
|
thms555 Veterano |
# ago/13
· votar
tentei ligar com ele pressionado, nao deu certo. E tbm acho q nao tem a troca de polaridade. Comprei pela playtech na internet, entao é de boa pra trocar, mas como saber q se eu comprar o korg ou outra marca vai funcionar? No site deles nao tem nenhum sustain da casio.
|
TrebleH Veterano |
# ago/13
· votar
thms555
Sendo bem sincero... acho que o melhor era não ter comprado... Não pelo menos sem testar...
|
fernando tecladista Veterano |
# ago/13
· votar
pesquisa o KSP-100 da "on stage" esse tem chave de polaridade e vai servir pra qualquer teclado comprei um faz algum tempo e gostei dele
não sei qual é a dessa marca o pedal é made in china como tudo que é dessa área de acessórios de teclado
mas eu também tenho um Fatar VFP-1 que é uma marca mais de respeito no ramo e se você colocar um do lado do outro não sabe quem é um, quem é outro não é que é parecido, tudo é igual até os rebarbes do plastico não sei se é uma submarca, ou se faz como a beringer que se encontra modelos iguais da marca Alto, Phonic,....
|
Synth-Men Veterano |
# ago/13 · Editado por: Synth-Men
· votar
Boa noite (ou bom dia).
Olha... Eu nunca vi pedais sustain funcionar em um teclado e não funcionar em outro. Ainda mais estes que vendem na internet ou lojas. São universais.
A não ser que na embalagem ou manual de instruções venha algo identificando o pedal como específicos para alguns modelos.
Eu tenho um pedal da Giannini. Este tem chave de polaridade, uso no controlador, teclados e até no meu simulador de amplificadores V-AMP3.
thms555 E tbm acho q nao tem a troca de polaridade.
Mas você acha ou tem certeza? Somente após esta dúvida, poderás diagnosticar se veio ou não com defeito, mas antes teste em algum outro teclado (se puder).
|
Synth-Men Veterano |
# ago/13 · Editado por: Synth-Men
· votar
Meu querido!
Vê se estes tópicos daqui do FCC lhe ajuda com a solução:
- Pedal Yamaha FC4 no Kurzweil K2500 - Não consigo inverter - Qual a diferença entre os Pedais Sustain de pianos digitais (FC3, FC4, FC5 )?
|
Gijun Membro |
# ago/13 · Editado por: Gijun
· votar
Cara, muito estranho isso, experimenta testar em outro teclado qualquer e ve como fica, se o problema permanecer é problema do pedal. PAra confirmar experimente em um yamaha qualquer.
Outra coisa é vc verificar a configuração de sustain no seu teclado se dá para inverter.
No WK7500 da igreja não teve problema nenhum, foi só tocar, vc tomou o cuidado de conectar com o teclado desligado? Se não, faça assim. - Retire o pedal - ligue o teclado - desligue o teclado - conecte o pedal - ligue o teclado
Se não funfar repita o passo acima, mas fazendo o último passo com o pedal pressionado.
Se não resolver vc pode trocar por um outro pedal ou abrir e inverter os fios. Mas é estranho lá na igreja reconheceu automático, só não sei se é FC4
|
thms555 Veterano |
# ago/13
· votar
Galera, não sei se estou fazendo errado, mas nao ta invertendo a polaridade não. Alguém tem ideia? Ele ainda ta trabalhando invertido.
|
Synth-Men Veterano |
# ago/13
· votar
Você ligou ele já plugado no teclado?
|
# ago/13
· votar
thms555 baixei o manual do seu teclado de pelo que procurei, não tem função de polaridade, então esse pedal da yamaha não serve em seu teclado pode parecer ridiculo, é mesmo, como são as fontes de energia das duas marcas, onde a polaridade é invertida e de um não serve no outro também
bola fora das duas, da casio por não colocar uma função de polaridade de pedal, (embora eu tenha teclado fodão aqui que também não tem) e bola fora da yamaha que não coloca uma chavinha que deve custar nem um dolar no preço total do pedal
então de salvação: troca esse pedal, veja a marca que sugeri acima, pesquise outras mas que tenham chave
--------------------------------------------------------- as vezes dependendo do projeto interno você consegue mudar isso na solda não sei como é o seu por dentro, mas a maioria dos pedais internamente tem uma chave como uma dessas http://img1.mlstatic.com/chave-tecla-comutadora-8-chaves-6-polos-inter mitente_MLB-O-59600379_862.jpg
e você vai ver que os fios do pedal estão soldados no 1º e no 2º então você muda a solda para o 2º e 3º, (ou vice-versa) se não tem a manha leva em uma eletronica e pede pra mudar, é so explicar que o pedal em repolso estão com o circuito aberto e você precisa que fique com o circuito fechado (ou vice versa)
mas como esse pedal é novo eu não ficaria abrindo pra ver como é, se tem a possibilidade da troca
|
TrebleH Veterano |
# ago/13
· votar
fernando tecladista
Eu acredito que o fato de ter ou não uma chave não vai fazer o pedal funcionar caso ele não seja compatível.
Por exemplo, minha namorada tem um Psr e303... e o meu pedal DP8 não funciona nele de jeito nenhum (e olha que ele tem a chavinha!)
Então se for uma questão de incompatibilidade.... eu acredito que é mais seguro procurar por um pedal para teclado Casio....
Enfim.. é o que penso
|
Gijun Membro |
# ago/13
· votar
http://www.cheirodemusica.com.br/ecommerce_site/produto_120659_1642_Pe dal-Sustain-Casio-SP20-
|
# ago/13
· votar
TrebleH praticamente todo teclado yamaha faz um teste no pedal quando você liga o teclado, então assume o contato inicial (ligado ou não) como sendo o pedal em repouso, nessa praticamente qualquer pedal independente de polaridade serve pra yamaha
quanto ao DP-8 é um pedal que é um caso a parte tem o plug de P10 stereo, diferente dos outros pedais que usam o P10 simples, isso é para alguns teclados (geralmente pianos digitais) o efeito de "meio pedal" que se consegue no piano acústico e bem provável que esse seu pedal não funcione em até alguns rolands mais antigos, ou que no seu PSR você tenha o efeito de sustain segurando até a metade e depois corte quando o pedal chega no final
eu tenho o DP 6 que é o plug simples, este aqui funciona no roland, no yamaha, no korg (mas tive que mudar a polaridade no menu do teclado) e no meu casio funciona invertido
o pedal em sí tem tanta tecnologia quanto a tomada que acende a lampada de casa, o dele funciona só que ao contrario, isso é um dilema desde que "teclado é teclado"que vem lá na década de 80, talvez pra cada uma vender seu pedal como comentei é o mesmo caso das fontes de 9V que tem polaridade invertida em algumas marcas
|
TrebleH Veterano |
# ago/13
· votar
fernando tecladista
Hum.. legal saber dessa informação.... então é pelo fato dele ser estéreo ....
Valeu...
E realmente essa questão de funcionar ou não é algo que não faz sentido, pois, teoricamente, se trataria de um interruptor, nada mais....
heheeheheh
|
# ago/13
· votar
TrebleH então é pelo fato dele ser estéreo .... o plug, não ele, que na verdade é outro termo, já que stereo é somente áudio e não o plug, alias o nome correto é TRS http://pt.wikipedia.org/wiki/Conector_TRS
|
Synth-Men Veterano |
# ago/13
· votar
Putzs cara!
Sinceramente eu nunca tive problemas com incompatibilidade de pedais, já fiz até pedal caseiro e pegou em todos os teclados que toquei.
Mas com o advento do lançamento de vários modelos e seus acessórios(e diferentes opiniões e tentativa de ajuda deste tópico), me fez acreditar que o acessório mais comum do instrumento de teclas eletrônico (salvo os para objetivos específicos) tem suas peculiaridades no quesito compatibilidade de marcas.
|
thms555 Veterano |
# ago/13
· votar
Então vou trocar pelo site da playtech, já q unica maneira seria abrir ele mas como eu posso trocar ainda, nao custa nada fazer. http://www.playtech.com.br/cat/1553/0/MaisVendidos/Decrescente/15/1//0 /0/.aspx Esses são os pedais de sustain q tem no site, o meu é o yamaha fc-4, por quais desses eu poderia trocar e funcionaria no meu? Tem algumas marcas, mas não tem Casio. O que me aconselham?
Abraço
|
# ago/13
· votar
você faz questão deste formato de piano ou pode ser o pedal quadradinho?
|
RANTZI KEIS Membro |
# ago/13
· votar
thms555 eu uso este onerr ele é chaveado mas funcionou normal nem precisei mexer ele é um pouco duro e alto mas me acostumei com ele
|
Alê Sasa Veterano |
# ago/13 · Editado por: Alê Sasa
· votar
thms555 É melhor trocar mesmo. No meu dx7 II, descobri que o modelo FC3, da própria Yamaha, não funciona nem invertido. O FC4 igual ao que você tem e não funciona com o Cássio é o que utilizo e responde certinho. Minha prima comprou um modelo da linha PSR e só funciona o sustain com o FC 4 ou FC 5.Mesmo especificando o FC4, por azar o teclado veio com o FC3 ( comprei para ela pela internet ). Ainda bem que existia a loja física e consegui conversar com o vendedor que agilizou a troca rapidamente pois tinha em disponibilidade em estoque...
Fc3 tem 3 pólos pois o pedal permite Half dumper. Fc4 é desliga ( pressionado ) e liga ( solto ).
Conclusão: O FC4 da Yamaha é específico para alguns modelos da marca. Ele trabalha não com fios invertidos mas com polaridade aberta. isto é, quando você o aciona ele abre o contato. A maioria dos pedais fecham o contato ao pisar no pedal. É por isso que acredito que você deve trocar, pois na minha opinião, não vale a pena desmontar e tentar alterar o mecanismo de acionamento.
Abcs
|
Synth-Men Veterano |
# ago/13
· votar
Alê Sasa Veterano
Que boa explicação.
Isto nunca aconteceu comigo, sei que alguns pianos digitais e sintetizadores requerem os seus próprios pedais, mas teclados de linhas mais populares para mim é novidade.
|
ckavernoso Membro |
# ago/13
· votar
Comprei o pedal da yamaha ps-111 que usava com um teclado também da yamaha. Com poucos começou a funcionar de modo inverso sempre que eu acionava alguma função do teclado. Depois, o pedal passou a funcionar como sustain direto. Tive que trocar de pedal (na garantia). Agora uso o mesmo modelo de pedal no Cassio WK-7600 sem problemas. Ou seja, acredito que o problema seja no pedal mesmo, e não incompatibilidade.
|
Alê Sasa Veterano |
# ago/13
· votar
Synth-Men
Valeu Brother,
Esse deve ser o propósito do Fórum. Solicitar e ajudar no tocante às dúvidas/dificuldades, expor experiências e talentos/ trabalhos dos usuários; sempre alicerçado no respeito ao ponto de vista e percepções de cada um. Dessa forma todos ganham e o fórum, consequentemente, se torna cada vez mais "rico" e com credibilidade.
No site da Yamaha USA, seguem os modelos de teclados compatíveis com FC 3, pois possuem o recurso Half Dumper:
"NOTE: The FC3 is only compatible with: S90ES/XS, MOTIFXS/XF, P120,140,155,P250, P60, P70, P85/P95,NP30, All CP series digital pianos."
ckavernoso
Pode ser que seu pedal com defeito começou a travar o Swich interno, mesmo com o retorno do curso da mola ou alguma configuração modificou a polaridade de um dos teclados. Não tenho conhecimento o suficiente para lhe dizer o porquê do seu modelo de pedal estar funcionando com os dois.
No caso do FC 4, eu sei que é aberto ( negativo ) pois eu o tenho e testei com meu multímetro que comprova que ele desfaz o contato quando o pressionamos. Tenho um footswitch da Korg Modelo PS-1. Este é com funcionalidade inversa do FC 4, comprovado também com multímetro e com o parâmetro de configuração mostrado no visor do meu M3.
Espero que tenha ajudado de alguma forma,
Abraços a Todos.
|
thms555 Veterano |
# ago/13
· votar
fernando tecladista
Ah se for piano é melhor, mas se não der pode ser quadradinho msmo. Desses do site, qual deles será que funcionaria? Pq se eu trocar e chegar aq e nao pegar tbm vai dar uma raiva muito grande.
|
thms5555 Veterano |
# set/13
· votar
Galera, troquei o Yamaha fc-4 pelo site, e acabei de receber o Roland dp-10. Mas estou tendo o mesmo problema, funcionando invertido o pedal. E agora? Será q nao tem como inverter? Alguém sabe como posso inverter o roland, conhece o pedal? Lembrando q meu teclado é um Casio WK 7500.
Abraço
|
thms5555 Veterano |
# set/13
· votar
Ajudaaaaaaaa ae galera
|