Como nós tecladistas enxergamos a música

    Autor Mensagem
    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: ThiagoMafra


    Esses dias decidi voltar a frequentar o fórum depois de um bom tempo sumido... o excesso de atividades, inclusive a escola de música etc, enfim, no meio dessas atividades eu reparei algumas coisas sobre nós tecladistas em comparação com outros instrumentistas em geral...

    Primeiro, no curso de harmonia, percebi que pelo que parece nós temos mais cultura de estudo que os outros instrumentistas "harmônicos" e que a nossa visão linear do piano que fica gravada na nossa memória ajuda em muito na hora de sistematizar conhecimentos. Queria saber se outros já notaram isso também. é impressionante como quando o professor falou terceira linha da clave de fá os violonistas ficaram vislumbrando notas e etc e eu simplesmente pensei no ré2 e ponto. além disso, na hora de pensar em voicings na pauta é muito mais fácil visualizar o piano na mente. só me deram trabalho as enarmonias, mas mera questão de associação. o que vcs acham disso?

    Outro ponto foi a decisão de finalmente me aventurar em outro instrumento: o violino. cara com nosso instrumento é mais fácil! Piano não dói pra aprender!! o lance da meia hora pra afinar... era tão mais fácil ligar o botão.. mas aí eu volto no detalhe acima, de como facilita o conhecimento do piano e sua linearidade na nossa cabeça, a ideia organizada de uma escala...

    Sei lá, comecei a perceber melhor como nós das teclas enxergamos completamente diferente dos outros instrumentistas algumas coisas...

    TrebleH
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Eu acredito que o nosso instrumento permite que a gente abra mais a cabeça.

    Tocar um órgão exige técnicas diferentes de tocar piano. O mesmo vale pra strings... pra guitarras... para instrumentos de sopro... etc.

    Então pra cada instrumento... meio que a gente tem uma noção básica de como realmente ficaria legal... isso nos torna bastante completos em relação a outros tipos de músicos (completo... não disse melhor!!!)

    Enfim... é o que eu acho

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Uma coisa que eu reparo é a questão da montagem dos acordes, pergunta para o cara que toca violão as notas que formam os acordes, tecladistas mesmo os iniciantes, sabem pois tá ali na cara. Essa coisa de tocar com duas pautas simultaneamente também ajuda, pensa como seria se vc tivesse que ler apenas notas de um instrumento solo, pra gente seria como tocar com uma mão

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Gugu tecladista
    tecladistas só lêm clave sol, a harmonia vem em cifras, é uma pena os que se acomodam e não procuram saber a de fá

    ThiagoMafra
    Pode acreditar uma coisa, minha visão harmônica e de improviso cresceu gigantemente quando comecei aprender instrumentos de corda (violão, guitarra e baixo)

    A escala inteira ali na nossa frente como é o piano facilita e muito, mas também dificulta muitas outras coisas, esquisito, mas hoje eu recomendo a qualquer um abrir sua mente e incluir um segundo instrumento em sua vida

    Filipe_Tabernaculus
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Sim até pelos sintetizadores e samplers, hoje agente toca de tudo Guitarra, Baixo, Sanfona, Cordas tudo nas teclas e ai entra o lance da técnica pois cada timbre exige uma determinada execução, acho que isso gera um bom senso musical com relação a outros instrumentos, que apesar de não saber tocar sempre entra aquela opinião, por exemplo em uma banda quando o tecladista fala pro cara da guitarra ou do sax, e se você fizer dessa maneira dai você coloca um timbre de guitarra e faz no teclado rs.

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    O primeiro instrumento que estudei em minha vida foi teclado, dos 10 aos 12 anos. Nisso tive o primeiro contato já com partituras e estrutura de acordes e escalas.
    Hoje sou guitarrista, mas esse início na música que tive com o teclado, me deu uma visão absurdamente grande de tudo. Hoje, se estou criando uma melodia, com ou sem instrumento, cantarolando e etc, penso diretamente em uma ou duas oitavas ali e crio as escalas, harmonias e tal. Ou até ouvindo alguma música, assimilo tudo diretamente. Isso que estudei teclado por pouquíssimo tempo, possuo um conhecimento de teclas bem básico mesmo.
    De fato, como o pessoal disse, o estudo de piano/teclado e etc, abre uma visão completamente ampla de tudo, para qualquer instrumento.

    Berg Varela
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    Concordo em tudo,que disseram aqui,mas com a minha experiencia de musico,noto que guitarristas ou violonistas tem uma melhor percepção de harmonia que nós tecladistas,pois vejo com bastante frequência guitarristas fazerem progressões de acordes em musicas que nunca ouviram,bem certinha e as vezes fazendo campos melódicos com mais notas que o original sem nunca ter ouvido a musica e de primeira.

    Não vamos generalizar também,pois tem tecladistas altamente desenvolvidos em harmonia,mas percebo que esse conhecimento chega mais rápido para guitarrista,pois vejo em pouco tempo de estudo de certas pessoas,ganhado essa maturidade musical,coisa que nos tecladistas levamos um pouco mais de tempo.

    Mas também percebo que em formações de acordes,nomes por exemplo,ganhamos de lavada dos guitarristas,pois vejo muitos olhar pro braço da guitarra para dizer as notas que estão compondo o acorde.

    Achar o tom da musica também somos mais rápido também e a visão geral de como a musica deve ser executada,de como a linha de bateria,baixo e arranjos deve se comportar,somos melhores sim.

    Somos melhores para criar e executar as ideias,principalmente músicos que tocam cover com os arranjos originais,pois exercitar e entender os arranjos criados por grandes músicos lhe dar uma bagagem musical muito boa,para criar novos arranjos em musicas inéditas.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ThiagoMafra

    Não concordo.....

    Creio que a diferença esta na popularidade dos instrumentos. Violões e Guitarras são muito populares, acha-se um professor (ruim) em cada esquina, portanto o número de maus violonistas e guitarristas é bem maior.

    As teclas são mais elitistas, quando procura-se um professor é mais difícil, porém quando se encontram são melhores e com maior conhecimento musical, a formação geralmente é melhor.

    Olhem no forró moderno (sic), por exemplo, gênero onde o teclado se popularizou e vejam a cambada de Zé Ruelas com teclados.

    Não vejo diferença alguma entre um ou outro instrumentista, quem é bom e estuda, ama e se aplica à música, adquire o que necessita. Além do que, essas visões diferenciadas em cada instrumento é o que trazem riqueza musical à arte, senão teríamos um pastiche de mesmice insuportável.

    Uma coisa é falar em Tom Jobim.....outra é essa merda!



    ilongen
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ThiagoMafra
    Apesar de tocar guitarra, compartilho sua percepção.

    Acredito (não sei porquê) que é mais facil ver a teoria no teclado que em outros instrumentos.

    Berg Varela
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    Lelo Mig

    KKKKKKKKKKK. conhecia outro vídeo desse cara,nesse ele consegue errar mais do que no primeiro vídeo.

    Nos precisamos avisar esse cidadão brasileiro do ridículo que ele anda fazendo,igual a propaganda de que pagar com VISA é muito melhor,só que com ele seria parar de tocar e não gravar mais vídeo e por no Youtube é muito melhor.

    andematos79
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Putz !!! Bota merda nisso !!! O cara não tem noção do absurdo ( nem vou dizer ridículo) !!!

    andematos79
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Certa vez ouvi uma frase interessante ;
    " Se música é matemática , o piano é uma calculadora" , para mim faz muito sentido !!!

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Prezados.

    Acho que a visão do tecladista depende muito do estilo que ele quer seguir e do grau de conhecimento em relação ao tempo que o mesmo pratica o instrumento.

    O gosto influência muito na conveniência e a conveniênica faz a pessoa escolher o que aprender e praticar.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Edson Caetano
    Lelo Mig

    Também tô aprendendo muito buscando ouvir essa outra visão de mundo que é o violão. Acho que expande as possibilidades sim. Os voicings do violão, quando executados no piano podem ficar muito bons e o violão faz coisas que o piano não faz. O lance que eu comecei a sentir mais está nas peculiaridades dos pianistas/tecladistas. Não é que sejamos melhores, mas sim as nossas visões diferentes. Como foi dito por exemplo a formação de acordes e voicings. Não é que os violonistas e guitarristas estudem menos é que é menos natural no instrumentos deles essa busca, quando pra nós você não vai tocar um acorde com nona se não souber montar, não vai encadear uma progressão harmônica se não souber inversão de acordes... Eu tenho me referido à linearidade das teclas essa coisa de acordes e oitavas todas organizadinhas ali desde o início...

    Agora queria ouvir também a visão de alguém que tocasse violino e piano/teclado... é sério: literalmente dói pra aprender violino...

    TrebleH
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Puta merda nesse vídeo do cara tocando

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    QUE TRAGÉDIA... prefiro mil vezes a Marli

    http://www.youtube.com/watch?v=aZxe2FeylE4

    Tiago Correia
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Interessante refletir sobre isso. Grato pelo tópico.

    Já conversei com alguns alunos da EM&T do curso de guitarra. Dizem que já nos primeiros módulos os professores incentivam a pensar nas teclas de piano para escalas e composições de acordes.

    Tenho um amigo baixista que se aplica a não pensar verticalmente para suas execuções, mas sim horizontalmente simulando as teclas de piano. Diz ele que evoluiu muito mais.

    Agora com relação aos voicings do violão app. ao teclado existe algum estudo específico para isso? Ou as diversas ferramentas de voicings já equivalem a essa estrutura de vozes do violão?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/233650/ (técnicas voicings)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como nós tecladistas enxergamos a música