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J.Dionatan Veterano |
# jun/13
Galera, retornando as atividades tecladísticas, e nada melhor que criando tópicos úteis. Vou começar uma série para explorar melhor os recursos de nossos keys. Começando por algo simples, que hoje em dia quase todos os teclados tem e que muita gente ignora: Pedais !!!
Pedais endereçáveis são pedais que podem assumir diferentes funções no seu teclado. O pedal mais comum é o chamado "pedal de sustain". Na verdade este pedal não serve apenas para sustentação das notas, mas sim serve como uma chave de contato. O pedal nada mais é que uma chavezinha, como um interruptor de luz, com retorno por mola. Em teclados que tem funções endereçáveis este pedal pode ser usado para: - Ativar ou desativar um efeito - Sustentação das notas (uso mais comum) - Ligar ou desligar um ritmo - Ligar ou desligar uma sequencia (comum em workstations)
Enfim, tudo que possa ser "feito ou desfeito" na maioria das vezes pode ter esta função atrelada ao "pedal de sustain"
Outro pedal mais complexo é o chamado "pedal de expressão". Que na verdade é um pedal analógico com 128 estágios de resolução. Ou seja, enquanto no pedal de sustain só temos 2 estágios (on ou off) no pedal de exp temos 128. Por isto ele pode ser usado para controlar o volume de seu teclado. Mas esta é a função básica dele, porém no seu teclado ele pode fazer muito mais. Veja, as funções que a roda de modulação, que o d-beam (Roland), que os faders, ou knobs, ou que você ajusta parâmetros via botões mesmo, podem ser feitas por ele. Isto significa que você pode alterar a velocidade da Leslie por ele!! Ou abrir e fechar o cutoff. Até mesmo para ataque de metais, fazer um metal Fall ou normal apenas "pisando". O pedal de expressão, somado ao de sustain, abrem um enorme leque para o tecladista.
Para ver quais funções estão habilitadas no seu teclado consulte seu manual.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/13
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O pedal nada mais é que uma chavezinha, como um interruptor de luz, com retorno por mola.
O pedal nada mais é que uma chavezinha, como um interruptor de campainha.
Outro pedal mais complexo é o chamado "pedal de expressão". Que na verdade é um pedal analógico com 128 estágios de resolução.
A resolução é definida pelo aparelho controlado, o pedal envia um sinal elétrico linear, que de acordo com o aparelho escala este sinal elétrico dentro dos valores 0 a 127.
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Shadad Veterano |
# jun/13
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J.Dionatan
enquanto no pedal de sustain só temos 2 estágios (on ou off) no pedal de exp temos 128
E quanto aos pedais sustain que têm suporte a função meio pedal? Eles também tem 128 "estágios", não?
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Zebrão Veterano |
# jun/13
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E quanto aos pedais sustain que têm suporte a função meio pedal? Eles também tem 128 "estágios", não?
Teoricamente são 3 estágios.
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J.Dionatan Veterano |
# jun/13
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Shadad Os de meio pedal usam plugues P10 comumente chamados "estéreos". Então temos 3 opções de contato: 0, 1 e 2. Como o Zebrão falou!
_BLACKMORE_ Não quis confudir muito a respeito a de sistemas analógicos, mas para ficar bem claro quem define a resolução é o conversor A/D do equipamento como disse. Mas todos os teclados que utilizei tem no máximo 128.
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Casper Veterano
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# jun/13 · Editado por: Casper
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Caro J.Dionatan:
Eu tenho dois pedais de expressão, que uso pouco como volume, e hoje eles estão ligados quase que constantemente na entradas CV do Moog Minitaur, um controla o filtro e o outro o pitch. É bem divertido, porque um atua como se fosse um wah-wah e o outro atua como se fosse um Whammy. E sem usar as mãos!
Acho que grande parte dos teclados permite redirecionar o pedal de expressão para outras coisas diferentes do volume. É uma experiência que sugiro todos fazerem.
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waltercruz Veterano |
# jun/13
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Tocar Hammond com pedal de expressão. É um detalhe pequeno que dá uma GRANDE diferença.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/13
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Tocar Hammond com pedal de expressão. É um detalhe pequeno que dá uma GRANDE diferença.
pequeno o caramba ... é essencial !!! :)
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Edson Caetano Veterano
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# jun/13
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Grande J.Dionatan retornando com tudo, estava para vir aqui ilustrar um pouco seu tópico, mas estou na mesma que você a alguns meses hehe, meu 2 filho nasceu a 10 dias e está tudo uma loucura... mas hoje deu para escrever um material aqui
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Vamos lá.... não dá para falar de funções atribuíveis a pedais sem falar de algo muito importante CC, não, não estou com CC hehehe estou falado das famigeradas CC#s algo tão conhecido e tão inexplorado pelos que não gostam de EXPLORAR seu teclado ao máximo
MIDI CC# Control Change Messages – Continuous Controllers
Vou escrever nesta sequencia MIDI CC, seu número, sua função e o que ele faz : MIDI CC 0 Bank Select - Permite o usuário mudar o banco para seleção de patches. Via MIDI podemos acessar 16,384 patches por canal... só 262.144 no total
MIDI CC 1 Modulação - Um uso normal é o efeito de vibrato (pitch, loudness, brighness). O que vai ser modulado é baseado no patch
MIDI CC 2 Controle de Sopro (Breath) - Muito associado ao Aftertouch, originalmente a intenção era ser usado com controladores midi de sopro, pode ser usado como modulação também.
MIDI CC 3 Indefinido
MIDI CC 4 Foot Controller Usado com aftertouch, ele pode enviar um fluxo contínuo de valores com base em como o pedal é usado
MIDI CC 5 Portamento Time Controla o tempo do Slide entre duas notas consecutives
MIDI CC 6 Entrada de Dados para MSB Controla valores para os parametros de NRPN ou RPN . MIDI CC
7 Volume Controla o volume do canal, esse é muito batido hehe MIDI CC
8 Balanço Controla o Pan em efeito Stereo 0 = left, 64 = centro, 127 = direita
MIDI CC 9 Indefinido
MIDI CC 10 Pan Controle similar ao Balanço mas para timbres mono 0 = left 64 = centro, 127 = direita
MIDI CC 11 Expressão Expressão é uma porcentagem do volume (CC7)
MIDI CC 12 Controle FX 1 Usado para controlar parametros de FX em Synths / Works
MIDI CC 13 Controle FX 2 Usado para controlar parametros de FX em Synths / Works
MIDI CC 14 Indefinido MIDI CC
15 Indefinido MIDI CC
16 – 19 Uso Variado
MIDI CC 20 – 31 Indefinido
MIDI CC 32 – 63 Controle LSB 0-31
MIDI CC 64 Damper Pedal / Sustain Pedal On/Off switch para controlar sustain 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 65 Portamento On/Off Switch On/Off switch 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 66 Sostenuto On/Off Switch On/Off switch – Parecido com o Sustain, mas ele só sustenta as notas que estão pressionadas no momento em que o pedal é pressionado 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 67 Soft Pedal On/Off Switch On/Off switch Abaixa o volume das notas tocadas 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 68 Legato On/Off switch, faz o efeito de Legato entre duas notas subsequentes 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 69 Hold 2 Outro jeito de segurar notas como Sustain ou Sostenuto , porem o fade se dá conforme a liberação do pedal
MIDI CC 70 Controle de Som 1 Usualmente usado para controlar a forma em que o som é produzido, por default fica como Sound Variation
MIDI CC 71 Controle de Som 2 Permite modular o VCF, por default fica em Ressonance
MIDI CC 72 Controle de Som 3 Controla do tempo de Release do VCA
MIDI CC 73 Controle de Som 4 Controla o Ataque de um Som
MIDI CC 74 Controle de Som 5 Controla o VCF Cut-off do filtro
MIDI CC 75 Controle de Som 6 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons
MIDI CC 76 Controle de Som 7 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons
MIDI CC 77 Controle de Som 8 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons
MIDI CC 78 Controle de Som 9 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons
MIDI CC 79 Controle de Som 10 Genérico, alguns fabricantes costumam atribuir funções para seus sons
MIDI CC 80 Uso Variado CC On/Off switch 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 81 Uso Variado On/Off switch 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 82 Uso Variado On/Off switch 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 83 Uso Variado On/Off switch 0 to 63 = Off, 64 to 127 = On
MIDI CC 84 Portamento CC Controle Controla a quantidade de portamento
MIDI CC 85 – 90 Indefinido
MIDI CC 91 FX 1 Usualmente controla a quantidade de Reverb
MIDI CC 92 FX 2 Usaualmente controla a quantidade de tremolo
MIDI CC 93 FX 3 Usualmente controla a quantidade de Chorus
MIDI CC 94 FX 4 Usualmente controla a quantidade de Detune
MIDI CC 95 FX 5 Usualmente controla a quantidade de Phaser
MIDI CC 96 (+1) Data Incremento Usualmente usado para aumentar o RPN e NRPN em uma unidade
MIDI CC 97 (-1) Data Decrescimo Usualmente usado para diminuar o RPN e o NRPN emu ma unidade
MIDI CC 98 NRPN para LSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN
MIDI CC 99 NRPN para MSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN
MIDI CC 100 RPN para LSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN
MIDI CC 101 RPN para MSB Para os CC 6, 38, 96 e 97, isso escolhe o parametro de NRPN
MIDI CC 102 – 119 Indefinido
MIDI CC 120 to 127 são “Channel Mode Messages.” MIDI CC 120 Som Off Muta todas as notas
MIDI CC 121 Reset All Reseta tudo para Default
MIDI CC 122 Local On/Off Switch Muda a conexão interna do midi de um teclado, usado com computador para não sair notas duplas
MIDI CC 123 Todas as Notas Off Muta todas as Notas porem mantem o Release e o Sustain
MIDI CC 124 Omni Mode Off Omni Off
MIDI CC 125 Omni Mode On Omni On
MIDI CC 126 Mono Muda o aparelho para monofonico
MIDI CC 127 Poly Muda o aparelho para polifonico UFA FIM de MIDIS CCs Os feras ainda podem atribuir funções aleatórias para os CC Midi Indefinidos, que são 3, 9, 14-15, 20-31, 85-90, 102-119
Ou seja as possibilidades são inúmeras, para mim são muitas mais do que eu posso pensar e os CCs podem ser usados não só com os Foots Mas também com qualquer tipo de controle via Midi, Pads, Slides, Knobs, e o que mais imaginar
CC é mega importante para quem usa Synths MESMO de verdade, e Works cheios de marra
Eu recomendo a Roland FC300, uso e faço miséria com os pés, sem ao menos tocar em nada no teclado, mais tempo para se preocupar com as notas sem tirar as mãos para nada
Ao pessoal quem tiver inclusões a fazer manda bala agora hehe e me digam e aí, alguem usa alguns CCs mais exóticos ou atribuem funções aos Undefineds ??
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Casper Veterano
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# jun/13
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Caro Edson Caetano:
Bem vindo de volta, Mestre! E novamente parabéns pelo novo herdeiro!
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Edson Caetano Veterano
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# jun/13
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Casper E ainda estou correndo contra o tempo para matar 2 Jams aí do Old Master Casper hehehe
Voltando aos CCs, tem controle que controla, claro hehe, VCF... aí pergunto, algum analógico 100% pode entrar no mundo midi para ter o controle de voltagem nos pés??
Imagino que sim... mas como o Sr está mais habituado com estas maquinas, fica a deixa
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Casper Veterano
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# jun/13
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Caro Edson Caetano:
Que eu saiba, todos os Moogs e todos DSI atuais são 100% mapeados via MIDI. E a maior parte dos analógicos tem entrada CV/Gate, onde uma tensão de 0 a 5V, ou 0 a 10V pode controlar qualquer parâmetro que se desejar.
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J.Dionatan Veterano |
# jun/13
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Edson Caetano Primeiro, parabéns pelo novo tecladista no mundo (ou alguém duvida disso? rsrs). Criança gera trabalho, mas a felicidade é infinitamente maior.
Segundo, que complemento em meu post hein? Posso dizer que eu cruzei e você cabeceou para o gol. Muito legal mesmo e bem simplificado a função para facilitar para a gente. E esta Roland FC-300 é de fazer a gente chorar de vontade!!!
Casper Valeu pelos complementos sobre analógicos, isto eu não tinha idéia.
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fernando tecladista Veterano |
# jun/13
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Isto significa que você pode alterar a velocidade da Leslie por ele Ou abrir e fechar o cutoff
são duas coisas que já fiz no 01/w a do cutoff certa vez pedi pro técnico fazer uma caixinha com um potenciômetro (ele mediu antes pra ver que como a saida se comportava e ter o potenciômetro certo) eu deixava a caixinha em cima do teclado
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J.Dionatan Veterano |
# jun/13
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fernando tecladista Muito legal esta do potênciometro
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Casper Veterano
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# jun/13
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Caros fernando tecladista :
Eu tenho uma caixinha que deve ser parecida com a sua:
http://i41.tinypic.com/oiamwk.jpg
Para alguns parâmetros, um potenciômetro é essencial.
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fernando tecladista Veterano |
# jun/13
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Casper Eu tenho uma caixinha que deve ser parecida com a sua: é bem por ai faz um bom tempo que não tenho mais, pensando bem acho que até vou encomendar outra
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/13
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eu fiz uma vez um cabinho para adaptar um pedal de volume como pedal de expressão ... fazem anos já .... e como estou precisando dar um up em meu set com o RT-20 ... acho que vou rever como fazer isso ... um pedal de volume como pedal de expressão ...
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fernando tecladista Veterano |
# jun/13
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_BLACKMORE_ eu fiz uma vez um cabinho para adaptar um pedal de volume como pedal de expressão ...
você diz por exemplo como pegar um destes pedais de volume que tem uma entrada e uma saida do audio? e adaptar como se fosse aqueles que só tem um cabo
vou chutar que é algo como um cabo em Y porem um como a soldagem em um dos polos de cada ponta que entra no pedal algo como o input do pedal ter somente um polo soldado, o da cabeça do p-10 e no outro que vai no output do pedal ter somente um polo soldado no que seria o terra do p-10 ou a ligação inversa disso, tem que saber qual é a via do conector da RT que sai o sinal
eu só fico meio pensativo com essas gambis de no caso o pedal ou potenciomentro dar um valor maior do que recebe e queimar o teclado (acontece isso ou por ser passivo só valores abaixo?)
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Greenwood Veterano |
# jun/13
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J.Dionatan
Muito bom o tópico.
Eu uso o pedal basicamente para modular, mas já utilizei como aumento dos agudos, aumento da velocidade da leslie e hoje estou usando como pitch em uma música específica, já que ando com as duas mãos ocupadas.
Edson Caetano MIDI CC 32 – 63 Controle LSB 0-31 ... MSB
Alguém poderia falar um pouco mais sobre estes dois negócios... LSB e MSB?
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neto souza Veterano |
# jun/13
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Gostei do tópico , a galera poderia falar sobre as configurações que fizeram no key e ficou interessante. Tenho um xf6 e até hj, não conseguí fazer quase nada com ele, tenho dificuldade até para achar alguns timbres. Tenho interesse em saber se tem possibilidade de trocar timbres via pedal simples, usar um para sustain e outro para mudar timbres alguém pode me dar uma luz? tipo, usar um piano e em determinada parte da musica fazer uma mudança não brusca para orquestral. Obgd galera.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/13 · Editado por: _BLACKMORE_
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fernando tecladista
você diz por exemplo como pegar um destes pedais de volume que tem uma entrada e uma saida do audio? e adaptar como se fosse aqueles que só tem um cabo sim
vou chutar que é algo como um cabo em Y não é bem um cabo Y ... mas se vc entender mais facilmente assim, é válido
eu só fico meio pensativo com essas gambis de no caso o pedal ou potenciomentro dar um valor maior do que recebe e queimar o teclado se acha que é gambi não use sua caixinha de cutoff ... ou então conheça eletronicamente o que é um pedal de expressão, um pedal de volume e as próprias caixinhas adaptáveis de cutoff e toda essa mística que existe entre knob, faders, modwhell, pitch e tudo mais que seja aplicável.
nada pessoal, aliás, vc é um dos caras que mais gosto de aprender por ser sensato e inteligente, mas eu não gostei de ver meu trabalho sendo chamado de gambi ...
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/13
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Alguém poderia falar um pouco mais sobre estes dois negócios... LSB e MSB?
já possou da hora, e esta eu vejo como "deixa" para abrir um novo tópico explicando o que é isso, pois MSB e LSB são parâmetros que se controla muito mais do que apenas um "pedals" ...
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fernando tecladista Veterano |
# jun/13 · Editado por: fernando tecladista
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_BLACKMORE_ mas eu não gostei de ver meu trabalho sendo chamado de gambi ... blz, não foi no sentido pejorativo, nem chamei o teu trabalho disso, eu disse isso da minha ideia do cabo em Y é que gambi é como chamo minhas invenções, e chamo minha sala de música de sala de tralha, como as vezes chamo o meu gambitt de matusalem e o meu D-20 de gagá devido as zicas que ele dá
não use sua caixinha de cutoff ... quando pedi pra montar a minha, testamos alguns potenciometros e faders usados em teclados, alguns não abrangem a mesma extensão de outros, não falo da curva (linear ou logarítmico) mas enderecei a entrada de pedal para o parâmetro "data entry", então alguns modelos, não zeravam, outros não chegavam a 127
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Rick Pac Veterano |
# jun/13 · Editado por: Rick Pac
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A diferença funcional do CC07- Volume para o CC 11 - Expressão.
Se você prepara uma Performance ou Combi ou Layer desta forma :
Ch01 - Piano - Volume 100 Ch02 - Strings - Volume 090 Ch03 - DXPiano - Volume 080
Se você determinar CC 11 ( Expressão) no pedal, quando você usá-lo ele preserva a proporcionalidade dos volumes. Totalmente apertado a proporcionalidade fica a seguinte :
Ch01 - Vol 127 Ch02 - Vol 117 Ch03 - Vol 107
Desapertado , ficaria o seguinte :
Ch 01 - Vol 20 Ch 02 - Vol 10 Ch 03 - Vol 00
Se vc determinar o volume CC07 para o pedal, ele simplesmente passa a régua nos valores , igualando-os, isto é :
Totalmente apertado :
Ch01- 127 Ch02 -127 Ch03- 127
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jun/13 · Editado por: _BLACKMORE_
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fernando tecladista
blz, não foi no sentido pejorativo, nem chamei o teu trabalho disso a conversa pura e fria dos textos em internet é algo muito perigoso, me esforço ao máximo para não deixar claro que o que eu digo é realmente o que eu digo, sem outras interpretações. Nos conhecemos a muitos anos e nem todo esse contato não diminui o perigo da interpretação dos textos de nossas conversas. Fica tranquilo, como falei, vc tem bonsenso ... é sensato. E bora tocar a vida. abraço!
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Greenwood Veterano |
# jun/13
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Rick Pac A diferença funcional do CC07- Volume para o CC 11 - Expressão.
Legal a sua explicação!!! Eu trabalhava como se fossem iguais...
_BLACKMORE_
já possou da hora, e esta eu vejo como "deixa" para abrir um novo tópico explicando o que é isso, pois MSB e LSB são parâmetros que se controla muito mais do que apenas um "pedals" ...
Ok, então eu vou abrir um tópico específico para estes dois "negócios"...
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Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jun/13
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Dependendo do que você toca, este pedal é muuuuito útil. Toco numa banda tributo ao Pink FLoyd e preciso sempre estar alterando efeitos, e com as mãos ocupadas não dá pra ficar confiando todo o tempo na roda de modulation.
Parabéns pelo tópico.
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silvG8 Veterano |
# jun/13
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Casper Curiosidade minha...... posso usar qualquer pedal de expressão com meu Moog?? Fico com receio de existir alguma diferença entre os que lidam com CV e os que são basicamente MIDI, como os Roland da vida.
Tem como explicar um pouco mais sobre isso?
Já quis comprar um pedal Moog, mas minha namorada não conseguiu achar nos EUA.
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Casper Veterano
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# jun/13
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Caro silvG8:
No Minitaur eu já coloquei uns 3 diferentes e todos funcionaram. Mas eu testei um uma vez em um equipamento BOSS e não funcionou. Fui entender lendo o manual: alguns equipamentos não lidam bem com pedais com valores de potênciometro de valor abaixo de 20K. Os que eu tenho em casa são de 100k e 500k.
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