Timbres no Casio XW-P1

Autor Mensagem
DickHenrik
Veterano
# jun/13 · Editado por: DickHenrik


Pessoal, o Casio XW-P1 está caindo no gosto do povo mesmo, cada vez mais pessoas estão adquirindo, assim como eu... Gostaria de criar um tópico em que todos pudessem dar dicas de timbres e como melhorar os sons dos timbres PCM... O que acham??? Independente da escolha do teclado, qualquer um pode passar a "receita" da criação de timbres... Valew Veteranos!!!

DickHenrik
Veterano
# jun/13
· votar


Ja vou começar pedindo!!! A "receita" de um Pianão e de um Strings bem PESADÃO!!!

AC_TEC
Veterano
# jun/13
· votar


Vai, gente... Quero ver esse tópico bombar, hehe... Sou fã desse synth, embora não possua (ainda).

DickHenrik:
Olá, amigo. Não conheço a máquina de síntese deste teclado, mas certamente deve ser possível o conceito de "velocity swicht". Consiste em trocar as amostras base do timbre conforme a curva de resposta à velocidade utilizada nele, sendo, para o caso do piano, uma amostra mais "fosca" na parte de menor velocidade, e outra amostra mais "brilhante", inclusive com o som percussivo do martelo na corda, na parte de maior velocidade. Essa característica é possível, por exemplo, com a utilização de uma curva com pico na parte baixa, que zera a partir de 50%, e a outra o exato oposto, na seção do envelope do amplificador, sendo uma para cada amostra.

Mas antes, me diga o que achou dos pianos presets dele. Notou essa característica de troca de amostra em função da velocidade (resposta ao toque)?

Como tenho interesse nesse teclado, depois vou fuçar no manual dele, e daí confiro seus testes aqui. Abraços

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


AC_TEC
ainda estou descobrindo coisas dele
ele tem vários modos com vários tipos de edição
dos modos de timbres
dentro de tone
solo synth: com muito parâmetro de edição, esse ainda não parei pra olhar a fundo, preciso fazer com tempo, me preocupei mais até agora em entender e salvar algumas coisas basicas pra sobreviver em um gig
mas parece bem completo, muitos itens de edição mas como comentei o nome do grupo "solo synth" então não sai pads, pianos, strings, orgão....

drawbar organ que o nome já diz o que faz

PCM aqui a coisa é bem "PSR" somente uma edição simples de attack e release, cutoff, lfo e efeitos, e em cima do proprio preset (não há lista de multisounds) então se quero mexer em um strings tenho que escolher um e mexer, não tem como estar na edição de um sax e dentro dele escolher outra forma de onda de flauta, strings... isso pode ser salvo no banco user do proprio grupo
quantos aos timbres em sí, tem de tudo, bons, razoaveis, ordinarios, mas é gosto pessoal, mas como todo mundo comenta, está no valor do teclado, o preço dele fica na casa do MM6, 550B 433 e achei melhores que estes que citei

nessa area estão todos os timbres de sax, piano, flauta e etc... alguns já denominados flute GM, sax GM,

hexalayer esse funciona parecido com o combi da korg mas com alguns recursos de edição de cada timbre é onde você faz os splits, layer, já entra o ADSR pra cada um
existe esse velocity swicht". com nome de VelRangeLow e VelRangeHi
aqui há uma lista de multisounds (PCM Wave) pra você escolher
o que não dá aqui é pegar timbres de drawbar organ e synth e usar nessa area, mas há presets PCM de orgão e de synth

também há outras funções step seq lá é onde estão os loops, também arpeggiador e phase seq que funciona no mesmo sentido de um como um pedal de loop mas somente trabalhando com um só timbre (salva em midi) e ele se altera o tom conforme a tecla que eu disparar essa frase
o interessante dessa area é que dá pra ir misturando os recursos
posso controlar o step seq na primeira oitava do teclado e ter o arpegiador na mão direita

acima de todos tem o modo perform
é uma mistura de combi de korg mais "painel memory"
neste eu posso juntar 4 timbres já editados nos modos acima somente um timbre de synth ou organ ou hexalayer mais 3 PCM
aqui posso por exemplo fazer um hammond splitado na esquerda com um PRESET de orgão, e na direita posso jogar o Drawbar organ
além disso nessa area você salva qual arpeggio, set seq e seus parametros pra cada perform

DickHenrik
Veterano
# jun/13
· votar


Então AC_TEC, por enquanto estou extremamente feliz em adquirir o XW-P1 mesmo sendo um Cásio. Realmente ele é muito melhor que seus concorrentes de suas faixas de preço. Valew muito ter comprado ele... Só fiquei um pouco triste com o PIANO, que senti falta de um pouco de brilho e daquele PESÃO no grave!!! Mas como não sou um grande editor de timbres, pode ser que eu ainda não esteja sabendo editar... Outra coisa que fiquei triste também, foi não ter um STRINGS legal... sinto falta do brilho do STRINGAS... Tanto é que uso o STRINGS do meu PSR-510... rsrsrs, mas ele não tem o slow.
Mas acredito que seja eu q não saiba edita-lo ainda... Fora isso AC_TEC o Sinthy é simplesmente SHOW!!!

Bom Dia Fernando Tecladista, então na verdade é como se fosse uma escadinha!!! Ainda sou bem iniciante em Sintetizadores, não tenho na cabeça uma fórmula definida de montar timbres... Eu já estava finalizando direto no modo PERFORM, mas nada adianta se não editarmos a HEX LAYERS primeiro... certo? Por isso não encontrava esse parâmetro velocity swicht, pra tentar montar um piano aceitável... Vou futicar mais!!! :)

DickHenrik
Veterano
# jun/13
· votar


Bom Fernando Tecladista, pelo menos já descobri uma função que procurava... o velocity swicht. Agora qual a função para fazer aquele "atraso" de um STRINGS SNOW?
Se quiser deixar uma "receita" eu agradeço!!! rsrsrs Abraços!!!

fernando tecladista
Veterano
# jun/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Eu já estava finalizando direto no modo PERFORM
pra editar o timbre em sí tem que ser mesmo em TONE e nele você escolhe se é melhor ir por hexalayer ou editar os bancos de PCM

Agora qual a função para fazer aquele "atraso" de um STRINGS SNOW?
você diz um Slow strings?
dá pra fazer facil até mesmo sem entrar na edição, só usando os 4 potenciomentros
K1 é o cutoff (brilho)
K2 é o Attack (entrada)
K3 é o Release (saida após soltar a tecla) em aguns teclados tipo PSR esse efeito se dá com um botão "sustain" que é diferente de quando se fala de um sustain de ADSR
K4 o reverb

em um teste simples em centralizei os potenciometros e escolhi o segundo strings do PCM dá uma girada do K2 e também um totó no K3 que você chega nesse resultado que você quer
só apertar "write" que ele já vai direto pra um local vago (quando você edita em cima de um preset de frabrica)

DickHenrik
Veterano
# jun/13
· votar


Então Fernando Tecladista... vc é o cara meu vei!!! =D

Hoje eu descobri a edição do HexLayer... fiquei fascinando em saber que podemos juntar 6 das 2157 formas de ondas que existe no Synth... Essas formas de ondas já se equivalem aos timbres do meu PSR-510... Essas 6 formas de ondas juntas, mais efeitos, mais Cutoff, mais Atack, mais Decay, mais Sustein, maisRelease, mais Reverb, mais Sustein, mais Detune, etc... ufa!!! criam timbres incríveis!!!

Estou "brincando" aqui tentando montar um Piano que quanto toca o baixo dê aquele GRAVÃO e nas altas dê aquele brilho da percursão do "martelinho".

Nossa estou muito empolgado e extremamente satisfeito em ter comprado o XW-P1.

DickHenrik
Veterano
# jun/13
· votar


Então Fernando Tecladista... Você poderia postar a receita, ou o arquivo de um PIANÃO que vc tenha feito e acha "Muito bom" pra gente poder ter uma parâmetro do que seria um piano de verdade!!! Grande abraço!!!

fernando tecladista
Veterano
# jun/13
· votar


DickHenrik
então, ainda não mexi no piano
a unica coisa que fiz foi baixar o arquivo dos timbres deste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=sUu7q8oY64w
http://dl.dropbox.com/u/68234992/XWP1_SoundBank1.zip
baixei pra testar como se carregava timbres e acabei mexendo no piano nesse hexalayer do inicio do vídeo, salvei outro simples só com um piano (sem pad) que tem nele

DickHenrik
Veterano
# jun/13
· votar


Muito Bom Fernando Tecladista... só esses timbres já fez eu abrir a cabeça em explorá-los... Muito obrigado pela informação... Abraços!!!

danielsolo
Veterano
# jul/13
· votar


Po cara eu achei legal botar uma oitava mais grave e colocar um pouco de reverb ,o piano fica bem legal

fernando tecladista
Veterano
# jul/13
· votar


fica interessante, e nesse teclado é pratico já que o oitava + e - é no painel, sem menu pra acessar,
o reverb em sí da uma liga tanto em timbre quanto em voz, só tem que tomar cuidado pra não parecer que você esta no Everest tocando piano, acho que sozinho da pra abusar um pouco mais, em banda você já precisa se achar no meio de todo mundo, como nesse também o reverb tá ali pronto e só acertar na hora

falando nisso lembrei deste tópico que fiz tempos atras com uma ideia maluca que tive sobre deixar oitava abaixo só a primeira oitava:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/122075/

ademirwm
Veterano
# set/13
· votar


olá pessoal, sou novo aqui. estava vendo as informações que vcs passaram sobre o casio xw-p1 e gostaria de saber se a gente consegue criar timbres nele apenas pelos osciladores, filtros e envelopes etc... o caso é que eu tive um sh 201 da roland e com ele só podemos criar timbres a partir dos já existentes no banco.

ckavernoso
Membro
# set/13
· votar


DickHenrik
"mesmo sendo um Cásio."

Cara, comprei um WK-7600, da Casio, e estou adorando.

fernando tecladista
Veterano
# set/13
· votar


ademirwm
gostaria de saber se a gente consegue criar timbres nele apenas pelos osciladores, filtros e envelopes etc...
da uma lida onde comentei sobre as formas de edição ali em cima
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/305319/#8729482
a edição mais profissional é no modo synth, a coisa talvez chata é que lá é um synth monofônico, lá é cheio de parametros
pra começar é igual ao conceito de edição de qualquer workstation de outras marcas, você pega uma forma de onda e vai trabalhando nela, como se pega um multisound em um korg ou tone em roland

pra timbres polifonicos você tera uma melhor no hexalayer, tirando os recursos de layer e splists e efeitos ainda tem cutoff e ADSR

Zerny
Membro Novato
# jul/14
· votar


Olá, comprei recentemente o xw p1, mais não sei mexer nele direito nunca tive nenhuma experiencia com synth, li as postagens da galera mais fiquei boiando,não entendi como editar os timbres, alguém poderia postar um videos de como eu possa edita-los?
vlw :)

fernando tecladista
Veterano
# jul/14
· votar


Zerny
nunca tive nenhuma experiencia com synth
independente do teclado X ou Y
você já conhece o nome dos paramentros como exemplo o que faz um filtro ou o que é ADSR? LFO?

anthoni de macapá
Veterano
# ago/14
· votar


alguém pode me ajudar a modificar timbres de piano no xw-p1?

Fischer Teclas
Membro Novato
# mar/15
· votar


Boa tarde ,sou novo aqui no forum e no uso de syntetizadores.
Gostaria de saber se o xwp1 tem o recurso de guardar e utilizar samples(timbre) desses editados por profissionais ,usando esses timbres direto na memoria dele ou só com um PC usando o programa contacto?
Caso alguem aqui já tenha descoberto como misturar piano +par ou fazer dual no casio xwp1 por favor me de a dica.
Agradeço desde já

Fischer Teclas
Membro Novato
# mar/15
· votar


Boa tarde ,sou novo aqui no forum e no uso de syntetizadores.
Gostaria de saber se o xwp1 tem o recurso de guardar e utilizar samples(timbre) desses editados por profissionais ,usando esses timbres direto na memoria dele ou só com um PC usando o programa contacto?
Caso alguem aqui já tenha descoberto como misturar piano +par ou fazer dual no casio xwp1 por favor me de a dica.
Agradeço desde já

fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


Fischer Teclas
Fazer dual com se faz em psr ele nao faz, ou voce faz um hexalayer ou cria isso no perform, XW P1 também nao trabalha com sampler, o g1 usa sampler mas em um conceito mais de DJ, mas perde outras funcoes como a simulação de hammond

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/15
· votar


Vc tá com um XW-P1 também, fernando tecladista? Como é o resultado dele "ao vivo", no P.A.?

fernando tecladista
Veterano
# mar/15
· votar


Jonathas Lacerda
Sim, ja faz um tempo já, no PA fala bem, pra tocar em banda soa legal, ja fiz shows só com ele por ai,

A unica coisa que senti que faltou um pouco de peso, foi pra tocar em casamento com o timbre de piano, ainda preciso tentar dar uma encorpada no timbre,
mas popularmente o piano no meio da banda soa bem

MAB Keyboard
Veterano
# mar/15
· votar


fernando tecladista

Meu brother. Acho que a questão do piano acústico não é nem o peso. Isso ele tem, já é bastante encorpado por vida. Agora o que se houvesse condições de corrigir, o que não se pode fazer nele, seria prolongar o tempo de duração dos harmônicos, que realmente é muito curto, mas isso é lance da amostra do sample que ficou curtinho mesmo e não tem jeito de se ajeitar mais.
Essa mesma deficiência também é perceptível no piano acústico do Yamaha MO6/08. É questão de amostra de sample e aí não tem conserto.

Mas, mesmo assim, eu prefiro a timbragem do Ac. Piano do XW-P1 que a de seus concorrentes Juno Di e XPS-10.

MAB Keyboard
Veterano
# mar/15
· votar


Quem desejar, posso disponibilizar minha programação do XW-P1. É só deixar o e-mail que assim que puder eu envio.

Já tem edição de Hammond, Acordeon, Rhodes, EP, Strings e Metais.

Abraço!!!

Andrehdrj
Membro Novato
# abr/15
· votar


MAB Keyboard

Como assim? Da pra colocar esses timbres no XW P1? Quero adquir, mas fico meio na duvida quanto aos timbres que ele tem.

fernando tecladista
Veterano
# abr/15
· votar


Andrehdrj
Colocar da, mas são timbres criados nele, com as waves que existem na memoria dele, então não dá pra colocar um timbre sampleado de uma scadalli original, você tem que criar e ser criativo,usando as amostras de acordeon, reed organ, mussete, alguma outra forma de onda mexer nos filtros, e com isso chegar no timbre

Andrehdrj
Membro Novato
# abr/15
· votar


MAB Keyboard
Tem como me enviar a programação? Meu e-mail é andrenarussia@gmail.com

Andrehdrj
Membro Novato
# abr/15
· votar


fernando tecladista
Legal foi bom saber, é que tens uns que falam bem outros falam mal do Casio XWP1, 95% foi a favor. Não entendo muito não , mas pesquisei uns videos e audios na internet e não achei os timbres tão ruim assim, como algumas pessoas dizem. Eu gosto muito dos timbres do XP 80 e o Roland XPS 10 esta com esses timbres desse XP80 tipo o West Coast, MIDlie Grand etc, mas como o assunto não é Roland, ate na TV já vi gente tocando no XW P1 tipo no Alta Horas, Faustão entre outros programas, pra um teclado está na TV , não é em qualquer coisa que vão tocar. Vou adquirir esse Sintetizador depois Compro um Roland.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbres no Casio XW-P1