dica: piano com peso em teclado com 5 oitavas

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/06


    depois que arrumei um teclado com 76, tocar piano no teclado é outra coisa, mas um dia fui tocar só com o meu korg de 61 e senti falta das teclas a mais, principalmente no grave o MI a SI que aumenta no 76 fez uma falta enorme

    no meu korg tinha um timbre na area normal e outro uma oitava abaixo, este oitava abaixo da peso mas eu fico sem as notas mais agudas pra algum solo

    ---------------------------------------------------------------------- -------------
    então tive a ideia de fazer um combi (performance) assim

    timbre 1 = piano
    area no = teclado do primeiro Dó até o primeiro Sí
    transpose -12 ou octave -1
    o volume tive que colocar em 90 (vai depender do teclado) pra não ficar muito pesadão e embolar tudo

    timbre 2 = piano
    area no teclado = do segundo Dó até a ultima tecla
    este ficou com o volme em 127


    com o split entre o primeiro Sí e o segundo Dó eu consigo ter um Dó "normal" na area media
    ---------------------------------------------------------------------- --------

    fazendo isso a primeira oitava do teclado soa uma oitava abaixo do normal, da pra ter umas notas mais graves, da mais presença no piano

    o que não da pra fazer é tocar alguma coisa solo por partitura onde a esquerda faça algo mais alem de arpejos simples ex: invenções de bach, trechos com escalas.... porque ouvindo fica um buraco de uma oitava no teclado

    mas se é acompanhamento ficou legal: arpejos, baixo simples de musica pop, baixo de bossa...

    ---------------------------------------------------------------------- -------------
    se for fazer em teclado tipo psr:
    colocar o split entre o primeiro Sí e o segundo Dó
    timbre 1 = left (lower)
    timbre 2 = upper

    Marcos Amaral
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Valeu velho...
    Fiz aqui no Alpha-07, e ficou até bom... dá pra usar em algumas músicas sim. Mas qdo o teclado é ruim, não tem muita solução não... hehehe

    Abraços

    rafalevita
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Marcos Amaral
    meu caso iUAHoiuahoIUHAOIuhaoiUHAOIUHA

    The_ytse_jam
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Acho que esse tópico merece stick.

    Marcos Amaral
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    rafalevita
    vc tb tem um Alpha-07??? Ou tem outro teclado ruim como o Alpha-07?
    heuhauheuhua

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    No Qs 6.1 (5 oitavas tbem) eu tenho um timbre q é oitavado na parte grave, ou seja, vc consegue dar a tal presença na oitava e meia grave, e no restante é normal, bem bright. É um "oitavado discreto", não soa artificial demais, e tbem funciona legal pra Pop e rock em geral. Não sei se é mais ou menos esse o efeito q vc consegue. Mas pra mim funciona bem, já que dificlemnet uso timbre de piano acústico, me concentro mais nos Wurlitzers e Rhodes. Sempre que tenho essa opção, uso piano elétrico e não tenho esse problema de transpor. Aí é só fingir que não ouve quando algum bebado pede Great Balls Of Fire e tá tudo certo.

    :P

    yanni540
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    fernando tecladista
    Ótimas dicas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    se for fazer em teclado tipo psr
    Fiz aqui no Alpha-07

    eu lembrei de uma coisa, eu não sei se nestes teclados os damper funciona no left (lower)

    mas acho que em qualquer synth com modo performance da pra escolher em que parte o pedal atua
    no meu caso fico para as duas partes
    XPs, juno -d e qualquer um dos workstation da korg dá

    no meu technics da pra tapiar porque tem o botão de sustain no left então sustenta um pouco nos saltos da mão esquerda

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    esta também é uma ideia boa, no exemplo que dei é só mudar deixar o timbre 2 pelo teclado todo,
    fiz isso que voce disse no meu também mas não gostei muito, no meu teclado o atack das notas no grave exatamente milimetricamente igual, soa meio artificial principalmente nas tres primeiras notas (do, re, mi), mas pensando em Great Balls Of Fire deve ficar legal

    marcelo_crcrj
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: marcelo_crcrj
    · votar


    alguem já fez isso no Juno-d?

    marcelo_crcrj
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    da pra fazer isso no juno-d ? eu não consegui. alguem ja fez?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    gravei uma demo usando isso:

    http://rapidshare.de/files/20896490/piano1.mp3.html

    o arquivo tem 4 trechos de audio
    1 - do Dó central até o primeiro Dó grave - pra mostrar o buraco que fica entre a primeira e segunda oitava
    2 - somente piano (timbre original do 01/W)
    3 - piano com strings - strings com volume em 50 o strings está normal nas 5 oitavas sem split
    4 - somente piano, na parte mais forte com a esquerda usando Tonica + quinta + oiatva

    o audio tem algumas leves distorcidas mas dá pra ter ideia

    alexandrespa
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Acho que esse tópico merece stick.(2)

    Bom qdo nao se tem grana, mas se tem criatividade.

    fernando tecladista
    legal isso. parabéns!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    fernando tecladista
    Quando eu tinha meu velho Technics, tinha nele um timbre que era "Piano 1 Oct" e outro que era "Piano 2 Oct", e eles faziam exatamente isso que você fez como "perform". Claro que não era a mesma coisa que uma programação feita pelo próprio tecladista - eu mesmo já fiz uma experiência, misturando o "Piano 1 Oct" com o "Grand Piano", sendo que o primeiro estava na mão esquerda e o segundo na direita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dica: piano com peso em teclado com 5 oitavas