Shadad Veterano |
# mai/13
· votar
Pâmela L
As sequência de acordes da imagem é: sí bemol maior, fá maior, ré menor e sol menor.
O que está te impedindo de entender esses acordes é uma coisa chamada inversão de acordes.
Nessa imagem o segundo e o terceiro acorde (F e Dm, respectivamente) estão montados da forma tradicional, como você aprendeu. O primeiro e o último acorde (Bb e Gm, respectivamente) estão invertidos. Sabemos que um acorde está invertido quando a nota mais grave da estrutura não é a tônica (nota que dá nome ao acorde).
Um acorde pode ter 4 inversões:
Inversão (ou estado) fundamental - quando a nota mais grave é a tônica 1ª inversão - quando a nora mais grave é a terça (maior ou menor) do acorde 2ª inversão - quando a nota mais grave é a quinta do acorde 3 inversão - quando a nota mais grave é a sétima (maior ou menor) do acorde
No caso do primeiro acorde da imagem, está ocorrendo a segunda inversão. O acorde é um Bb maior e a nota mais grave é a sua 5ª (fá). Com o último acorde da progressão, o sol menor, acontece a mesma coisa. A nota mais grave é a quinta do sol menor, no caso, um ré.
Nesse site tem um exemplo mais prático:
http://cantinhomusica.blogspot.com.br/2010/03/inversao-de-acordes.html
|
ricardo_ssa Veterano |
# mai/13
· votar
Pâmela, na música vc deve dosar sua criatividade aliada às regras de harmonização ...vc pode utilizar os acordes como quiser, desde que mantenha coerencia na execução, beleza na harmonia, ordem nos movimentos dos dedos, braços, corpo, sensibilidade nas melodias e tecnica...muita técnica...tudo isso eh prática...o teclado/piano eh um instrumento versátil pq vc pode e deve aplicar todo esse conjunto nele...isso exige um conhecimento profundo do instrumento e suas possibilidades...eu ainda estou imerso neste infindo aprendizado
|
Synth-Men Veterano |
# mai/13 · Editado por: Synth-Men
· votar
Boa noite Pamela L
O ideal para você neste caso é prestar atenção sempre no tom da música. Isto para que haja um planejamento de sua parte para executa os acordes invertidos ou dobrados.
Por que planejamento?
Por exemplo no tom de C(maior), Temos a seguinte sequencia de acordes:
C, Dm, Em, F, G, Am
O acorde de C é formado pelas notas DO, MI, SOL. Para que eu possa inverte-lo, é necessário primeiro saber as notas que o compõe, na sua forma fundamental.
Podemos inverte-lo da seguinte forma: MI, SOL, DO, ou ainda SOL, DO, MI
Ainda no tom de C(maior), temos o acorde Dm (RE, FA, LA), podemos inverte-lo como, FA, LA, RE ou ainda LA, RE, FA.
Por exemplo, pela figura que você postou http://i.imgur.com/XibaMoR.jpg, tem os seguintes acordescom as notas que os compõe: Bb(SIb, RE, FA); F(FA, LA, DO); Dm(RE, FA, LA) e Gm(SOL, SIb, RE).
Agora que você já sabe as notas que formem os acordes na sua forma fundamental (primeira forma), já pode facilmente inverte-los
Quando você for tocar uma música cifrada, faça um planejamento nesta ordem:
1 - Qual é o tom da música? 2 - Qual são os acordes qua formam a escala do tom, ou que estão contidos na cifra da música? 3 - Quais as notas que formam os acordes contido nas cifras. 4 - Se o negócio apertar muito(kkkkk), baixe da internet um dicionário de acorde, ou use o do cifraclub.
Desta forma, você vai gradativamente sem esforços, gravando em sua mente as notas que formam cada acorde, e quando eles aparecerem invertidos em uma cifra, você vai toca-los naturamente e passar a inverte-los, tendo o conhecimento do Shadad e a dinâmica do ricardo_ssa
Espero ter ajudado. Abraços a todos.
|