Só treino com transpose -12. Tá errado?

    Autor Mensagem
    ckavernoso
    Membro
    # fev/13


    Pessoal, sou iniciante, tenho um teclado Yamaha psr-260 que, para mim no momento é o melhor teclado do mundo (???), pois é o que está ao alcance dos meus dedos e que posso tocar agora rsrsrsrsr

    Mas é o seguinte, como sigo as vídeo-aulas no youtube, geralmente de professores americanos (enquanto aguardo aulas de teclado do Cifra Club) com teclado ou piano eletrônico de 76 ou 88 teclas, para que eu consiga acompanhar, uso sempre o transpose -12 (uma oitava abaixo).

    Tem algo de errado nisto? Pode trazer prejuízo no aprendizado?

    Veja algumas aulas que acompanho e dê suas opiniões:
    http://www.youtube.com/watch?v=y3OwbDKH_7s
    http://www.youtube.com/watch?v=TTzjeVeojRU

    Valeu!

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não vi os vídeos mas não vejo problema algum, isso é bem necessário quando você tem um teclado de poucas teclas e precisa dos graves.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pode ser também que precise jogar uma oitava para cima, normal, tranquilo

    Thallyz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Uma oitava acima/abaixo é normal.

    Tem um cara aqui em minha cidade de quem eu era fã que toca demais, até o dia que descobri que ele só toca na escala de DO. Seja qual for a música ele transpõe para a escala de DO e toca. Descobri isso quando fui em um encontro de louvorzão de várias igrejas e fui tocar depois dele no teclado dele. Daí vi que ele tinha tocado uma música em LA na escala de DO. Perguntei a ele porque ele faz isso e ele me disse que aprendeu assim.

    Mas que ouve ele tocar sempre admira a performance.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    até o dia que descobri que ele só toca na escala de DO.

    já vi isso também
    interessante é que foi nesses shows onde sai uma banda e entra outra
    e o cara deixou a folha do repertório caida no palco
    então a lista era assim:
    musica tal, +2
    musica taltal -3
    musica etcetal 00
    muisca nonono +7

    tecladogospel
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Para sua situação ckavernoso não vejo nada de errado, pois colocando o transpose em -12, seria o mesmo que utilizar a função octave do teclado e colocar -1, então quando se precisa td bem. Mas tbm conheço quem toca utilizando o transpose, particularmente não gosto, pois isso nos limita, precisamos conhecer os campos harmônicos e as respectivas funções dos acordes, conhecendo basicamente isso poderemos tocar em qualquer tonalidade sem precisar transpor nada. Pelo menos essa é a minha humilde opinião. rsrs.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tem um cara aqui em minha cidade de quem eu era fã que toca demais, até o dia que descobri que ele só toca na escala de DO.

    Vixe, tem vários assim ;)

    Greenwood
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    waltercruz

    Quando é o próximo show do iFloyd? Tou chegando em Brasília amanhã...

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    dia 2 de março! Vai ficar por aqui quanto tempo?

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Na boa opinião pra lá de pessoal. Acho ridiculo os caras "transposentos" cara na boa uma hora o carinha vai se enrolar na minha opinião.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Quanto a pergunta do amigo sobre o aprendizado , se for só pra treinar acho que não tem problema , mas na boa fuja disso , aprenda as escalas, trabalhe em cima , transponha o mesmo exercício para demais escalas , faça o certo , transpose não é legal , vai por mim , use só em ultimo caso !!!

    ricardo_ssa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Esse negocio de transpose e tal..as vezes eh normal e até necessário vc adaptar pra determinada música...lá na igreja por exemplo...tem 4 tecladistas...como eu cheguei por ultimo sou sempre a ultima opção..toco de lua em lua...e só qdo nenhum dos 3 estão presentes...sendo assim, nunk ensaio com a galera..outro dia me pegaram de surpresa...e qdo fomos tocar o cara me deu a partitura em Eb...mas a galera do violão achavam mais facil tocar em D...como eu ñ sabia a musica..o jeito foi usar o transpose e tocar como estava de fato na partitura, em Eb...hahaha...outras musicas que eram em Ab eles tocavam em G...e eu com o transpose ligado novamente...foi a primeira vez q axei essa função útil..mas ñ uso com frequencia não...

    Qto a treinar com o transpose no -12...eh normal, desde que vc trabalhe todo o instrumento...seguindo as outras oitavas..ñ se limitando apenas no grave...em casa eu treino no meu piano digital..o equivalente ao transpose -12 seguindo até 3 oitavas acima dele...e no piano tem a diferença que qto mais grave, mais pesada são as teclas...hahaha

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Esse negocio de transpose e tal..as vezes eh normal e até necessário vc adaptar pra determinada música...lá na igreja por exemplo...tem 4 tecladistas...como eu cheguei por ultimo sou sempre a ultima opção..toco de lua em lua...e só qdo nenhum dos 3 estão presentes...sendo assim, nunk ensaio com a galera..outro dia me pegaram de surpresa...e qdo fomos tocar o cara me deu a partitura em Eb...mas a galera do violão achavam mais facil tocar em D...como eu ñ sabia a musica..o jeito foi usar o transpose e tocar como estava de fato na partitura, em Eb...hahaha...outras musicas que eram em Ab eles tocavam em G...e eu com o transpose ligado novamente...foi a primeira vez q axei essa função útil..mas ñ uso com frequencia não...

    Esse caso é bem especifico , inclusive acredito que é por essa razao que existe o recurso , tbm ja usei num caso como esse , mas ... Tem gente que toca tudo em Dó , fala sério !!! O coisinha feia da bexiga ... Sem contar que se vc for tocar com outros tecladistas vai ficar feião ...

    ckavernoso
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Eu também não gosto de usar o transpose para tocar em escala de dó.

    Eu treino todas todas as escalas, uso os ciclos das quintas e quartas.

    Inclusive tenho mais prazer em tocar acordes com teclas pretas, pois me dá a sensação de que realmente estou aprendendo, avançando.

    O que eu faço é baixar o tom em uma oitava para ficar igual ao dos professores nos vídeos e assim ter mais teclas graves para acompanhar as músicas.

    TrebleH
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Transpose é uma tragédia pra quem toca de ouvido...

    Digo isso pq eu nunca tive aula de música.. nem teclado... nem nada...

    Estou tão acostumado a usar o ouvido, que quando eu vou tocar alguma música e sou obrigado a fazer transposição (Tipo... o violão quebra o afinador... ai pra n sair mto fora o teclado muda... ou aqueles ensaios de última hora que a gente pega uma música toda... chega lá o cantor pede pra mudar o tom na hora de uma apresentação.. etc)... trava TUDO!

    Eu fico facilmente perdido.... fora que toda hora bato na tecla com o som original.. ai dá erro pq o Sol virou Eb...

    É foda! N recomendo ngm a usar... salvo nesse caso que daria na mesma de diminuir ou aumentar uma oitava

    Kaah_lol
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Transpose em oitavas é tranquilo. O ruim é quando usam pra tocar uma música com tom em sustenido, por exemplo.
    Um tecladista (e amigo) de uma banda que toquei a um tempo atrás, tocava normal, mas usava transpose (-1 ou +1) quando a música tinha tom em sustenido (C#, por exemplo). Acho que isso dificulta no aprendizado. As pessoas usam transpose pra ficar mais confortável e não usar os sustenidos. É um problema.
    Eu aprendi teclado sozinho e nunca uso transpose. É claro que só uso teclado pra tocar algumas músicas em casa e fazer algumas gravações. Mas toco faz um tempo e toquei teclado em igreja.
    Já toquei tocar com transpose mas me confundia muito. Um exemplo: Eu fazia acorde de G com os dedos e ouvia E, consequentemente, sabia que o próximo acorde era algum na escala E. Aí fazia B com os dedos e saía um acorde nada a ver com o que estava tocando, sendo que deveria ter feito D nos dedos. Transpose já me deu dor de cabeça, por isso nem uso (exceto se for usar em oitava, claro).

    Abraço!

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Na boa gente , conforme o dito anteriormente, salvo em casos super específicos : Tipo a Música super complicada e você ralou pra pagar de repente alguem pede pra subir ou baixar o tom e não vai ter como vc tocar, use o transpose . Mas fuja , vai te deixar limitado e preguiçoso , nunca será um musico completo , Nunca vai entender o campo harmonico , e se vc toca de ouvido então ... Putz , sua memoria musical vai pedir as notas da musica original e vc vai obedecer e vai "salsichar" o ensaio , ou apresentação !!! Transpose não presta !!!!

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    A velha briga do transpose hehehe

    EU ACHO que algumas músicas em teclado foram feitas de uma forma que todas as nuances, técnicas de ataques as teclas e etc., só ficam bem expressadas naquele tom (Ou teclas com transpose). Como por exemplo, algumas músicas com orgão, que tem muitas técnicas legais e comuns que você usa pra ficar bonita (não robótica) a execução.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Transpose -12 é tranquilo, mas, como já falaram, ele pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento do músico.

    O transpose, pra mim, existe para casos muito específicos. Vou dar um exemplo que aconteceu comigo. Uma vez fui tocar em uma SIPAT como banda de apoio para um "show de talentos" lá. Não teve ensaio, nada, apenas deram a relação de músicas e umas duas horas antes do show teve uma audição com os cantores pra ver se o tom tava bom, essas coisas... Dentre as músicas tinhas duas que são duas pedreiras pra piano: Luíza, do Tom Jobim, e Começar de Novo, do Ivan Lins (a música com maior número de modulações por compasso que eu conheço, hehehe). Luíza uma moça ia cantar e tivemos que subir dois tons e meio do original. Começar de Novo era um rapaz com voz bem grave, tivemos que baixar uns 2 ou 3 tons, não lembro.

    São duas músicas muito difíceis de transportar na hora: Luíza por causa da introdução do piano; Começar de Novo por causa das várias modulações. Resultado: transpose nelas. Para o violão e baixo foi fácil, é só andar algumas casas pra frente, a posição dos acordes é a mesma.

    Eu acho que o transpose só existe para essa tipo de situação de emergência. Se eu tivesse um dia a mais, não teria utilizado, mas tem horas que não tem como correr dele.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Meio off, mas, para guitarrista/baixista/violonista, qual técnica é considerada o 'tranpose' pra eles. Digo, qual técnica não é muito bem vista!

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Meio off, mas, para guitarrista/baixista/violonista, qual técnica é considerada o 'tranpose' pra eles. Digo, qual técnica não é muito bem vista!

    Acho que o que seria mais próximo seria o capotraste, mas mesmo ele tem função, pois existem certos sons de acordes que não tem como fazer sem ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Só treino com transpose -12. Tá errado?