Só treino com transpose -12. Tá errado?

    Autor Mensagem
    ckavernoso
    Membro
    # fev/13


    Pessoal, sou iniciante, tenho um teclado Yamaha psr-260 que, para mim no momento é o melhor teclado do mundo (???), pois é o que está ao alcance dos meus dedos e que posso tocar agora rsrsrsrsr

    Mas é o seguinte, como sigo as vídeo-aulas no youtube, geralmente de professores americanos (enquanto aguardo aulas de teclado do Cifra Club) com teclado ou piano eletrônico de 76 ou 88 teclas, para que eu consiga acompanhar, uso sempre o transpose -12 (uma oitava abaixo).

    Tem algo de errado nisto? Pode trazer prejuízo no aprendizado?

    Veja algumas aulas que acompanho e dê suas opiniões:
    http://www.youtube.com/watch?v=y3OwbDKH_7s
    http://www.youtube.com/watch?v=TTzjeVeojRU

    Valeu!

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não vi os vídeos mas não vejo problema algum, isso é bem necessário quando você tem um teclado de poucas teclas e precisa dos graves.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pode ser também que precise jogar uma oitava para cima, normal, tranquilo

    Thallyz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Uma oitava acima/abaixo é normal.

    Tem um cara aqui em minha cidade de quem eu era fã que toca demais, até o dia que descobri que ele só toca na escala de DO. Seja qual for a música ele transpõe para a escala de DO e toca. Descobri isso quando fui em um encontro de louvorzão de várias igrejas e fui tocar depois dele no teclado dele. Daí vi que ele tinha tocado uma música em LA na escala de DO. Perguntei a ele porque ele faz isso e ele me disse que aprendeu assim.

    Mas que ouve ele tocar sempre admira a performance.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    até o dia que descobri que ele só toca na escala de DO.

    já vi isso também
    interessante é que foi nesses shows onde sai uma banda e entra outra
    e o cara deixou a folha do repertório caida no palco