Synth-Men Veterano |
# fev/13 · Editado por: Synth-Men
· votar
Sei lá...
Cada músico sabe da sua capacidade real. Um elogio sempre gera espectativas de quem elogiou. Vai que... - Cara você arrebentou, agora toca a 9ª sinfonia de Beethoven ai pra mim ver... (putz e agora nem sei quem é Beethoven, já vi o filme, mas o cachorro não toca nenhum instrumento...)
O músico sabe realmente quando o seu objetivo foi concluído. Infelismente não é a cara de satisfação ou de desgosto do público que diz isto.
Você pode receber o elogio de alguém que apenas curte ouvir o músico tocando, ou pode receber a critica (que também pode ser um elogio, reclamação ou comentário ao seu esforço) de um crítico de música ou bandas.
O ruím de receber muitos elogios vazios, é que quando recebe uma crítica concreta, não irá saber definir e filtrar o quê é o quê e quem é quem, logo não irá aceitar a crítica. Já vi muitos assim. Eu os chamavam de "músico de uma música só"". O ego não pode ser maior que o músico.
Só tocavam as músicas que sabiam que os ouvintes iriam elogiar. As músicas que precisavam de mais empenho, técnica, ensaio e treinamentos, eram descartadas. Tocavam só um pedaço da música, o resto era "embromation"
Toquei em igreja muitos anos. Algumas cabiam até 4.000 pessoas. Hoje eu toco mais para estudio. Por incrível que pareça, aprendi a realçar técnicas com dicas aqui do fórum sobre DAWS e VSTs. Ainda falta aprender sobre equipamentos. Estou na aula de piano (não leio bem partituras) e vou me inscrever no curso de sonorização e uso correto dos equipamentos.
Primeiro comecei a fazer testes comigo mesmo, mostrava para pessoas que não tem nada a ver com música. Testava em aparelhos sonoros diferentes. Recebi elogios em muitas coisas mal feitas e criticas a coisas bem elaboradas.
Agora estou produzindo a minha primeira música (já sei que vai ficar uma merda, mas também sei que não irá para o mercado e para os ouvintes. A esta produção não cabe elogios, somente criticas) Mas como filtrar isto tudo?
Simplesmente reconhecendo a sua capacidade real. Não gerando falsas espectativas ao ouvinte, treinando, ensaiando, renovando os conhecimentos e apurando as tecnicas. Filtrando até mesmo os assuntos.
Se o seu negócio é equipamento, então fale de equipamento. Se é técnica, fale de técnica, se é shows, fale de shows. Se não é, não fale. Assim você vai ficar perito na sua área.
Ai sim os elogios e criticas valerão a pena, pois você se esforçou para fazer a diferença, não deixando seu ego ser maior que você.
Abraços e todo o meu respeito e reverências galera.
|