Problemas no Roland Xp-50

    Autor Mensagem
    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/13


    Olá!

    Meu Roland Xp-50 está meio estranho. No meio do uso, ele simplesmente "ativa" o sustain e segura o som, do nada, independentemente se eu mudar de efeito ou não. A coisa só volta ao normal quando eu desligo.

    Não sei o que está acontecendo. O que pode ser isso? Alguém sabe?

    OBS: Uns meses atrás uma peça interna queirmou e ele não estava funcionando. Mandei arrumar, trocou esse "processador", mandei troquei todas as teclas e ficou perfeito.

    Só que ele veio todo resetado, inclusive, quando eu colocava pedal, ele funcionava ao contrário. Eu aperto o pedal e ele soltava o som. Ao soltar o pedal, ele segura. Será que isso pode ter influenciado?

    Abraços!

    Ramsay
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    TiagoJ.

    Pelo jeito, o serviço não foi bem feito.
    Sugiro, que leve de volta ao lugar onde o teclado foi reparado e relate os problemas que estão ocorrendo.

    Se quem reparou disser que a garantia já acabou, diga que a garantia só se aplica a produtos que ficaram 100% após o reparo, e que isso não foi o seu caso e que por isso a garantia estaria em aberto.
    E ameace entrar no Procon.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu aperto o pedal e ele soltava o som. Ao soltar o pedal, ele segura

    isso é polaridade, geralmente tem algum lugar em global, setup, config... (algo nestes nomes) onde você acerta a polaridade


    No meio do uso, ele simplesmente "ativa" o sustain e segura o som, do nada, independentemente
    isso é com o pedal conectado ou sem ele acontece também?
    -testa com outro pedal,
    -lembrei de um meu que fazia algo assim e foi a chavinha de liga e desliga de dentro do pedal que tinha pifado
    -já tive problema no plug do cabo que ele estava com folga, nessa folga ele ficava ligando e desligo o sustain
    - olha o cabo pra ver se não tem nada corrompido, como fica parte no chão, algo pode dar uma cortada em parte do cabo e você nem viu

    isso é o básico pra testar, se acontece mesmo sem pedal resta ser o conector em sí, além disso pode ser qualquer coisa referente ao teclado em si em placa, processador, bug, indo pra cova....

    Gus79
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ...poltergeist...

    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu aperto o pedal e ele soltava o som. Ao soltar o pedal, ele segura

    isso é polaridade, geralmente tem algum lugar em global, setup, config... (algo nestes nomes) onde você acerta a polaridade


    No meio do uso, ele simplesmente "ativa" o sustain e segura o som, do nada, independentemente
    isso é com o pedal conectado ou sem ele acontece também?
    -testa com outro pedal,
    -lembrei de um meu que fazia algo assim e foi a chavinha de liga e desliga de dentro do pedal que tinha pifado
    -já tive problema no plug do cabo que ele estava com folga, nessa folga ele ficava ligando e desligo o sustain
    - olha o cabo pra ver se não tem nada corrompido, como fica parte no chão, algo pode dar uma cortada em parte do cabo e você nem viu

    isso é o básico pra testar, se acontece mesmo sem pedal resta ser o conector em sí, além disso pode ser qualquer coisa referente ao teclado em si em placa, processador, bug, indo pra cova....



    Ele buga sem o pedal! Estou usando e de repente ele "ativa" o sustain, ai la vai eu tentando que desligá-lo. :(

    Imagino que não foi falha lá do local. Eles arrumaram o teclado em 2011 e naquela época ele não deu mais problemas. Usei pouco, ficou parado uns meses, voltei a usar e só agora recentemente que eu fui perceber isso.

    Será que é alguma coisa que está desconfigurada nele?

    Gus79
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pode estar dando curto-circuito no buraco. Abre o teclado e dá uma olhada, se for o caso troca o esqueminha do plug do sustain do teclado.

    Sacou?

    Rick Pac
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    1) Ao lado do volume existem 2 faders : C1 e C2 , que são atribuídos diversas funções , tais como modulation, expression, acionamento ou profundidade de efeitos, etc, e também : o parâmetro nº 64 do protocolo MIDI para cc ( control change) = On/Off do sustain.
    Se quando você toca estes potenciômetros se movem , pode haver alteração nos sons . Teste movimentando-os enquanto toca.
    2) Fechamento de curto circuito nos contatos internos fazendo a ação de sustain seja efetivada.
    3) Salvar o seu banco de timbres e dar um factory reset.

    Caso os sintomas persistam um técnico deverá ser consultado.

    Da linha XP, o 50 é o que tem mais consistência nos timbres ( é exatamente o mesmo hardware do JV-1080), mas de vez em quando dá um bug. Convém sempre salvar os timbres e dar um reset . Adianta muito na maioria dos casos.

    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pode estar dando curto-circuito no buraco. Abre o teclado e dá uma olhada, se for o caso troca o esqueminha do plug do sustain do teclado.

    Sacou?



    1) Ao lado do volume existem 2 faders : C1 e C2 , que são atribuídos diversas funções , tais como modulation, expression, acionamento ou profundidade de efeitos, etc, e também : o parâmetro nº 64 do protocolo MIDI para cc ( control change) = On/Off do sustain.
    Se quando você toca estes potenciômetros se movem , pode haver alteração nos sons . Teste movimentando-os enquanto toca.
    2) Curto nos contatos internos do plug fazendo a ação de sustain seja acionada

    Sugiro vc salvar o seu banco de timbres e dar um factory reset.

    Caso os sintomas persistam procure um técnico




    Obrigado, pessoal. Vou testar isso que vocês me disseram e depois posto o resultado!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    2) Fechamento de curto circuito nos contatos internos fazendo a ação de sustain seja acionada

    um rolo que fiz aqui e peguei um psr 240, o midi out estava doido de tudo, mensagens presas, falhas, dando buffer full no teclado que recebia, descobri que era o conector que estava se soltando da placa

    Leo Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    o midi out estava doido de tudo, mensagens presas, falhas, dando buffer full

    Interessante ligar o XP 50 em um sequenciador, gravar e depois depurar as logs, em outras palavras, abrir o event list e observar como ele esta se comportando.

    Eu tive um KME61 que dava uma série de mensagens de controle sem eu ter feito nada. Descobri que era um problema em um foot switch.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas no Roland Xp-50