Os fantásticos sintetizadores de ARTHUR JOLY

    Autor Mensagem
    waltercruz
    Veterano
    # jan/13


    Artigo muito interessante no deepbeep, vou guardar pra ler com mais calma em casa. Alguns trechos:
    ---------------------
    O que faz os sintetizadores soarem diferentes uns dos outros?

    Muita coisa, mas principalmente o jeito que é traçado o circuito impresso. Por exemplo, pra gerar uma onda senoidal, um sintetizador como o Korg precisa de dois transistores e quinze resistores, de repente o Moog precisa de oito transistores, dois circuitos integrados e dois resistores, etc. A energia final vai ser uma onda senoidal, mas o jeito que ela chega nisso é diferente, cada inventor foi pra um caminho. Mas o que é mais notável no ouvido são os filtros.

    (...)

    Você nunca mistura digital com analógico?

    Tem épocas que eu fico mais purista, mas às vezes não to nem aí. Se eu pudesse eu produziria tudo analogicamente, tipo gravar na fita de rolo, passar pela mesa de som analógica saindo direto para o vinil, mas em termos práticos e financeiros não existe essa possibilidade atualmente.

    Atualmente sou contra sintetizador digital; eco e reverb digital também. Assim como um reverb de mola ou um trombone gravado soam muito diferentes que um plug-in de reverb ou um som de trombone midi, um oscilador de mentira é muito diferente de um oscilador analógico. Por eu ser fã do Bob Moog, eu fico indignado de ver tanta história abandonada pra se fazer tudo no computador. Eu sou um cara que gosta de ver fotografia de papel, que curte pintura, apesar de já ter produzido discos inteiros no computador, hoje eu gostaria que tudo fosse analógico.

    http://www.deepbeep.com.br/senoide/sintetizadores-joly/

    Tenho a impressão que sir Casper e SilvG8 vão gostar bastante do texto ;)

    hbraga
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    waltercruz


    Tenho a impressão que sir Casper e SilvG8 vão gostar bastante do texto ;)
    Acho que eles vão passar a montar seus próprios sintetizadores :)

    Li e gostei, valeu!!!!

    Cleber Vaz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    No momento em que descobri que o kit funcionava, percebi que o mundo D.I.Y. era gigantesco.

    É bem assim. Eu topei com esses sites de DIY lá por 2001 e, de fato, é cada vez mais e mais esquemas na medida que se pesquisa. Encontra-se desde sintetizadores inteiros feitos com válvulas até outros inteiramente a base de circuitos integrados de fácil acesso em qualquer lojinha de eletrônica.

    Casper
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Caro waltercruz:

    Sensacional o texto. Me identifico com muita coisa nele.

    Eu já montei um amplificador (valvulado) e alguns pedais de guitarra,
    mas ainda não montei um synth. Estou comprando um Meeblip,
    que antes tinha em Kit, mas agora vem montado, mas estou
    comprando justamente para modificar. Acho que o caminho dos
    modulares cada vez mais realista. Quem sabe em breve...

    silvG8
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    waltercruz
    Gostei bastante do texto. Já tinha lido e acabei esquecendo de comentar, foi bom o UP do tópico. Já pesquisei muito sobre o trabalho dele também e gosto de muitos dos sintetizadores que ele produz. É um trabalho no mínimo interessante...

    Gostaria, assim como o véio Casper, de tentar criar alguma coisa, mas não tenho conhecimento nenhum sobre eletrônica e nem possuo as ferramentas necessárias para começar a pesquisar. Além disso me falta também o tempo!

    Imagino que construir um sintetizador não é algo muito complexo... pelo menos esse foi o relato de um primo que está no ITA cursando engenharia eletrônica. Hehehehh!

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    No documentário synth britannia tem um depoimento de um cara que montou um synth que veio em fascículos em alguma revista lá não tem? Preciso rever.

    vadimVladimir
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: vadimVladimir
    · votar


    ops, saiu duplicado.

    vadimVladimir
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Saudações pessoal.

    waltercruz
    Não seria o Formant, da revista Elektor ?

    abraços.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Uia vadimVladimir, não conhecia esse. Mas fui ver o vídeo aqui e era o Powertran Transcendent 2000, que foi usado pelo Joy Division. Está mencionado aos 26 minutos do vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=vt0P-v9OUl4

    Casper
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    http://m.matrixsynth.com/2011/11/rare-powertran-transcendent-2000.html

    Powertran Transcendent 2000

    "Built around 1979 This fantastic British Mono synth was designed by Tim Orr of EMS. He was the chap behind some of the most classic and sought after early synths like the EMS synthi used by Pink Floyd This was the first synth used by Joy Division / New Order and appears on there early tracks.."



    vadimVladimir
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: vadimVladimir
    · votar


    Em relação ao assunto do post, eu fico me perguntando se realmente um mesmo tipo de onda, gerada por circuitos diferentes realmente vai fazer diferença. O problema é que é preciso montar diversos circuitos pra tirar essa prova. Mas de qualquer forma o cara já deixa isso como certo.

    Encontrei a revista do synth: http://rubidium.dyndns.org/cag/pdf/t2000.pdf

    Há outros pdfs de revistas de eletronica com synths diy no diretório cag: http://rubidium.dyndns.org/cag/

    O primeiro link do Formant está quebrado, mas é que o nome do arquivo está errado, é usar http://rubidium.dyndns.org/cag/pdf/formant.pdf

    Em relação a montar eu penso da seguinte forma:
    - Se for pelo prazer de montar, o aprendizado que virá, a troca de informações com amigos... Vale muito a pena.
    - Se for pelo valor não vale. Comprar componentes em pequenas quantidades sai caro. E uma placa de circuito impresso com padrão industrial é bem cara.

    Mas eu acho que aqui no fórum há pelo menos quatros pessoas que deveria experimentar essa brincadeira, pois vcs entendem bem do assunto. Só falta a parte física da construção.

    Apesar de ter encontrar as revistas eu ainda não parei pra olhar. Mas nesses projetos mais antigos há muitos componentes que não se encontra mais então fica um pouco complicado. A parte técnica da construção é a que mais interessa nesse material.

    Ainda existe no mercado um CI gerador de ondas completo: http://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/fn28/fn2864.pdf

    http://eletrodex.com.br/Produto-Circuitors-integrados-Circuitos-Digita is-Waveform-Genetator-de-Precisao-ICL8038-versao-517-1286.aspx

    Um LFO pode ser montado até com um CI 555 que custa menos de cinquenta centavos !

    Há muitos esquemas na rede, é só montar e se divertir.

    Eu tenho como formação acadêmica a área de TI. Mas me divirto com eletrônica há pelo menos 24 anos. Com 14 eu já consertava rádio e tv - fiz um desses cursos técnicos que havia na época lá no Rio.
    Acabei me encaminhando pra área de desenvolvimento de software e não saí. Por isso tenho mais facilidade de construções digitais do que com analógicas.

    Mas de qualquer forma, eu gostaria de propor a vcs a montagem de alguns circuitos por pura diversão, vcs tem aparelhos analógicos de renome, poderiam comparar, fazer experiências com novos circuitos de uma forma muito mais precisa do que eu.

    Se vcs quiserem a gente pode tentar organizar uma forma de viabilizar a brincadeira.

    Só não posso iniciar nada antes do meio do ano, pois estou enfrantando uns problemas pessoais seríssimos e não tenho tido tempo livre.

    Mas seria um projeto muito interessantes, acho que daria muito o que falar.

    abraços.

    Casper
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Caro waltercruz:

    Outro texto que vale a pena ler, do cidadão que o senhor mencionou:

    http://www.deepbeep.com.br/senoide/xerxes/

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Muito bom Casper. Uns dois anos atrás eu lia muito o deepbeep.

    Eu comecei a ouvir música eletrônica de fato há 2, 3 anos, e sendo nerd como sou, sempre procuro conhecer a história. O Marco Andreol produz e acompanha a cena faz anos, então é sempre legal quando ele escreve um artigo ou entrevista alguém - porque o cara tem o QUE perguntar. Acho até que tinha ele no meu face nessa época, hoje em dia não tenho mais.

    Outra confissão, embora eu admire a história do Marky, tinha um certo preconceito dom drum & bass. Até que eu ouvi um disco que tem coisas sensacionais essa semana. Que seria esse:

    http://translationrecordings.bandcamp.com/album/universal-grooves-lp-t rnslcd002-trnsl009

    A faixa 3 e a 4 eu achei lindíssimas, de verdade. Acho até que algumas coisas que faço, experimentalmente, dialogam bem com esse estilo. Na verdade, eu acabo constatando mais uma vez que eu gosto de música que embora seja emocional, carregue em si algo de gelado, não sei explicar. Nem sempre consigo fazer música assim, mas acreditem, cada jam aqui é sempre uma oportunidade de praticar isso mais uma vez.

    Enfim, é um ano que eu quero dedicar a música mais que todos os outros.

    Casper
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Caro waltercruz:

    Alguns anos atrás eu comprei o livro do Oscar João Abdounur, (“Matemática e Música – O Pensamento Analógico na Construção de Significados”),
    mas não posso dizer realmente que foi uma leitura que me iluminou
    de alguma forma. Parece mais uma coletânea de artigos sem muita
    relação. Algumas coisas sobre "música dos planetas" são
    sem pé nem cabeça. Mas pode ser que para alguns possa mostrar
    algumas possibilidades.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Casper
    sabe que o título tb não me animou muito? Mas sei lá, as vezes essas coisas contribuem com alguém.. ehhe O importante é achar meios de iluminar a caminhada, acho.

    Casper
    Veterano
    # jan/18
    · votar




    Casper
    Veterano
    # jan/18
    · votar




    Casper
    Veterano
    # jan/18
    · votar




    Casper
    Veterano
    # fev/18
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os fantásticos sintetizadores de ARTHUR JOLY