Sintetizadores, Arranjadores e Workstations...dife

    Autor Mensagem
    Leandro Barbosa
    Veterano
    # mai/04


    Sintetizadores, Arranjadores e Workstations...diferenças???

    Thiagocc
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Sei q arranjadores vem com aqueles ritmos prontos, tipo teclado de restaurante.. Sintetizadores tem os sons mais proximos da realidade e nao vem com esses ritmos... ja workstation eu nao tenho muita certeza, mas acho q eh algo mais completo com grandes capacidades de ediçao, sampler..


    por favor me corrijam se eu estiver errado, mas creio ser mais ou menos isso Falou

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    E aí galera...to eu aqui de novo com minhas questões a serem levantadas. Creio q esse topico será util não so pra mim como para todos q visitarem.
    O assunto é o seguinte: Tenho material (livros, revistas...) que abordam o assunto das diferenças entre Sintetizadores, Arranjadores e Workstations...só q os termos são muito técnicos e pouco atrativos...falar a verdade: é chato de ler mesmo...
    Queria recorrer aos "professores" do fórum e tbém a galera q manja na área pra falar pra nóis...quais os teclados ideiais pra cada musico e pra cadas situação e pra cada tipo de musica e pra cada sei lá mais o quê...mas sejam claros né gente!!!

    fathertime
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Leandro Barbosa

    ...acredito que aqui irá encontrar todas as respostas, graças à ajuda do "nosso professor" juninho sarpa.

    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=8&t opic=43153

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # mai/04 · Editado por: Leandro Barbosa
    · votar


    fathertime
    ah...mas mesmo com respostas prontas, vale falar, comentar experiencias...coisas loucas q cada um faz com teu instrumento...alguma particularidade de algum teclado, sei lá...mas valu a dica...

    StianAarstad
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    nossa q exploração! o cara ta querendo se aproveitar! huahuahuahuaua brincadeira heim ;)

    Abraços

    fathertime
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Leandro Barbosa

    enfim, eu tenho um yamaha PSR-540, arranjador...

    eu uso muitos os ritmos, gostaria que ele fosse uma workstation ou sintetizador, mas fazer o quê né?!

    Quem sabe algum dia eu compre um korg KARMA

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    fathertime
    po...to vendo que cada um tem seu sonho de consumo, mas nem sempre se tem $$$$$$$$$$$$$$ pra comprar o que se deseja...quem sabe um dia eu tenha um xp80 ou um Kurzweil qualquer...

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    qual as situações ideais pra cada tipo de teclado, isso q quero saber, ora bolas...alguem responda!!!! :(

    mixdaniel
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Leandro Barbosa
    arranjadores praqueles caras que fazem shows usando vocal e teclados (sem banda), sintetizadores são bons pra tocar em palcos (aquele esquema de qualidade de som) porem o tecladista e um dos integrantes da banda, workstations são mais usados em studios.

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    mixdaniel
    seguindo a regra...um bom teclado pra se tocar em igreja por exemplo seria um sintetizador...acho então que estou indo pelo caminho certo. Mas isso não quer dizer que os outros tipos não possam exercer funções diferentes...ou não???

    mixdaniel
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Leandro Barbosa
    sim um bom teclado para igreja e um sintetizador, mas pode-se usar arranjadores por exemplo. eu mesmo toco na minha igreja com um dgx 300 da yamaha ele não totalmente um arranjador mas e praticamente um.

    mixdaniel
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Leandro Barbosa
    o fato e que geralmente sintetizadores são pesados e quem toca na igreja precisa teclado mais leve para facilitar o transporte

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Classificação de teclados

    Teclados Sintetizadores: Teclado com alta possibilidade de edição de timbres/patches a partir de ondas sonoras, amostras de aúdio, podendo acrescentar efeitos ou não, mexer na equalização do timbre, na sensibilidade ou somente na timbragem em geral. Resumindo... O timbre fica com a sonoridade que vc desejar na medida das possibilidades e da tecnologia de edição oferecida pelo teclado, mais indicado para tecladistas que trabalham somente com bandas. O teclado desta categoria possui recursos para modificar as ondas, sejam elas geradas por ociladores, pcm ou samples como os VCAs VCOs VCFs, cuttoff, ressonancia, atack, delay e etc. É possivel até transformar um piano em um lead ou apenas personalizar o timbre com sua cara. Estão nesta categoria o Roland Xp10, Korg X5, Alesys Qs6, Yamaha S03, etc....

    Teclados Arranjadores: São teclados que basicamente possuem timbres mais simples que os sintetizadores, não possuem editores de timbres e trabalham com ritmo e midi, ou seja, é um teclado no qual vc toca com ritmo e em sua maioria tbm executa arquivos midis pelos disquetes e etc. Mais indicado para o estudo musical ou para profissionais da noite, que tocam em eventos ou bares, etc. Existem categorias amadoras, q são aqueles q vc não pdoe criar seu proprio ritmo, e a categoria profissional ou semi-profissional, q são basicamente aqueles q vc pode programar e/ou criar seus ritmos. Nestas categoria podemos citar os profissionais e simi-profissionais: Yamaha PSR630-550-640-540-740-1000-etc, Yamaha Dgx305-505-etc, Roland EXR 5-EXR 7-etc, Technicks KN1500-KN1400-KN5000-etc. E os amadores Casio Ctk501-511-611 etc, Yamaha PSR210, PSS280 entre outros milhares.

    Teclados Workstations: Para simplificar mais sua descrição, é basicamente um sintetizador com sequenciador multi-pista, ou seja, possui a função de edição de timbres de um sintetizador, porém tbm possui o recurso que lhe permite sequenciar uma música em arquivo MIDI e executar os mesmos. Geralmente possui um sequenciador de 16 canais e é compativel com qualquer arquivo midi padrão GM, não trabalha com ritmos, só midi e timbres. Fora estes detalhes, um workstation pode trabalhar com samplers, ter acessorios adicionais como CDR-W, saída pra tv, conexão a internet, vavula para timbres, saída de audio digital, saida individual do canal de cada instrumento, etc. Geralmente são mais indicados para trabalhos de estúdio, porém, podem ser usados com função de sintetizador para bandas. Nesta categoria temos milhares de teclados no mercado, como exemplo: Roland XP80, Motiff Es, Motiff Rack, Motiff 6, Korg Extreme, Fanton X*, Korg Triton, Korg Trinity, etc.

    Teclados Workstations Arranjadores: Uma nova categoria de teclados, q está em media a 2 anos no mercado, para ser pratico, são teclados que tem todas as funções de um sintetizador, porém são superiores pois possuem sequenciadores e outras demais funções como saida USB, conexão a internet, saida de video, gravdor de Cd USB, conexão com Memoria USB externa e etc, e poderosos editores de timbres, além de alguns modelos possuirem enfase de sampler e nuances nos timbres (EX: MVT), por isso estão na categoria de Workstation, e são arranjadores por possuirem as funções de um teclado arranjador, geralmente mais encorpado e com mais funções do que um teclado arranjador simples, tipo, mais bancos de ritmos-timbres-pads-etc e ritmos mais completos e com mais qualidade que os teclados arranjadores simples. Estes teclados são indicados tanto para estudio como para profissionais de eventos. Nesta categoria temos destaques no mercado: Korg PA80-60-50, Yamaha PSR3000-1500-2100-1100, Roland G70 e Yamaha Tyros; PA1xPro - Ketron SD1Plus.

    Espero ter contribuido e que desta vez não haja mais duvidas sobre as categorias!!!!
    Abraços a todos e Sucesso!!!!!
    Boa Sorte!!!!
    Vinícius Augusto
    www.viniciusaugusto.k6.com.br

    ROTTA
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Um tópico muito bom sobre este assunto foi este aqui.
    Abraços.

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Um tópico muito bom sobre este assunto foi este aqui.
    Abraços.


    Apoiado!!!!!

    Theo22
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Thiagocc

    Cara que confusão, tipo teclado de restaurante, que isso?

    Amigo, leia o que o _Vinícius_Augusto_ colocou aí, pra vc ter realmente uma idéia de cada tipo de teclado.


    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizadores, Arranjadores e Workstations...dife