Como estudar Harmonia Almir Chediak ?

    Autor Mensagem
    andematos79
    Veterano
    # nov/12


    Prezados amigos ,
    Estou estou estudando piano há pouco tempo e no momento estou fazendo isso sozinho , trabalho diariamente os exercícios de digitação, trabalho bastante articulação, leitura de partitura e etc...
    Dito isso , tenho o "Dicionário de acordes " do Almir Chediak e lá tem uma infinidade de progressões harmonicas , escalas , ciclos de 4ªs e 5ªs mas eu não sei como executar os exercícios , como devo executar ? Existe alguma forma que o valha como exercício de digitação ? Ou seria apenas para conhecimento teórico ? Se algum poder me ajudar serei muito grato !!!!!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    andematos79

    O livro "Dicionário de Acordes" é excelente! Porém, o livro que pode esclarecer as suas dúvidas é o "Harmonia e Improvisação, volume I", do mesmo autor e editora.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mesmo a dica do Leandro, para estudar sozinho é embassado, é assunto para quando estiver com toda a teoria geral muito bem fundamentada

    Recomendo adquirir um bom livro de Teoria, tipo ESTE

    E adquirir algum livro de técnica, já que mostrou interesse nisso, o famoso Hanon, o Beringer, ou mesmo um método complete

    Bons Estudos

    andematos79
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Sim amigos , mas o que quero saber é para executar as progressões ?
    Ex. A velha progressão é CM7 Bm7(5b) E7 Am7 como faço executo os acordes ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    andematos79
    O livro deixa a execução a gosto do freguês, pode fazer como quiser, não é um livro de técnica...

    Pode arpejar, pode simplesmente tocar o acorde com as mãos cheias, pode fazer os baixos na esquerda e o restante na direita... é bom para estudar estes acordes mais complexos que vai aparecer por aí

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    O livro deixa a execução a gosto do freguês, pode fazer como quiser, não é um livro de técnica...

    Exatamente como disse o Edson Caetano.

    Nas sugestões de harmonia do Almir Chediak, fique atento as divisões de compassos, que pode estar grafadas com / ou |.

    andematos79
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O Harmonia e Improvisação é muito diferente do Dicionário de Acordes ???????
    A minha pergunta se dá pelo fato de ter muita coisa harmonica no Dicionario ...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    andematos79

    O livro de harmonia é muito diferente sim. No dicionário de acordes você copia o acorde que está lá, o livro de harmonia ensina como fazer, como combinar os acordes e todos os porquês. É um livro de cabeceira. Não custa R$ 100,00... Deve custar a metade disso. Mas vale cada folha impressa no livro.

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    E tem parte I d II

    Obrigatório para qualquer um que gosta e quer se aprofundar em Harmonia

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP
    Edson Caetano


    recentemente comprei os livros de harmonia do Almir

    mas não comprei o dicionario de acorde

    Há nescidade de se ter o dicionario de acordes antes de entrar nos livros de harmonia e improvisação?

    gostei muito da discussão do tópico aqui valeu galera.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    up

    little_wolf
    Veterano
    # out/13
    · votar


    O Dicionário de Acordes tem uma palhinha sobre harmonia também. Ele não é obrigatoriamente necessário. É claro que é sempre bom ter um material a mais para referência, mas se o seu conhecimento teórico de formação de acordes estiver bom o suficiente (com o livro do Prof. Bohumil que o Edson Caetano citou aí em cima, por exemplo) dá pra pular direto pros de harmonia.

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    dom de Deus

    Não acho que seja extremamente necessário, mas não é um dinheiro jogado fora. Talvez você tenha outro julgamento depois de ler o livro. Eu acredito que a sua impressão será muito boa, tendo em vista que alguns acordes com "cara de básico" têm uma sonoridade única e interessante, que fogem um pouco do convencional. Recomendo comprar se você gosta de descobrir diferentes formações de acordes.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    little_wolf


    valeu little, vou adquirir o dicionario de acorde. eu tenho um pouco de noção de formação de acorde no violão, mas tem acorde que tenho dificuldade, no teclado só tenho um mês, estou no B.a.b.á da coisa ainda e não me arrisco dizer que estou montando acordes, na verdade estou estudando 4 livros do mascarenhas que comprei e por sinal tem sido uma mão na roda sei que não é tudo mas estou bem satisfeito por enquanto.

    então vc indica este livro; Prof. Bohumil ?

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP


    venho estudando um pouco do livro de harmonia do almir e gostei muito

    vou adquirir sim o dicionario de acorde

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    dom de Deus

    Eu dinheiro muito bem gasto. Livros ajudam muito, e o Almir dispensa apresentação ;)

    little_wolf
    Veterano
    # out/13
    · votar


    dom de Deus

    O Teoria da Música do Bohumil é biblioteca básica. :)

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP
    little_wolf


    valeu pessoal vocês são feras.

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    hahahaha só com a ajuda da NASA hahahaha

    mazza
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    guitarcamp90 se em cinco anos eles não aprenderam teoria agora é que não vão aprender mesmo...

    dom de Deus
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    Vamos disser assim Almir chediak foi desbravador,Um dos primeiros a nos ensinar a pisar em solos desconhecidos.
    Tenho visto pessoas ensinar em cima do livro dele mesmo que disfarçadamente e sem dizer de outros métodos que saiu do livro dele ,já pensou nisso? Mas em nenhum momento revelam a fonte

    dom de Deus
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Mas que a gente sabe da onde saiu a gente sabe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como estudar Harmonia Almir Chediak ?