Pessoal, como fazer uma harmonia nas gravações que faço no PSR da Yamaha

    Autor Mensagem
    twisted transistor
    Veterano
    # mar/12


    Tipo assim, eu quero fazer um som mais orquestrado para músicas clássicas, mas, não sei ler partituras, aí complica, tem um jeito mais simples???

    Observação, partitura estarei aprendendo em breve.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Aprenda a utilizar as escalas maiores, menores etc.. Aí você improvisa em cima do tom escolhido.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    twisted transistor
    ou você aprende por osmose onde de tanto ouvir você chega uma hora e consegue tocar mesmo sem saber ao certo qual a teoria do que você toca

    ou estuda
    pra estudar você pode seguir o que foi comentado:
    Aprenda a utilizar as escalas maiores, menores etc.. Aí você improvisa em cima do tom escolhido.
    mas qualquer coisa que você for ler sobre isso vai ter exemplos em partitura
    você não precisa ser um exímio tocador de partitura, mas tem que pelo menos saber do que os sinais se tratam para colocar em pratica

    twisted transistor
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ah sim amigos, muito obrigado pelas dicas, inclusive estou mesmo precisnado aprender sobre as escalas, eu toco de ouvido já um tempo, mas não tenho conhecimento das escalas, muito obrigado :)
    vlw

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    twisted transistor
    Amigão, entra no meu blog:

    http://aprendatocarpiano.blogspot.com.br/search/label/ESCALAS


    Qualquer dúvida posta lá nos comments ok.

    twisted transistor
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Obrigado amigo, estarei entrando sim no teu blog, vou ler o artigo sobre escalas.

    Obrigado a todos :)

    fernandodi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Galera, meu professor falava pra eu treinar a escala em casa( nao treinava), so que agora eu nao sei como posso praticar....
    Eu estava tentando agora a pouco, so que queria fazer certo. Como posso treinar as escalas?

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O próprio teclado cria as harmonias automaticamente conforme se pressiona as teclas da mão esquerda, depois de escolher o estilo musical.
    No manual do teclado tem dicas sobre isto.
    Para tocar um acorde basta tocar somente uma tecla (desde que esta parte do arranjador esteja ligada)
    Ligando o teclado a um micro computador é possível gravar os arquivos midi numa DAW e depois editar.
    Pode importar no teclado estilos de música clássica (a maioria dos teclados PSR permite isto)
    E aí você pode observar como o teclado fez a harmonia (desde os acordes , baixos, frases etc), e ir aprendendo.
    Numa Daw ou no próprio teclado (depende do modelo) existe também o piano roll (tem forma de piano e pode-se ver as notas marcadas)

    Comece estudando as escalas maiores, e consulte também livros sobre harmonia.
    Comece harmonizando as suas músicas de forma simples, baseado em cifras.
    - um acorde normalmente de três notas, assim chamado pois as três notas estão de acordo entre si:
    - exemplo:
    Dó maior - C E G (dó mi e sol , ou 1, 3 e 5)

    Soa bem, pois as notas estão de acordo entre si.
    Mas podem também existir acordes com só duas notas.

    Tenha sempre em mãos ( de fácil acesso, de preferência impressas e em papel) as escalas musicais e as principais cifras (para utilizar na montagem de acordes)

    Se a parte do solo esta em dó, as outras partes da harmonia que você pode simplesmente incluir são o mi e o sol, e assim sucessivamente para outras notas e tons (variando oitavas)
    E ir experimentando variações, e a ideal é aquela que soa melhor.
    Assim a melhor forma de aprender na prática.
    E depois aos poucos vai ir sofisticando a harmonia conforme for evoluindo nos estudos.
    Comece pelas músicas mais simples.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Como posso treinar as escalas?

    No blog que eu coloquei acima tem uma forma diferente de ver as escalas. Eu as deixei mais coloridas, fácei de visualizar, e com os vídeos demonstrando a forma de estudo.
    Se pesquisar na net tem bastante material semelhante, inclusive explicando a formação das escalas que derivam de intervalos.
    Porém o mais recomendado sempre é utilizar o conhecimento do seu professor para isto. Se já parou com as aulas tenta seguir estas dicas ok. As escalas podem ser treinadas na forma crescente, decrescente, ou abrindo e fechando com o movimento da mão esquerda ao contrário da mão direita.!!

    fernandodi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eu sei montar as escalas tranquilamente, pelo menos maior e menos, só nao entendi "abrindo e
    fechando com o movimento da mão
    esquerda ao contrário da mão
    direita.!!"
    Estava tocando crescendo e decrescendo ja.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Então, você faz a mão esquerda decrescendo, e a mão direito crescento ao mesmo tempo entende. Por exemplo, na escala de dó. Você começa com o dedo 1 da mão direita e o dedo 1 da mão esquerda na mesma tecla, o dó central no caso, e daí vai descendo com a M.E e subindo com a M.D entendeu?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pessoal, como fazer uma harmonia nas gravações que faço no PSR da Yamaha