Gravando do Yamaha PSR-500 – Dificuldades em enviar o acompanhamento via Midi

    Autor Mensagem
    grenatojr
    Veterano
    # nov/12


    Olá Pessoal
    Sou novato no ramo e possuo um teclado Yamaha PSR-500.
    Estou tentando gravar dele para o meu PC usando uma interface Midi-Usb e o software Sonar X1.
    Ja procurei bastante tanto na internet quanto aqui no forum, porém, não localizei a solução.
    Estou usando a função “Mode Fingered”, solando com a mão direita e usando o acompanhamento na “mão esquerda”.
    O problema é que quando “mando” pro PC, só vai a “mão direita”. Ou seja, a parte do split de acompanhamento (mão esquerda) não vai pra saída Midi.
    Quando uso o teclado no modo normal (sem fingered), vão todos os acordes/notas.
    Já li o manual “n” vezes e fucei bastante no teclado e ainda não consegui descobrir como resolver.
    Não cheguei à conclusão se é uma dificuldade técnica do teclado ou falta de conhecimento da minha parte...
    Alguém saberia me dizer o por quê e como se faz?
    Obrigado,
    Renato

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Já li o manual “n” vezes e fucei bastante no teclado e ainda não consegui descobrir como resolver.

    não tem como resolver, o teclado não manda
    tenho o ná época testei isso no 400, 500 e eu tenho o 600 aqui, é tudo igual
    isso só apareceu no 410 e 510 pra frente

    o máximo que você consegue fazer é mandar em dois canais separados usando o split
    se eu tocar algo como fazer um baixo na esquerda e um piano na direita usando o split, cada um destes sai por um canal, o canal você escolhe da mesma forma que escolhe o timbre, aperta a tecla do lado que você quer mexer e seleciona

    grenatojr
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Fernando Tecladista:

    Em primeiro lugar, muito obrigado por responder-me e tão prontamente!

    Testei a dica que você me deu e realmente funcionou:

    Fiz um split e selecionei um instrumento para a mão esquerda e o teclado passou a mandar tudo pro PC, no Sonar X1.

    Porém, nesse teste apareceu um defeito que é a falha de algumas notas da mão direita ao tocar conjuntamente com o acompanhamento da mão direita. Fiquei imaginando se é um problema de buffer ou mesmo de delay. O que acha?

    Obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    um defeito que é a falha de algumas notas da mão direita ao tocar conjuntamente com o acompanhamento da mão direita. Fiquei imaginando se é um problema de buffer ou mesmo de delay. O que acha?

    você diz acompanhamento da direita ou da esquerda?
    o defeito é no teclado ou acontece via midi?

    o teclado em sí é problema de polifonia, são somente 28 notas, mas alguns timbres como o fantasy, bellstrings... consomem 4 notas de cada vez, então se eu toco um acorde na direita com 3 notas já se foi 12 notas da polifonia
    o resto 14 sobra pra acompanhamento: baixo, batera, piano stirngs... então estoura, que é quando na tela aparece escrito "full"

    mas pelo que lembro isso não influencia no midi, talvez é zica do teclado
    embora midi é universal, nem sempre equipamento novo se da bem com antigo
    por exemplo
    meu DX-7 trava quando eu ligo meu g-1000 ou 01/w nele, mas o DX se dá bem com o D-20 D-50 e o CZ
    como meu PSR-600 lembro que usando o MIDI ele esquecia de mandar o "off" de algumas notas, então alguma nota soava presa, eu tinha que desligar e ligar o teclado, deve ser velhice, não é coisa que compensa correr atras de ver se arruma

    esse teclados são interessantes para usar como controlador, além da dica que te dei acima, tem também o fato de que cada "voice memory" memoriza o midi CH, então cada voice memory pode ter um canal midi out salvo

    pauloedson
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: pauloedson
    · votar


    grenatojr,

    nao sei se é teu caso, mas eu gravava com o psr-500, usando cabo p10. este era conectado no psr e a outra ponta p2 era ligada na placa de som do pc.

    simultaneamente, uma mao tocava o acompanhamento e a outra solava. sempre deu certo assim!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando do Yamaha PSR-500 – Dificuldades em enviar o acompanhamento via Midi